Gaspra na Crimeia: como surgiu esta aldeia e como é notável para os turistas?
Gaspra - o nome de uma pequena aldeia resort, confortavelmente localizado perto de Yalta. Estas são pequenas ruas tranquilas, lindo mar e altas montanhas. Muitos turistas se apaixonam pela vila desde o primeiro dia de seu conhecimento. Em homenagem a esta área de recreação da Criméia, até mesmo nomeou um asteróide.
Descrição
O mar mais limpo em toda a costa da Criméia, curando o ar com o aroma das agulhas de pinheiro, todos os tipos de entretenimento, sanatórios modernos com alto nível de assistência médica e novos equipamentos, antigos palácios e um longo teleférico são todos Gaspra. E estas são apenas algumas razões para querer ir para lá. O PGT Gaspra está localizado a 11 km de Yalta e está separado de Alupka por uma distância de 8 km. Um mapa detalhado da Criméia ajudará a encontrar o caminho para Gaspra para todos os turistas que desejam visitar a vila do resort. No território da aldeia com um comprimento de cerca de 3 km 12.245 mil pessoas vivem.
Antes que o assentamento do tipo urbano de Gaspra se tornasse um lugar favorito para veranistas, era o território do assentamento dos gregos. Tudo isso aconteceu antes de nossa era, mas nas fontes, como aldeia, foi mencionado pela primeira vez apenas no século XVIII.
No século XIX, em Gaspra, a cidade era pouco frequentada mesmo no verão, pois a região era uma pequena e modesta aldeia, banhada pelo mar. Principalmente os moradores locais estavam engajados na agricultura.
Parte da cidade de Yalta Gaspra foi em meados do século XVIII. A aldeia começou a se desenvolver ativamente após a guerra. Isso foi facilitado pelas famílias de trabalhadores especialmente trazidos para Gaspra. Para eles, foram construídas duas plantas inativas. Aqueles aldeões que não se envolveram em trabalho agrícola coletivo participaram do desenvolvimento do Gaspra como uma área de resort: eles construíram casas de embarque, estradas, estâncias de saúde para crianças e zonas de parque melhoradas. Gradualmente, a aldeia tornou-se famosa na Crimeia como um dos lugares populares para descanso e recuperação do corpo.
Tempo
Gaspra é considerado um local de cura. Esta propriedade foi dada para a aldeia pela própria natureza, criando um coquetel do sol suave, ar fresco, lindo mar, altas montanhas e vegetação verdejante. Dos ventos do norte, a aldeia é protegida como uma parede por uma série de poderosos Ai-Petri, e do leste é cuidadosamente coberta pelo Cabo Ai-Todor. Dias claros e ensolarados aqui ocorrem muito mais frequentemente nublado e chuvoso. O clima ameno é devido a uma temperatura média de +25 no mês mais quente de verão - julho. Ao meio-dia, pode subir para +28, mas dificilmente sentida, graças às montanhas e ao mar. Em Gaspra, a temporada de natação começa em maio e termina no final de outubro. Em julho, a temperatura do mar sobe para +26, e toda a temporada de férias permanece dentro deste indicador.
Gaspra é perfumado com rosas, imerso em vegetação e vinhas. Lá cresce muitas plantas e árvores características da natureza da Criméia. Na esmagadora maioria destes são castanhas e ciprestes. O ar aqui é saturado com fitonídios e aero-íons, e é capaz não só de curar, mas também de aliviar a condição em caso de doenças broncopulmonares, é indicado para remissão para asmáticos. Montanhas e o mar limpam-no como os melhores filtros naturais.
Vistas
Em Gaspra é possível não só umas férias descontraídas na praia. Este é um dos poucos lugares, onde você realmente tem tempo para visitar todas as principais "pérolas" da Criméia, e conhecer a Criméia de diferentes lados. As visitas guiadas são frequentes e completas, convidando os turistas a se familiarizarem com a história da vila e da península.
