O equipamento do alpinista deve incluir o calçado correto, criado especialmente para superar um grande caminho, tendo em conta a paisagem montanhosa. Para este fim, foram criadas botas de montanha especializadas que são capazes de suportar cargas consideráveis, garantir a segurança, manter-se aquecidas e proteger da humidade.
Tipos e modelos
Botas de montanha têm certos tipos, são determinadas pela complexidade da caminhada, especialmente a altura, que o viajante planeja subir e, consequentemente, a temperatura do ar.
- Prazer (ou turista). Tais modelos são projetados para subir a uma pequena altura. A principal tarefa de tais sapatos é a ventilação. Sapatos de qualidade são equipados com uma sola especial Vibram. Tais produtos também são apropriados para usar como sapatos casuais, desde que se encaixem em seu estilo de roupa.
- Sapatos de rastreamento pesado (viajar grau moderado de dificuldade). Essas botas ocupam uma posição intermediária entre modelos para turistas amadores e escaladores profissionais. Eles são equipados com tubulação de calcanhar, proporcionando estabilidade adicional, a sola já mencionada Vibrammembrana Gore-tex, excluindo a umidade dentro do sapato.
- Modelos para alpinismo técnico (projetado para desafiar subidas). Estes modelos são muito duráveis, devem ter uma perna inferior e uma sola rígida. Se necessário, você pode escolher sapatos mais isolados para o inverno.
- Botas para montanhismo de alta altitude (produzido especificamente para escalar a alturas acima de 5 quilômetros). Sua característica é a dupla camada: a camada superior protege contra a neve, enquanto a camada inferior retém o calor do corpo. Estes sapatos também têm vergões underbust, sola Vibram.
Equipamentos
Botas de montanha especializadas têm detalhes tecnológicos especiais:
- Firmware da membrana, que são projetados para evitar a penetração de umidade dentro do sapato. Ao mesmo tempo, o vapor do suor é removido ativamente durante a caminhada ativa.
- Sola especializada que fornece a melhor aderência em uma superfície gelada, rochosa ou molhada. A sola intermédia de nylon e espuma de poliuretano ajuda a aumentar a depreciação ao saltar. Além disso, uma cúspide de calcanhar especial (anti-choque) também suaviza as cargas de choque.
- Ao fixar gatos, as placas de metal embutidas de até 2 mm de espessura aumentam a rigidez.
- Palmilhas que vêm com botas de montanha, se necessário, podem ser trocadas por outras mais funcionais - aquelas de tecido com fundo de borracha. A borracha fornece palmilhas de imobilidade e os têxteis servem muito mais para o papel analógico.
- Os encaixes são blocos que facilitam até mesmo o aperto dos atacadores, facilitando, e tampões entre a parte superior e inferior do laço.
- Proteção do fundo. Sapatos com ela não são muito estéticos, mas, no entanto, é extremamente útil (aumenta a vida útil dos sapatos e suas propriedades à prova d'água).
Materiais
O material mais popular na produção de botas de montanha - é o couro genuíno. Ele recebe propriedades especiais - maior resistência, resistência à água e também uma estrutura "respiratória". A vantagem deste material é também que ao longo do tempo assume a forma anatômica do pé.
Outro material resistente ao desgaste - nubuck. No entanto, é mais macia e mais fina que a pele. A camurça é geralmente usada para a produção de botas de caminhada e trekking.
Para a fabricação de calçados para viagens de escalada também utilizavam tecidos sintéticos. Ele fornece produtos mais leves, design elegante e muitas vezes une, à primeira vista, propriedades incompatíveis. Isso, por exemplo, Fly-tec - material elástico com excelentes propriedades de ventilação, tratado em ambos os lados com um composto repelente de água. Schoeller Keprotec - também tecido impermeável leve, mas extremamente durável. Dinâmica Schoeller - têxteis, combinando poliamida e lycra.
A combinação ideal de materiais para botas de montanha é uma combinação de matérias-primas naturais e sintéticas que se complementam, compensando as deficiências.
Marcas
Há uma série de empresas líderes na fabricação de calçados para viagens de montanhismo. Eles introduzem os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos na produção e, além disso, fornecem sempre uma garantia estendida aos seus produtos.
Marca alemã Lowa, liderando sua história desde o distante 1923, é popular em todo o mundo, os sapatos foram testados nas condições mais extremas por viajantes, membros de expedições. As botas de montanha de uma marca comercial diferenciam-se em um bloco único que como se adapta a um pé, sem deformar uma perna. A empresa pela primeira vez no mundo começou a produzir sola vulcanizada.
