Filhotes de Husky recém-nascidos parecem fofos e literalmente atraem os olhos. Crianças pesam apenas 350-500 g, o que depende diretamente do número de filhotes na ninhada e do sexo de um indivíduo em particular. Logo depois, as características do nascimento da raça começam a aparecer. Husky ativo, cães de trabalho reais. Perfeito para os proprietários que estão em constante movimento. Mas, ao mesmo tempo, os cães devem receber cuidados adequados.
Como crescer e se desenvolver?
O primeiro olhar para um cachorro causa prazer. Crianças de olhos fechados, pernas grossas e cobertas principalmente de lã branca com um pequeno número de pontos distintos.
O desenvolvimento dos filhotes é o seguinte.
- 15 dias após o aparecimento da luz, o peso do indivíduo aumenta em 3 vezes, e até mais. Até o final do primeiro mês de vida, o animal cresce até 24 cm na cernelha e pesa até 3 kg 700 g.
- No segundo mês de vida, o filhote se move bem sem a ajuda de pessoas, é perfeitamente construído. Orelhas estão apenas começando a subir. Durante esse período, os bebês ganham peso, com indicadores médios: 7,5 kg a 32 cm na cernelha.
- Em três meses, é hora de transferir o filhote para cinco refeições por dia, o que leva à próxima fase de crescimento ativo. Indivíduos atingem 40 cm na cernelha.
- Já aos 4 meses, o husky começa a entrar na adolescência. Este período é caracterizado por crescimento rápido e ganho de peso ativo (46 cm a 18 kg). O filhote é cada vez mais parecido com um cachorro adulto.
- As linhas continuam se formando aos 5 meses. Indicadores normais de peso e altura aumentam para 23 kg e 50 cm, respectivamente.
- Aos 6 meses, o cão já é bastante pesado (pesa cerca de 25 kg) e grande (cerca de 54 cm na cernelha). No entanto, o filhote ainda está longe de ser um adulto.
- Aos 7 meses, torna-se bastante difícil distinguir um cachorro de um cão adulto. O peso aumenta durante este período em cerca de 3 kg e o crescimento pode não mudar.
- Aos 8 meses, o crescimento diminui ainda mais. Com um peso de 30 kg, a altura na cernelha é de cerca de 58 cm.
- Aos 9 meses, a altura não muda, isso já é um indicador de um indivíduo adulto. O peso pode atingir 33 kg.
- Com cuidado, um filhote pesa 35 kg aos 10 meses, que é a taxa média para um adulto. O crescimento não muda mais.
- Em 1 ano filhote já deixa de ser tal e refere-se ao número de animais adultos. Os machos podem pesar até 40 kg. A altura geralmente não excede 60 cm na cernelha.
Husky é considerado uma raça grande, o cão se desenvolve relativamente longo. Após o nascimento, filhotes de ambos os sexos até 6 meses desenvolvem-se quase igualmente. No entanto, nas meninas, o crescimento ativo continua até 8 meses. O tamanho de um cão pode variar até 1 ano e é finalmente formado por 2 anos de idade. Os machos estão em fase de crescimento ativo em até 9 meses, desenvolvem até 1,5 ano e finalmente se formam até os 2 anos e 3 meses de idade.
Sobre os olhos
Com o desenvolvimento adequado e a ausência de patologias, os filhotes abrem as pálpebras por 11 a 16 dias de vida. Acontece que apenas um olho se abre, ou ambos, mas metade. Isso é considerado normal. Depois de alguns dias, a visão do bebê não é diferente da dos adultos. Se as pálpebras não subirem dentro de 1 mês após o nascimento, é necessário consultar urgentemente um veterinário.
Curiosamente, o cão pode mudar a cor dos olhos. A maioria dos pequenos huskies tem olhos azuis. Durante os primeiros 6 meses de vida, a cor pode mudar.
Esta raça é caracterizada por um fenômeno em que os olhos diferem uns dos outros.
Mudança de dentes
Os huskies nascem completamente sem dentes. Durante os primeiros 3 meses de vida, todos os produtos lácteos aparecem. Com o tempo, os dentes do bebê caem e, no lugar deles, a raiz cresce.A substituição ocorre antes do sétimo mês. Já aos 9 meses, um filhote deve ter 42 molares.
Recursos de cuidados
Após o nascimento dos filhotes, é melhor tirar férias, eles precisam de muita atenção. É especialmente importante fazê-lo se a cadela der à luz pela primeira vez. Se você pretende criar Huskies, observe todas as pequenas mudanças no comportamento da mãe, isso é importante.
Se a cadela já é experiente e o parto era normal, então os filhotes não causarão muitos problemas.
Ao nascimento, os pequenos huskies já possuem vários reflexos necessários, e as mães, por sua vez, possuem um forte instinto materno. Se o nascimento não é o primeiro, a própria cadela cuida dos bebês com cuidado, e você só precisa ajudá-la um pouco. As mães alimentam e lambem filhotes com calma, protegem-se dos perigos. Bebês cegos e desajeitados encontram perfeitamente os mamilos da mãe.
É importante que a alimentação ocorra nas primeiras horas após o nascimento. O colostro é rico em vitaminas, oligoelementos benéficos. Depois de enviar os bebês, eles vão encontrar o mamilo e começar a massagear a área ao redor com as patas. Assim deve ser, esses movimentos estimulam a produção e entrega de alimentos.
É o primeiro leite que proporciona às crianças boa imunidade e proteção contra doenças infecciosas primárias.
Nos primeiros dias de vida, os bebês apenas dormem e comem. Se eles não rangem, então comam. Você não pode levar bebês da mãe. No começo eles não podem ser esvaziados, então a cadela cuidadosamente lambe cada um deles. Todas as secreções são comidas pela mãe, então a cama permanece seca e limpa.
Sobre o cuidado de cachorros husky recém-nascidos, veja o seguinte vídeo.