Chihuahua

Mini-Chihuahua: como os cachorros parecem e como mantê-los?

Mini-Chihuahua: como os cachorros parecem e como mantê-los?

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. História da origem
  2. Aparência Descrição
  3. Personagem
  4. Quantos anos eles crescem?
  5. Tempo de vida
  6. Espécie
  7. Como escolher um filhote de cachorro?
  8. Condições para o conteúdo
  9. O que alimentar?

Cães Chihuahua em miniatura, ou como eles são chamados de chi-chi, são referidos como raças de companhia com habilidades de guarda pronunciadas. Apesar do tamanho minúsculo, estes cães são muito corajosos e muito leais. Neste artigo, vamos nos debruçar sobre a história da raça, as características da aparência, caráter e também as complexidades de cuidar de cães.

História da origem

A origem exata dos cães da raça chihuahua mini não é conhecida com certeza, no entanto, de acordo com escavações arqueológicas, a raça era conhecida nos tempos antigos no México. Pela primeira vez esses cachorros miniatura foram descritos por Hernan Cortes, que chegou em 1520. Em sua mensagem dirigida ao rei da Espanha, ele disse que os astecas usam esses animais em miniatura como alimento - presumivelmente os chihuahuas foram criados em fazendas especiais e vendidos no mercado.

Outro costume místico está associado a esta raça - quando o asteca morreu, então seu cão também foi enterrado com ele - acreditava-se que Chihuahua ajuda a alma do falecido a ir para outro mundo. No entanto, os animais foram introduzidos no mundo civilizado apenas três séculos depois - em 1884. Imediatamente depois disso, a popularidade de animais em miniatura decolou literalmente para os céus, e todas as damas seculares queriam ter uma companheira tão charmosa para elas.

Aparência Descrição

A raça recebeu seu nome em homenagem a um dos estados mexicanos - Chihuahua, Estes animais são considerados um dos menores cães do mundo. O crescimento de um animal de estimação adulto varia de 15 a 22 cm, peso - de 1,5 a 3 quilogramas. Há um tipo separado de "super mini" - a massa destes cães não excede 1 quilograma. Em meados do século passado, alguns padrões de raça foram desenvolvidos, esses parâmetros são considerados muito rigorosos.

Características gerais: o corpo é compacto, nos machos a altura das patas até a nuca é aproximadamente igual ao comprimento do corpo, respectivamente, as proporções do corpo são próximas ao quadrado.

Nas cadelas, o casco é mais alongado, já que a natureza prevê a necessidade de criar e gerar filhotes. A cabeça é em forma de maçã, o focinho tem a forma de uma cunha encurtada, afunilando na direção das órbitas até o nariz, o próprio nariz é em miniatura, levemente revolvido, qualquer cor é permitida. Os lábios são claros ou escuros, a salivação está ausente. Existem 42 dentes nas mandíbulas - 20 no topo e 22 abaixo, uma mordida de tesoura, em alguns casos, uma linha reta é permitida.

Os olhos de chihuahua são muito grandes e expressivos, geralmente castanhos, com menos frequência, mas existem cães com olhos brilhantes. O tamanho relativo da cabeça é bastante longo e ereto. Quando um animal de estimação está de bom humor - ele os espalha em direções diferentes, de modo que as pontas caiam um pouco. O pescoço é de comprimento médio, engrossado perto da base do crânio. Nos machos é mais massivo que nas fêmeas, as fêmeas praticamente não são expressas.

A parte de trás é bastante forte, levemente estendida. Os machos geralmente são mais curtos que as cadelas. O tecido muscular é distinto na parte inferior das costas, nas fêmeas é ligeiramente alongado devido à predisposição para o parto. A garupa é par, a inclinação está quase ausente. O esterno é volumétrico, formado por nervuras arredondadas, de acordo com os padrões, forma em forma de barril muito grande é considerado um defeito.

A cauda de um mini-chihuahua é alta, afinando da base para a ponta.Um cão saudável e ativo sempre a mantém ereta e levemente curvada. Quando o animal está calmo e relaxado, o rabo desce, mas ainda mantém a forma de um crescente.

