Hoje, o guardanapo é um atributo familiar de qualquer festa. O papel é indispensável para as mãos e rosto, pano serve para não manchar a roupa. É difícil imaginar sua vida sem esses assistentes despretensiosos. Seu uso é realizado automaticamente. No entanto, ninguém pensa no fato de que você pode criar verdadeiras obras-primas de tecidos comuns que podem decorar qualquer mesa.
Oferecemos para aprender arte surpreendente - Guardanapo dobrável ou guardanapos dobráveis e um pequeno toque de ajuste de tabela, como em restaurantes caros.
Funcionalidades
Belos tecidos sobre a mesa sempre evocam pensamentos de aristocracia e belos palácios. Tais associações não são sem propósito. Os primeiros guardanapos "substitutos" estavam apenas entre os ricos e nobres. Isto é explicado, em primeiro lugar, pelo fato de que os plebeus nem sequer pensavam na pureza e na ética da comida. E em segundo lugar, o alto custo do tecido. Pela primeira vez eles apareceram antes de nossa era na Roma antiga. Eles eram feitos de fibras de alabastro, o que determinava seu alto custo. Por conseguinte, apenas as pessoas ricas podiam pagar esse luxo.
Antes da ampla distribuição de guardanapos, diferentes nações usavam seus próprios dispositivos. Por exemplo, no Oriente, uma linda taça com água de limão foi colocada na mesa, na qual eles lavaram as mãos. Em seguida, usei papel de arroz ou pita fina. Na Roma antiga, eles enxugaram as mãos nas folhas da figueira. No Egito, usou a carne do pão.
Na história há descrições até mesmo de estranhas contrapartes de guardanapos como hoje, como o cabelo dos cortesãos. Se a comida fosse usada deitada, então usasse tapetes ou panos que cobriam o chão.
Na Rússia, para esses fins, usavam as toalhas de mesa e as mangas das roupas, que duraram até o século XVIII. O decreto de Peter I cutlery tornou-se obrigatório. Em seguida, chegou a publicar um livro sobre etiqueta, no qual se explicava onde, como e para que usar a tela.
A arte de dobrar guardanapos em diferentes formas também apareceu por volta do século XVIII. Essa direção veio do origami, que era comum no Japão. Anteriormente, era uma espécie de "chip", a marca de um restaurante caro ou de pessoas nobres que organizavam recepções. A capacidade de dobrar belamente guardanapos falava de hospitalidade, pertencente às classes altas. Então, os guardanapos necessitados tornaram-se enfeites de mesa.
Hoje, esse luxo está disponível todos os dias para qualquer pessoa. Vale a pena comprar ou costurar as telas quadradas mais simples. Mas que charme e sofisticação darão ao jantar de sempre!
Dizem que a aparência da mesa já determina o clima para uma refeição. Tente diversificar a refeição com uma bela mesa, talvez os pratos que você cozinhe ficarão ainda mais deliciosos.
Se você não sabe como diversificar a refeição, como organizar corretamente e habilmente a mesa, então você certamente vai aprender um par de três esquemas de dobradura de guardanapo, proposto abaixo.
O artigo descreverá as regras da etiqueta, algumas aulas-mestras passo-a-passo simples e os conceitos básicos de configuração de mesa com guardanapos, bem como idéias criativas inspiradoras e incomuns.
Formas de dobrar: workshops passo a passo
Primeiro, vamos olhar para o material de origem - o tecido em si.
As telas são sempre quadradas, com um lado de 25 cm a 45 cm O tamanho do guardanapo depende da refeição - se este for um almoço ou jantar completo, então o guardanapo é servido mais. Se almoço ou coffee break - pequeno. Geralmente eles são vendidos em conjuntos de seis.
Ainda estão servindo guardanapos. Eles são mais como toalhas de mesa. Eles são colocados sob as placas e talheres. Eles não são necessariamente quadrados em forma, então eles não são usados para dobrar guardanapos.
Se os têxteis são usados para servir a mesa que não está cheia de comida, então ela é colocada na placa superior. Se as guloseimas já estiverem na mesa, o guardanapo é colocado à esquerda da placa. Às vezes eles são colocados em anéis, amarrados com uma fita, colocados em talheres ou colocados em um copo.
Todos os têxteis na mesa devem ser combinados com pratos. Nesta edição, os tecidos brancos são mais versáteis. Além disso, são mais fáceis de cuidar: as coisas brancas podem ser lavadas a 90 graus, branqueadas por manchas e passadas a altas temperaturas.
Para o feriado se encaixa em qualquer cor. O principal é que tudo parece harmonioso.
