A azurita é uma pedra preciosa conhecida desde os tempos antigos pelas suas extraordinárias propriedades curativas. Ele não pode admirar sua beleza e cor surpreendente. Não confunda com lápis-lazúli, porque são minerais diferentes.
Descrição
A azurita pode ser distinguida pela cor, que pode variar do azul escuro ao azul violeta. A cor azul, que também é chamada de azul, é como o céu, o que geralmente acontece em desertos e paisagens de inverno. Azurita não é um mineral que pode ser encontrado em todo lugar. Tem uma beleza única, e sua incrível cor azul tem atraído a atenção de joalheiros por muitos milhares de anos. O brilho de azurite varia, mas esta é uma das razões pelas quais as jóias atraem atenção especial. Às vezes, os tons vão do índigo ao azul claro.
O tom mais famoso da azurita é o que lhe deu o nome - azul (ou azul). Muitas vezes, o mineral é misturado com malaquita, tal pedra é chamada lazuritlamahita. Entretanto, a malaquita é outro mineral de cobre que difere significativamente da azurita.
A azurita é formada quando o dióxido de carbono penetra no solo, onde reage com o minério de cobre. O cobre, quando dissolvido, reage com o líquido até atingir outro meio químico. Uma reação diferente ocorre lá, a composição química pode mudar, a temperatura pode subir, razão pela qual a evaporação da umidade é observada. Se algo assim persistir por um período prolongado de tempo, uma camada de azurite se forma no subsolo.
A azurita é depositada em fendas e vazios de terra que estão presentes na terra. O mineral se acumula na forma de nós ou matrizes, muito raramente pode ser visto na forma de crescimentos.
Na maioria das vezes, os geólogos encontram cristais que só podem aparecer se o mineral for depositado em fendas e não for mais perturbado pela cristalização ou pelos movimentos da crosta terrestre.
Nos Estados Unidos, nomeadamente nos estados do Novo México e Utah, existe uma mineração ativa de pedra. Outros depósitos não menos impressionantes de minerais foram encontrados no território da Namíbia e da França. Foi possível encontrar uma pedra também em países como México, Chile, Austrália, há depósitos em nosso país e no Marrocos.
Uma característica distintiva do mineral é a cor: azul escuro e profundo. Sua dureza varia de 3,5 a 4 pontos na escala Moos. Contém cobre, o que confere ao mineral uma tonalidade azul característica. A azurita é uma pedra carbonatada, que se desintegra em ácido clorídrico, resultando em um líquido azul claro.
História da origem
Há uma impressionante coleção de histórias e lendas contando sobre as propriedades incomuns da azurita. O valor do mineral foi comunicado a nós a partir de lendas e histórias. Hoje, a pedra azul escura continua a revelar suas propriedades para o mundo moderno. Vale dizer que durante muitos anos esse mineral mudou seu nome mais de uma vez. Se falamos sobre a França e suas províncias, então ainda há uma pedra conhecida como shessilit. É bastante simples explicar este nome - durante muito tempo, nas proximidades da cidade de Chessy, foi desenvolvido um depósito deste mineral precioso.
O nome moderno da pedra foi dado somente em 1824. François Bedan tornou-se aquele que inventou o novo nome do mineral.Existem também nomes menos conhecidos de azurite, mas também usados na vida cotidiana, por exemplo, azul-cobre, lápis-lazúli, azul-montanha.
A pedra foi amplamente usada na ciência oculta pelos xamãs da Irlanda e pelos sacerdotes no Egito. O material é fácil de processar, então amuletos e rituais foram feitos a partir dele. No período do século XV ao século XVII, a tinta usada pelos pintores foi feita com base no pó de azurita. Os cientistas sabem que abundantes depósitos de azurita podem ser encontrados onde há depósitos de minério de cobre. Por este motivo, é utilizado como indicador mineral, o que ajuda a encontrar o cobre.
Pedra há milhares de anos usada em joalheria e não só. No antigo Egito, a mineração ativa do mineral foi realizada na Península do Sinai. Ele foi fundido para cobre depois.
Neste ponto, os depósitos de azurita não se tornaram muito, portanto, o mineral é usado para o propósito pretendido e não para refusão de cobre.
O que é diferente do lápis-lazúli?
