Furões são considerados os animais mais divertidos, então eles podem ser encontrados como animais favoritos em muitas casas e apartamentos. Uma vez que este roedor exótico é muito curioso e móvel, não pode ser deixado na sala sem vigilância. Para a manutenção dos animais, os proprietários devem adquirir gaiolas prontas ou produzi-las independentemente a partir de materiais descartados.
Recursos de design
Uma gaiola para um furão não só deve servir como um refúgio seguro, mas também ser um local conveniente para dormir e privacidade. Como esse design funcionará como um local permanente para manter o animal, ele deve ser escolhido, levando em conta muitos parâmetros, entre os quais o tamanho, o design, o preço e a qualidade desempenham um papel enorme. Além disso, a célula deve atender a determinados parâmetros.
- Seja espaçoso. Os furões preferem levar um estilo de vida ativo e, ao contrário de outras espécies de roedores, não gostam de se sentar em um só lugar. Portanto, eles devem ter espaço livre e, além disso, equipar a caixa com vários “simuladores” e áreas de jogo. Na maioria das vezes, contêineres com areia, sacos com trapos, redes, arranhadores e tubos especiais são instalados nas células. Além disso, é desejável produzir ou adquirir células de dois níveis com prateleiras. Com a falta de espaço nos animais pode desenvolver atrofia muscular.
- Tem pequenas lacunas entre as grades. Furões são capazes de sair mesmo através do slot mais fino, portanto, 2-3 cm é considerada a distância ideal entre as grades.A rede é melhor escolhido não de plástico, mas de metal.
- Tem a capacidade de coletar e analisar rapidamente. Você pode, é claro, usar o modelo de célula estacionária, mas se tiver que se mudar para outro local de residência, terá problemas com o transporte, portanto, um transformador é necessário para manter os animais.
- Seja confortável na operação e limpeza. É melhor dar preferência a projetos com paletes sobre rodas. Eles são muito mais fáceis de se mover durante a limpeza do apartamento, e o palete permitirá evitar o enchimento de toda a sala. Hoje, existem muitas variantes de paletes para venda, que são equipadas com clipes especiais e são rapidamente removidas.
Dimensões
A fim de criar os furões condições de vida confortáveis, sua casa deve ser feita espaçosa. A gaiola deve ser grande. Construções com tamanho inferior a 91x63x100 cm não são adequadas para manter esse tipo de roedor. A opção ideal é uma gaiola espaçosa de vários andares, tais modelos multi-nível permitirão equipar a carcaça com todos os acessórios necessários, e a doninha será capaz de correr e frolic livremente neles.
Formulários
Um papel enorme na fabricação de gaiolas para os jogos de ferret e a escolha de sua forma. Como esse design é um dos atributos importantes da vida diária de um animal, ele deve ser não apenas bonito, original, mas também confortável. Os especialistas recomendam a instalação de gaiolas quadradas e retangulares para roedores. Tal projeto se encaixará perfeitamente em qualquer projeto de sala e permitirá que você distribua racionalmente o espaço da célula em áreas para recreação e jogos.
Materiais
Na natureza, os furões vivem em tocas, preferindo as zonas de estepe, portanto, mantê-los em casa requer um alojamento confortável, equipado com escadas tubulares para correr e camas macias para dormir.Células que são vendidas em forma acabada, geralmente feitas de metal e plástico. Se os proprietários decidiram fazer uma casa com as próprias mãos, então deve preferir material como compensado, madeira e plexiglass.
A carcaça em si precisa ser adicionalmente revestida com uma malha de metal e aquecida com espuma de borracha ou lona grossa. Há também opções para a fabricação de células de cestos de vime e caixas de papelão.
Naturalmente, os projetos adquiridos em forma final são de alta qualidade, mas se você colocar um pouco de esforço e habilidade, poderá montá-los você mesmo, a partir de materiais descartados.
Como escolher?
Antes de iniciar um furão, você deve considerar cuidadosamente a localização de sua casa e decidir sobre o tipo apropriado de gaiola. Como os designs vêm em vários modelos, os seguintes critérios devem ser considerados ao selecioná-los:
- resiliência;
- força dos materiais de que a célula é feita;
- dimensões;
- a presença de vários andares;
- fechaduras de qualidade;
- elasticidade de malha.
Além disso, as células devem ter uma bandeja retrátil, nós removíveis e rodas. Isso facilitará muito o cuidado do animal e permitirá uma limpeza rápida.
Como fazer e equipar?
Recentemente, a maioria dos donos de furões prefere fazer casas com as próprias mãos para animais de estimação. Projetos feitos por você permitem que você salve o orçamento familiar e ofereça grandes oportunidades para a implementação de ideias de design. Em casa, as células geralmente são feitas de madeira compensada. Este material é caracterizado por um preço acessível e não requer ferramentas especiais para montagem.
Antes de iniciar o processo criativo, você precisa criar desenhos, já que na casa dos furões deve haver cerca de quatro salas separadas localizadas em andares diferentes. Entre as camadas também será necessário instalar túneis. Que o alojamento acabou por ser espaçoso, cada sala deve ter uma altura de até 40 cm e uma área de pelo menos 50x80 cm.
Além disso, na fase de concepção, é necessário ter em conta o facto de os furões adorarem criar o seu próprio pequeno armazém alimentar, ocultando os restos de comida. Portanto, é importante fornecer um canto livre e um telhado removível com pequenos orifícios no design da gaiola. Um ponto importante é a possibilidade de instalar um mecanismo desmontável.