Existem muitas opções para como, de forma elegante e simples, dobrar, dobrar ou recolher os guardanapos habituais. Vamos dar uma olhada em alguns deles.
Todos os esquemas de uma forma ou de outra são baseados na mesma essência. Nesta base pode ser identificado:
- Formas horizontais (planas) ou envelopes de saquinho. Estas são pequenas bolsas nas quais são colocados garfos, colheres e facas. Esta forma de guardanapos parece original e tem funcionalidade adicional. Eles são perfeitos para recepções oficiais.
- Figuras verticais (volumétricas). Na maioria das vezes tem um formulário "permanente". Eles parecem solenes e incomuns. Eles vão surpreender os convidados e adicionar humor ao feriado.
- Tema Origami. Será apropriado para o feriado apropriado: Ano Novo ou Natal, Dia dos Namorados, Páscoa ou 8 de março. Esses números são mais complicados que os anteriores e exigem certas habilidades.
Envelopes de Saquinho
Envelope esculpido
Ordem dobrável:
- É necessário dobrar um pano na linha horizontal central, ligando os cantos superiores aos inferiores. A dobra deve estar no topo, bordas livres - na parte inferior;
- em seguida, role a metade esquerda do retângulo para a direita na linha vertical do meio. A dobra estará à esquerda;
- desdobre um guardanapo com cantos livres de si mesmo;
- o próximo passo é dobrar uma camada de tecido para baixo, não alcançando o canto inferior;
- repita o mesmo com a segunda camada;
- agora com o terceiro;
- agora dobre os cantos sob a figura;
- o envelope está pronto. Coloque os talheres necessários em cada bolso individual.
Fita diagonal
Ordem dobrável:
- Deve começar com o terceiro parágrafo da figura anterior “Envelope Esculpido” - o guardanapo é dobrado quatro vezes, os cantos livres são de você;
- então dobre o canto da primeira camada externa até o centro do quadrado;
- embrulhe a tira ao longo da diagonal pretendida e vire a esquina para dentro;
- metade direita da figura se dobra para trás;
- Coloque os talheres no bolso.
Essas diagonais permitem que você jogue com elas. Existem muitas variações. Aqui, por exemplo, outro exemplo de tal envelope, que parece muito mais complicado e texturizado:
- Deve começar com o terceiro parágrafo da figura anterior “Envelope Esculpido” - o guardanapo é dobrado quatro vezes, os cantos livres são de você;
- então dobre o canto da primeira camada externa até o centro do quadrado;
- embrulhe a tira ao longo da diagonal pretendida e vire a esquina para dentro;
- metade direita da figura se dobra para trás;
- Coloque os talheres no bolso.
As fotos mostram um guardanapo de papel, mas o mesmo pode ser feito com um pano.
Além da colocação de garfos e colheres, também é possível decorar um guardanapo com seu ramo de abeto, flor, outono seco ou folha suculenta fresca ou outro.
Envelope de diamante
As etapas são as seguintes:
- você precisa colocar o tecido "esquerdo" para cima, pegar o canto superior esquerdo e puxá-lo para o centro;
- em seguida, dobre o tecido ao meio da esquerda para a direita. A dobra deve estar à direita;
- dobre-o novamente ao meio, mas horizontalmente, isto é, abaixe a parte inferior sob a parte superior;
- puxe a borda superior em direção ao centro e esconda-a no envelope resultante;
- envolva ainda os cantos laterais sob o produto;
- o passo final é dobrar um garfo e uma faca no primeiro bolso, e uma flor ou um guardanapo de papel no segundo galho de verdura.
Pintinho
Etapas:
- dobre o tecido ao meio com o lado da frente voltado para dentro, arrume as bordas livres em uma direção distante de você;
- Agora, dobre a forma em uma linha vertical. Obter um quadrado, dobrado em quatro;
- é necessário girar a figura para que o ângulo livre olhe de você;
- dobre para baixo alternadamente em uma camada, deixando um espaço de cerca de um centímetro entre eles;
- continue até que somente a camada inferior do guardanapo permaneça;
- vire a figura, dobre os cantos para o centro, como mostrado no diagrama;
- vire de novo - o saco de talheres está pronto!
