Nikolaevka na Crimeia: uma característica do resort, atrações, viagens e alojamento
Quando as pessoas falam sobre férias na Criméia, os resorts da costa sul da península vêm em primeiro lugar: Yalta, Alushta, Sudak e outros. No entanto, uma enorme vantagem da Criméia é que ela é cercada pelo mar de quase todos os lados, e embora o clima subtropical seja apenas no sul, às vezes não faz sentido persegui-lo. O mar e um pouco ao norte serão os mesmos mornos, mas o afluxo de turistas resultará não tão desesperado, o que significa que você pode contar com preços menos "mordazes".
Considerando que o tamanho da península não é tão grande, você pode rapidamente e sem esforço chegar a lugares interessantes em um passeio, portanto, cidades e vilarejos menos populares devem ser considerados como a residência principal. Nikolaevka pode ser considerada uma das aldeias costeiras mais subvalorizadas.
Descrição
Talvez Nikolaevka é uma típica vila de veraneio, para a qual o dinheiro de investidores insanos ainda não chegou, capaz de transformá-lo em um resort de primeira classe, mas os turistas que preferem descansar a preços razoáveis já chegaram. É impossível dizer que não há infra-estrutura aqui - existe, e continua a evoluir, aconteceu apenas que a atenção para Nikolayevka foi cada vez mais voltada nos últimos anos.
Isso não é surpreendente - depois que o aeroporto de Simferopol se tornou insanamente movimentado, e pela primeira vez os russos se interessaram pela direção da Crimeia, muitos “velhos” resorts foram bloqueados e aumentaram os preços. Nikolaevka, naquela época, não era popular, mas teve a oportunidade de receber um número adicional de turistas, e ela também está mais próxima de Simferopol do que muitos outros resorts.
Hoje é uma pequena aldeia urbana com uma população de menos de 3 mil pessoas, que tem boas perspectivas. Atrai praias de areia e cascalho e mar suave, porque nos últimos anos, os jovens têm sido cada vez mais atraídos por aqui. Há todos os motivos para acreditar que o assunto não será limitado ao parque de diversões já existente - em breve haverá muitas outras infra-estruturas que tornarão Nikolaevka num verdadeiro resort. Faz sentido ir até aqui agora, até que os preços subiram ao nível de Yalta.
Quase a única coisa em que Nikolaevka é grande é perder para o resto dos resorts populares da península e não será capaz de alcançá-los de qualquer forma - isso é história. A maior parte de cidades modernas na costa do Sul da Crimeia têm raízes antigas, mas Nikolaevka não tocou isto de nenhum modo - foi fundado já depois da Guerra da Crimeia, em 1858. No entanto, mesmo monumentos de arquitetura de um século e meio não permaneceram aqui, afinal de contas, marinheiros aposentados que inicialmente viviam em abrigos comuns fundaram a vila.
Apesar do fato de que o assentamento estava crescendo rapidamente, por muito tempo ele permaneceu apenas uma aldeia, e recebeu o status de um assentamento urbano apenas em 1988.
Em suma, se você foi para a Crimeia, entre outras coisas, também por trás da história, então na própria Nikolaevka ela realmente não o fez.
Provavelmente, se você vier aqui, significa que você não está tão interessado em excursões adicionais, e você só quer se deitar na praia. A peculiaridade de Nikolaevka é que todas as praias em sua vizinhança são compostas de uma mistura de areia e seixos de várias frações, mas isso não significa que eles são todos iguais. Eles diferem tanto em qualidade quanto em aparência: alguns são estreitos, com abundância de pedras e sustentados por altas falésias, outros são relativamente largos.
Se você está procurando a praia mais popular, vá para o que é chamado Central - está em grande demanda, já que há muito espaço aqui e a entrada é gratuita. Outra coisa é que a falta de taxas de admissão tem um impacto um pouco negativo sobre a infra-estrutura - a praia não é muito bem cuidada, embora passeios típicos de praia estejam localizados aqui.
Há uma praia que está localizada no centro de recreação "Skiff" - aqui o arranjo é muito melhor, por exemplo, há descidas confortáveis para a água, há vestiários equipados e um chuveiro funcional. Claro, existem praias absolutamente selvagens - não há infra-estrutura a priori, mas também não há fluxo constante de pessoas. Se você está procurando por apenas um feriado, vá para a parte norte de Nikolaevka - é calmo e muitas vezes deserta, mas é onde as praias são estreitas, e você precisa ir até eles ao longo de penhascos íngremes.
É muito conveniente vir a Nikolaevka com crianças, desde o fundo perto da costa é rasa e a inclinação a ele é suave e muito lisa.