Os chihuahuas são sempre cobertos com pêlos, podem ser curtos e de cabelos compridos, mas não existem cães carecas. Qualquer cor é permitida: preto, branco, fulvo, mas entre as raças de exposição, os animais de estimação com chocolate e tons de lã azul-pérola são especialmente apreciados.

Personagem

Antes de comprar um mini-chihuahua, você deve entender claramente que este cão é bastante fácil de provocar agressão, portanto, eles não são adequados para famílias com crianças pequenas. Ao mesmo tempo, eles são criaturas muito inteligentes e inteligentes e muito corajosos - a qualquer momento eles estão prontos para defender seu dono de carros, pessoas e outros cães.

É extremamente importante desde a mais tenra idade treinar o animal para um comando "não permitido", caso contrário, o animal de estimação pode se tornar o objeto de ataque de animais maiores.

Chihuahua - Monogamous, que ama apenas uma pessoa, seu dono. Ele tentará tratar todos os outros membros da família com paciência e até mesmo com um toque de condescendência, mas ele não tolerará atenção excessiva e obsessão, então ele pode até mesmo morder uma criança se quiser brincar com ele.

Muitos criadores que anteriormente possuíam outras raças de cães, muitas vezes consideram Chihuahua muito intrusivo, mas na verdade o animal de estimação mostra apenas interesse mútuo. Se você não tem vontade de brincar ou fazer muitas tarefas, então certifique-se de que seu pequeno milagre não vai incomodá-lo, mas vai cuidar dos seus brinquedos ou simplesmente ir dormir. Esses cães são muito inteligentes e delicados.

Animais de estimação sempre notificam seu dono sobre os visitantes e telefonemas, então eles são especialmente apreciados por pessoas que têm pouca audição. Estes animais engraçados são capazes de deitar por várias horas ao lado de seu dono quando ele está doente, mas eles estão prontos para uma caminhada a qualquer hora do dia ou da noite. Cães pequenos são bastante imprudentes, pode-se dizer que eles têm um temperamento verdadeiramente mexicano.

Se eles acreditam que algo ameaça seu mestre, eles entrarão nos conflitos mais perigosos. Estes são verdadeiros "cavaleiros", corajosos, mas com um coração gentil e suave. O chihuahua não tolera a solidão, em qualquer situação estressante, os animais começam a tremer com um arrepio.

Quantos anos eles crescem?

Até os três meses de idade, os chihuahuas são considerados “crianças” de 3 a 5 meses eles começam a crescer rapidamente, depois diminui a velocidade, e os animais começam a ganhar lentamente todos os gramas e centímetros restantesse o animal estiver destinado a ser um cão muito pequeno cujo peso não exceda 1,5 kg, então em 5 meses, seu crescimento pára por completo.

Neste momento, um adolescente é mais como animais desajeitados e desajeitados, nos quais literalmente todas as partes do corpo precisam ser melhoradas: a cabeça é muito pequena, é desproporcional, o esterno é pequeno, as pernas são longas. Do lado de fora parece que o cão inteiro consiste de um canto. Se o seu animal de estimação pertence às raças de pêlo comprido, então, aos cinco meses de idade, ele não se parece muito com o lindo cão que ele vai transformar ao longo do tempo.

No mesmo período, os animais começam a trocar os dentes, primeiro os incisivos pontiagudos mudam e, logo em seguida, os caninos. Ao mesmo tempo, a primeira muda acontece, alguns indivíduos começam a perder sua lã literalmente em fragmentos carecas e carecas - neste momento é extremamente importante garantir que o animal entre no corpo com vitaminas, minerais e biotina.

Muitas vezes, após a substituição dos dentes, as orelhas de um chihuahua jovem caem, portanto, é imperativo que componentes especiais de cálcio sejam introduzidos na ração.

Aos 8 meses, a mudança de dentes está totalmente concluída.Tenha em mente que o chee-chi geralmente cresce dentes molares em um momento em que os laticínios ainda não caíram, eles crescem como se fosse uma linha adicional. Neste caso, você precisa entrar em contato com o veterinário, a fim de retirar os dentes de leite que se tornaram desnecessários.

