O comportamento das pessoas é determinado não apenas por seus pensamentos atuais e outros momentos transitórios, mas as tradições desempenham um papel importante. O fato de que em uma cultura é considerada a altura da nobreza e da graça, os representantes de outra pessoa podem considerá-la grosseira ou não compreender o significado de uma determinada ação ou enunciação.
Naturalmente, é impossível que todos compreendam o modo tradicional de vida e etiqueta de todos os povos do mundo do que os etnógrafos profissionais e outros especialistas. Mas os pontos mais básicos sobre a cultura do comportamento nos estados mais significativos são necessários para se conhecer.
O que é etiqueta popular?
Etiqueta popular - que evoluiu ao longo dos séculos e até milênios. Sua formação foi influenciada não tanto por processos políticos e regulamentações governamentais como pelo cotidiano e pelas condições de vida das pessoas.
Um exemplo simples: enquanto na Rússia e na Europa, as negociações que concluíram com sucesso relatam que “ocorreram em um ambiente acolhedor”, na Índia, neste caso, eles estão falando de “cool”. E esta é apenas a camada mais alta; a origem de muitos costumes é difícil de entender, mesmo para profissionais e para a maioria dos habitantes locais. Resta apenas notar não tentando "refazer" as outras pessoas por si mesmas.
Peculiaridades do comportamento em diferentes culturas
Uma ampla gama de fontes irá ajudá-lo a descobrir as informações necessárias: existem vários livros, artigos sobre vários países. Usando essas informações, você fará facilmente uma impressão positiva nos residentes de um estado estrangeiro e entenderá sua lógica e motivação mais profundamente.
Para todas as culturas resolutamente, grande interesse, participação e benevolência, a correção (ou seja, a ausência de críticas severas e incondicionais) é percebida de forma positiva.
Países árabes
A principal característica da etiqueta árabe é a estrita observância das instruções do Alcorão. Durante o chamado mês do Ramadã, os fiéis estão proibidos de comer qualquer coisa durante o dia. E aqueles que vão negociar e fazer acordos com moradores de países árabes devem levar em conta que o primeiro mês do calendário islâmico não é destinado a recepções e eventos oficiais.
Mas mesmo nos dias mais comuns, as mesmas negociações ou outras ações conjuntas serão interrompidas cinco vezes por dia para a oração. As férias de sexta-feira muçulmanas executam muito estritamente, e neste dia você não deveria planejar nenhum caso.
Absolutamente recusar o uso de álcool e carne de porco, deixe o interlocutor nunca ver e ouvir de você mesmo uma sugestão de tal comportamento.
Não é aconselhável discutir questões religiosas ou políticas, a menos que este seja o propósito da sua viagem. Polidez na condução dos negócios em um país árabe implica sua própria pontualidade, prontidão para aceitar o atraso do proprietário.
Japão
Para os japoneses, a cerimônia do chá é de suma importância. Este ritual, se não religioso, é realmente familiar a todos os habitantes das ilhas que conhecem sua cultura pelo menos um pouco. Há até mesmo algumas escolas onde, por dinheiro bastante substancial, ensinam a dominar essa arte. Mas, claro, a etiqueta japonesa tem muitos outros componentes. Em particular:
- a sopa não será a primeira, mas o último prato;
- o quintal é percebido como uma continuação da casa, e ninguém vê nada errado na recepção dos hóspedes;
- na comunicação entre si e com os estrangeiros, os japoneses procuram encontrar um compromisso e não provocar um conflito;
- Se você demonstrar seu trabalho árduo e prontidão para resolver problemas com sucesso, isso será apenas uma vantagem;
- aqueles que estão atrasados para uma reunião ou negociações não são levados a sério;
- aperto de mão é melhor recusar.
Grã-Bretanha
A etiqueta inglesa não pode ser afetada apenas porque é uma das mais desenvolvidas há séculos. Ainda hoje, o extraordinário respeito pelas antigas tradições nos permitiu preservar muitos costumes que há muito estão fora de uso em outros países. A saudação é bem simples, esse é um aperto de mão bem conhecido.
