Bear Mountain na Crimeia: uma lenda sobre a origem e localização
Uma das principais atrações da península da Criméia é o famoso Bear Mountain Ayu-Dag, localizado na costa sul. O artigo irá considerar a localização e as lendas sobre a origem desta montanha.
Descrição
É o suficiente para ver Ayu-Dag uma vez na vida para preservar na memória sua beleza solene e magnificência impressionante. O pico arredondado da cordilheira eleva-se acima do solo a uma altitude de mais de 571 km, sustentando nuvens brancas e fofas.
A montanha abaixa sua capa afiada por 2,5 km no quente Mar Negro. As encostas arenosas marrons são cobertas por um trem de pedras e chapéus verdejantes de florestas. No sopé da montanha, entre as falésias salientes, existem pequenas áreas de terra - praias selvagens. Mesmo a partir de uma altura, você pode ver que a água nessas minúsculas bobinas é clara e transparente como a lágrima de um bebê. Através da superfície do mar de cristal é fundo rochoso muito visível.
No vale das montanhas estão localizadas aldeias Gurzuf e Partenit. Casas que estão enterradas em jardins, sanatórios, praças e parques rodeiam as proximidades de Ayu-Dag com um meio anel denso.
A estrada para o topo da montanha do urso encontra-se após o famoso acampamento "Artek". Aqueles que subiram ao andar de cima desfrutam de um maravilhoso panorama das encostas da cordilheira da Crimeia e da costa sul da Crimeia. A área total da montanha - 4 metros quadrados. m
Lendas da Montanha do Urso
As pessoas há muito notam que o array é muito semelhante a um urso reclinado. Portanto, a montanha é chamada de Ayu-Dag, que significa "montanha-urso" em tártaro. Muitas lendas e lendas contam de onde o Ayu-Dag veio. A mais bela delas é sobre uma linda menina e um urso poderoso e feroz.
Sobre salvar amantes
Há muito tempo atrás, não havia pessoas na costa sul da Crimeia. Viveu aqui apenas enormes ursos ferozes, fazendo incursões constantes e destruindo tudo ao redor. Ninguém se atreveu a atacar o território dos predadores.
Um dia, os restos de um navio naufragado foram pregados a uma praia de ursos. Entre eles estava um pequeno pacote, que acabou por ser uma menina pequena que sobreviveu a um naufrágio. O coração de um poderoso líder solitário estremeceu ao ver um pequeno bebê indefeso. Ursos pouparam a menina e deixaram a mochila.
Tem sido um ano. A garota se transformou em uma linda garota com uma voz extraordinária. Quando ela cantou, tudo congelou, curtindo os sons encantadores de suas canções. O velho urso amava a menina com todo seu coração, os ursos não viam a alma nela.
Parecia que o idílio seria eterno, mas o destino decretou o contrário. As ondas pregaram a proa na terra com um jovem doente e fraco que fugiu do cativeiro para sua terra natal. A garota saiu um jovem secretamente de animais.
Os jovens se apaixonaram e decidiram fugir. Os amantes embarcaram no barco e nadaram para a frente. Mas aqui os predadores voltaram para a praia. O velho líder olhou ao longe e entendeu tudo: o coração de seu aluno agora pertence a outro. Ela esqueceu seus antigos apegos e quer voltar ao povo.
Em um frenesi, em uma fúria louca que tem força, o urso rugiu. Ele caiu na praia, colocou sua poderosa cabeça na água e começou a beber rapidamente água. Também fez o pacote inteiro. E a água no mar começou a diminuir, o barco tornou-se mais próximo da costa, onde uma morte feroz inevitavelmente esperava pelo jovem. E então a linda garota começou a cantar. Em sua canção, ela orou pela salvação do céu, pediu misericórdia ao seu amante e ao líder que substituiu seus parentes pelo perdão. Tendo ouvido, os ursos recuaram involuntariamente.
