Pequenos roedores, aos quais podem ser atribuídos, e hamsters domésticos - são animais extremamente prolíficos. Sua puberdade ocorre bem cedo, já no segundo mês de vida, e a prole trazida pela fêmea, para uma prole, pode ser muito numerosa. Muitas vezes acontece que depois de comprar um hamster, logo um bando inteiro deles aparece em sua casa, desde que a fêmea estava grávida no momento da compra.
O nascimento dos bebês é um acontecimento alegre e surpreendente, mas muitas vezes acontece que a mãe não está pronta para o nascimento dos bebês e se recusa a alimentá-los. Neste caso, o cuidado das crianças vai completamente para as mãos do homem. O que fazer e como lidar com uma missão tão difícil, vamos dizer neste artigo.
Como eles se parecem?
Em uma ninhada, entre 3 e 15 filhotes podem nascer em um adulto maduro. Tudo depende de quão bem a fêmea é provida de comida, se ela é saudável, que tipo de raça ela é. Os animais nascem muito pequenos (apenas 2 ou 3-5 gramas de peso), enquanto eles não têm pêlo, seus olhos estão fechados e não vêem nadaAtravés da pele fina translúcida, os vasos sanguíneos são claramente visíveis, as crianças não têm audição neste momento - isto é, são criaturas absolutamente indefesas. Os primeiros 8-10 dias da sua vida hamsters recém-nascidos não podem navegar pelo mundo ao seu redor.
Desde o momento do nascimento, hamsters têm uma atividade física muito fraca, os bebês se mantêm juntos para manter o calor, formando um único nódulo vivo. O olfato congênito ajuda-os a encontrar a mãe e a encontrar leite nutritivo.. Depois de algumas semanas, o olfato começa a se aguçar cada vez mais, o que faz com que as crianças toquem e rastejem para explorar o território do ninho e, em seguida, o espaço atrás do ninho. No final da segunda semana de vida, migalhas começam a abrir os olhos, a audição é ativadaA pele começa a abrir caminho.
Nos primeiros dias de vida, os hamsters precisam de refeições frequentes: para ganhar força rapidamente e ficar mais fortes, eles precisam beber leite materno a cada hora, dia e noite. Este é um período muito importante na vida dos recém-nascidos. O sistema digestivo é agora muito fraco em migalhas, portanto, quaisquer condições insalubres podem levar ao seu envenenamento e morte.
Hamsters literalmente desde o nascimento têm a capacidade de fazer sons de chiado. Com tal sinal, eles informam a mãe que está frio ou com fome. Este som não é alto no início, você não pode nem ouvir, mas com o tempo ele pode se tornar um piercing.
Freqüentemente havia casos em que os anfitriões dos hamsters só aprendiam sobre a prole durante a colheita da gaiola ou quando os pequenos se arrastavam para fora do ninho. Na idade de 4-5 semanas, pequenos hamsters já podem ser distribuídos para novos proprietários. - a essa altura eles são completamente independentes e já podem começar a acasalar.
Cuidado
Fêmeas jovens, especialmente em sua primeira ninhada, podem não saber o que fazer com hamsters recém-nascidos - isso é porque instinto materno eles ainda não se formaram completamente. Se você perceber que a fêmea não demonstra interesse em sua prole durante o primeiro dia, então os bebês que completaram 2 dias já podem ser considerados abandonados.
Você terá que cuidar dos hamsters recém-nascidos completamente. Se houver uma oportunidade de adicionar ninhada a outra fêmea, que tenha bastante leite e instinto materno está bem desenvolvido - esta será a melhor maneira de sair da situação, mas só funcionará se se você não tomou os bebês em suas mãos e não deixou seu cheiro em suas panturrilhas.
Para que a mãe falida não acidentalmente ferir os bebês ou até mesmo comê-los, a fêmea e os filhotes precisam estar sentados em gaiolas diferentes. Agora é muito importante que você seja paciente e tente manter toda a prole ao máximo. Para o sucesso de suas ações, você pode seguir as instruções a seguir.