Não tente fazê-lo sozinho, caso contrário, em vez de laticínios, você pode arrebatar os permanentes e, ao fazê-lo, danificar a saúde do seu animal de estimação. É indesejável atrasar uma visita ao médico, se você não se livrar dos dentes de leite a tempo, então a mordida começa a se deteriorar no chi-chi jovem, além disso, entre as presas que crescem em duas fileiras, restos de produtos começam a se acumular, o que leva à inflamação e cárie.

Nas fêmeas, com 8-9 meses de idade, ocorre o primeiro estro, os machos aproximadamente na mesma idade começam a se interessar ativamente por mulheres e colocam “tags” em todo o território. Deste ponto em diante, os animais já podem produzir descendentes. Após o primeiro estro, o crescimento na maioria das cadelas pára, nos machos, esse processo é completado em 9 meses. No entanto a forma final é formada apenas 1,5 a 2 anos.

Tempo de vida

Os mini-chihuahuas geralmente vivem de 15 a 20 anos, neste parâmetro eles estão significativamente à frente dos cães de muitas outras raças. A vida de um animal de estimação é afetada por uma série de fatores:

  • nutrição equilibrada;
  • peso normal;
  • cuidado completo.

    Igualmente importante é a predisposição genética, que é diferente para cada cão, e o exame veterinário regular. Segundo as estatísticas, quanto menor o cão, mais problemas de saúde ele tem, qualquer veterinário pode confirmar isso. Os mini-chihuahuas são propensos às seguintes patologias:

    • hidrocefalia:
    • obesidade;
    • hipoglicemia;
    • doença cardíaca;
    • bronquite;
    • colapso traqueal.

    Ao mesmo tempo, a maioria dos problemas enfrentados pelo chi-chi, com a abordagem correta e o tratamento oportuno, desaparecem rapidamente, sem apresentar complicações.

    Os criadores e suas famílias devem ter um grande cuidado em contato com este cão, uma vez que mesmo o movimento mais embaraçoso, muitas vezes leva a lesões físicas, além disso, é muito importante fornecer o animal de estimação com condições seguras em casa.

    Espécie

    Oficialmente, existem dois tipos de chihuahuas:

    • de cabelo curto
    • de cabelos compridos

    Dependendo da categoria de peso, os seguintes parâmetros de classificação são estabelecidos:

    • padrão - animais com peso entre 1,5 e 3 kg;
    • mini chi-chi pesando de 1 a 1,5 kg;
    • super mini - São animais cujo peso varia de 500 g a 1 kg.
    Standard
    Mini chi-chi
    Super mini

      Vale ressaltar que quanto menor o cão pesar, maior o seu custo, no entanto, neste caso, significa o peso de um cão adulto, não um cachorro. O fato é que os filhotes nascem no mundo no peso de 75-100 ge crescem por quase um ano, não é possível prever antecipadamente a que classe o animal pertencerá. Embora com uma certa probabilidade, pode-se supor que, se ambos os pais pesavam menos de 1 kg, a descendência seria limitada a essa categoria de peso.

      Como escolher um filhote de cachorro?

      Não esqueça que a expectativa de vida de mini pets é menor que a dos animais de tamanho padrão.

      Certifique-se de olhar para as fotos que mostram os criadores, muitos vendedores sem escrúpulos ir para o engano e nos anúncios para a venda postar uma foto do animal de estimação de alguém ou um dos seus mais bem sucedidos, mas na verdade eles oferecem algo completamente diferente.

      Se você tem alguma dúvida de que você tem uma imagem verdadeira, peça para tirar uma foto do cachorro em um ambiente doméstico normal novamente ou até mesmo fazer um pequeno vídeo onde o filhote esteja brincando com o resto dos animais.

      Normalmente, os responsáveis ​​pelo vendedor vão ao encontro dos desejos de um comprador em potencial, e pessoas inescrupulosas estão tentando, de todas as maneiras possíveis, evitar e não enviar uma nova imagem.

