Como costurar uma blusa: padrões e master classes
Uma blusa é um verdadeiro modelo feminino de roupa, que deve ser uma das partes importantes no guarda-roupa de uma mulher moderna e elegante. Devido à sua versatilidade, adapta-se a diferentes tendências da moda e é combinado com muitos estilos. Muitos modelos - clássicos, com estilo basky, estilo bat com mangas desbotadas, com gola oscilante e muitos outros - permitirão a cada garota escolher o modelo certo e costurá-lo com suas próprias mãos, com base em suas capacidades e desejos.
Padrão básico blusa sem mangas: instruções passo a passo
O conhecimento do método de construção do padrão principal para o corte de tecido em uma blusa abrirá o caminho para a costura de modelos mais complexos com mangas e vários elementos decorativos adicionais. Antes de iniciar a construção do padrão, você precisa medir os seguintes parâmetros (os números são indicados por exemplo e clareza na construção passo a passo do desenho):
- Voltar (comprimento à cintura, cm) - 40.
- Ombro (comprimento, cm) - 15.
- Pescoço (semicírculo (pescoço), cm) - 20.
- Área acima do peito (semicírculo (PO sobre a mama), cm) - 46.
- Peito (semicírculo (peito), cm) -50.
- Quadris (semicírculo (Quadril), cm) -52.
Usando seus parâmetros, em vez dos valores médios para um determinado tamanho de roupa, você pode ter certeza de que a blusa ficará exatamente na figura.
Etapa preparatória - a grade
Desenhe um retângulo MNPK (por conveniência, marque as letras do canto superior esquerdo no sentido horário) com os seguintes lados:
- Os lados de MN e KP são iguais à soma no peito e 5 cm, independentemente do tamanho. Por exemplo, com os parâmetros especificados nos parâmetros de 50 cm, o comprimento dos lados será de 55 cm, esta é a largura da futura blusa.
- Os lados do MK e NP são a soma do comprimento das costas até a cintura e 18 cm, independentemente do tamanho. Por exemplo, com o especificado nos parâmetros de 40 cm, o comprimento dos lados será de 58 cm.
- Determine a profundidade da cavidade - será a soma de um terço do parâmetro de software do peito e 4 cm.Assim, com a figura acima, o tamanho da cava será 21 cm.Para construí-lo, medir a distância calculada do final de M ao longo do segmento MK e nomeie o ponto G. desenhe um segmento MN paralelo ao ponto de intersecção com o lado NP e designe, por exemplo, G1.
- Determine o nível da cintura. Para fazer isso, meça o comprimento das costas do final de M (nos parâmetros do exemplo é 4 cm) ao longo do lado MK e nomeie o ponto B. De lá, desenhe um segmento MN paralelo ao ponto de interseção com o lado NP e designe, por conveniência, B1.
Padrões de construção de volta blusas
- Meça do ponto G à direita um segmento igual à soma de um terceiro semicírculo de mama e 3 cm, neste caso, o segmento será igual a 20 cm denote o final do segmento com uma ponta G2, a partir da qual desenhe um paralelo paralelo ao lado MK para cruzar com a base superior MN a intersecção da letra O. Esta é a largura das costas da blusa.
- A partir do ponto G2, medir para a direita um segmento igual a um quarto do software do tórax - para este padrão será igual a 13 cm, o final do segmento é o ponto G3, e o próprio segmento mostra a largura da cava da blusa.
- A partir do ponto G1, medir o segmento paralelo ao lado do MK, que é composto de um segundo no peito e 0,5 cm - é igual a 25,5 cm de acordo com as medidas do modelo feitas. O final do segmento é o ponto W.
- A partir do ponto G3, medir o mesmo segmento com um comprimento de 25,5 cm, cujo final é o ponto O1, o ponto de interseção com o segmento MN para chamar a letra O2. Mesclar os pontos O1 e W.
Assim, o aumento da prateleira da blusa é construído:
- Encontre o meio do segmento G2-G3, designe o local encontrado como G4. A partir daí, abaixe a perpendicular ao segmento KP, designe o ponto de intersecção da perpendicular com este segmento como R, e com o segmento BB1 como B2. Foi assim que a linha lateral da blusa apareceu.
- Dividindo os segmentos O-G2 e O2-G3 em 4 segmentos idênticos, obtemos marcas adicionais para a construção da cintura escapular e das cúbras retas.