Perdoado e o velho urso seu favorito, parou de beber água. Mas ele não queria se levantar e tirar a cabeça da água.Ele não podia aliviar sua mágoa. Então ele está aqui, na praia, angustiado e triste pelo fato de ter perdido o único amor e afeição em sua vida. Corpo poderoso petrificado e enormes patas de um predador, o focinho se transformou em uma rocha afiada, as costas estavam cobertas de densas florestas. E assim, o Bear Mountain Ayu-Dag apareceu na Crimeia.
Sobre a Ephigenia
Outra lenda diz que o rei grego Agamenon sacrificou sua filha Ephigenia aos deuses. A deusa da caça, Ártemis, teve pena da pobre menina e no último momento colocou uma corça no altar sacrificial.
Em gratidão pelo resgate, a jovem donzela deveria se tornar uma sacerdotisa no templo de Ártemis e realizar sacrifícios. O templo estava localizado no território de Tavria, onde as tribos dos taurinos viviam em temperamento e costumes cruéis. Todos os que tentaram alcançá-los do mar, Ephigenia teve que se sacrificar.
Essa barbárie não era como uma menina, ela sofreu muito. Para aliviar seu destino, Artemis ensinou-a a entender a linguagem dos animais. A beleza fez amizade com um enorme urso e passou todo o seu tempo livre com ele.
Certa vez, o irmão de Efigenia Orestes foi capturado pelos taurinos. Os jovens conseguiram enganar os taurinos e fugir de Tavria junto ao mar. E o urso abandonado, sentindo falta da namorada, deitou-se na praia e olhou ao longe, esperando que ela voltasse, mas em vão. Assim, sem esperar que Epigenia, petrificada por seu fiel amigo, se transformasse em Bear Mountain.
Histórico de aparência
Ayu-Dag apareceu em nosso planeta há mais de 150 milhões de anos. Este é um dos vulcões fracassados da península da Criméia. Naquela época, havia uma enorme piscina de água doce chamada Tethys no território da Península da Criméia.
O magma derretido tentou encontrar uma saída das entranhas da terra sob suas águas por 1 milhão de anos, mas nunca saiu. Sob a pressão do magma na crosta formou falhas extensas e elevação em forma de cúpula. Ao longo dos anos, os Tétis desapareceram da face da Terra, as rochas arenosas na encosta desapareceram gradualmente, revelando maciços de pedra duros. O vento soprou aqui as sementes de árvores e plantas, que gradualmente dominaram o topo.
O complexo natural, formado no período Jurássico Médio, os cientistas consideram único. Isto é indicado pelos minerais encontrados no sopé da montanha, dos quais existem mais de 30 itens. Aqui estão as seguintes pedras:
- turmalina;
- ametista;
- porfiria;
- Vesuviano;
- pirita
Confirmação da ocorrência vulcânica única de Ayu-Dag é a diabásio e gabro-diabásio rochas, que são formados a partir de magma.
De gabro diabase, a maioria dos palácios da Criméia foram criados. Eles decoraram as arquibancadas do Kremlin de Moscou, a estação de metrô da capital, usando as margens do rio Moscou.
Vistas
Ayu-Dag é o maior museu ao ar livre do sul da Crimeia. Desde 1974, a montanha tem o status de reserva estatal de importância republicana. A flora e fauna únicas desses lugares é uma das principais atrações da região. Erguendo-se na encosta da montanha, na floresta fresca, você será recebido por poderosos carvalhos cobertos de musgo, feiticeiros, barris de "sem-vergonha" - morangos pequenos, frívolos, fígados longos - pistácios idiotas.
Estas são plantas únicas que existiram no planeta durante o período pré-glacial. Das 577 espécies de plantas encontradas no território do complexo ambiental, 44 espécies estão listadas no Livro Vermelho. A reserva é especialmente bonita na primavera, quando a neblina se espalha entre as árvores com uma névoa fina e leve, e o chão é coberto por um tapete infinito de flocos de neve brancos como a neve, prímulas azuis e açafrão multicoloridos. Esta "floresta selvagem encantada" da música de Vysotsky.
