Entre a grande quantidade de minerais encontrados em diferentes países, a amazonita definitivamente não será perdida. Mas esta pedra não é muito famosa e é hora de preencher essa lacuna. Vamos tentar descobrir o que exatamente está por trás desse nome incomum.
Um pouco de história
Em algumas fontes é possível encontrar a afirmação de que a amazonita é nomeada em homenagem ao rio Amazonas. Como se apenas em suas margens, depósitos desse mineral fossem descobertos pela primeira vez. Na realidade, eles não o encontraram lá - nem no passado nem agora. O que eles consideravam ser a amazonite sul-americana acabou sendo apenas jade. Uma das lendas sobre a origem da pedra diz que foi usada pelas amazonas míticas.
E eles não apenas aplicaram, mas também anexaram significado sagrado à rocha. Foi até argumentado que a amazonite era percebida por eles como uma fonte de coragem e de sucesso no combate. Quer seja assim, é improvável que seja conhecido.
Mas um fato interessante e indiscutível sobre a amazonita é que ela foi usada pelos antigos egípcios.
Foi usado:
- em itens decorativos para enterros dos faraós;
- no design externo dos túmulos;
- em vários mosaicos.
Antigamente, o povo do Sudão, assim como os índios, usavam o aspecto original do mineral com a entrada do feldspato:
- na preparação de jóias;
- na produção de talismãs;
- em frente a vários edifícios.
Se você abandonar as lendas das Amazonas e outras coisas, e ir para os fatos reais, então não é difícil descobrir que a Amazonita foi extraída pelo menos no Egito Antigo. Encontrou antigas minas no território da Etiópia. Itens decorativos deste mineral são encontrados durante uma busca arqueológica, eles também foram encontrados no túmulo de Tutankhamon. No entanto, não se sabe ao certo exatamente como esta pedra foi chamada na antiguidade.
Mais tarde, havia outros nomes: lápide verde, edelspat esmeralda, jade da Amazônia ou do Colorado. Há evidências de que em nosso país os primeiros depósitos do mineral foram descobertos na década de 1780. Mas os depósitos do sul de Ural não estão sendo desenvolvidos agora. Algumas fontes estão completamente esgotadas, enquanto outras estão na área protegida.. A principal mineração de pedra em nosso país cai na Península de Kola.
Outros depósitos estão localizados nas proximidades do Lago Baikal e na parte oriental das Montanhas Sayan. A diferença entre pedras preciosas é em grande parte devido à sua cor. Fora do nosso país, a amazonite é minerada para:
- Finlandês;
- Quirguiz;
- Canadense;
- Americano;
- Indiano;
- Tajik e alguns outros campos.
Característica
Amazonita é um mineral azul, que muitos consideram ser uma das mais belas criações da natureza. A pedra é facilmente confundida com turquesa ou jade. Estas amostras de amazonite quase não podem ser usinadas. Mesmo colorindo é impossível. A razão está no extraordinário padrão na superfície.
É impossível reproduzir tal quadro artificialmente. Portanto, é apropriado mencionar na descrição do mineral que não é produzido em fábricas. Para os consumidores, isso significa que o perigo da falsificação é próximo de zero. A pedra é apreciada pelos amantes da moda e pelos fabricantes de lembranças. Suas tonalidades brilhantes e saturadas características levaram ao amplo uso do mineral em:
- indústria de jóias;
- a produção de joias;
- a fabricação de vasos e caixas decorativas;
- cinzeiros de fabricação e outros itens importantes.
A Amazonita às vezes parece a maneira mais bizarra. Pode ser pintado em um cinza suave e em uma cor verde espessa. Existem várias cores de transição, bem como cores ligeiramente azuis, amarelas e esmeralda. A coloração das amazonitas é sempre desigual. A superfície é coberta com traços esbranquiçados, manchas. Em alguns casos, essas inclusões (consistindo em feldspato) são semelhantes a ornamentos simples. Muitas descrições observam que a amazonita tem uma maré baixa incrivelmente bela.. Durante muito tempo não foi possível revelar o segredo da cor atípica da pedra. Mas depois de uma longa busca científica, verificou-se que ferro, chumbo e rubídio estão incluídos em sua composição. Tons frios dependem deles.
A amazite contendo albita tem o maior valor. Este mineral tem o padrão de malha mais atraente e a cor azul. A grande amazonita perperita tem um padrão bem marcado, e contém apenas muita albita. A variedade smallpertite não é tão claramente traçada, mas é notável por seu tom atraente como a madrepérola.
A dureza do mineral na escala de Mohs é de 6 a 6,5.