Layout vertical
Coroa
Esquema de trabalho:
- Deite o tecido na diagonal, a base para tornar mais cativante;
- dobre o canto esquerdo para cima, como mostra a figura;
- da mesma forma, dobre para cima e para a direita, depois puxe o canto formado abaixo, mas não o conecte ao canto superior: deixe-o em torno de alguns centímetros;
- agora é necessário dobrar o topo da esquina, inclinado no degrau anterior, exatamente no meio, de modo que seu topo esteja conectado com a borda horizontal do guardanapo;
- o próximo passo é transformar o produto para o outro lado;
- Cuidadosamente aplainar as bordas opostas da figura, formando um cilindro: você precisa conectar uma das bordas na segunda borda dobrada na diagonal.
Tal figura pode ser variada: apenas dobre os cantos livres do "cinto".
Vela
Como fazer:
- dobre o guardanapo na diagonal até a base do triângulo;
- comece a dobrar o canto superior até a base;
- continue o passo anterior até que os braços “atinjam” a borda horizontal;
- agora dobre o lado esquerdo para cima;
- role o guardanapo em um rolo, fixe a ponta restante na parte inferior;
A própria "chama" pode ser feita de qualquer tamanho. Coloque a "vela" finalizada no prato e levante ligeiramente a parte superior da cauda, você obterá uma nova figura.
Fã
Etapas:
- a forma inicial padrão - o guardanapo é dobrado ao meio, então você precisa rolar cerca de dois terços do tecido com um acordeão e passar a flauta bem;
- mais uma vez dobre o produto em duas partes, o acordeão deve estar do lado de fora, como mostrado na foto;
- o restante (em linha reta) “rabo” rola diagonalmente para que um suporte retangular para o ventilador seja obtido: o ângulo de 90 graus deve repousar contra o acordeão;
- É bom endireitar o ziguezague e colocá-lo com o apoio na "perna".
O ventilador pode ser instalado em uma placa ou apenas na mesa.
Com lapela
Etapas:
- o primeiro passo é dobrar o tecido ao meio, de modo que a dobra fique do lado direito;
- agora dobre ao longo da linha de dobra horizontal;
- bordas soltas devem desviar o olhar de você;
- Enrole o canto inferior esquerdo na diagonal, mas não o leve até a borda superior em cerca de 2-3 centímetros;
- conecte as partes laterais de modo que o anel seja desligado
- cantos são fixados com um clipe ou inserido um no outro;
- defina a forma no prato. Você pode sair ou dobrar um canto menor.
Esse origami parece muito simples e elegante. No "cinto" você pode colocar uma nota com o nome do convidado, um galho ou uma flor.
Tema Origami
Espinha de peixe
Ordem dobrável:
- dobre o guardanapo verde ao meio, bordas livres olhem para baixo;
- novamente na metade: da esquerda para a direita, para que a dobra fique à direita;
- desdobre o quadrado dobrado com bordas livres para si mesmo;
- dobre a camada externa superior do canto inferior para cima e conecte essa parte do produto ao topo;
- depois, cada canto subsequente também deve ser levantado para cima, mas não levado para o canto superior, deixe um par de centímetros em relação ao anterior, como mostrado no diagrama;
- agora você precisa segurar bem todas as bordas com a mão para que elas não saiam
- vire a figura;
- marque o meio na dobra inferior, segure o dedo neste ponto médio;
- dobre o canto direito para a esquerda até o seu dedo;
- faça o mesmo com o lado esquerdo;
- vire o produto para cima novamente;
- puxe o canto livre superior o máximo possível;
- novamente para fazer o passo anterior com cada canto subseqüente.
Você pode deixar uma árvore de Natal na posição horizontal. Pode ser decorado com um brinquedo de Natal em forma de asterisco, bem como um pau de canela por baixo: ele adicionará um aroma festivo e complementará a imagem do abeto com uma perna de “madeira”.
Tal figura pode se tornar volumosa. Para fazer isso, pegue a árvore de Natal por baixo. Enfie a mão nela e endireite o guardanapo por dentro. Coloque a árvore de Natal em um prato.
Páscoa "Bunny"
Para isso você precisa:
- dobre o guardanapo ao meio em uma linha horizontal de cima para baixo, a dobra deve estar no topo;
- agora dobre o guardanapo novamente, mas de baixo para cima ao longo da vertical;
- defina o meio na curva superior e primeiro dobre o lado direito da figura para baixo, depois para a esquerda. O produto deve se parecer com a figura da casa;
- dobre o canto inferior direito na diagonal, como mostrado na figura, faça o mesmo com o canto esquerdo, você acaba com um losango;
- defina na curva superior esquerda do meio neste ponto dobre o canto esquerdo, depois o direito;
- gire suavemente a figura no lado oposto;
- abaixe o canto para se inclinar para cima, para que o triângulo apareça, o topo pontiagudo olha para longe de você;
- vire o guardanapo novamente, dobre ao meio ao longo da linha longitudinal;
- para conectar (é melhor usar um clipe) ângulos laterais uns com os outros;
- Resta endireitar as "orelhas" em diferentes direções.