- Estender os segmentos O-G2 e O2-G3 1 cm para baixo, as extremidades resultantes combinam - esta é a designação das blusas de decote para as cavas.
Marcando o decote:
- A partir do ponto M, meça à direita um segmento igual à soma de um terço do semicírculo do pescoço e 0,5 cm, para este modelo será igual a 6,5 cm, medindo para cima até 1,5 cm e, a partir dele, outro 1. Combine o ponto encontrado com a ponta M linha de curva suave.
- Meça abaixo do ponto 2 cm abaixo - este será o nível da inclinação do ombro da blusa, ao longo do qual a linha do ombro será construída.
- A partir de um ponto de 1,5 cm, medido anteriormente ao construir o pescoço, através do ponto 2, indicado pela marcação da inclinação do ombro, desenhe um segmento que seja a soma do comprimento do braço (14) e outro 1 cm (considerado para o encaixe adequado). O resultado foi um corte no ombro.
- Meça a partir do ponto 1, dividindo o ângulo em duas partes iguais, 3 cm, passando pelo ponto 14, no meio do segmento O-G2, desenhe pontos 3 e G4 para a cava.
- A partir do ponto 2, meça à esquerda 2 cm, passando pelos pontos G4, 2 e H, desenhe um segmento constituindo a linha da costura lateral.
Desenho frontal padrão
Construído da seguinte forma:
- Meça do ponto W para a esquerda um segmento igual a um terço do software do pescoço + 0,5 cm. Marque seu final como W1. Por exemplo, o comprimento é de 7,5 cm.
- Medir a partir do final do W para baixo um segmento igual a um terço do software do pescoço +1,5 cm.Neste caso, acabou por ser um segmento de 8,5 cm.
- Conecte os pontos encontrados W e 8,5 cm por uma linha pontilhada, encontre seu meio e do ponto W até o centro do segmento segure um segmento de 7,5 cm.
- Combine os pontos W, 7.5 e 8.5 com um recurso suave com uma dobra. Decote com decote
- A partir do final de W1, meça à esquerda 4 cm, depois outro 1 cm abaixo. Combine as extremidades de W1 e 1. A partir do ponto G1, meça o segmento igual ao decote + comprimento do ombro desde o decote até o dardo do tórax - 1 cm De acordo com as medidas para a amostra, um segmento de 11,5 cm foi obtido. corte o desenvolvimento para o peito.
- No segmento direito da linha da dobra (de 1 a 11,5), encontre o centro e meça à esquerda um segmento igual à diferença entre o peito ON e o PO no peito. A amostra mostrou ser de 4 cm, do ponto 11.5 ao ponto 4, desenhe um segmento igual à linha direita da dobra e marque sua extremidade com o ponto O3.
- Combine o O3 pontilhado e o meio do segmento O-G2 com um traço pontilhado. A partir do final da O3, medir com um traço pontilhado um segmento igual à diferença entre o comprimento do ombro e 4 cm (o comprimento do ombro a partir do entalhe da escavação para o dardo no peito). O segmento tem 11 cm e, em seguida, você precisa combinar sua borda com o meio da linha pontilhada do segmento O2-G3. Então, a partir do ponto 11, medir 2 cm para baixo e combinar com O3. Foi assim que o comprimento do ombro do colo do peito até a cava da blusa foi designado.
- No segmento pontilhado, desenhado do ponto 2 até a extremidade inferior da separação interna do segmento O2-G3, encontre o meio e meça 1 cm dele para a direita. Meça a partir deste ponto 2 cm, dividindo o ângulo em duas partes iguais. Conduzir através dos pontos 2 e 1, o ponto de divisão mais baixo do segmento O2-G3, o ponto 0,02 e o segmento G4, que será a linha da cava da blusa.
- A partir do final de B2, meça 2 cm para a direita. Desenhe um segmento através de G4, 2 e R, que será uma costura lateral.
- A partir do final de B1, meça 2 cm para baixo e conecte com o ponto 2 do segmento lateral - é assim que o nível da cintura se forma.
- A partir do final de P, prolongue o comprimento de NP em 2 cm e nomeie a extremidade resultante R1. Conecte R e R1 - formou o nível dos quadris.
- A partir do final de 8.5, indicado ao construir o pescoço, e os pontos R1, medir à direita 1,5 cm cada e combinar os pontos contados. Estendendo-se 1 cm para cima, combine-o com um ponto 8.5. Adicione 3 cm ao fecho. O comprimento da linha da cintura até o fundo leva de 12 a 18 cm, dependendo das preferências.