Depósitos
A pedra semipreciosa é agora extraída em vários estados. Na Rússia, é encontrado na Península de Kola e nos Urais. Os principais depósitos de Urais estão concentrados perto de Ekaterinburg. Fora da Federação Russa, as principais fontes de amazonite são:
- Índia;
- países africanos selecionados;
- Mongólia;
- Estados Unidos;
- Canadá;
- Tajiquistão;
- Noruega
O meu método não é usado - cavando carreira em todos os lugares. Para cortar as matérias-primas extraídas, use serras de diamante. Eles operam em altas velocidades. Após o corte, soluções de sabão ou refrigerante são usadas. Importante: a amazonita não pode ser tratada com querosene, óleo mineral ou diesel.
Mesmo pequenas quantidades delas afetam negativamente a qualidade dos cristais. É muito provável que as cores e nuances do design sejam perdidas para sempre. O próximo estágio do processamento é o chamado arrastamento.
Ninguém, claro, amarra pedras a carros. Apenas moagem e moagem são realizadas de acordo com um esquema especial.
A tecnologia funcionou com muito cuidado. Destina-se a dar uma aparência incomum para matérias-primas naturais. Se torna como se polido a um brilho de espelho. Somente especialistas treinados podem tratar a amazonita. Artesãos inexperientes podem facilmente danificar a estrutura frágil do mineral.
Segundo alguns relatos, há uma amazona peruana. Mas deve-se levar em conta que em vários países é extraído não em depósitos primários, mas nas minas. Estes são os recursos minerais do Brasil, Índia, Madagascar e Namíbia. Mineração na área de Mount Sailing e Mount Flat (ambos - a região de Murmansk) pedra é caracterizada pela pureza incomum. A Amazonita ocorre como resultado de processos vulcânicos, e esse mineral decorativo não é encontrado com muita frequência.
Propriedades curativas e mágicas
Segundo algumas pessoas, o valor da amazonita para o homem não se limita apenas ao prazer estético. Várias fontes antigas mencionaram que esse mineral cura muitas doenças. Ou, pelo menos, facilita o seu fluxo. Na medicina popular, a amazonita era considerada um bom remédio para:
- dor de cabeça (incluindo enxaqueca);
- distúrbios dentais;
- distúrbios dermatológicos;
- patologias da coluna vertebral e articulações;
- mau funcionamento dos vasos sanguíneos (incluindo varizes).
De acordo com outras informações, a amazonite ainda está lutando contra a epilepsia, o excesso de peso, doenças respiratórias e lesões do sistema nervoso periférico central. Com isso, você pode corrigir a patologia no trabalho do coração e tireóide. Mas devemos lembrar que toda essa informação não está confirmada. É absolutamente inaceitável substituir o tratamento normal pela amazonite.
Alguns místicos, videntes e seus fãs acreditam que o mineral tem uma força extraordinária.É usado na fabricação de amuletos e talismãs. Sim, mesmo na literatura mística, não é mencionado que a amazonite leva à realização de desejos.
Mas ele é creditado com outras propriedades. Entre eles, a melhora do humor e a compensação por forças desperdiçadas são muito relevantes.
Acredite ou não em todas as histórias sobre propriedades incomuns - para decidir cada pessoa separadamente. Acredita-se que o mineral permite renunciar aos elementos vitais tempestuosos e, assim, ajuda na meditação. E mesmo sem eles, ajuda a se acalmar, reforça a confiança. Muitas vezes eles escrevem que a amazonite permite:
- evitar decisões erradas;
- repelir agressão de inimigos e inveja;
- aumentar habilidades oratórias;
- prenda união familiar;
- mais eficiente para fazer trabalhos domésticos.
Quem é adequado?
O uso de produtos da amazonita pode ser limitado apenas pelo gosto estético. No entanto, muitas pessoas têm idéias místicas diferentes sobre isso. De acordo com essas idéias, é necessário usar uma pedra, antes de mais nada, para aqueles que querem superar o temperamento curto e a raiva. Ao mesmo tempo, não apenas os surtos de irritação são suprimidos, mas também o perigo de reduzir o ato de erupção cutânea. A Amazonita também é recomendada para os idosos.
Mesmo os místicos, é claro, não tiveram coragem suficiente para afirmar que ele retornaria à juventude. Mas então eles estão falando sobre uma carga extra de alegria. E mesmo que a coisa toda seja um efeito placebo, isso é bem-vindo.
A velha tradição russa diz que a amazonita (não importa se você corta um cabochão ou qualquer outro) ajuda as mulheres casadas. Independentemente do tempo da família, isso fortalece.
Existem outros efeitos atribuídos à pedra. Portanto, para empreendedores e apenas para pessoas com mentalidade de carreira, também é recomendável. Uma cor verde nobre, como algumas pessoas acreditam, ajuda a acalmar. O uso deste mineral é adequado para aqueles que sofrem constantemente da excessiva excitabilidade do sistema nervoso. Ao se preparar para doar amazonita e seus produtos, também é útil saber que os astrólogos podem aconselhar as pessoas que confiam neles.