Considere algumas atrações locais que são recomendadas para visitas obrigatórias.
Ninho de Andorinha
O orgulho da Crimeia, localizado no território de PGT Gaspra. Um passeio pelo museu dentro do palácio é representado por um programa muito interessante, no qual mudanças criativas são constantemente feitas.
Palácio de Lev Golitsyn e condessa Panina
Edifício historicamente valioso que atrai turistas, visitando a sala de Leo Tolstoy, em que o escritor viveu por um ano (1901-1902) Hoje, o sanatório Yasnaya Polyana está localizado no próprio palácio.
Farol, em, capa, Ai-Todor
Uma fascinante exposição de objetos do dia-a-dia dos marinheiros foi aberta em suas paredes fortes.
Trilha do czar
Corre-se perto da propriedade Panina. Como diz a história, à noite Nicholas II adorava passear por lá. Sob a permissão do czar, o escritor Leo Tolstoy certa vez teve o direito de pisar no caminho, vivendo em Gaspra.
Antiga árvore de pistache em cima de Ai-Todor
Uma visita a este marco é um bom sinal. Acredita-se que a idade da árvore lendária é de cerca de mil anos, e aquele que toca e faz um desejo, por todos os meios percebe isso na realidade.
Cadeira de parque
É claro que ele também deveria aproveitar o tempo e passear pelos caminhos, admirando as plantas únicas representadas por diferentes culturas de coníferas e sempre-verdes. Park colocou um longo tempo, e há até representantes da flora, cerca de quinhentos anos de idade.
Fortaleza Charax
Fortaleza Kharaks - as paredes atrás das quais abrigaram o hospital militar romano. Os restos do passado de Gaspra sobreviveram até os dias atuais. Além disso, você pode ver propriedade "Kharaks" em pé no território do atual sanatório "Dnepr", e para inspecionar o único parque Haraksky na encosta do Cabo Ai-Todor a uma altitude de 60 metros acima do mar. O parque contém uma coleção única de mais de duzentas espécies de plantas.
Algumas árvores do parque não têm cem anos, mas ele pode se orgulhar de espécimes com uma história de mil anos.
Praias
Em Gaspra, como de fato, e em toda a costa sul da Criméia, há uma costa rochosa, e a estrada que leva à praia é uma série de terraços descendentes. Portanto, devemos estar preparados para o fato de que o caminho para o mar e vice-versa consumirá energia. Da praia para o local de residência e de volta - menos um par de quilos durante o resto. Mas isso pode ser considerado um exercício saudável e outro bônus para a recuperação do resort.
O litoral de Gaspra é dividido em pequenas praias de seixos. Cais bem preparado e limpo. A entrada para a praia da aldeia pública é totalmente gratuita. Há também praias privadas pertencentes a mini-hotéis e sanatórios. Alguns deles podem ser acessados sem impedimentos, mas existem aqueles pelos quais eles cobram uma taxa. Ou eles não permitem a presença de estranhos, controlando estritamente a disponibilidade de um passe na forma de um livro de sanatório ou uma pulseira especial na mão.
As praias de Gaspra são bastante confortáveis, equipadas com chuveiros limpos, toldos e espreguiçadeiras. Calçados especiais para natação não são necessários. Não há pedras afiadas na água e na costa. As pedrinhas são agradáveis ao toque e até os bebês correm descalços sobre ela. Entre as praias livres listadas municipal e do território do sanatório "Marat". Aqui o maior número de turistas, de modo que as áreas de praia não são particularmente limpas, mas absolutamente aceitáveis para recreação. A praia do sanatório é uma descida muito conveniente para o mar, portanto, as famílias com crianças costumam descansar lá.