No fundo, às vezes há grandes pedras submersas, pelas quais você pode tropeçar, mas em geral consiste na mesma mistura de seixos com areia.
Com bom tempo, a água ao largo da costa de Nikolaevka parece muito limpa e transparente, mas, na verdade, na estrutura do fundo, as rochas argilosas são uma parte significativa. Por causa disso, com a presença de ondas de tamanho médio, o mar já parece muito mais sujo e nem todo mundo quer entrar nele.
Clima
Os resorts da Criméia são bem promovidos como subtropicais - os nortistas vão aqui em massa para observar as palmeiras e aproveitar os raios do sol do sul. No entanto, as condições descritas aplicam-se apenas à costa sul da Crimeia, que é protegida dos ventos do norte pela cadeia das montanhas da Crimeia, mas isso não se aplica a Nikolayevka. É claro que isso ainda é o sul, e o verão é muito quente aqui - mais ainda do que nas subtropicais vizinhas, mas aqui o fim da primavera e o começo do outono não podem mais ser chamados de férias.
Cercado por terra pela estepe da Crimeia, Nikolaevka está aberto ao influxo de massas de ar quente durante todo o verão. A temperatura do ar na segunda metade do verão excede 25-27 graus, e é o valor médio diário que se quer dizer, ou seja, durante o dia haverá sempre acima de 30 graus. Levemente raciocinando que o calor só pode ser uma leve brisa vinda do Mar Negro, porque chove esta terra não é estragada - no entanto, para umas férias na praia é um pouco mais do que um menos.
No verão, a água aquece a cerca de 22-24 graus. As áreas costeiras do mar são bastante rasas, o que não só ajuda a descansar com as crianças, mas também permite que o mar aqueça mais rápido. Durante todo o verão, a água, como os turistas gostam de dizer, é "leite fresco", no entanto, não há mais algo semelhante à típica temporada de veludo da Criméia.
Se você não se considera uma morsa, é melhor não subir no mar a partir de meados de setembro.
Se você ainda não tem muito medo de água fria e está pronto para ir para o mar no começo ou no final da temporada, a fim de economizar algum dinheiro, observe que É melhor visitar Nikolaevka no início do outono, e não no final da primavera.
Após o verão, o calor perdura por um tempo, a vila e seus arredores "arrefecem", e isso pode ser usado, mas mesmo em maio e parte de junho você pode chegar ao tempo relativamente frio. Quanto ao outono, inverno e a maior parte da primavera, não faz sentido ir a Nikolaevka por causa do mar - acontece que este resort é muito setentrional para essas férias.
O que ver
Devido à sua curta história, Nikolaevka é desprovido de atrações especiais, e o fato de que ele está localizado a alguma distância das montanhas da Criméia só agrava a situação - afinal, não há paisagens cênicas reais da Criméia aqui.
Indo de férias aqui, em primeiro lugar imaginar atividades típicas de praia sob a forma de natação, banhos de sol e passeios à beira-mar simples.
Talvez a principal atração para onde você possa ir, desde que você está aqui, seja Aquário "Mar Negro". Ao contrário do seu nome, ele é capaz de mostrar alguns habitantes submersos que não são encontrados nas águas do Mar Negro - por exemplo, as mesmas piranhas. A instalação está localizada no porão, e você não deve esperar o nível dos melhores aquários do aquário da vila, mas você não deve desprezar este lugar com antecedência - os tanques com peixes aqui estão no teto, e a diversidade de espécies não é ruim.
Como Nikolaevka, como muitos outros lugares da Criméia, está inextricavelmente ligado aos marinheiros, e São Nicolau, o Wonderworker, é considerado o intercessor, o principal monumento religioso da vila é o templo do mesmo nome.
Os historiadores dizem que o templo com o mesmo nome foi construído por marinheiros imediatamente, pois eles receberam permissão para estabelecer uma aldeia aqui, no entanto, o objeto arquitetônico original não foi preservado - o que você vê foi restaurado muito mais tarde.
Para uma aldeia tão pequena que não tem uma longa história de resort, O simples fato de ter um parque de diversões já é uma grande conquista. Naturalmente, não se deve esperar nenhuma atração única e marcante aqui, mas como não há absolutamente nada para competir com esse parque de diversões, todos os hóspedes do Nikolaevka vêm aqui, sem falta - especialmente aqueles que vêm com crianças.