Coelhinho da Páscoa para diversão crianças prontas. Tenha certeza, os hóspedes irão apreciar a sua habilidade, e as crianças vão querer aprender como fazer o mesmo. By the way, origami desenvolve excelentes habilidades motoras.
Rose
O esquema é simples:
- conecte as duas bordas opostas do guardanapo, dobrando-o na diagonal;
- posicione o canto superior de você;
- Em seguida, gire suavemente a base do triângulo, subindo para cima, até que haja cerca de 6 a 8 cm do canto superior;
- agora precisamos torcer a "cauda" da figura, movendo-se do lado esquerdo para a direita, é semelhante a como fizemos a "vela". No processo, você deve endireitar o tecido e empilhá-lo de modo que ele se pareça com pétalas de rosas;
- prenda a borda livre, como mostrado na figura;
- Desdobre as “folhas” das rosas em diferentes direções;
- Coloque a rosa acabada em um prato ou coloque em um copo.
O esquema proposto pode ser usado como base para fazer a própria flor. E as folhas podem ser aproximadas da cor natural. Pegue dois guardanapos, um por exemplo rosa e outro verde. Desde o primeiro, fazer a própria rosa de acordo com a proposta acima mas não deixe o canto superior a 6-8 cm (no passo # 3), mas torça o triângulo até o final. Em seguida, faça todos os pontos até o fim. Coloque um lenço verde no copo e coloque a rosa acabada nele. E assim o seu guardanapo vai jogar de uma maneira nova.
O coração
Com base na cor da configuração da tabela, use um pano vermelho, rosa, magenta ou outra cor que você goste. Produção passo a passo:
- o primeiro passo é dobrar o tecido na diagonal, girar a dobra para si e o canto para longe de você;
- puxe o canto esquerdo para cima para alinhar com o canto superior do triângulo original;
- agora faça o mesmo com o lado direito, você ganha um losango;
- vire a figura;
- em seguida, puxe o canto superior para baixo e conecte-o ao fundo;
- canto inferior esquerdo puxa diagonalmente para a esquerda;
- agora certo;
- Enrole os cantos laterais do guardanapo, dando ao coração uma forma mais arredondada;
- A ação final é inverter a figura.
O coração está pronto.Esta maneira simples surpreenderá seu amado para o dia 14 de fevereiro ou qualquer outro jantar romântico.
Lírio
Esquema passo a passo:
- o tecido deve ficar do lado esquerdo para cima;
- alternadamente dobre cada canto para o centro, na frente de você um losango é formado;
- repita o passo 2;
- suavemente, segurando o núcleo, vire o guardanapo;
- novamente vire os cantos no meio;
- Segurando o centro com a mão ou colocando um copo sobre ele, puxe gentilmente cada ponta para longe do centro, como mostrado na figura.
A flor também pode ser servida com miçangas ou fitas.
Borboleta
Etapas de dobramento:
- dobrar o tecido em fita em três ou quatro dobras;
- agora é importante delinear o meio da fita e dobrar alternadamente as bordas direita e esquerda para o centro pretendido.
- coloque uma fita sob o guardanapo e amarre-a na junção das bordas do guardanapo. Aqui você pode usar um anel de guardanapo especial.
- o último passo é virar o produto. E aqui está um arco bonito na sua frente que pode decorar qualquer feriado.
Dicas e truques
No processo de preparar a mesa para um jantar em família ou jantar de férias, será maravilhoso se a anfitriã se familiarizar com o design básico e as técnicas de serviço, bem como várias maneiras de colocar guardanapos. Para que você tenha sucesso, você deve seguir várias regras, após as quais você rapidamente se apaixonará pela arte de dobrar guardanapos:
- Guardanapos devem olhar organicamente em um conjunto com pratos e uma toalha de mesa. É melhor que todos os guardanapos tenham uma ou duas cores.
- Se você decidir decorar a porção com guardanapos dobrados, dobre-os da mesma maneira. Você não deve demonstrar todas as suas habilidades em uma noite.
- Os guardanapos de linho devem ser bem lavados, isentos de manchas, moderadamente engomados e bem passados. Guardanapos amassados ou sujos, não importa o quão intrincadamente você os coloque, parecerão desarrumados.