      Para minimizar os riscos de comprar um chihuahua, é melhor entrar em contato em viveiros especializados em reproduçãoquem foi registrado Federação Canina da Federação Russa. Os preços para os cães variam dependendo da classe do filhote: show, petit e brit.

      Os cachorros da categoria de espetáculo têm qualidade excepcional, eles podem participar de exibições, então eles são o mais caro.

      Brit tem bons dados de reprodução, por isso é frequentemente utilizado para reprodução.

      Os cães da categoria animal de estimação podem se tornar bons animais de estimação, mas não são adequados para participar de exposições internacionais, já que pronunciaram desvios do padrão aceito, não são mais usados ​​para reprodução, esses cães são mais baratos que os demais.

      Antes de comprar, certifique-se de determinar exatamente o que precisa de um filhote. Se você pretende levá-lo a competições e esperar receber prêmios, você terá que gastar dinheiro em uma aula de exposição, sempre com pais titulados e um bom pedigree.

      Certifique-se de estudar com antecedência exatamente como o filhote deve ficar e, melhor ainda, ao escolher, convide um especialista para avaliar a categoria do filhote. O pedigree também será necessário no caso de você comprar um cachorro para a alma, se não houver tal documento, você corre o risco de comprar o mestiço mais comum ou um cão de raça pura. Ter um pedigree é sempre uma garantia de uma psique estável do animal e um bom exterior do animal de estimação.

      Criadores inescrupulosos recorrem frequentemente a outro truque, jogando com o desejo de qualquer comprador para salvar. Assim, os filhotes cujo custo se aproxima de 20 mil, eles oferecem para 10, argumentando o baixo custo que seus pais, intitulado cães, tiveram um "acasalamento não planejado". Este termo é usado agora para justificar a ausência de um pedigree.

      Normalmente, o comprador forma uma imagem em sua cabeça, pois dois cachorros de alta classe não se envolveram no tempo e endireitaram o documento para um cachorro como esse. Na prática, na maioria das vezes sob este vago texto nada mais é do que o intercurso de cães de raças diferentes. Como resultado, animais de vários tamanhos e cores são obtidos, que, na maioria das vezes com todo o seu desejo, não podem reivindicar o nome de chihuahua, na maioria das vezes o comprador recebe “pug-snee” ou “chiho-toa”.

      Ao escolher um cão, será útil usar o conselho de criadores experientes.

      Obter um mini-chihuahua com cerca de 5 meses, neste momento será possível julgar aproximadamente o tamanho de um animal adulto, exigindo ao mesmo tempo que o vendedor documente a idade da ninhada.

      Você não deve acreditar nas alegações dos criadores de que seu cão certamente pertencerá à classe de exposição apenas porque ambos os pais dele são campeões. As estatísticas dizem que não há conexão direta aqui e até um filhote de cachorro com um cão mais distinto pode nascer com diferenças marcantes do padrão.

      Condições para o conteúdo

      Cuidar do chi-chi é fácil. Devido ao tamanho subminiatura, o cão da raça Chihuahua se dá bem em uma casa privada espaçosa e em um apartamento pequeno da cidade. Tenha em mente que esses animais são incapazes de atrasar o desejo de ir ao banheiro por muito tempo, então se você não tem a oportunidade de passear com um cachorro duas vezes por dia, então é melhor pegar uma bandeja para ele para que o animal já tenha copiado todas as suas necessidades naturais.

      O bebê deve certamente ter seu próprio espaço pessoal, onde ele dormirá e descansará, sentindo-se completamente protegido. Nos primeiros dias de estadia na nova casa é melhor manter o cão em um pequeno aviário.

      À medida que você se acostumar com isso, você pode expandir o raio de caminhada - primeiro, deixe o animal em uma sala fechada, então deixe-o sair para o corredor e, em seguida, deixe-o completamente percorrer todo o espaço vital.

      Certifique-se de comprar uma pequena casa para o seu chi-chi, onde ele pode se acomodar confortavelmente para um bom descanso. Perto da casa você precisa colocar a garrafa de água, alimentador e bandeja.