Importante: na Inglaterra, é costume colher as mãos de homens e mulheres - e essa tradição nada tem a ver com as tendências modernas que fazem com que os outros se ressintem de toda a sucessão européia. Mas beijar as mãos e expressar publicamente elogios não é apenas desaprovado, mas também reprovado com clareza.
O verdadeiro padrão britânico do comportamento das mesas é talvez o mais rigoroso da Europa. É estritamente proibido colocar as mãos na própria mesa, apenas de joelhos.
Um dispositivo capturado em uma mão não pode ser deslocado para a outra. Legumes e carne são sempre servidos juntos, então você precisa tomar um pouco de carne e usar uma faca para colocar vegetais em cima, que deve permanecer na parte convexa dos dentes. Qualquer um que empurre os componentes separados é imediatamente percebido do lado negativo.
Sim, os ingleses nunca falam na mesa entre si - se alguém fala, todos o ouvem imediatamente. E quando você diz a si mesmo, certifique-se de que qualquer um presente possa perceber o discurso. A precisão real é valorizada pelos britânicos em pé de igualdade em relação ao seu país como um todo. Quem está atrasado, mesmo que por um minuto, é percebido como uma pessoa inculta. É improvável que alguém queira lidar com essas pessoas, sejam relações pessoais, transações comerciais ou projetos culturais.
A visita é organizada com várias convenções:
- post convite primeiro;
- então a resposta para isto, também em um cartão postal;
- Você precisa ficar mais de meia hora, educadamente e voltar para casa;
- e imediatamente depois disso envie um e-mail com agradecimento pela recepção.
Apenas os mais rudes da conversa britânica, segurando as mãos nos bolsos. Gesticular pode ser, mas não muito ativo, tentando manter a mão para si mesmo. A menos que seja absolutamente necessário, não entre em contato pessoalmente com estranhos antes de se apresentar.
China
Uma característica da China é tradicionalmente calma e medida. O padrão de vida chinês é natural em espírito, sem pressa; como no Japão, o tratamento do chá é muito desenvolvido. É feito de acordo com receitas especiais e deve ser bebido em uma pequena mesa, e a conversa sobre tópicos seculares também é um “tempero” indispensável. É inaceitável sentar com um olhar sombrio ou tocar em alguns tópicos ruins e negativos.
Na cerimônia do chá, todas as fronteiras do status são abolidas, a posição na sociedade como um todo e no resto da hierarquia não tem mais significado.
França
A França é considerada um país que estabelece padrões de muitas maneiras, especialmente em moda, vestuário e perfumaria. A etiqueta como um todo também é muito desenvolvida, os franceses apreciam os interlocutores faladores e diplomáticos; Ninguém considera vergonhoso dar flores às mulheres, mesmo quando não há férias.
A esmagadora maioria dos cidadãos franceses não gosta de aprender línguas estrangeiras, e mesmo aqueles que falam inglês ou alemão não gostam do seu uso nos negócios. Portanto, aqueles que dominam o francês terão uma clara vantagem sobre o restante dos estrangeiros. Não tenha preguiça de elogiar este ou aquele prato, porque é a gastronomia que é percebida como o auge das conquistas nacionais da França.
As imprecisões ásperas contra a etiqueta serão deixar comida em um prato e acrescentar sal a gosto; coloque tanta comida quanto você pode comer exatamente, e você terá que tolerar salinidade insuficiente.
Alemanha
Estando em qualquer cidade alemã, você precisa indicar o status do interlocutor durante uma conversa. Compatriotas, eles podem perdoar a omissão neste caso, mas os estrangeiros devem usar todas as oportunidades para reforçar sua autoridade. Quando você não sabe exatamente com quem está falando, é aconselhável entrar em contato com Herr Doctor. A polidez manifesta-se no fato de que um visitante do restaurante acolhe todos os presentes, independentemente do grau de familiaridade com eles, com a palavra “Mahlzeit”.