A praia central também é sempre cheia de quem quer tomar sol e nadar de graça. Por dinheiro você pode alugar espreguiçadeiras, jet skis e vários atributos para um passatempo ativo. Na categoria paga é a praia do sanatório "Parus". Para entrada em seu território é cobrado. O preço já inclui um passeio de elevador e tudo o que faz uma estadia confortável na praia: espreguiçadeiras, guarda-sóis, vestiários, banheiro, chuveiro frio.
Quanto ao nível de serviço, então é uma ordem de grandeza maior do que a que pode ser obtida no ponto municipal de férias na praia.
A praia do sanatório de Dnipropetrovsk do mesmo nome também pertence a áreas pagas de estranhos. Desde o próprio edifício da casa de férias até à beira-mar, chegam aos elevadores na rocha. Mas você pode descer e a pé ao longo do caminho. Em praias particulares, apenas turistas de certos centros de saúde tomam banho de sol e tomam banho. Por exemplo, estas são as áreas de praia do sanatório "Pearl" ou "General". Eles estão localizados logo atrás do Ninho da Andorinha, e ninguém pode entrar lá.
Em geral, em Gaspra existem praias suficientes para qualquer gosto: seixos grossos e pequenos, arenosos. Os habitantes de Gaspra têm orgulho de praias bem equipadas e águas claras do mar. A aldeia é um ótimo lugar para crianças seguras de banho. Aldeões empreendedores mostraram criatividade e criaram cartões de visitas que permitem aos viajantes visitar muitas praias pagas com um desconto impressionante.
Onde ficar?
Em Gaspra, muitos lugares de diferentes níveis de serviço e categoria de preço estão disponíveis para morar. Estes são hotéis privados, casas de hóspedes e grandes sanatórios com programas de tratamento e uma gama completa de serviços. A opção mais acessível é alugar um quarto no setor privado. Neste caso, o preço depende fortemente da localização da casa. Os moradores dividem o PGT no território: Upper, Middle e Lower Gaspra. Em Lower Gaspra os preços são muito mais altos para tudo, incluindo comida e lembranças. Na parte superior de Gaspra, o descanso é mais democrático no custo devido ao seu afastamento do mar.
Na aldeia de muitos recursos. Os hóspedes podem parar Gaspra em "Parus", "Pearl", "Dnieper", "Dulbere", "Yasnaya Polyana", "Pine Grove", "Marat", etc. A maioria dos resorts listados está aberta ao público durante todo o ano. Entre os turistas nos sanatórios de Gaspra há muitos idosos. Renovado após reconstrução antigo sanatório soviético "Kurpaty" abriu suas portas para todos aqueles que precisam descansar com o tratamento. Abriga um moderno centro médico, oferecendo uma ampla gama de serviços.
Aqui você pode adicionar a localização do sanatório na primeira linha do mar, uma praia privada, um vasto território e uma floresta de pinheiros. Até cura o próprio ar!
Em “Kurpaty” você pode melhorar sua saúde tomando banhos de mar, dióxido de carbono, radônio ou pinho, e até mesmo obter um curso completo de viticultura. Muitos sanatórios operacionais são antigos estados de príncipes e aristocratas russos. Em tal atmosfera, e você se sente um alto escalão especial, descansando como um rei! Nervos e corpo ficarão mais fortes graças aos procedimentos e esforços da própria natureza.
Em geral, alugar casas na aldeia não é nada caro. Por exemplo, para um apartamento de um quarto com todas as comodidades necessárias de um turista, eles pedem 500-800 rublos. E uma casa inteira com estacionamento no quintal, uma churrasqueira gratuita e a possibilidade de vapor em um banho vai custar a partir de 1200 rublos por noite.
Apesar do fato de que Gaspra é uma vila popular, e é perto de Yalta, há poucos grandes hotéis aqui. Desde os tempos soviéticos, a ênfase principal tem sido colocada no descanso dos sanatórios. Mas os turistas podem ficar nos mini-hotéis, levando o turismo a um nível decente.