A fauna de Ayu-Dag é diversa. Roe deer, esquilos, lebres, martas de pedra, texugos e espécies voláteis habitam aqui. Existem répteis, ninhos e paradas durante o vôo de várias espécies de aves. Destes, 16 animais listados no Livro Vermelho.
No território existem monumentos históricos únicos.Nos séculos VIII-XII houve um assentamento de cristãos. Segundo os cientistas, as pessoas viviam atrás de muros defensivos arredondados e desciam ao pé da montanha para trabalhar nos campos.
Bispo João de Goths (de acordo com o testemunho dos registros da igreja), foi fundado um mosteiro de pedra dos santos apóstolos Pedro e Paulo. Um terremoto em 1423 destruiu muitas nascentes, restam poucas fontes de água. E após a conquista da Crimeia em 1475 pelo Império Otomano, as pessoas abandonaram completamente a montanha. As ruínas do mosteiro e os restos de fortificações podem agora ser vistos no território da colina. No Mosteiro do Cabo, onde o antigo templo estava localizado, há uma cruz em memória de seu fundador.
A cara do urso é uma capa com uma vista deslumbrante do Artek e Gurzuf. Da plataforma de observação oriental pode-se ver Partenit, o Farol Pequeno e com bom tempo - Alushta.
Os turistas começam em uma montanha de Artek, percorrem um caminho antigo, que foi colocado pelos primeiros habitantes deste território.
Tudo deve ser na clareira de Ai-Constant, onde se alimentam de boa energia, inspecionam a antiga fortificação defensiva em forma de anel do século VIII, sobem ao topo - Kurgan de desejos e descem ao Cabo Monástico, e depois ao prado de Cleissura, onde permaneciam as ruínas de templos construídos nos séculos VIII-IX. A jornada termina na Baía de Panair, onde fica o templo do século X.
Onde está localizado?
A reserva divide as duas maiores áreas de resorts da Crimeia: a Alushta e a Yalta. No lado leste da montanha é a aldeia Partenit, a aldeia de Lavrovoye, Frunzenskoe e o sanatório do Ministério da Defesa "Crimeia". No lado ocidental estão Gurzuf e "Artek".
Olhando para o mapa, você pode ver a baía de Panair e Tashir-Liman, que são vistos do Cabo Monástico, localizado no sul da reserva. Coordenadas geográficas da reserva: 44 graus 33 minutos 25,89 segundos latitude norte e 34 graus 20 minutos 10,72 segundos longitude leste.
É importante! O nome oficial do complexo é a instituição autônoma Municipal do distrito urbano de Alushta da República da Crimeia "Museu-Reserva" Peregrino.
Como chegar lá?
Para ir de carro de Alushta para a montanha, você deve seguir estes passos:
- você precisa chegar à aldeia de Partenita ao longo da E105 e M-18;
- vá para a curva para a Bypass Road, passe pelo Parque Aivazovsky em direção ao sanatório "Crimea", de onde começa a subida.
Se você for de carro de Yalta, você deve aderir ao seguinte algoritmo:
- siga pela rua Drozhinsky, entre na rodovia Turists e siga para a rodovia H19 South Coast;
- siga para o sanatório "Crimeia" na rua Solar em Partenit.
Para chegar de Yalta por transporte público, o seguinte algoritmo é possível:
- siga o ônibus de Yalta №110; Você pode pegar qualquer outro ônibus da estação de ônibus na direção de Alushta.
- Desça na parada do Cemitério, pois os motoristas nem sempre param na saída para Artek;
- Siga pela estrada até a virada para “Artek” aproximadamente 0,8 km.
De Alushta e Simferopol, você precisa ir até a parada “Lavrovoye” e continuar seu caminho a pé ao longo da estrada até a curva. A viagem mais barata, mas a mais longa, é de trólebus, a saber:
- Simferopol e Yalta - rota número 52;
- Alushta, Yalta - №53;
- do aeroporto de Simferopol - №55.
Você precisa descer no ponto de ônibus em frente à vila de Lavrov e ir para o mar. O sinal de que você chegou ao local será um sinal de que você está entrando no território da reserva.
Revisão da viagem para Bear Mountain, veja o próximo vídeo.