A polidez alemã implica invariavelmente pontualidade; abordando um ao outro sobre você, enfatizando uma amizade próxima, as abordagens russas precisam ser descartadas corajosamente. Um aperto de mão alemão pode significar:
- encontro
- adeus
- acordo ou rejeição da posição do oponente.
Portanto, você precisa entender cuidadosamente o contexto da comunicação e avaliar o significado desse gesto em um caso específico. A questão dos assuntos e do Estado deve ser respondida em detalhes e da forma mais clara possível, e não se limitar a uma declaração de uma vida boa ou ruim. Lembre-se: os alemães não escondem o que pensam sobre o interlocutor e expressam avaliações negativas, se os consideram justificados.
Espanha
O sol quente da Península Ibérica definiu a característica dos seus habitantes - eles inventaram a chamada sesta. Das 13 às 17 horas, é indesejável perturbar alguém com pedidos pessoais e até assuntos não urgentes. Quando um espanhol te convida para tomar o café da manhã com sinceridade, ele deve fazer isso três vezes. As duas primeiras vezes - apenas uma demonstração de cortesia. Pessoas pontuais na Espanha terão mais dificuldades do que em outros países - elas terão que se treinar para chegar 15 minutos atrasadas.
Se você viajar de trem de Madri para Barcelona, Múrcia ou Sevilha, sugerimos que os companheiros de viagem compartilhem a refeição. Eles responderão negativamente e você deverá fazer o mesmo.
Itália
Assim como a Espanha é uma das líderes do futebol, a Itália está muito à frente de outros países europeus no que se refere a massas. Mas, sem dúvida, seus habitantes têm algo em comum - isso é impulsividade, uma tendência a expressar paixões enquanto defende sua opinião. Os italianos gesticulam muito, expressando seus sentimentos com a ajuda de expressões faciais, então aprenda linguagem não-verbal se você tiver que ir a Roma, Nápoles, Veneza.
Polidez em italiano é que qualquer conversa começa com a questão da saúde de crianças e adultos (claro, se isso for apropriado). Como na Espanha, não há pontualidade excessiva. Mas é importante observar a medida: 15 minutos de atraso são bastante conhecidos, mas uma espera de meia hora causará muitas críticas.. Coloque na mesa pelo menos cinco aperitivos, o primeiro e segundo prato, queijo, sobremesa e assim por diante.
USA
A etiqueta americana, por razões óbvias, é suficientemente próxima do inglês, mas ao mesmo tempo é mais simples e mais utilitária. Treine-se para fazer um sorriso largo quando você cumprimentar outras pessoas, ou simplesmente se referir a elas. Apertar a mão de pessoas com quem você não está em relações oficiais não é recomendado. Nos Estados Unidos, por causa da tendência à igualdade de gênero, abrir mão de seus lugares para as mulheres é considerado um ato indelicado.
Um norte-americano vigilante não vai visitar seus amigos que não o convidaram; mas se ele for a uma celebração, seja oficial ou não, fará todos os esforços para não se atrasar.
Fale sempre em linha reta e claramente As dicas são entendidas pelos residentes dos Estados Unidos com grande dificuldade. Os princípios da nutrição racional para a população deste país são mais importantes que o conhecimento da maneira de lidar com garfo e faca.
Turquia
A etiqueta turca também é bastante específica. Então, as mulheres precisam andar sempre com roupas compridas que cubram completamente os membros; e até homens independentemente do tempo, você não pode usar shorts em lugares públicos. Na ordem das coisas, os moradores consideram convidar um hóspede para uma casa de banhos, é mesmo honroso na percepção turca.
Índia
Pelo menos uma regra de etiqueta indiana sabe de tudo - ao convidar os hindus para si mesmos, você deve categoricamente se abster de pratos de carne. Ao se encontrar, é aconselhável evitar apertos de mão, pelo menos para não impô-los do outro lado. Aqueles viajantes que estão completamente vestidos inspiram maior confiança e respeito pelos índios do que pessoas frívolas. Preparando-se para um evento puramente comercial ou oficial, você precisa se vestir em um estilo conservador, apreciará imediatamente.
