A hena é um produto natural para mudar a cor do cabelo. Você deve saber se esse remédio pode causar o aparecimento de sintomas de alergia e que tipo de tratamento é realizado se aparecerem sintomas adversos.
Manifestações alérgicas
Mudar a cor do cabelo pode ser um meio de ter uma composição natural: a hena. Este produto tem sido usado por muitos anos por belezas em muitos países do mundo que querem tingir seus cachos. De muitas maneiras, a popularidade da hena é que é muito fácil de comprar, bem como o fato de que tem uma composição natural. Algumas mulheres acreditam que, ao usar esse remédio, os sintomas alérgicos não podem aparecer.
No entanto, os médicos não concordam com essa opinião. A hena, apesar de pertencer a produtos de origem natural, ainda pode, em alguns casos, causar o aparecimento de erupções alérgicas. Então, se uma mulher tem uma hipersensibilidade individual do corpo a esse remédio, ela pode desenvolver uma alergia. Neste caso, as partículas de hena atuam como alérgenos - isto é, substâncias que desencadeiam uma verdadeira cascata de reações alérgicas. Isso, por sua vez, leva ao aparecimento de manifestações alérgicas.
A alergia clínica à hena é variável. Então, depois de usar essa ferramenta, erupções cutâneas podem aparecer no couro cabeludo. Geralmente eles têm uma forma irregular e cor vermelha.
Tais erupções, por via de regra, aparecem naquelas áreas onde a hena se aplicou. Além disso, sua localização pode ser a parte de trás das orelhas e do pescoço. Você também pode suspeitar de alergia ao henna pelo aparecimento de uma erupção cutânea, que é chamada de urticária alérgica. Neste caso, a erupção também aparece nas áreas de contato do couro cabeludo com tinta.
Neste caso, a urticária alérgica é geralmente acompanhada por uma coceira forte e às vezes insuportável.
A gravidade das alergias após o uso de henna pode ser diferente. A manifestação mais mínima é a aparência de apenas uma pequena sensação de queimação. Algumas mulheres percebem esse sintoma normalmente, sem prestar a devida atenção a ele. No entanto, em alguns casos, a queimadura leve pode ser uma manifestação de uma reação alérgica.
As conseqüências mais perigosas da alergia são, claro, o angioedema. Esta patologia é caracterizada pelo aparecimento de inchaço no rosto. Neste caso, pode inchar os lábios e a área sob os olhos. O edema de Quincke é fácil de suspeitar: a aparência de uma mulher muda. Ao mesmo tempo, as fendas oculares se tornam mais estreitas, e os lábios estão levemente aumentados devido a um forte inchaço dos tecidos faciais.
Assim como as manifestações de alergia a henna podem incluir:
- rasgamento severo;
- o aparecimento de descarga aquosa das passagens nasais;
- congestão nasal;
- insuficiência respiratória (devido à compressão da laringe com tecidos faciais inchados);
- descolamento grave do couro cabeludo, acompanhado pelo aparecimento de coceira intensa.
A hena é usada não só para colorir os cabelos, mas também para aplicar vários padrões no corpo. O risco de alergias também existe. No caso de uma reacção alérgica após a utilização deste produto corante sobre a pele nos locais da sua aplicação, existe uma forte vermelhidão ou erupção alérgica. Tais manifestações são geralmente acompanhadas de coceira intensa. Neste caso, a área afetada da pele geralmente incha severamente.
Como verificar a hena?
Ao usar qualquer composição de coloração para cabelos, incluindo aqueles de origem natural, os médicos recomendam que sejam tomadas precauções. Até o momento, não há tintura de cabelo, que seria completamente livre de alérgenos. A hena em algumas mulheres pode provocar manifestações alérgicas.
Antes de fazer a coloração dos cachos com essa ferramenta, você deve testar a sensibilidade individual. Faça isso bem simples. Para fazer isso, uma pequena quantidade de corante natural diluído deve ser aplicada na área do antebraço (no interior). Após 30-40 minutos, o produto deve ser cuidadosamente lavado e as condições da pele devem ser avaliadas. Eles devem permanecer limpos, sem qualquer erupção cutânea ou comichão. A condição da pele também deve ser avaliada em um dia. Se nenhum efeito adverso de tal uso de henna se seguir, então pode usar-se para tingir o cabelo.