Blusas de modelagem com basco
Baska - uma bela peça de roupa, dando qualquer imagem de feminilidade.Muitas vezes encontra-se em modelos diferentes de vestidos ou em saias, mas também é conveniente para embutir em uma blusa - resulta ao mesmo tempo modestamente e elegantemente.
Para fazer um padrão independente de uma blusa, que inclui uma baska com babados, não é necessário muito esforço - até mesmo os iniciantes podem fazer isso. A modelagem ocorre em um vestido baseado em padrões.
É necessário ter em conta várias características, a principal das quais - o início do basco é a linha da cintura. Neste caso, não será desvantajoso alterar as proporções visuais da figura.
Existem apenas três momentos importantes na construção dos bascos:
- O primeiro - a dobra de taliyev fecha-se.
- O segundo - petecas deve ser o mesmo em largura e virou na direção da localização da costura lateral.
- O terceiro - em ambas as metades do padrão, você precisa construir costuras tridimensionais, com alívio, pois elas escondem todas as partes do dardo, do peito e da cintura.
São todos os principais pontos que ajudarão sem esforço extra a costurar uma blusa com um elemento tão elegante como o basco com babado.
Um processo mais detalhado de modelagem do padrão de uma blusa com um basco pode ser visto no seguinte vídeo:
Como simular o modelo de verão de chiffon?
Chiffon é o material perfeito para roupas de verão. Tecido macio fino dá qualquer imagem de feminilidade, elegância, leveza. A blusa de chiffon se tornará uma peça de roupa indispensável devido à combinação de leveza de tecido e corte clássico, e é adequada para passeios noturnos e trabalho de escritório.
Este desenho inclui vários elementos decorativos no corte clássico da blusa:
- Punhos largos com punhos.
- Colarinho de pé.
- As dobras estão localizadas no pescoço e nos ombros.
- Braceletes muito largos.
Eles gentilmente decoram uma silhueta estrita e a tornam mais adequada para meninas e mulheres jovens.
Elaborando o esquema passo a passo:
- Na blusa padrão baseada na cintura para remover, deixe o comprimento da parte da frente apenas até os quadris.
- A partir do meio do decote, medir 12 cm para baixo. Segure a barra com 3 cm de largura, corte e corte em quatro partes separadamente.
- Marque a linha do ombro diferente da construção primária. Para fazer isso, meça 2 cm do ombro para a direita, meça do lado da blusa 2 cm para a esquerda, depois para cima outros 7 cm, desenhe uma linha reta suave com uma curva ao longo da peça.
- Nova linha de corte para mangas ao conectar a ponta do ombro e o ponto lateral da blusa. Além disso, você precisa desenhar um manguito de 8 cm de largura (após a costura, será duas vezes menor). Cortá-lo e separá-lo separadamente.
- A parte inferior do coquete também será dupla, então você precisa cortar 14 cm de largura e, em comprimento, será igual ao tamanho dos quadris.
- Padronize a parte de trás de todo o contorno, excluindo o pescoço - ele deve ser desenhado de forma diferente e, adicionalmente, construir um desenho para o colarinho.
Construa o colarinho:
- Construa um retângulo ABCD = EFGH, cujos lados EF e GH são iguais ao software do decote, e os lados EH e FG são de 4 cm cada.
- Meça a partir do ponto G e do ponto F de 0,5 a 1 cm para cima. A partir dos pontos médios dos lados EF e GH, desenhe respectivamente linhas retas iguais para o colar.
- Tecido térmico ajudará a fortalecer o lado interno do colarinho.
Grampeamento (etapas):
- Costuras laterais são arrastadas até a cava.
- Costure a parte inferior da blusa em 4 mm, puxe para combinar com a linha do jugo, arrume as dobras uniformemente.
- Torne o jugo inferior mais robusto usando um tecido térmico fino, dobre as partes frontais com a blusa, prenda-o e costure-o. Em seguida, dobre a face dupla do cano, ferro, desaparafuse a borda aberta e faça uma linha.
- Prenda as partes das ripas às metades da frente que são compactadas com a ajuda de tecido térmico e costure. Nos slats as blusas enfrentam as peças umas às outras e colocam as lâminas de peças (pré-compactadas) e também piscam.