Sapatos de marca Asolo incorpora os resultados de tecnologias inovadoras que estão sendo constantemente aprimoradas. A empresa possui o desenvolvimento do sistema ASOFLEXmais tarde Afs Botas de montanha AsoloProjetado para atletas profissionais, escaladores, duráveis e leves, são apresentados em um grande número de modelos.
Empresa Meindl Também produz calçados de alta qualidade que atendem plenamente às necessidades do mercado moderno. Por exemplo, o modelo aquecido de botas de montanha ficou famoso. Cumbree Alien 1.0 recebeu o título de melhor calçado de 2011. Desenvolvimento de marca inovador - sapatos auto moldados: sob a influência do calor do corpo humano, os sapatos assumem a forma de um pé, preenchendo todos os vazios.
Botas de montanha para o Bundeswehr (criado especificamente para as forças armadas da Alemanha), a empresa produz Haix. Este sapato é feito de couro de bezerro da mais alta qualidade, enquanto a sola é feita de borracha vulcanizada. O protetor não deixa marcas nas superfícies, mesmo com impactos muito fortes. Graças à tecnologia de membrana GORETEX os pés sempre permanecem secos. O sistema de renda rápida economizará tempo ao se apressar. O risco de lesão do calçado é quase reduzido a zero - mesmo quando se realizam manobras arriscadas, a perna não aparece. Neste sapato é fácil apertar e agachar.
BOREAL - uma marca famosa que produz calçados esportivos projetados para escaladores profissionais e turistas. Todos os produtos BOREAL feito de matérias-primas de alta qualidade, tem um número mínimo de costuras. Pesquisas de longo prazo levaram à criação de muitos desenvolvimentos patenteados.
Como escolher
Primeiro de tudo, você deve decidir sobre a complexidade de sua caminhada, dependendo disso, selecione calçados esportivos (e o design, cores, material - são secundários). Afinal, você simplesmente não pode subir em superfícies geladas e rochosas em produtos leves de trekking. Da mesma forma, botas pesadas e brutais não são adequadas para turistas amadores.
O elemento mais importante das botas de montanha é a sola. Os fabricantes comprovados têm Vibramisso já é uma garantia de qualidade, porque calçados caros não serão colocados em sapatos duvidosos.
Preste também atenção à palmilha, porque a conveniência do calçado depende muito dele. Idealmente, deve ter tratamento antifúngico e anti-alérgico.
Taxa de amarração: fornece estabilidade do pé, protege os músculos de excesso de trabalho e lesões.
Também notamos que os calçados de montanha não são recomendados para compra através de uma loja on-line, uma vez que esses calçados exigem um ajuste cuidadoso.Os produtos devem sentar-se no pé perfeitamente confortáveis, caso contrário você não evitará o aparecimento de calos e bolhas. O tamanho dos sapatos deve ser um pouco maior do que o seu (deixe um espaço entre o calcanhar e a parte de trás da espessura do seu dedo), porque quando você desce, seus dedos inevitavelmente descansam na ponta do sapato e pode haver dor em sapatos apertados.
Certifique-se de medir este calçado na meia. Há meias especiais para viagens de montanha. Feito de material sintético (o algodão não é adequado porque absorve umidade, aumentando o risco de calos), eles têm espessamento nos locais necessários.
Sapatos de diferentes empresas têm diferentes alturas e larguras. Ao encaixar, certifique-se de que o calcanhar repouse contra o calcanhar, mas não se solte da sola. Os sapatos devem encaixar bem na perna, mas não apertá-la em alguns lugares.
Como se importar?
É especialmente importante manter botas de montanha caras em uma condição funcional. Existem regras simples de cuidado para eles, o principal é segui-los regularmente.
- Não seque estes sapatos em fogo aberto (por exemplo, em um incêndio), bem como sob os raios escaldantes do sol. Secagem natural a uma temperatura de cerca de 20 graus Celsius e umidade de 65% (usando um jornal, um ventilador, em um peg) será o ideal. Não esqueça de tirar as palmilhas.
- Trate sapatos de montanhismo com uma ferramenta especial pelo menos uma vez por ano, e imediatamente antes da caminhada, use impregnação para restaurar a impermeabilidade dos sapatos.
- Se o seu modelo está andando, depois de andar pela cidade, limpe seus sapatos para se livrar dos agentes de gelo.
- Sapatos com membrana devem ser lubrificados com produtos especializados para este tipo de sapato.
Imagens
Botas de montanha têm um eixo alto feito de têxteis duráveis, que protege de forma confiável contra a entrada de neve no interior. A sola está equipada com ferramentas especiais que ajudam a escalar a encosta da montanha nevada. Além disso, os sapatos têm um design elegante - cores contrastantes combinam-se harmoniosamente com uma jaqueta, capacete e mochila.