Atualmente, os relógios de pulso costumam atuar como um acessório estiloso. Mas para aqueles que estão acostumados a navegar a tempo para eles, já é difícil sair de casa sem apertar a pulseira do relógio de pulso. A maioria dos dispositivos é equipada com uma bateria, que gradualmente perde carga. Deve ser mudado periodicamente.
Substituindo a bateria em horas
Relógios mecânicos requerem apenas um pelotão regular. Dispositivos eletrônicos a este respeito mais conveniente. Com uma bateria nova, eles funcionam corretamente por um longo tempo. Quando um relógio de pulso começa a ficar para trás - este é o principal sinal de que a carga está extinta.
É fácil encontrar uma bateria e é barato, então muitas pessoas decidem substituir o elemento. Antes de interferir no mecanismo de um relógio de pulso, você deve se familiarizar com algumas recomendações:
- Verifique se o produto expirou. Se não, então, mesmo para substituir a bateria, você deve entrar em contato com uma oficina autorizada. Assim que a integridade do produto for violada por uma pessoa não autorizada, a garantia será encerrada. Se um colapso acontece com eles, você tem que gastar muito dinheiro em reparos.
- Certifique-se de que o dispositivo não funcione corretamente ou tenha parado devido a uma bateria descarregada. Outras causas relacionadas ao funcionamento do mecanismo eletrônico podem causar um mau funcionamento. Se, de acordo com os cálculos, a bateria for muito cedo para mudar, é melhor entrar em contato imediatamente com um mestre qualificado. Alguns modelos de relógios de quartzo são equipados com o sistema de exibição END OF LIFE ("Fim da Vida"). Se a tampa traseira do acessório tiver a abreviatura EOL, com a bateria abaixada, o ponteiro dos segundos passará por quatro posições.
- Tente substituir a bateria antes que o relógio pare completamente. Caso contrário, a bateria começará a fluir e arruinará todo o mecanismo.
Seleção de bateria
Uma bateria nova deve corresponder idealmente ao tamanho da anterior. Se for menor, o contato irá recuar constantemente, o que causará mau funcionamento. Se mais - então a tampa da caixa pode não fechar e o mecanismo e a discagem estão deformados.
Portanto, não é necessário descartar imediatamente a bateria desenvolvida. Com ele você pode ir até a loja e o vendedor o ajudará a escolher exatamente o mesmo.
A bateria deve ser de alta qualidade. Idealmente, deve funcionar de dois a cinco anos, dependendo da capacidade, mas o perigo não é que ela desapareça rapidamente. Dentro do elemento, o zinco e os sais interagem, e se o case for deformado ou corroído, um produto defeituoso pode vazar. Na maioria das vezes, isso leva à necessidade de uma substituição completa do mecanismo.
A última geração de relógios eletrônicos RENATA e MAXELL tem um design especial que evita vazamentos.
As baterias devem corresponder não apenas ao tamanho, mas também à capacidade de carga. Está listado no caso. Mas deve ser lembrado - a mesma capacidade da bateria não dará garantias de que a nova bateria durará tanto quanto a anterior. Se ela permanecesse no depósito por um longo tempo, a bateria poderia facilmente ter se descarregado. Infelizmente, não há como saber quanto tempo ela tem que trabalhar.
O voltímetro mostrará a adequação da bateria, mesmo que tenha apenas um pouco de trabalho restante.
No lado da bateria, que corresponde ao "plus", marcado com o tipo de nutriente:
- Sal. Adequado para qualquer modelo de relógios, é barato, mas também não serve por muito tempo. Ao comprar uma bateria desse tipo, deve ser dada especial atenção à data de fabricação, uma vez que ela pode descarregar em 10% em um ano. A desvantagem mais significativa desta bateria é que ela é propensa a vazamentos. Os mestres não recomendam usá-lo para relógios caros.
- Alcalina. A combinação ideal de preço e qualidade. É barato, serve até um ano e meio. Mas não tão perigoso quanto salino.
- Prata-zinco. Uma das baterias mais caras. Tem todas as vantagens necessárias: não flui, funciona durante muito tempo, descarrega-se ligeiramente. Tipo de bateria SR-MD - o mais versátil deles. Adequado para qualquer relógio.
- Lítio. É também uma bateria cara, mas dura pelo menos três anos. Há casos em que uma bateria similar é descarregada somente após sete anos de excelente trabalho.
Ferramenta
O fluxo de trabalho não causa nenhum problema se houver ferramentas especiais. Mas nem toda casa tem um conjunto de chaves de fenda de relógio. Então venha para o resgate meios improvisados. Por exemplo, uma faca ou uma lâmina é útil para remover a tampa.
Também na loja de ótica mais próxima, você pode escolher um conjunto de chaves de fenda para o reparo de óculos, que são adequados para trabalhar com relógios.
Será muito mais fácil desparafusar a parede traseira se você remover a alça do relógio e segurar o gabinete em um torno.
O grampo não deve ser muito forte para não danificar as orelhas. Entre o relógio e o torno é necessário colocar um pedaço de pano macio.
Ao substituir a bateria você mesmo, você nunca deve usar pinças de metal. Tal ferramenta reduz os polos, o que leva a uma perda de capacidade do elemento e prejudica significativamente a qualidade de seu trabalho. Pinças devem ser de plástico ou com uma parte isolada de trabalho.