O povo do Hindustão não vê nada vergonhoso quando, mesmo com uma relação puramente profissional, está interessado em detalhes muito pessoais; Esteja preparado para tentar descobrir o máximo de tais informações.
Você não deve ficar ofendido, mas pode usar essa tradição para conhecer o outro lado mais profundamente.
Coréia
As tradições de etiqueta coreanas, como as chinesas, são principalmente devidas à reprodução da hierarquia familiar no nível de toda a sociedade. Os mais altos dos presentes são tratados com o maior respeito. As mulheres que fumam e bebem são percebidas negativamente na sociedade coreana.
Uma tradição nacional importante é o uso mínimo de móveis; comer, sentar no chão é bastante familiar. Ao entrar em um restaurante e descobrir um ambiente pouco sofisticado, não se apresse em procurar outro estabelecimento; na Coréia, não é de todo habitual prestar atenção à aparência, o foco principal é sobre a qualidade da culinária como tal.
Regras do viajante: um lembrete
Descrevendo em um artigo ou mesmo em um livro grande, os costumes de todos os povos do mundo não são possíveis em princípio. Mas você pode se concentrar em certos pontos que podem ser úteis para você.
Assim, a tradição grega implica a apresentação obrigatória de presentes para donas de casa - presentes de convidados são na maioria das vezes bolos, flores, sucos e queijos.
A abordagem europeia à ecologia é muito atraente e moderna em espírito. No entanto, na Suécia, mesmo os requisitos para os estrangeiros são mais difíceis do que a média do continente. É suficiente deixar lixo no campo depois de um piquenique para obter uma multa muito substancial. No território onde outras pessoas vivem, sem um convite para ir muito indesejável. Mas se você puder fazer amizade com os aborígines, certifique-se imediatamente de que eles estejam completamente organizados, de forma alguma rígidos e amigáveis.
Os noruegueses atribuem importância à ecologia não menos do que seus vizinhos orientais. Eles olham com muita desconfiança para aqueles que prejudicam as árvores e a vegetação em geral. Deve-se ter em mente que o norueguês raro se refere calmamente ao ruído, a uma violação do silêncio e da ordem. É difícil imaginar que até mesmo os moradores que estão correndo para o trem se afastaram um do outro e bateram em alguém no meio da multidão com sua bagagem.
Os dinamarqueses estão se concentrando em cuidar de casas pessoais que parecem tão inteligentes quanto possível, mas não são de todo variadas. Estilo de vida neste país tem um ritmo tranquilo. A pontualidade não é tão rigorosa como no Reino Unido, mas isso só se aplica a reuniões informais. Representantes de empresas e funcionários do governo são muito ruins para aqueles que estão atrasados para reuniões e negociações. E para aqueles que estão insuficientemente preparados, não profissionais.
Independentemente do país em que você está, exige que você aja respeitosamente com a população local; Lembre-se, você representa não só a si mesmo, mas também um grande número de outras pessoas cuja opinião é formada de acordo com o seu comportamento, incluindo. Não importa quão estranhos e incomuns costumes sejam encontrados no caminho, não tenha pressa em ser surpreendido, especialmente para expressar indignação ou mesmo alegria violenta, se algo for um prazer. Afinal, no modo moderno de vida da Rússia, há momentos garantidos que vão surpreender qualquer estrangeiro.
Tente não rir em países africanos, pode ser entendido como um espanto ou um sentimento de algo incompreensível.
Quando um inglês levanta as sobrancelhas, ele expressa ceticismo sobre algo. Quando um residente da Alemanha faz a mesma coisa, demonstra admiração.
Na cultura oriental (árabe), não é costume transferir dinheiro, coisas e especialmente presentes com a mão esquerda, isso ofenderá muito outra pessoa.
Tudo sobre as características do comportamento em diferentes países do mundo, você aprenderá com o vídeo a seguir.