- Em uma gaiola com recém-nascidos deve estar limpo - é necessário lavar a palete, substituir o lixo, e também para a segurança das crianças, todas as coisas devem ser removidas da gaiola - brinquedos, objetos com bordas afiadas e cantos e recipientes com água.
- Os bebês devem ser colocados em um ninho improvisado. - Uma caixa ou uma tigela de plástico com pequenos pedaços de papel toalha. É possível aquecer as migalhas com a ajuda de pequenas garrafas com água morna, a luz de fundo é feita com lâmpadas fluorescentes comuns. A temperatura ideal do ar em torno do relógio não deve ser inferior a 21-22 graus.
- Compre um substituto seco especial na loja de animais leite para hamsters. Se você não consegue encontrá-lo, então tome uma fórmula de leite seco para recém-nascidos como um substituto. Dilua a composição com água morna de acordo com as instruções, observando estritamente as regras de higiene.
- Bebês de alimentação precisam de fórmula de leite temperatura não inferior a 37 graus, você deve sempre lavar bem as mãos antes de se alimentar.
- Ao alimentar o hamster, pegue na mão pingar ao lado dele uma gota de leite, trazer o nariz para esta gota e dar-lhe para lamber. Você pode fazer um mamilo improvisado - para fazer isso, um buraco é feito na ponta de borracha da pipeta usando uma agulha fina e quente, e então o leite é derramado de uma seringa. O intervalo de alimentação para os primeiros 7 dias é de 1 hora, o segundo 7 dias é de 2 horas.
- Depois que o bebê tenha comidoEle precisa acariciar suavemente sua barriga para melhorar a digestão. Então você precisa fazer todos os hamsters e depois de cada mamada.
- A partir da segunda semana É necessário introduzir suplementos adicionais que consistem em papas de aveia cozidas em grãos esmagados e pequenos pedaços de vegetais. Depois que os hamsters podem abrir os olhos, a alimentação com leite pode ser reduzida para 2-3 vezes ao dia.
- Ao atingir duas semanas de idade bebês em sua gaiola precisam fazer um bebedor com um bico, do qual eles podem beber se necessário. Se hamsters não podem usar o bebedor, em seguida, coloque-os em uma gaiola um pedaço de pepino fresco ou aipo - comê-lo, hamsters será capaz de garantir a quantidade necessária de umidade no corpo.
Com a idade de 1 mês, hamsters jovens já são indivíduos totalmente formados que podem comer e viver de forma independente. Neste momento, eles já precisam ser divididos por gênero e transplantados em células diferentes, caso contrário os jovens começarão a acasalamento ativo.
Como e o que alimentar?
Para hamsters adultos, se você os deixou para si mesmo, você precisa continuar a cuidar de ambos os adultos. A principal comida desses animais é a comida seca. Deveria ser cereais, erva picada, frutos secos em pequenas quantidades, sementes de girassol descascadas, abóboras, nozes, pedaços de vegetais frescos ou frutas.
A dieta diária para roedores deve ser composta de vários componentes, mas ao mesmo tempo levar em conta que um hamster pode comer apenas 1 ou 2 colheres de sopa de comida por dia. Se o alimento não for comido, deve ser removido para substituir o dia seguinte por uma porção fresca.
Hamsters precisam dar frutas e legumes frescos, pouco a pouco, porque seu animal de estimação pode sobrecarregar seus intestinos. Hamsters gostam de festa em pepinos frescos, cenouras, repolho fresco, variedades doces de maçãs, peras, abóbora madura, abobrinha, pêssego, cereja.
Semanalmente, você pode inserir um pedaço de ovo cozido como proteína e complexo vitamínico-mineral na dieta.. Um ovo pode ser substituído por uma colher de chá de iogurte ou leite de vaca integral.Se você fizer uma dieta equilibrada para você é difícil, em lojas de animais vendidos mistura de alimentos prontos, mas a atração legumes e frutas, eles não podem substituir.