Não é recomendado levar uma bateria à mão. Os dedos deixam marcas que prejudicam seu contato com o relógio.
Método de substituição
Antes de desmontar o dispositivo, é necessário preparar o ambiente de trabalho. O mecanismo de relógio consiste nos menores detalhes. Mesmo uma partícula imperceptível (poeira, cabelo, caspa, bebê) pode quebrar o dispositivo.
Portanto, a mesa deve primeiro ser limpa com um pano úmido e depois secar bem.
A superfície da mesa não deve ser muito dura, caso contrário, após a substituição da bateria, o acessório será completamente arranhado. Cubra a mesa com papel branco ou toalha de mesa. Assim, você pode proteger as jóias de arranhões, além disso, em uma superfície leve, é fácil encontrar as pequenas peças soltas.
Nesta base, é possível prestar atenção às condições em que trabalham os especialistas nas oficinas. É dificilmente possível confiar um acessório caro a uma pessoa desarrumada que trabalha em uma mesa suja.
Como abrir a tampa?
Depois de ser convencido da necessidade de substituir a bateria, a nova bateria foi selecionada corretamente e o local de trabalho foi preparado, você pode começar a trabalhar. O mais difícil é abrir a tampa sem danificar o acessório e não se machucar.
A parte de trás do estojo pode ser torcida ou pressionada.
Se houver sulcos ao redor da tampa, ela será desparafusada. A maneira mais fácil de trabalhar é ajustar o compasso de calibre. Espalhe-o pela largura das duas ranhuras opostas e fixe a ferramenta. Gire suavemente no sentido anti-horário várias vezes. No entanto, nem todo mundo tem um dispositivo semelhante em casa e uma chave especial. Então você pode tentar desparafusar a tampa com pinças, cujas extremidades são dobradas na forma de pernas.
Esta forma pode ser dada de forma independente.
Além disso, a parede traseira do relógio pode ser aparafusada com parafusos separados. Para trabalhar com esse dispositivo, uma chave de fenda de tempo especial é adequada. Primeiro de tudo, é necessário desparafusar os parafusos diametralmente opostos, e depois remover o resto em qualquer ordem.
Se o painel traseiro estiver liso, então é pressionado.Olhe com cuidado - deve haver um ligeiro recuo na tampa. Pegue a tampa com uma pequena faca ou uma chave de fenda fina. O movimento deve ser sólido, mas limpo. Mantenha o relógio apertado para não quebrá-lo.
Insira a bateria
Depois que a tampa for removida, você deve estudar e lembrar como a bateria está conectada. Na maioria das vezes, é preso entre duas barras, uma das quais é móvel. Está preso com um parafuso. Para girar a barra, este parafuso deve primeiro ser ligeiramente solto. Depois disso, a barra pode ser facilmente desligada com um objeto pontiagudo. Assim que a bateria não for apertada pela barra, ela irá saltar devido ao contato elástico do "menos".
Depois disso, com a ajuda de pinças de plástico, você precisa remover com cuidado a bateria velha e inserir uma nova da mesma maneira. É importante não confundir o "mais" e o "menos".
Antes de fechar a tampa, você precisa ter certeza de que o dispositivo está funcionando.
O processo detalhado de substituir a bateria no relógio é descrito no seguinte vídeo:
Feche a tampa
Antes de colocar a parte de trás do relógio, você deve verificar a junta na tampa. Se deteriorou, então ele deve ser tratado com silicone para melhorar o aperto.
Se o painel traseiro for pressionado, ele deverá retornar ao seu lugar, seguindo algumas recomendações:
- Coloque o relógio na mesa virado para baixo, colocando um guardanapo de papel dobrado em várias camadas.
- Na capa há um sulco, que é combinado com o eixo da roda da transferência de flechas. Certifique-se de que todos os elementos estejam perfeitamente combinados e a tampa esteja o mais lisa possível.
- Para achatar a tampa, pegue um objeto plano de madeira e prenda-o ao painel traseiro. O relógio deve fechar sem dificuldade. Se houver a sensação de que é necessário aplicar um pouco mais de força, é melhor certificar-se mais uma vez que a bateria e a tampa estão colocadas corretamente.
A tampa, que foi desparafusada com um paquímetro, é parafusada da mesma maneira.
Precauções de segurança
Mudar os relógios de pulso da bateria em casa é um piscar de olhos. O principal é seguir todas as recomendações e ser extremamente cuidadoso. Então, mesmo aquele que encontrar esse problema pela primeira vez irá lidar com essa tarefa:
- Não use a ponta afiada da faca. Ele vai escorregar e machucar a mão. Além disso, a ponta pode quebrar ou balançar. Então a faca se tornará inútil. Melhor lâmina usada.
- Com uma faca, você precisa seguir as mesmas medidas de segurança que ao trabalhar com um cinzel. Não aplique força à faca se a outra mão estiver em frente. Os braços devem estar em tal posição que quando a ferramenta deslizar, eles não estão no caminho.
- Não tente abrir a tampa de acessórios caros. Uma ação descuidada - e a decoração é estragada. Neste caso, entre em contato com o joalheiro.
- O dispositivo não passa umidade devido a vedações e lubrificante. Portanto, remova a parede traseira deve ser cuidadosamente para não danificar os selos.