- Aparafuse os painéis de cabeça para baixo, junte-os, enfie-os em uma fatia, prenda-os novamente e faça uma linha na borda dos lados externos.
- Em ambas as metades, as blusas fazem dobras.Varrer as costuras dos ombros e costurar.
- Costure os punhos ao longo das fendas dos braços, dobre-os ao avesso ao longo da linha de dobra acabada, de modo que eles arredondem a cavidade de ambos os lados. Desparafuse a borda restante e pisque.
- Gire os punhos para costurar os ombros, aperte levemente e passe a ferro.
- Para processar partes de um colar com termofabric.
- Costurar quatro laços para o colarinho, varrê-los para a direita fora.
- Costure um colarinho de pé e costure com três linhas.
- Raspe loops e costure botões.
Modelo com um cheiro
Blusa com um cheiro vai ficar bem com saias e jeans, e é adequado para usar em diferentes situações. Normalmente, esse modelo é costurado em uma versão de mangas compridas, já que o decote é bastante profundo e, nesse caso, não é necessário abrir partes adicionais do corpo.
Punhos nas mangas adicionar um estilo discreto e puro.
O principal elemento deste modelo é o cheiro. É necessariamente costurado com um fixador, uma vez que não é projetado por si só para manter a forma fechada e pode abrir a qualquer momento, que é uma característica da sua estrutura. As costas alongadas fazem a blusa parecer uma camisa em estilo clássico, e uma costura elástica na frente, que permite que o tecido fique pendurado livremente.
Adicionando ao padrão usual alguns elementos necessários, você pode obter uma coisa extraordinária e multifuncional que se adapta a qualquer elemento do guarda-roupa feminino. Vídeo detalhado sobre o padrão pode ser visto abaixo:
Facilmente e rapidamente cortar suas mãos "Carmen"
Estilo "Carmen" não é acidentalmente chamado o nome do espanhol. Este nome remete-nos para a Espanha, nomeadamente, para o seu estilo de dança flamenca, em que a parte superior das roupas foi feita com um decote que abriu os ombros e foi decorado com muitos babados. Ele entrou na vida cotidiana hoje.
Uma blusa com tal gola é cosida com muita facilidade e rapidez e é adequada mesmo para iniciantes, no entanto, com toda a simplicidade do corte, parece muito impressionante.
A adaptação é executada da seguinte forma:
- Dobre a face do corte e a parte frontal umas às outras, corte ao longo da linha do futuro corte e costure junto com os três lados marcados. Corte entre as linhas de ambas as partes. Virando o giro de dentro para fora, passando cortes nas bordas. Então dobrando por sua vez 0,75 cm, varreu. Costure a parte da frente dos cortes ao longo das bordas.
- Faça costuras nas laterais + para as mangas. Costure atalhos ao longo dos babados de ambas as mangas.
- Uma linha com varredura em zigue-zague estreita e frequente nas seções inferiores ao longo dos babados das mangas. Permitir que o recorte para pressionar no lado errado, costurar ao longo da linha de dobra com um pequeno ziguezague apertado, cortar o excesso de permissão de dentro para fora.
- Encha os babados do corte superior das mangas até o fundo, costure até o corte inferior.
- Costure as mangas na cava. Deixe as costuras varrer e passar.
- Cubra com um corte em ziguezague estreito e grosso do pescoço. Deixe-o passar pelo lado de fora, na parte da frente para colocar uma pequena e densa linha em ziguezague, cortar o excesso de abas do interior.
- Passe as tolerâncias na tira para o cordão de dentro para fora, para cortes curtos e longitudinais. Prenda uma tira do lado de dentro, alinhando todas as bordas, costure de acordo com a marcação.
Puxar as cordas para 0,5 cm e colocá-las no cordão.
- Aumente a margem e costure 1,5 cm da borda.
Blusas de padrões com uma manga plana e morcego
Coisas de estilo de morcego, com mangas esvaziadas livres, sentam livremente e não restringem movimentos. Tais modelos, devido às curvas suaves do tecido, tornam a imagem mais feminina e macia. Eles colocam ênfase especial nas mãos das meninas. O corte livre é adequado para qualquer tipo de figura, será apreciado por mulheres mais finas e maiores.
Costurar tal modelo também não é difícil, mas a simplicidade não significa falta de estilo, pelo contrário, o estilo está na simplicidade.
