Cape Plaka na Crimeia: história e localização
A Crimeia é considerada um dos lugares mais bonitos do nosso vasto país. A hospitalidade e a misteriosidade da área atraem um grande número de turistas todos os anos na primavera e no verão. Cada atração tem suas próprias características e história. Um dos lugares mais interessantes é o Cape Plaka, depois de ter subido para o qual você desfrutará de uma vista encantadora. No artigo vamos contar a história dos pontos turísticos, considerar as características naturais e as formas de chegar ao local.
História
A capa foi descoberta pelos gregos no século XIV, foram eles que deram o nome de Plaka, que significa “pedra chata”. A posição geográfica transformou-a numa espécie de fortaleza natural, que protegia a aldeia vizinha de Lampas dos ataques de detratores. Mais tarde, o cabo, junto com a aldeia, foi conquistado pelos soldados turcos, eles renomearam o lugar Kuchuk-Lambat. No século XIX, A.M. Borozdin tornou-se o proprietário de Plaka, que estava envolvido na organização da área. Um enorme parque com espécies raras de plantas, uma bela vista e uma fauna única - tudo isso é considerado um mérito dos militares.
No início do século 20, Anastasia Gagarina chegou aqui, para quem um castelo de luxo foi construído. A estrutura sobreviveu ao nosso tempo, os turistas podem apreciar o seu luxo. A princesa deu a maior parte de sua vida ao arranjo do edifício em estilo românico e no parque ao redor. A princesa Gagarin tornou-se uma verdadeira lenda desta área, e a história de amor romântica que a ligava ao marido, o príncipe Gagarin, ainda é contada por guias.
Cape Plaka era um lugar tão bonito e pacífico que era frequentemente visitado por hóspedes famosos. A. S. Pushkin, V. A. Zhukovsky, A. S. Griboyedov e muitos outros encontraram paz, conforto e paz aqui. Após a revolução, o castelo tornou-se propriedade do sanatório do penhasco, que ainda está feliz em receber hóspedes.
Uma grande biblioteca está atualmente localizada no Palácio Gagarina.
Recursos naturais
Cape Plaka tem uma forma bastante incomum que cada turista interpreta à sua maneira. Alguns vêem um cogumelo em seus contornos, outros - o focinho de um cachorro e outros - uma coruja. A natureza da capa é única. O clima quente do sul é fornecido pelo Mar Negro e as montanhas da Baía de Kuchuk-Lambatsky, que protegem a área do vento. No verão, a temperatura da água atinge +26 graus, o que é ótimo para nadar.
A natureza da capa é única em sua vegetação. A flora da área é representada pelas espécies mais raras de árvores, flores e arbustos. Variedades de frutas raras e valiosas são cultivadas aqui, por exemplo, azeitonas, que apareceram aqui na Idade Média. A fauna do Cabo Plaka também é bastante diversificada. De particular valor são espécies raras de aves que vivem na costa do sul. O inofensivo tubarão e golfinhos do Mar Negro são encontrados nas águas da Crimeia.
Este lugar é considerado o melhor para os entusiastas da pesca. Aqui vivem carpa, arenque, linguado, carpa e lúcio, bem como a anchova do Mar Negro.
Os serviços turísticos são bem desenvolvidos, os hóspedes são oferecidos os serviços de mergulhadores profissionais, com quem você pode explorar os habitantes do mar.
Extremals apreciarão voar em um balão e helicóptero, com uma vista magnífica da beleza da Criméia do ar.
A estrutura geológica da capa fala de sua origem vulcânica. De acordo com uma versão de cientistas, acredita-se que o Cabo Plaka foi formado após uma forte erupção que ocorreu há mais de um milhão de anos. Por alguma razão desconhecida, depois de um tempo o vulcão saiu, esfriando, e o magma congelou de uma forma interessante.Outra sugestão diz que a protuberância na capa é o vulcão defeituoso, isto é, lacólito. No entanto, os cientistas colocam em grande dúvida, uma vez que, segundo os geólogos, a estrutura é representada por rochas vulcânicas e argila petrificada, lançadas à superfície há vários séculos.
O Cabo Plaka - absolutamente deserto de um lado e densamente plantado com vegetação do outro - é uma visão bastante interessante. A fronteira entre as partes norte e sul da pedra é tão nítida e clara que cria a sensação de que a rocha está crescendo fora da floresta. Do ponto mais alto, há uma vista panorâmica de toda a costa do Mar Negro, que é ligeiramente limitada à Baía de Kuchuk-Lambat. Três grandes pedras que se elevam acima da superfície do mar parecem muito bonitas, são chamadas de rochas do pássaro.