Para montar as paredes e estrutura da estrutura, Recomenda-se a utilização de barras de madeira com uma secção transversal até 10 cm. Eles são presos uns aos outros com parafusos convencionais de 3 a 5 mm de comprimento. Depois que as peças são fixadas, você precisa cuidadosamente lixar a superfície - isso protegerá o animal de ferimentos. As divisórias também podem ser feitas de compensado, mas sua espessura deve suportar o peso de um roedor e ter pelo menos 5 mm. Em seguida, o compensado é fixado ao quadro, estofado com tecido durável no topo e linóleo é acarpetado no chão (isso ajudará a manter a madeira de ser encharcada).
Quando você projeta a fachada deve prestar atenção especial ao fato de que a parede traseira da estrutura é feita não removível, como para a frente, deve ter uma porta dupla com um parafuso, o que ajudará a evitar fugir shalunishka. Para o fabrico da fachada, as placas de contraplacado são utilizadas de forma semelhante, mas são fixadas em dobradiças especiais à estrutura anteriormente montada a partir de barras. As portas também são feitas de madeira compensada, as janelas são feitas nelas, e todo mundo lá fora é cravejado de malha metálica durável.
O número de portas na casa deve ser igual ao número de quartos, cada um dos quais está localizado no nível apropriado. Às vezes as aberturas são feitas nas paredes laterais, mas isso não é necessário.
As portas devem ser articuladas e ajustadas de modo que seu design se ajuste firmemente ao quadro pelo lado de fora. O animal de estimação vai brincar constantemente em sua casa e espalhar lixo em todos os lugares. Para que ao abrir a porta, o lixo não se espalhe no chão, um pequeno meio-fio deve ser providenciado no fundo da estrutura.
Uma vez que a casa do furão é feita, ela permanecerá apenas para equipá-la adequadamente. Para fazer isso, execute o seguinte trabalho.
- Em primeiro lugar, deve colocar-se uma mensagem entre os pisos, para o que as escadas, feitas de contraplacado ou madeira de 2 cm de espessura, são perfeitamente adequadas, devendo ser planeada a colocação do bebedouro, sanita e alimentador no primeiro andar. Logo acima você pode ter quartos "residenciais" com rede, um cais e túneis de escalada.
- No primeiro nível em um dos quartos, você precisa colocar uma bandeja onde o furão irá ao banheiro. É desejável adquirir para esses fins modelos de canto, eles são mais fáceis de corrigir. Bebedores e alimentadores podem ser colocados na sala ao lado. Eles estão firmemente fixados (aparafusados com parafusos). O alimentador recomenda-se comprar da cerâmica e o bebedor - pipeta ou bola.
- O próximo passo será o desenho da área de recreação. Para ela, o canto do andar superior é perfeito, você precisa colocar um pano macio lá ou costurar uma casa com uma moldura de espuma com as próprias mãos. Neste caso, o arranjo da cama deve receber atenção especial - se o roedor não gostar, ele não irá para lá.
- Depois disso, você pode pendurar uma rede, se desejar, pode ser colocado separadamente em cada quarto, como o animal gosta de balançar. Rede é amarrado diretamente para a estrutura do telhado, se tiver janelas com uma grade, ou fixo ao quadro no suporte. Em alguns casos, os furões preferem não dormir em “camas”, mas em redes.
- A etapa final será a instalação de túneis que substituirão os furões de vison usuais. Em seus corredores, o roedor poderá escalar, e quanto mais complexo o desenho do túnel, mais interessante será para o animal. No fabrico de tais estruturas em casa, recomenda-se a utilização de pequenas secções de tubos com um diâmetro não superior a 110 mm. As seções do túnel são anexadas à gaiola com tees ou adaptadores especiais com a ajuda de suportes.
Dependendo da fantasia, é possível criar estruturas de qualquer comprimento e forma, e se elas não couberem dentro da casa, elas podem ser instaladas separadamente. Ao mesmo tempo, o mini-labirinto deve passar por toda a sala e alcançar a rede presa ao teto.
No caso em que as saídas dos túneis estão localizadas perto das extremidades da escada, o furão será capaz de correr em círculo e levar um estilo de vida ativo.
Exemplos interessantes
A produção independente de gaiolas para furões tem uma série de vantagens, que incluem a economia de dinheiro e a possibilidade de criar qualquer design para o estilo apropriado da sala. Considere o modelo mais original.
- Construção em camadas de madeira e plexiglass. Esta casa servirá como um lugar confortável para ficar por um animal e encaixar perfeitamente no interior da sala. A única coisa que o Plexiglas não permite oxigênio, então ele terá que fazer pequenos furos ao redor do perímetro. O telhado neste caso deve ser instalado inclinado, empena ou plano. Externamente, a estrutura pode ser decorada com galhos secos de árvores e arbustos, e o vidro pode ser decorado com padrões.
- Gaiola em forma de castelo. Recomenda-se que uma casa como essa seja feita de barras de madeira, madeira compensada e videiras. Para dar originalidade à estrutura, é necessário fornecer vários andares, cada um dos quais será equipado com certos acessórios. Inicialmente, um quadro é feito de barras desiguais, é revestido com blocos de madeira compensada e é completado com uma videira que decora o conjunto, é realizada a partir do exterior.
Para que a habitação seja decorada em um design, recomenda-se comprar bebedouros e alimentadores para combinar com a cor da videira e amarrar as redes com suas próprias mãos a partir de fios grossos. Externamente, a casa pode ser decorada com lagos artificiais e forrada com canteiros de seixos.
Uma revisão da gaiola de furão, 1,4 x 0,75 x 0,5 m, veja abaixo.