Os olhos azuis são o cartão de visita dos huskies siberianos. Além disso, a tonalidade da íris pode ser diferente: de azul claro a rica brilhante e cinza. Filhotes de olhos âmbar, castanhos e verdes também nascem. Mas os criadores ainda estão muito interessados em saber por que os Huskies têm íris azuis e se mudam com a idade.
Onde os cães têm olhos celestiais?
Era uma vez, 32 mil anos atrás, os esquimós que viviam nas regiões do norte desenvolveram uma raça maravilhosa de cães: os huskies siberianos. Eles se pareciam com animais modernos, mas eram muito maiores em tamanho. Ao longo de muitos milênios, muitas lendas surgiram relacionadas à incrível origem desses indivíduos.
Os cientistas nessa questão são mais categóricos: os olhos celestes são um sinal de uma anormalidade genética em que uma duplicação do gene ALX4 ocorreu em uma região específica do DNA.
Simplificando, a cor da íris nos cães é determinada pela quantidade de pigmento: melanina. Husky é marrom. Se for produzido um pouco, os olhos ficam azuis, em normal ou em excesso - a íris torna-se âmbar ou marrom.
Animais incomuns
Entre os representantes desta raça, há indivíduos incomuns: Huskies com um visual mágico multicolorido. Uma sensação similar surge do fato de que uma íris em um animal é de cor âmbar ou amarela, e a outra é azul. Essa variedade surgiu com o nome: harlequins. O fenômeno físico é designado pelo termo heterocromia. Qualquer que seja a cor dos olhos do Husky, isso não indica que o animal é fisicamente inferior aos seus parentes.
Outro tipo de husky de olhos azuis é um animal de cabelos brancos. Na superfície de sua longa e grossa cobertura de lã, você não encontrará uma única partícula de cor. Esses cães são extremamente raros, por isso são muito valorizados entre os criadores.
Acredita-se que um animal de estimação com essa cor, como arlequins, traga felicidade e boa sorte para a casa, e também tenha um caráter muito amigável e complacente.
A cor das íris muda com a idade?
Os filhotes abrem os olhos no dia 20 e sua formação completa da retina ocorre no dia 21. Cães de olhos azuis muito bonitos não retêm necessariamente a cor original da íris. Com a idade de 2 anos, ela pode mudar completamente. Isto não é uma anomalia, mas uma característica do desenvolvimento desta raça. Neste caso, a cor pode mudar apenas em um olho, ou áreas inteiras ou pontos de uma cor diferente aparecem na íris (heterocromia setorial).
Uma situação alarmante se desenvolve quando a tonalidade de um olho muda repentinamente em um Husky adulto de 2 anos de idade. Isso pode indicar certas condições para as quais você deve contatar imediatamente um veterinário. Ele irá aconselhar o criador se existe uma ameaça à saúde do animal de estimação, ou sua condição não inspira medo.
Belos animais
Representantes da raça são muito bonitos.
Filhotes
Não importa com que olhos você tenha escolhido um animal de estimação, com a idade ele se torna um membro favorito e valioso da família. Toques de dados externos e traços de caráter tornam os Huskies realmente nativos com o tempo.
- Quando um filhote olha para o mundo pela primeira vez, a cor da íris não é definida e pode mudar com o tempo.
- Um husky bonito com um bronzeado e um belo “acessório” na forma de uma margarida tem todas as chances de sucesso.
- A aparência “gelada” é lindamente sombreada por bordas escuras ao redor dos olhos e tom cinza de lã.
- O cachorro parece muito elegante em seu casaco preto e branco. Mas os olhos azuis parecem estritos e eficientes.
- Muito bonito albino rouca.
Animais de estimação adultos
Em animais de estimação que atingiram a maturidade, aparecem características herdadas de antepassados distantes. Estes são corredores de distância corajosos e destemidos que não temem o mau tempo e obstáculos difíceis no caminho.
- Céu inclinado nos olhos
- O olhar não irradia azul gelado, mas é cheio de determinação e coragem
- Arlequim - arauto da boa sorte
- Orelhas no topo
- No inverno no fundo do elemento nativo
Lendas
Acredita-se que os cães acompanham as pessoas durante toda a sua existência, protegeram predadores de ataques, transportaram novos assentamentos para lugares, protegeram e aqueceram seus filhos. Ajudantes incansáveis e destemidos muitas vezes salvaram nômades em situações difíceis, e mesmo quando todos os assentamentos humanos e quase todos os husky foram exterminados, duas mulheres aqueceram dois filhotes em seus peitos. E quando os animais cresceram, eles guardaram os portões do céu.
Outra lenda diz que o cachorro foi capaz de olhar para a eternidade em si. Olhando para os enormes montes e a superfície lisa do gelo azul, olhando fixamente para o oceano, o Husky compreendeu o mistério da vida e da morte. Seus olhos adquiriram aquela sombra como a cor do elemento água.
Seu outro irmão estava se aquecendo junto ao fogo, observando as chamas fascinantes. Ele estava tão absorvido nesse fenômeno que o fogo penetrou em seus olhos e o aqueceu com o calor do interior. Portanto, existem Huskies, no olhar de chamas que chama (cor âmbar). Em todas as lendas, existe o mesmo pensamento chave: Os huskies são amigos inteligentes, fortes e rápidos de uma pessoa que o ajudou a sobreviver em situações críticas e foram fiéis a ele até o último suspiro.
Veja o seguinte vídeo para fatos interessantes sobre os Huskies..