      É melhor escolher pequenos desenhos para que o cão não congele neles. À medida que o cão cresce e se desenvolve, a bandeja com pires precisará ser gradualmente removida e, depois de alguns meses, colocada no lugar final, por exemplo, tigelas podem ser colocadas na cozinha e a bandeja no banheiro ou na varanda.

      Cuidar do casaco de animais de quatro patas desta raça normalmente não cria dificuldades para o proprietário, a condição da pelagem do animal diretamente depende do tipo da comida do cão. Recomenda-se escovar o seu animal de estimação 2-3 vezes por semana com uma escova de massagem especial e, se necessário, seleccionar todo o lixo pequeno. O cabelo é penteado na direção do crescimento do cabelo. Cães de pêlo longo devem ser cortados de vez em quando nas áreas próximas ao ânus e entre os dedos, isso é necessário para manter o cão em um estado higiênico.

      O cabelo de Chihuahua torna-se poluído lentamente, é um animal muito limpo, portanto os cães não necessitam de banhos frequentes. Todos os procedimentos de lavagem são realizados apenas quando uma graxa aparece, se você organizar isso com mais frequência, pode causar ressecamento da pele. Normalmente, os chihuahuas são banhados 3-4 vezes por ano, e você precisa usar xampus especializados para isso.

      Seque o animal de estimação com ar frio de um secador de cabelo, em seguida, envolva-o em uma toalha quente para que absorva os restos de umidade e aquece o animal de estimação. Após o banho, você deve pentear o seu cão, pois os procedimentos de banho geralmente causam um pequeno galpão.

      As orelhas de Chihuahua tendem a acumular muita poeira e destacar a cera, portanto, periodicamente Limpe suavemente o interior com um algodão umedecido com fluido de limpeza de ouvido ou com água morna simples. Olhos esbugalhados duas vezes por semana devem ser lavados com chá ou uma solução fraca de furatsilina - isso os salvará de sedimentos lacrimais e de várias secreções mucosas.

      Não se esqueça de cortar regularmente as garras, mas isso deve ser feito com o máximo de cuidado possível, pois elas crescem junto com os vasos que as alimentam e, se descuidadamente em movimento, as almofadas sensíveis da pata podem ser danificadas.

      Durante o procedimento de corte de cabelo, certifique-se de olhar para as unhas - elas são transparentes para a luz, assim você notará imediatamente o limite da polpa a partir do interior.

      Os dentes chi-chi são propensos à formação de pedra, o que significa que é necessário limpá-los constantemente com uma almofada de algodão com pó de dente, é permitido o uso de pasta para crianças.

      Em uma idade jovem, é estritamente proibido deixar seu animal de estimação autônoma.O fato é que seus ossos são bastante frágeis, enquanto a fontanela no crânio é grande e, portanto, todos os tipos de saltos de uma cadeira para superfícies densas podem terminar em fraturas na melhor das hipóteses e, no pior dos casos, podem causar ferimentos graves.

      Durante este período, o uso de chihuahuas deve ser realizado com uma mão sob a barriga, e o segundo - sob a bunda. Tenha em mente que os cães são ágeis, sempre saem e tentam pular, e isso é um problema de ferimentos na cabeça, porque a convulsão deve ser sempre suave, mas tenaz.

      Para tornar o animal mais seguro ao redor da casa, pela primeira vez, enquanto você não está acostumado com o cão, você pode usar um pequeno sino, para que o animal de estimação seja capaz de relatar sua abordagem a cada vez. Isso reduzirá a chance de pisar em um cão minúsculo ao mínimo.

      Todos os pacotes, fios e embalagens devem ser removidos do chão. Os animais desta raça têm um grande amor por eles e, incontrolavelmente, roem tudo o que lhes aparece por baixo dos dentes e, ao mesmo tempo, conseguem engolir pedaços de plástico que não são naturalmente eliminados do corpo de uma forma natural.

      Andar com o cachorro deve estar em um colar bem fixo, se a fixação é fraca, então os animais de estimação começam a ficar com medo, sair e fugir. Nas ruas com grande tráfego, bem como em áreas de multidões, é melhor manter seu animal de estimação em seus braços.