Não é recomendado alimentar hamsters de qualquer idade com produtos contendo sal, pimenta, açúcar, aditivos alimentares e corantes. Não inclua todos os alimentos ácidos na dieta e evite alface, melão, cebola crua e alho. Você não deve dar a um hamster um peixe, porque os ácidos graxos que o compõem são mal digeridos e fazem com que ele tenha um colapso do sistema digestivo.
Domar
Por duas semanas de idade, a mulher, por via de regra, já está perdendo o interesse em seus bebês e pode tomá-los em suas mãos sem medo. Se você cuidou das migalhas em vez da mãe desde o seu nascimento, então podemos assumir que seus hamsters já são mansos. Em duas semanas, os bebês já estão cobertos de pelo, eles veem, ouvem e correm de forma inteligente em suas pequenas patas. Os hamsters precisam ser apanhados para se acostumarem às pessoas e reagirem a elas adequadamente.
Vale lembrar que o contato com um pequeno hamster deve ser muito cuidadoso - tente não causar-lhe desconforto por movimento apertado ou desajeitado. Os ossos do bebê ainda são muito moles, frágeis e, por descuido, ele pode facilmente danificar o pé ou quebrar o peito. O jovem hamster é muito ativo e móvel - pode escorregar das mãos e cair no chão. Para evitar isso, tenha muito cuidado.
Por volta do 20º dia de vida, os hamsters já podem usar brinquedos - subir a colina, correr ao redor do volante, brincar uns com os outros. As crianças adoram brincar com mangas de papelão de papel toalha ou papel higiênico, subir escadas e também subir em pequenas caixas.
Você também pode participar de sua diversão divertida, mas para isso você primeiro precisa domar seu animal de estimação.
Para ensinar um jovem hamster para as mãos, você precisa de paciência, boa vontade e agir em etapas.
- Se você comprou um hamster em uma loja, você precisa dar a ele alguns dias para se acostumar com novas condições para ele, esse período é chamado de adaptação. É melhor deixar o bebê sozinho e deixá-lo se estabelecer em um ambiente calmo. Quando você perceber que seu animal de estimação está comendo tranquilamente e bebendo do bebedor em sua presença - isso significa que você pode começar a domá-lo.
- Pegue um pedaço de nozes ou frutas secas coloque-o na palma da mão e traga-o ao hamster para que ele tome o petisco. É possível que ele tome um tratamento de uma só vez, ou pode ser que o bebê não se aproxime de você. Em seguida, basta deixar o tratamento em sua gaiola e recuar. Deixe o hamster com calma comer o deleite proposto. Se você fizer isso regularmente, ele logo perceberá que esses dons não representam uma ameaça para ele e se sentirão mais confiantes.
- Quando o hamster fica mais ousado, Alongue-o novamente na palma da sua mão e dê ao animal a oportunidade de cheirar sua mão. Não o afaste e não grite. Pouco a pouco, acostume o animal ao seu cheiro e incentive esta ação com uma delicadeza. Depois de algumas lições, o hamster se acostuma e já ousadamente sobe na palma da sua mão.
- Tente esticar a mão vazia do hamster - ele virá até você, cheirará e subirá na mão. Agradeça-o com um deleite e acaricie as costas. Agora seu pequeno animal não tem medo de você e você pode brincar com ele.
No processo de aprender um hamster, como convém a um roedor, vai querer experimentar a sua mão para provar - não tenha medo disso e grite. Uma possível mordida será leve, é provável que o próprio garoto tenha medo de um assunto incomum.
Ao domar seu animal de estimação, é sempre muito importante manter uma atmosfera calma e amigável - somente então o pequeno animal sentirá confiança em você, e a amizade será estabelecida entre você.
As regras de segurança para o cuidado de hamsters são descritas em detalhes no vídeo abaixo.