Eles são dominados pela opinião de que a pedra é adequada para Libra, Gêmeos e Aquário. No primeiro caso, supõe-se que ele é capaz de remover seu apego, ao mesmo tempo aumentando a proteção contra inimigos e pessoas hostis. Os astrólogos de gêmeos costumam dizer que esse mineral melhorará seu bem-estar financeiro. Mas não só ele, às vezes é relatado que ele facilita a realização de vários objetivos.
Quanto ao Aquarius, os especialistas notam a suposta habilidade da amazonita em estruturar o pensamento e se livrar do caos mental. Note-se que não existem proibições significativas no uso de amazonite. Mas os parapsicólogos têm certeza de que ele se distingue pela “meticulosidade” e está longe de ser compatível com todas as pessoas. Se amazonite "não apreciar" uma pessoa positivamente, então a proteção não tem de esperar. Pelo contrário, o mineral fará todos os esforços para garantir que o proprietário desempenhe ao máximo todos os traços negativos de caráter e patologia.
Como distinguir de falsificações?
Mas se a informação mística sobre a amazonite é um assunto privado para todos, então, com a verificação de sua autenticidade, as coisas são diferentes. Estritamente falando, o custo dessa pedra não é tão alto que seja benéfico falsificá-la. O problema é diferente - há uma alta probabilidade de confusão com outros minerais. A amazonita genuína, mesmo sem tratamento, aquece de forma relativamente lenta. Você pode verificar isso segurando-o em suas mãos por algum tempo.
Uma amostra de qualidade, por definição, não pode ser transparente. Qualquer tratamento normal só lhe dará algum brilho. Para verificar isso, você precisa olhar para a pedra em plena luz do dia ou nos raios de uma poderosa lâmpada elétrica. Apenas cópias opacas e faz sentido comprar.
Além disso, vale lembrar que a excessiva uniformidade de cor quase sempre indica uma farsa.
Como se importar?
A Amazonita e seus produtos não impõem requisitos especiais para armazenamento e uso diário.
Mas ao mesmo tempo perigoso:
- golpes (por causa deles o mineral pode romper completamente ou parcialmente);
- forte aquecimento;
- exposição à energia solar.
Você deve se abster de armazenar a pedra onde a luz direta do sol possa chegar.
Para minimizar a chance de arranhões ou outros defeitos, a amazonita deve ser armazenada em um estojo. Se a tampa não estiver à mão, use apenas um pano macio. Escolhendo um lugar onde deixar a decoração, prefira áreas relativamente frias. Ao mesmo tempo, não deve haver flutuações de temperatura ocasionais.
Use escovas duras e abrasivos para limpar a amazonita não é recomendado. Não é desejável usar produtos químicos agressivos. A melhor opção - tratamento com uma solução quente de sabonete. Quando o procedimento é concluído, o mineral é completamente limpo para garantir sua secura. Então eles retornam ao seu lugar original, enquanto não se esquecem de verificar que não há perigo de ser atingido ou cair.
Belos exemplos
Amazonite é apreciada pelos criadores de lembranças e produtos similares.
Muitas vezes feito a partir dele:
- caixões;
- vasos;
- vários cinzeiros e suportes;
- figurinhas em uma variedade de estilos.
O mineral exótico é usado na produção de tabuleiros de xadrez (como uma inserção). Em sua base, mosaicos luxuosos são frequentemente criados. Ambas as lembranças (por exemplo, rosários amazonitas) e esculturas inteiras estão expostas nos principais museus do planeta. A Amazonita também é apreciada pelos joalheiros. A partir dele:
- suspensões;
- broches;
- argolinhas;
- brincos;
- contas;
- pingentes.
Especialistas dizem que o olho de tigre, em combinação com a amazonita, parece bastante atraente. Em formato mono, a pedra é geralmente colocada em uma moldura de prata. Mas outros metais podem ser usados. De pedras maciças, as combinações bem sucedidas de amazonite formam-se com opalas azul-turquesa e azul. Dos mais raros, com crisocola, larimaras e shattukitas.
Juntamente com a sodalita, este mineral é utilizado na fabricação de colares decorativos. Também digno de nota é a elegância externa de combinações com quartzo enfumaçado, topázios, aventurinas, hematitas, labradorites e lazuritas. A aquisição da amazonita e seus produtos é possível em vários lugares. O custo exato é determinado pelo tipo específico de pedra, seu tamanho e tipo de jóias ou produtos decorativos.
Amostras não tratadas custam 60 mil rublos em termos de 1 kg. Tratado mais caro - pelo menos 2 milhões.
No próximo vídeo você encontrará mais informações sobre a amazonite.