"Sunny House"
Este é um hotel privado em Alupkinskoye shosse, 56. Ele atrai os hóspedes com quartos espaçosos com vistas pitorescas das janelas panorâmicas. Localizado a 200-300 metros do mar. Preço por quarto - a partir de 3 900 rublos.
Guest House "Caravana"
Quartos confortáveis e acolhedores com vista para o Ninho da Andorinha. Para o mar terá que descer, mas as condições de vida do hotel valem a pena. Preço por quarto - de 4 mil rublos.
Rubicon
Pequeno hotel privado. Uma ótima opção, a apenas 5 minutos da praia aconchegante e confortável. Localizado em um parque verde bem cuidado. Oferece quartos modernos e espaçosos para uma estadia confortável. O preço do quarto é de 3.800 rublos.
"Guest House Voronin"
Atrai com seu nome incomum e localização perto do ninho de andorinha. Quartos superiores, Wi-Fi gratuito e ininterrupto, todo o equipamento necessário. Estacionamento gratuito no local e comodidades para churrascos estão disponíveis no local. Para o mar para baixo cerca de 20 minutos. O preço por dia é democrático - de 2.900 rublos.
Entretenimento
Gaspra é a “cara” da verdadeira Criméia, que se apaixona por partidários de férias graduais com a família, amantes de novas sensações, extremos ardentes e intelectuais sofisticados que estudam lugares históricos e memoráveis e arquitetura excepcional. O pequeno território da vila não acomoda muitos pontos turísticos e locais de entretenimento. Mas a proximidade com Yalta não deixará nem o turista mais tendencioso e caprichoso ficar entediado.
Para as crianças em Yalta, há também muitas atividades para um lazer divertido e memorável. Zoo com uma variedade de fauna, dolphinarium com um programa excepcionalmente brilhante. Bem como muitas atrações, que são de tirar o fôlego, não só em crianças, mas também em adultos!
Fãs de passatempo energético podem tentar alugar uma scooter em Gaspra, andar de esqui aquático e scooter de velocidade, mergulhar e subir no céu de balão.
Aqueles que estão à procura de emoções podem dedicar tempo a subir ou a saltar da encosta de alta montanha de Ai-Petri. Claro, sob a orientação rigorosa de um instrutor e em um forte "abraço" de seguro confiável. Um extremo espantoso será lembrado por um longo tempo e virar a cabeça, enchendo os pulmões com ar fresco da Crimeia e uma sensação de liberdade.
Passeios de barco, iates ou catamarãs atrairão os amantes das viagens marítimas. E a escolha de lembranças permitirá trazer do resort uma lembrança incomum para todos que ficaram em casa. Para aqueles que querem músicas e danças, há lugares com karaokê e clubes em Gaspra e em Yalta. Claro, nesta aldeia você deve definitivamente visitar, porque Gaspra é único e multifacetado. Aqui são calorosamente recebidos turistas de qualquer idade e status.
Comentários de hóspedes
Os turistas lembram o feriado em Gaspra calorosamente e com prazer. Aqueles que estiveram aqui uma vez, certamente querem repetir a experiência bem-sucedida na nova temporada de verão. Muitos visitantes, como Gaspra, em maio, quando a água já está quente o suficiente, o clima agrada os dias ensolarados, e em torno dela ainda é muito desertas. Para visitar Gaspra nas férias de maio, os casais com filhos, idosos e jovens preferem. Para todas as categorias de turistas haverá aulas a gosto, possibilidades materiais e o estado da alma!
Na aldeia na alta temporada não há preços muito altos para a habitação, alimentação e lembranças. Isto é notado em suas respostas pela maioria que visitou Gaspra no verão.
Habitação para qualquer preferência, tratamento de sanatório com um resultado eficaz - tudo isso incentiva você a voltar aqui e sonhar com Gaspra na offseason.
No próximo vídeo, você encontrará uma breve visão geral da vila de Gaspra, na Criméia.