Para se proteger do aparecimento de efeitos negativos após o uso de uma tintura de cabelo natural, os especialistas recomendam antes de comprar que você deve saber a data de validade. Cada fabricante aponta na embalagem. Se a vida útil do produto estiver chegando ao fim, ele não deve ser usado.
As mulheres com asma devem sempre consultar seu médico antes de usar hena. Em alguns casos, o uso de tais agentes nesta doença é inaceitável.
Bem como para consulta adicional com um especialista, recomenda-se entrar em contato com mulheres que sofrem de doenças alérgicas.
Terapia
O tratamento de uma reação alérgica à hena deve ser realizado imediatamente. Em alguns casos, o atraso com o uso de drogas antialérgicas não pode. Por exemplo, o uso tardio de drogas em caso de ocorrência de angioedema pode causar o desenvolvimento de efeitos negativos extremamente perigosos para a saúde.
Se durante a aplicação de hena aparecer algum sintoma adverso, este produto deve ser imediatamente lavado do couro cabeludo. Note que a pele deve ser bem lavada. O objetivo de tal lavagem é remover, tanto quanto possível, todos os resíduos dos remédios de ervas do cabelo. É importante lembrar que mesmo os pequenos pedaços de hena que permanecem nos cachos podem ser a razão pela qual será mais difícil se livrar dos sintomas de alergia que apareceram.
Remédios populares
Um dos sintomas mais frequentes de uma alergia após o uso de hena é o aparecimento de prurido intenso. Os defensores da medicina tradicional recomendam livrar-se deste sintoma adverso, aplicam decocções de várias fábricas. Você pode usar uma camomila de farmácia comum.
Para a preparação da infusão de cura será necessário apenas 3 colheres de sopa de flores de camomila esmagadas e ½ litro de água fervente. Insistir significa deve estar dentro de meia hora.
Lavar o cabelo com uma decocção de camomila ajuda a reduzir significativamente a coceira da pele, bem como para limpar a pele de erupções alérgicas.
Tratamento medicamentoso
Para eliminar alergias são utilizados, por via de regra, drogas antialérgicas. Existem muitos deles agora. Eles ajudam a eliminar eficazmente a coceira da pele, bem como para limpar a pele de erupções alérgicas. Assim como esses medicamentos ajudam a normalizar a respiração, pois contribuem para a eliminação do inchaço dos tecidos do rosto e pescoço. Em caso de sintomas de alergia, você pode tomar "Zyrtec", "Loratadin", "Claritin", "Suprastin", "Telfast" e outras drogas antialérgicas. Essas drogas são usadas necessariamente levando em conta as instruções de uso.
Se, depois de tomar um anti-histamínico, não houve melhora no bem-estar, então, neste caso, é melhor consultar um médico. Em tal situação, o médico pode prescrever um tratamento complexo, que, além dos anti-histamínicos, inclui outras drogas: por exemplo, enterosorbentes. Se a alergia se manifestar muito fortemente, então neste caso não só a prescrição de pastilhas e cápsulas se necessita, mas também o uso intravenoso de drogas. Mas isso determina apenas o médico assistente.
Recomendações de especialistas
É preciso ter cuidado ao usar qualquer corante para cabelos. Um produto de qualidade é geralmente seguro para a saúde e raramente causa efeitos adversos após o seu uso. Antes de usar a hena, é imperativo realizar um teste de sensibilidade individual. Deve notar-se que tal exame preliminar deve ser realizado não só antes de tingir o cabelo na cabeça. Testes individuais de sensibilidade também devem ser realizados antes de tingir sobrancelhas ou cílios. Neste caso, é necessário avaliar a condição das membranas mucosas dos olhos. Após o teste, não deve haver lacrimejamento ou vermelhidão nos olhos.
Alguns fabricantes apontam para seus produtos como "hipoalergênicos". Essa marcação pode ser enganosa. Algumas mulheres, quando vêem essa marca na embalagem com um produto de coloração, confiam completamente em sua qualidade e não realizam um teste preliminar para determinar a sensibilidade individual. E isso, segundo os médicos, é um erro. Mesmo que o produto tenha marcas na sua hipoalergenicidade, ainda é necessário realizar um teste preliminar para determinar a sensibilidade individual.
Veja se a henna é alérgica, veja abaixo.