Atualmente, há um grande número de substitutos de couro artificial usados para alfaiataria e acessórios. Quase todos eles são feitos de materiais sintéticos que parecem bons quando comprados, mas perdem a aparência durante o armazenamento devido à formação de dobras e vincos. A situação pode ser corrigida com a ajuda de vários métodos de suavização, mesmo em casa. Muitas vezes depende do tipo de material.
Variedades
Existem várias opções para substituições de pele, que são usados ativamente na alfaiataria:
- vinil;
- dermatina;
- kersey;
- couro com trecho;
- couro ecológico;
- pele reciclada.
Vinil, ou melhor, cloreto de polivinila, é o material mais duro no qual os vincos resultantes não são fáceis de suavizar. Ele é usado para costurar sacos, capas de chuva e trajes incomuns, pois mantém sua forma bem o suficiente.
Dermatin - o substituto de pele mais famoso e comum. O material tem uma base de tecido, o que torna o custo baixo e o processo de operação - curto. É usado não apenas em alfaiataria, mas também em estofados, bolsas de costura e capas de livros.
Kirza é o material mais durável desta série. É difícil contundir, mas se isso acontecer, então sair à noite com as curvas será problemático. Além disso, tem outra desvantagem significativa - mais peso. Usado principalmente no negócio de calçados para criar botas militares.
Um dos materiais mais modernos e procurados para costurar blusas, saias e bolsas pode ser chamado de couro ecológico. Isto é devido às características e aparência do material. Flexibilidade inerente e excelente aparência.
Ecoskin é produzido a partir de um filme de poliuretano, cuja qualidade depende diretamente da espessura. Quanto maior, maior a vida útil do produto.
O couro reciclado pode ser chamado de material semi-artificial, uma vez que é feito a partir de restos de pele. É caracterizada pelo aumento da elasticidade e alta similaridade com o material natural. Mas há uma grande desvantagem - baixa força. Portanto, produtos feitos a partir dele (na maioria das vezes chineses) não estão em demanda.
Dispositivos de engomar
Para cada um desses materiais, existe um método diferente de passar e nivelar. As substâncias e dispositivos mais usados são:
- ferro;
- vaporizador;
- banho de vapor;
- água;
- creme de sapato.
Para obter o efeito máximo, você precisa conhecer as regras para usar cada uma dessas ferramentas.
Aplicação
Antes de iniciar o tratamento do produto, é necessário testar o método selecionado em uma pequena porção do substituto de couro. Vale a pena começar o trabalho adicional somente se o método não causar danos ao material.
Na maioria dos produtos de couro sintético existe uma etiqueta indicando a admissibilidade de um ou outro tratamento térmico ou químico. No caso em que o uso de ferro não é proibido, você pode tentar afagar as dobras com ele. Para fazer isso, coloque o dispositivo na temperatura mínima para engomar delicado e desligue a função de vapor. Também precisa de toalhas de terry no valor de quatro peças.
Primeiro, as toalhas são colocadas no lado errado do produto e, em seguida, alisam a capa de couro até que as dobras desapareçam completamente.
Depois de atingir o resultado desejado, o item deve ser cuidadosamente pendurado e deixado esfriar.
Produtos de leatherette podem ser cozinhados com um dispositivo especial. É ótimo para nivelar as coisas com um grande número de costuras, uma vez que passar é muito difícil. É melhor realizar este procedimento, pendurando roupas - jaqueta, casaco ou saia - em um manequim. Então, ao secar, eles tomarão imediatamente a forma necessária.
Primeiro você precisa transformar o produto do avesso. Em seguida, defina o vaporizador para a temperatura média. Se for outerwear, o trabalho começa com as mangas. O dispositivo deve estar a uma distância de cerca de 10 cm Cada peça do produto é processada dentro de 3-5 minutos. Após a sua conclusão, as roupas são viradas na parte da frente e penduradas novamente em um manequim (cabide).