- É fácil moer um guardanapo: dissolva 1 colher de chá de amido em 1 litro de água, adicione uma pitada de sal e misture bem, abaixe o produto na solução por 15 minutos, seque e passe ferro.
- Não use amido aerossol. Não vai dar a textura desejada.
- Ao passar a tela é melhor umedecer. Use o ferro ao dobrar também: ele tornará as dobras perfeitamente planas.
- O tecido deve ser dobrado para facilitar a implantação. Lembre-se da principal função do guardanapo.
- O uso de guardanapos de linho não exclui a presença de papel na mesa. O tecido é usado para proteger a roupa de possíveis gotas e manchas. Dobre suavemente no seu colo. Em nenhum caso um guardanapo deve ser fechado atrás do colarinho, é um sinal de mau gosto. Permitido com tal pano para limpar os cantos da boca. No entanto, limpe suas mãos e boca, não vale a pena. Apenas para este propósito, uma versão em papel deve ser fornecida na mesa.
Se lhe parecer que um guardanapo com guardanapos de papel parecerá antiquado na sua mesa, você pode ficar sem ele - coloque um guardanapo debaixo do prato de cada hóspede. Então eles não quebram o quadro geral.
- Preste atenção na composição do tecido. Escolha materiais naturais, como algodão, batis ou chita. É aceitável adicionar uma pequena porcentagem de sintéticos (até 20). Não use chiffon, seda (cetim, duPont) ou cetim. Eles não absorvem umidade.
- A localização do guardanapo na mesa também é muito importante. Mais frequentemente é colocado na própria placa ou à esquerda dela. Se você escolheu a opção com um bolso para talheres, coloque-o à direita da placa. Às vezes o guardanapo é colocado em um copo.
Lembre-se que dobrar guardanapos é uma arte. Há, claro, as únicas opções verdadeiras. Tendo aprendido o básico, você pode inventar seus próprios esquemas de direitos autorais. É melhor determinar por si mesmo 2-3 valores ideais para você e alterná-los periodicamente.
Exemplos e opções bem sucedidos
A configuração da tabela será bem sucedida ao seguir as regras acima. Lembre-se de estética e simplicidade.A principal coisa na mesa sempre será pratos cozidos com amor e pratos, toalhas de mesa e tecidos - apenas um complemento para eles. Fazendo guardanapos de origami cuidadosamente, pegando as cores e acessórios certos, você terá seu próprio bom exemplo, que ficará feliz em compartilhar com os amigos.
A escolha de cores, tecidos e vários atributos de servir, sem dúvida, depende do tema da festa. Por exemplo, para um aniversário ou comemoração masculina em 23 de fevereiro, uma variante incomum na versão "masculina" é perfeita. A escolha da cor também deve ser apropriada. Pode ser tecidos de qualquer tom de verde, azul, turquesa, cinza, chocolate e outros.
Para as férias das mulheres, você precisa de algo leve e gentil. Serão guardanapos muito úteis, dobrados em estatuetas de flores, como lírios ou rosas.
Meninas são adequadas e tais opções. Não há nada mais bonito que tal minimalismo. Observe como as cores e texturas da mesa se combinam.
Para o design da tabela, você pode usar absolutamente todos os itens. Eles são decorados com flores frescas e galhos, jóias e até conchas. Para curativos, lenços de pano coloridos, fios lisos, fios grossos coloridos e anéis de prata ou ouro são perfeitos.
O dobramento do guardanapo é uma atividade interessante para adultos e crianças. Veja que ideias divertidas podem ser realizadas com o seu filho. Tais figuras irão complementar o aniversário ou a festa das crianças.
Então você pode dobrar o guardanapo e na forma de um cachorro. Decore o guardanapo com um par de círculos pretos - estes serão os olhos do cão, um oval para fazer o nariz e várias listras para as sobrancelhas ou bigodes.
Ou na forma de peixe. Também acrescente um guardanapo, tendo terminado com uma caneta de feltro ou tendo colado um ponto preto - um olho.
Com o arranjo de telas de férias também pode jogar. Deixe-os em um prato ou coloque-os em um copo.
É permitido colocar os guardanapos e pontuados na mesa, colocando várias peças em uma só peça. Isso permitirá que cada convidado pegue o máximo de guardanapos que precisar e não fique limitado ao valor que está à mão. Também neste caso, será possível distribuir as figuras temáticas de acordo com o status dos convidados, colocando, por exemplo, elementos legais da juventude, modestos “flores” de pano em torno de mulheres sólidas e coelhinhos alegres na parte infantil da mesa.
Como guardanapos lindamente dobrados para servir a mesa, veja o vídeo a seguir.