Como em muitos outros assentamentos costeiros, Nikolaevka tem seu próprio aterro. Tais lugares tradicionalmente atraem a atenção de veranistas, pois aqui a pouca distância das praias, você pode admirar o mar, além disso, é aqui que os principais cafés e restaurantes para veranistas estão localizados.
Aqui, a propósito, é o já mencionado acima parque de diversões.
O que quer que se diga, acontece que, para os adultos dentro de Nikolaevka, os “pontos turísticos” mais interessantes são as praias e o mar. Se você ainda quiser algo mais, tem que sair da aldeia. A opção mais simples é ir inspecionar os arredores mais próximos. Especialmente para tais fins, você pode alugar uma bicicleta, mini-quad ou um cavalo, os barcos também estão disponíveis para os amantes de passeios de barco. Um pouco longe da aldeia, os instrutores locais vão ensinar-lhe todos os tipos de surf.
No entanto, mesmo esses “bônus” não permitirão um feriado eficaz e divertido em Nikolayevka por muito tempo - mais cedo ou mais tarde eles simplesmente ficarão entediados. Em seguida, a abordagem tradicional da maioria dos turistas em férias na Criméia em pequenos assentamentos vem para o resgate - viagens de campo. Pelo fato de estar localizado relativamente próximo, você deve prestar atenção ao assentamento cita, que é de cerca de uma hora para chegar, e bastante famoso Cachoeira "Weeping Rock".
Uma boa opção também pode ser uma viagem a uma das principais cidades vizinhas, onde pode haver pontos turísticos e infra-estrutura de resort, excedendo em muito o Nikolaev. Por exemplo, 69 quilômetros de Nikolaevka a Sevastopol, eles podem ser superados em no máximo uma hora e meia. Evpatoria está ainda mais perto - fica a apenas 53 quilômetros de distância, o que é perfeitamente possível de dirigir mesmo em pouco mais de uma hora.
Infelizmente, todas as outras grandes cidades (exceto Simferopol) e interessantes localizadas na costa sul estão localizadas a uma distância muito maior. Por exemplo, são 98 quilômetros para Alushta, 135 quilômetros para Yalta e 146 quilômetros para Sudak. Claro, você pode ir até eles, mas então você precisa esperar que a estrada para lá e para trás leve pelo menos quatro horas.
Tenha em mente que sem o seu próprio carro ou um carro alugado, tal rota provavelmente só pode ser superada com transferências, portanto é melhor confiar em excursões organizadas.
O que tentar?
Verdadeiramente chiques restaurantes em Nikolaevka ainda não apareceram - instituições deste tipo não serão procuradas aqui, no entanto, isso não significa que não há lugar para comer aqui.Na temporada de verão, uma parte significativa dos habitantes locais está intimamente envolvida na restauração, abrindo inúmeros cafés. Qualquer cozinha pode ser encontrada aqui, mas a peculiaridade local é que muitos estabelecimentos de restauração locais prestam grande atenção à cozinha ucraniana, o que pode ser uma maravilha para os hóspedes de longe.
A principal parte dos estabelecimentos de restauração está localizada ao longo do aterro e, em seguida, escolha ao seu gosto - nós apenas destacaremos alguns estabelecimentos que estão em demanda significativa do cliente e coletamos principalmente avaliações positivas.
- Cafe "Três amigos". Esta instituição está localizada no centro da vila, e será interessante principalmente para os hóspedes que estão acostumados a comer comida variada mas familiar. Para uma pequena aldeia como Nikolayevka, a presença de cozinha europeia e oriental em um café, incluindo pratos grelhados e sushi já familiar é uma abordagem muito séria.
Os cafés do resort são freqüentemente acusados de não monitorar cuidadosamente as condições sanitárias e a qualidade da cozinha, mas “Three Friends” faz de tudo para evitar suspeitas de si mesmos - por exemplo, muitos pratos são preparados bem na frente dos visitantes.
- Restaurante "Kolomiya". Quem quer essa cor, você definitivamente deveria olhar aqui. A instituição tem o nome de uma cidade relativamente pequena na região dos Cárpatos e de dentro é decorada no estilo de uma antiga cabana ucraniana com todos os atributos, incluindo martelos de bancada bordados e utensílios de barro. Naturalmente, a cozinha ucraniana é representada em uma ampla variedade de pratos, mas apenas o menu não se limita a eles - por exemplo, a cozinha russa também existe.
Em termos de interior, este é definitivamente um dos melhores estabelecimentos de restauração locais.