Cada pedregulho tem um nome incomum, cuja origem ainda é desconhecida: eles o chamam de Cama, Pão de Soldado e Monge.
Outra característica natural de Plaka são enormes pedras calcárias, empilhadas aleatoriamente umas sobre as outras. O lugar é chamado de caos Kuchuk-Lambatsky. Um número tão grande de blocos de calcário apareceu por causa de um deslizamento de terra, em algumas áreas você pode ver árvores brotadas de espécies raras.
Lugares interessantes
Uma das principais atrações de Cape Plaka é o Palácio da Princesa Gagarina, acima mencionado, e um grande parque. Considere sua história em mais detalhes. Foi construído e mobilado pelo arquiteto Krasnov. Portas de vestíbulo de luxo ainda preservadas e mosaico de chão. No momento, a entrada do parque é gratuita. Os turistas são atraídos não apenas pela beleza desses lugares, mas também pela romântica história de amor do príncipe e da princesa, que eram inseparáveis durante toda a sua vida juntos. A. Gagarin costumava visitar o salão da mãe de Anastasia em Kutaisi, sendo o governador geral da cidade. Ele imediatamente se apaixonou pela garota e fez uma oferta, e ela concordou, mesmo apesar da grande diferença de idade.
Por três anos felizes, o casal morou na Geórgia e fez planos para se mudar para a Crimeia para o Cabo de Plaka, onde tinham uma pequena propriedade. Uma vez que Anastasia teve que sair - para visitar um parente próximo. Infelizmente, foi na ausência da esposa do príncipe Gagarin morta. A garota não encontrou o marido vivo. A viúva de Alexander Ivanovich estava inconsolável e por meses ela foi trancada em seu quarto. Mais tarde, ela decidiu realizar o antigo sonho de seu marido e mudou-se para morar na propriedade em Cape Plaka.
A princesa vivia sozinha e estava envolvida apenas no arranjo da localidade. Sob sua liderança foi construído um belo palácio. Assim que o arranjo do castelo e do parque foi concluído, a princesa Anastásia faleceu e não teve tempo de morar em uma nova casa, herdada por sua sobrinha.
Até agora, o edifício do palácio parece bonito, e ao lado dele está um pequeno monumento de Gagarina, de lá começa o beco de ciprestes e zimbro, levando à igreja de Alexander Nevsky em estilo bizantino. No final do Cabo Plaka, a cripta dos Borozdins, seus primeiros mestres, está preservada. Os fãs de caminhadas ao ar livre apreciarão a beleza do parque e sua flora.
Outra atração desta área é a propriedade Raevsky, ao lado do qual há também um grande parque com árvores raras, flores e cactos. Um passeio ao longo da capa trará verdadeiro prazer a qualquer turista. O ar fresco, a beleza da natureza e o clima quente são ideais tanto para um casal descontraído quanto para um casal descontraído.
Onde e como chegar?
Cape Plaka está localizado na costa sul da península da Criméia, no distrito urbano de Alushta. Perto é a aldeia resort de Cliff. O território do cabo é uma das principais áreas turísticas da Big Alushta. Endereço sanatório "Cliff": República da Criméia, Alushta, liquidação Cliff, Gagarin Street, 5.
Você pode parar não só em um sanatório, os residentes da aldeia alugam com prazer um apartamento por um preço razoável.
Você pode chegar ao local de diferentes maneiras.
- Um barco vai para o cabo, que parte do cais Utyos, localizado entre Alushta e Partenit.
- De carro ir na estrada Yalta - Alushta. Tendo atingido a aldeia de Kiparisnoe, você precisa tomar a estrada para as montanhas para o sanatório "Cliff". Um caminho para os pés leva do busto de Gagarina, ao longo do qual você não precisará caminhar mais do que 10 minutos. Para a conveniência dos turistas em toda parte há sinais.
- Alguns decidem ir a pé a partir de Alushta, no entanto, terá que gastar mais de uma hora e meia e muita força. Essa jornada não é de longe nem toda a gente, nem mesmo um jovem turista, por isso é melhor usar o transporte.
- A fim de economizar dinheiro, você pode usar um ônibus regular da estação de ônibus de Alushta, que em 20 minutos trará os turistas diretamente para o sanatório. Se você planeja deixar Simferopol, você terá que chegar primeiro a Alushta, e depois transferir para o ônibus. Para a capa, em qualquer caso, você terá que andar, já que o caminho do penhasco é exclusivamente para pedestres.
Sobre o Cabo Plaka na Crimeia, veja o vídeo abaixo.