Na ausência do vaporizador, tal procedimento também pode ser realizado por meios improvisados. Uma boa alternativa pode ser um banho de vapor. Para isso, você precisa de um cabideiro e um jornal se o item for um saco.
No banho, pegue a água mais quente e pendure a coisa no gancho logo acima do vapor. Se a bolsa estiver nivelada, então ela é preenchida com jornais para dar forma. A porta do banheiro deve estar bem fechada desde o início até o final do procedimento. Este tratamento dura 3 horas. Em seguida, o produto é pendurado em uma sala seca com boa ventilação até secar completamente. É necessário fazer uma reserva para que uma alpendre ou varanda não seja adequada para isso, já que a exposição prolongada à luz direta do sol em uma túnica de couro molhada pode levar à secagem excessiva e rachaduras.
Pequenas dobras podem ser suavizadas e simplesmente com a ajuda da água. Para isso, é necessário encher o líquido com um pulverizador convencional e polvilhar abundantemente o produto. Se a coisa é feita de material macio, então basta borrifar água uma vez no lado errado e pendurá-la para secar. Quando as dobras são profundas, antigas ou o material é mais rígido, este procedimento deve ser realizado na parte frontal do produto. Neste caso, durante a hora, a pulverização é repetida várias vezes, como se o produto (mochila ou vestido) estivesse molhado sob o doge. Então o item está completamente seco.
O sapato creme também é considerado uma ferramenta eficaz para suavizar as rugas, pois torna a pele macia e elástica. Use os melhores meios transparentes incolores. Roupas penduradas em um cabide ou manequim e aplique o creme com uma esponja. Após a absorção completa (até 3 horas), o excesso de creme restante é simplesmente lavado com um guardanapo.
No caso em que o habitual vapor e engomar não traz o resultado desejado, você pode aplicar a composição química preparada em casa. Para fazer isso, você precisa do habitual 9% de vinagre de mesa na quantidade de 1 colher de sopa. l e ar condicionado para lavar - 1 colher de chá. A composição deve ser bem misturada e despejada no spray. Em seguida, borrife o produto na parte frontal do produto e pendure para secar. Não se preocupe com o cheiro pungente, desaparece rapidamente no ar.
Métodos adicionais
Além dos métodos amplamente usados listados acima, existem várias outras ferramentas que são usadas somente sob certas condições. Uma delas é a glicerina. É usado para processamento freqüente de couro sintético.
Para remover as dobras, ele é aplicado usando um tecido de algodão incolor na área amassada várias vezes (até três). Após completa absorção e nivelamento, eles são tratados com toda a superfície do produto e secos separadamente de outras coisas.
Bons resultados e mostra um secador de cabelo, mas apenas quando endireitar pequenas contusões. Para fazer isso, o dispositivo é colocado a não menos de 30 cm do produto e inclui o fornecimento de ar quente. O processamento não deve ser muito exigente.
Se o resultado não for visível por vários minutos, é melhor não exagerar no material e usar outro método.
Também devemos mencionar a lavagem. Este método é mais adequado para saias ou coletes. A roupa é lavada em um modo especial para a pele.Então é imediatamente retirado, nivelado à mão e pendurado para secar. Se deixar o produto pelo menos brevemente na máquina de lavar, as dobras ficarão ainda maiores.
Quanto aos sacos, um tecido de algodão fino pode ser usado para alisamento. O produto é bem embalado com jornais e lacrado. O tecido é umedecido com água morna e enrolado em uma única camada. Toda a estrutura deve ser pendurada pelas alças até secar completamente.
Em conclusão, gostaria de observar que é muito mais fácil evitar o aparecimento de dobras no substituto de couro do que suavizá-las mais tarde. Portanto, essas coisas são melhor mantidas em um cabide. Além disso, você não deve armazenar produtos em locais quentes, pois eles podem encolher ou rachar ao secar. E roupas de couro sintético devem ser adquiridas em tamanho, já que o material esticado ou extra necessariamente encolherá.
Sobre como alisar o couro adequadamente, você aprenderá com o vídeo a seguir.