- Cafe "Riviera". Este lugar é projetado não tanto para aquelas pessoas que estão à procura de serviço excepcional, mas para os visitantes famintos que gostariam de comer comida saborosa e satisfatória sem gastar muito dinheiro louco. A ênfase no trabalho desta instituição está em um fluxo constante de visitantes, porque os pratos são preparados rapidamente e em grandes volumes, e você pode ter um ótimo jantar por apenas algumas centenas de rublos.
- Sala de jantar cooperativa "Skiff". Apesar da atitude preconceituosa de muitos turistas para as instituições, chamadas de cantinas, este local é organizado de forma bastante qualitativa. Se você olhar para os comentários, então este lugar é elogiado pelo fato de que os pratos locais são surpreendentemente reminiscentes de comida caseira - talvez não haja pratos estrangeiros, mas você literalmente se sente como uma criança, como se viesse à avó novamente.
- Sala de jantar "Hatinka". Outro estabelecimento de catering, com foco no sabor ucraniano. A propósito, esta sala de jantar é considerada a maior da vila, e isso se deve não apenas à posição central favorável ou ao tamanho impressionante da sala de jantar, mas também à grande variedade de pratos oferecidos.
Como convém a tal instituição, os preços aqui são moderados, mas este é um ótimo lugar para experimentar borscht tradicional.
Como chegar lá?
A maior cidade mais próxima de Nikolayevka no mapa é a capital da Criméia, Simferopol, e isso, é claro, tem um efeito extremamente bom no desenvolvimento turístico da vila. A distância entre os dois pontos é de apenas 42 quilômetros, e neste sentido, a vila à beira-mar é, de fato, se não a mais próxima, então um dos resorts mais próximos da costa.
Isto é especialmente importante, dado que a maioria dos convidados da península da Criméia chega à Criméia através de Simferopol.
A importância de Simferopol como ponto de trânsito se deve ao fato de que não é apenas a capital da república, mas também permanece como o único portão aéreo da península. É aqui que é o destino final para a maioria dos ônibus, seguindo tanto do continente e de diferentes partes da península em si.
Quanto ao aeroporto, durante a alta temporada, ele atende a cerca de 70 destinos e, embora conecte Simferopol apenas a cidades russas, eles têm um programa estadual que permite que os cidadãos de baixa renda voem com desconto. De muitas maneiras, são esses passageiros que correm para o relativamente barato Nikolayevka.
O serviço de ônibus é regular - apesar do pequeno tamanho da aldeia, no verão, os ônibus passam aqui em intervalos de meia hora a duas horas ao longo do dia. Além disso, as autoridades locais entendem o princípio da conexão direta de Nikolaevka não só com Simferopol, mas também com o seu aeroporto, porque também há ônibus que partem diretamente do terminal, e não da estação de ônibus tradicional Kurortnaya.
O tempo de viagem não é superior a uma hora, mas o custo é melhor especificar no local - Aproximadamente a viagem custará 120 rublos.
Além disso, muitos russos após a abertura da ponte da Criméia preferem vir para a Criméia de carro - especialmente para os moradores do adjacente território de Krasnodar. Aqui deve notar-se que Nikolaevka a este respeito não está muito convenientemente localizado - é muito mais afastado da ponte da Criméia do que a maior parte dos resorts da Criméia. A distância de Kerch, localizada na saída dela, para Nikolaevka é 253 quilômetros, esta viagem leva aproximadamente 4,5-5 horas.
Mas perder-se na rota é pouco provável que funcione para você - primeiro, você segue os sinais, onde todas as principais cidades da Crimeia estão escritas, até chegar a Feodosia, após o qual você começa a se concentrar em Simferopol. É necessário deixar a capital da Criméia na direção de Sevastopol, e lá logo após a cidade haverá uma curva à direita. Na última etapa da viagem, de Simferopol a Nikolayevka, não haverá mais grandes cidades, a vila em si é o fim da estrada e, embora seja principalmente direta, é melhor navegar pelo rastreador ou especificar a rota entre os moradores locais.
Onde ficar?
Apesar do fato de que o turismo “grande” em Nikolayevka estava apenas começando a se desenvolver, os moradores locais já haviam conseguido pegar uma nova tendência e, portanto, os problemas com o assentamento não deveriam surgir aqui. Aqui já há alojamentos de todos os tipos: você pode alugar casas de hóspedes no setor privado, morar em uma pensão ou em um centro de recreação com pensão completa, escolher um hotel caro à beira-mar com uma piscina ou uma casa de barcos romântica.
Ao mesmo tempo, uma parte significativa da escolha recai sobre o setor privado - o segmento mais barato, onde é perfeitamente possível acomodar apenas algumas centenas de rublos por pessoa por noite. A demanda dos visitantes deste resort é muitas vezes apropriada - eles estão procurando por moradias acessíveis que seriam equiparadas às conveniências de Nikolayevka e não seriam caras.