      Assegure-se de observar os ciclistas que estão passando, pois o chi-chi gosta de perseguir as rodas, e o atleta pode simplesmente não ter tempo de se esquivar desse pequeno animal.

      Na rua desses cachorros formidáveis, mas pequenos, podem esperar outro problema - os corvos e outros grandes pássaros. O fato é que os pequenos chihuahuas frequentemente os lembram de ratos e camundongos, que as aves caçam, para que possam se aproximar do cachorro e até começar a bicar. Na estação fria, traga seu animal de estimação para a rua exclusivamente com roupas, ele precisa de macacão e sapatos. O fato é que esses cães têm prejudicado a termorregulação, por isso muitas vezes congelam.

      O que alimentar?

      Mesmo os menores cães permanecem criaturas carnívoras, e a dieta do seu animal de estimação deve ser feita de modo que a parte de produtos de carne em que era, pelo menos, 80%. Chi-chi são cães muito caprichosos e fastidiosos, portanto você terá que proceder não apenas da utilidade do produto, mas também das preferências gustativas do animal. O cão deve obter proteína de carne magra (carne de vitela, frango, frango ou peru), será útil de vez em quando para introduzir um menu de produtos de ácido láctico, ovos e peixe.

      A carne é dada apenas cozidos, um par de vezes por semana alimentando miudezas é permitido, é melhor usar o fígado eo coração. Fontes de carboidratos para um animal de estimação são cereais - cães amam trigo mourisco, aveia, milho e arroz. É melhor cozinhá-los em caldo de carne e adicionar um pouco de queijo ralado para dar sabor. Como um suplemento vitamínico útil na alimentação, são introduzidos vegetais: cenouras, abóboras, batatas ou abobrinhas, sempre em forma moída, com a adição de óleo de girassol, linhaça ou buckthorn.

      As chihuahuas respondem muito bem às frutas, porque podem seguramente dar morangos, bananas, framboesas e maçãs. No inverno, em vez de frutas frescas, purês de frutas podem ser oferecidos a animais de estimação.

      Para cada quilograma de peso corporal o animal precisa de 50 g de ração por dia, a comida é dividida em duas a três doses, e entre rações o animal de estimação não pede comida saborosa - trate-a com ossos de cachorro.

      Em conclusão, devemos nos concentrar nos prós e contras desta raça. As vantagens dos chihuahuas incluem:

      • compacidade - com esse animal de estimação, você pode até entrar nessas lojas e instituições onde a entrada com animais é geralmente estritamente proibida, seja um cão de cabelos lisos ou macios;
      • caminhada confortável - este cão não sente necessidade de longas caminhadas, para aquecer adequadamente, basta que um animal de estimação salte ao longo do corredor, os animais podem passar meses no quarto e não sentir saudade de ar fresco;
      • economia de alimentos - O chi-chi come muito pouco, então é preciso um pouco de dinheiro para alimentá-lo;
      • boa saúde - não havia praticamente nenhum trabalho de reprodução nos cães desta raça, portanto eles retinham todas as qualidades e a imunidade que recebiam de seus ancestrais;
      • limpeza - Chihuahuas não são capazes de prejudicar o ambiente doméstico, eles são mais propensos a prejudicar a si mesmos, mas eles nunca vão mastigar chinelos ou rasgar móveis em casa.

      Das desvantagens são as seguintes:

      • lesão - os cães são muito frágeis, se você não conseguir agarrá-los, você pode fazer mal, portanto, ao viver junto com esses animais de estimação, você tem que ser extremamente cuidadoso;
      • dificuldade de criação - infelizmente, os chihuahuas quase nunca dão à luz por conta própria e sem a ajuda de um veterinário, já que o tamanho da miniatura não permite que eles empurrem os filhotes para fora do útero;
      • as dificuldades de vestir - esses animais não podem ser chamados de inconsistentes, mas mesmo assim não são passíveis de treinamento, esses animais percebem primeiramente a entonação e somente após frases de voz, portanto cada equipe requer memorização prolongada.

      No próximo vídeo, você pode assistir os filhotes de um mini-Chihuahua com a idade de 4 meses.

      Escreva um comentário
      Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

      Moda

      Beleza

      Relacionamento