Itens de costura:
- Malhas de tecido 1,5 m de largura e um comprimento, incluindo o comprimento da frente e de trás da blusa, e na bainha, cinto, e também nos punhos outros 40 cm.
- Os punhos são costurados a partir de retângulos com lados de 14 cm e o comprimento do perímetro do pulso + 6 cm para costura.
- Padrão base
O cinto é costurado com um comprimento, dependendo do volume dos quadris - até 100 cm - este é de 1,5 m, por 100 cm ou um pouco mais - é de 1,7 m. Sua altura também é de 14 cm, como os punhos. É necessário adicionar ao padrão abono e bainha.
Ao escolher tecidos para costura, você deve pensar na estação para a qual um determinado modelo é feito.
No verão, os modelos de chiffon, linho ou algodão ficarão lindos - deixam o ar passar em climas quentes, o que permite que a pele respire e regule a temperatura corporal. Para o outono, tecido de malha, veludo ou cashmere será uma opção mais adequada.
A manga pode ser de diferentes comprimentos, geralmente para o verão ter um menor, e para o tempo frio - um mais longo. Comprimento universal - it, parece mais vantajoso em tais modelos, fazendo uma bela ênfase nas mãos.
Modelo com um swing de colarinho: uma master class para iniciantes
Uma blusa com gola de gola - pendurada no peito - há muito tempo é uma das opções mais sofisticadas para as mulheres. Ele enfatiza favoravelmente a linha do pescoço e a área de decote, com ênfase na cabeça - então você deve tomar cuidado, além da própria blusa, sobre penteado e maquiagem.
Este é um modelo de corte simples, mas requer pouca atenção para a marcação de tecidos, portanto, uma pessoa que tem pouco ou nenhum envolvimento na costura pode lidar com isso.
Tecido para costura deve ser facilmente colocado, é melhor usar um tecido de malha macia. Um panne dará até a mais simples blusa de corte um olhar festivo.
Materiais:
- Tecido de 1,4 m de largura e cerca de 1,3-1,5 m de comprimento (dependendo do comprimento da blusa, mangas e tolerância);
- 3-4 carretéis de linha (para costuras de trabalho, ziguezague e overlock);
- Crayon e tesoura;
- Flizelin
Etapas:
- Tome uma base adequada para uma blusa e transfira-a para o papel (você pode tomá-la como pronta e desenhá-la de acordo com as medidas individuais).
- Corte o dardo na cintura.
- Corte o dardo no peito, afaste-o e proteja-o. Desenhe o diagrama resultante novamente em outro papel.
- A partir da linha do ombro, desenhamos linhas diagonais para o centro da parte frontal (de acordo com a solução da dobra).
- Meça o recorte desejado e divida o número resultante ao meio.
- Transferir padrão para tecido. Aqui é importante obter uma linha de ombro suave e deixar as margens da costura.
- Recorte todos os detalhes e costure primeiro os detalhes das costas (ao usar uma máquina de escrever, você precisa tratar as bordas com um ziguezague). Primeiro, volte e enfrente o flizelinom pré-tratado. Costure, alise as costuras, deixe passar no lado da frente e costure a uma distância de 1-2 mm da borda. Em seguida, enrole o revestimento para o lado errado e vapor, apare as bordas em excesso.
- Alinhando o revestimento e a frente e as costas, dobre-os de dentro para fora. Na manga, varra metade da distância da linha do ombro e divida o resto do tecido em três dobras iguais em direção ao pescoço. Duplicar no outro ombro e costurar.
- Trate as bordas de junção do revestimento em ambas as partes com uma única costura usando um overlock. Remendando as costas de dentro para fora, combine as costuras nos ombros e aperte manualmente.
- Enfie as mangas nos orifícios para elas.
- Processe a parte inferior do overlock da blusa.
Se a roupa de malha tiver uma direção transversal, ela deve ser presa com um ponto em zigue-zague para que não se estique o tempo todo. Processe a mesma costura e parte inferior das mangas. É conveniente porque se alonga um pouco e não se rompe.
Blusa está pronta!
Existem diferentes modelos de blusas com esse tipo de pescoço. Existem modelos com mangas curtas, que são mais adequados para o verão. Uma solução interessante seria adicionar uma cortina ao longo da costura lateral e, com a ajuda de um cordão adicionalmente integrado, ajustar seu volume.
Outros workshops que você pode ver nos vídeos a seguir.