Em princípio, um viajante de orçamento deve entender que com despesas mínimas, conveniência será apropriada - por exemplo, salas podem ser projetadas para um grande número de pessoas, e você pode viajar com uma empresa significativa, ou pagar por camas vazias ou viver com estranhos em uma base de albergue. . O mesmo banheiro e chuveiro para cada quarto nas opções mais baratas não é fornecido - de acordo com o popular nesta formulação de negócios, está localizado "no chão". No entanto, nem sempre é tão modesto.
Por exemplo Algumas pousadas, claramente classificadas como orçamento, podem oferecer quartos de diferentes classes e níveis de conforto. Uma certa popularidade ganha mini-hotel "33 prazeres" localizado a apenas cinco minutos a pé da praia - você pode literalmente viver em meio mil rublos em um quarto com as condições acima, ou você pode se tornar generoso e alugar um quarto por cerca de mil rublos - então as condições serão completamente diferentes.Com este planejamento orçamentário, verifica-se que o seu quarto tem seu próprio chuveiro e toalete, e os melhores quartos também são equipados com ar-condicionado, permitindo que você sobreviva confortavelmente ao verão estepe quente.
Como escolhemos essa instituição como um exemplo de férias orçamentárias, precisamos discutir questões nutricionais - há uma cozinha para preparar refeições autônomas e chefs que podem fazer suas refeições durante as férias por uma taxa.
Para mostrar o resto em um nível ligeiramente diferente, vamos olhar para o segmento de preço médio - outro sairá como um exemplo. casa de hóspedes com o nome "Fortune". Se você chegou exatamente aqui, prepare-se para uma enorme gama de preços para quartos - você pode investir em mil rublos, ou talvez 3 mil. A diferença é que os quartos aqui são fundamentalmente diferentes - você pode viver não apenas no quarto, mas em apartamentos completos.
Diferenças na abordagem e organização são impressionantes - por uma taxa, você pode concordar não apenas com três refeições por dia, mas também com uma transferência do Simferopol. Até mesmo uma transferência aqui você pode escolher - para 1,5 mil rublos você trará um carro relativamente modesto, e para 2 mil você pode ordenar algo um pouco mais interessante.
Uma solução interessante para o segmento de preço médio é hotel de duas estrelas "Anchor", que como um apartamento oferece aos seus hóspedes casas de barcos. Para as pessoas que não têm uma experiência impressionante de descanso na Criméia, o próprio conceito de "casa de barcos" pode parecer desconhecido - sob ele esconde-se uma espécie de garagem para um barco localizado na vizinhança imediata da água.
Na península, tais edifícios são maciçamente convertidos em habitação, e o Anchor oferece a eles um nível decente de conforto - por exemplo, em seu bangalô haverá ar condicionado e TV via satélite, você pode visitar o banheiro e tomar banho com água quente. A comida pode ser preparada no seu próprio apartamento na cozinha espaçosa, churrasqueiras são fornecidas, e há salas de descanso no andar de cima.
A grande vantagem das rampas é que elas não precisam ir à praia - elas estão inicialmente localizadas ali mesmo, enquanto a âncora é cercada por todos os lados e protegida, e está localizada muito perto da infraestrutura pública da vila.
Real hotéis de alta classe em Nikolayevka estão apenas emergindo, mas mesmo o nível de conforto (e preços) descrito acima não é o limite para esta vila. Férias relativamente caras são possíveis aqui agora, e um bom exemplo disso pode ser três estrelas hotel "laranja". Férias aqui na alta temporada podem custar 4.000 rublos por dia com todas as conveniências tradicionais para este tipo de alojamento.
Uma categoria completamente separada de moradia no resort são motéis e pensões - então suas férias serão úteis não apenas para a descarga do cérebro, mas também para a melhoria geral do corpo. A especificidade desta estadia é que você está melhorando constantemente: você é alimentado apenas com alimentos saudáveis, cria todas as possibilidades para praticar esportes no mar fresco, e a equipe da instituição inclui médicos profissionais e massoterapeutas, graças aos quais você pode participar de procedimentos básicos sem sair do território .
A escolha de tais instituições em Nikolaevka não é tão grande, mas ainda está lá, e os preços aqui são médios - por exemplo, na sala “Sul” custará de 2.300 rublos, enquanto a maioria dos serviços e refeições já estão incluídos no preço indicado.
Sobre o resto em Nikolaevka, veja o seguinte vídeo.