A maioria das pessoas não tem um conhecimento abrangente da mineralogia, por isso nem sempre entendem a diferença entre azurita e lápis-lazúli e acreditam que isso é apenas um erro de digitação. De fato, ambas as pedras têm um tom azul, mas a diferença é que, na azurita, ela é mais profunda e mais saturada.
Se você olhar para o lápis-lazúli, então seu tom brilhante é enfatizado por pequenas manchas de pirita, que têm uma cor dourada. Melhor de tudo, eles são vistos ao sol. Além disso, do ponto de vista físico, o lápis-lazúli não é tão macio e se você gastar uma moeda nele, não haverá arranhões, mas você pode estragar a aparência atraente da azurita dessa maneira. Se alguém realiza em primeiro lápis-lazúli de porcelana, e depois azurite, então pode-se ver que no primeiro caso resta uma linha azul, no segundo - uma linha azul-celeste.
Propriedades
Qualquer pedra que é conhecida pela mineralogia moderna tem certas propriedades, o que a torna única. Isso não é apenas qualidades curativas, mas também mágicas, a capacidade de influenciar de alguma forma a esfera espiritual e emocional da vida humana.
Mágico
Azurita - uma pedra do céu, mas também da Terra, tem uma energia feminina. O antigo chinês chamava a azurita de pedra celestial, guiada pela convicção de que abria os portões celestes. As antigas civilizações romana e grega usaram-no para o discernimento que ele poderia dar. Mineral remove pensamentos negativos e dá clareza de mente, além disso, estimula o intelecto. É uma pedra de meditação, conectando o divino com o mundano. Azurite é uma ótima escolha se você quiser se conectar com seu eu superior. Dá a calma e equilíbrio desejados. Mineral apaga todas as preocupações, ajuda a superar o estresse, superar a dor e a tristeza. Medos e fobias são dissipados pela azurite.
O cristal abre uma janela para uma compreensão mais profunda de seus sentimentos, pensamentos e medos. Graças a ele, torna-se mais fácil dissipar as emoções e sentimentos negativos causados por desapontamentos passados. Azurit aumenta a intuição, gera novas ideias e sonhos. Cristais de azurita, iridescentes em tons de índigo, são a escolha ideal para restaurar o equilíbrio da energia interna. Itens mágicos do mineral ajudam a se concentrar, então eles são usados durante a meditação, bem como durante as sessões.
Medicinal
Azurita é considerada uma poderosa pedra de cura que possui propriedades curativas.
De outras propriedades medicinais vale a pena destacar tal:
- melhora a composição do sangue, limpando-a;
- reduz a pressão sanguínea;
- Promove uma cicatrização mais rápida dos tecidos e splicing ósseo;
- tranquiliza, o que é importante para a epilepsia e a histeria;
- ajuda na asma;
- melhora a condição em algumas doenças oculares;
- usado no tratamento de problemas com o trato gastrointestinal;
- promove bom sono.
Levando em conta a alta capacidade de absorção da pedra, acredita-se que ela também pode ser usada para remover toxinas do corpo. E o fato de a azurita estar associada ao cobre a transforma em um remédio ideal para artrite e reumatismo. Azurita também tem propriedades curativas para o sistema nervoso central, ajuda a circulação sanguínea e melhora a regeneração celular.
Acredita-se que este mineral é uma pedra da vida e memórias que ajuda a aliviar os sintomas da doença de Alzheimer, bem como aliviar outras doenças neurodegenerativas. É usado na terapia como meio de manter o estado normal do fígado e dos rins.
Azurite fornece cura física e emocional. É usado para influenciar vértebras de problemas
Quem é adequado?
Independentemente do tom da pedra, é ótimo como um talismã para Libra e Aquário. É a esses sinais que ele ajuda a saber quando uma pessoa mente para eles, uma vez que ele tem um efeito positivo na intuição. Com tal decoração, os representantes desses signos aprendem a tomar as decisões certas. As balanças são especialmente sensíveis à energia de uma pedra, elas podem senti-la mesmo a uma curta distância, por exemplo, se a azurita estiver em casa como uma estatueta. É por isso que Libra não tem que carregar uma pedra, você pode simplesmente comprar uma lembrança como item de interior.
Quando o mineral aparece em Aquário, ele se torna mais sábio, não mais tomando decisões precipitadas. A energia favorável da pedra afeta o estado emocional interno de uma pessoa que se torna mais honesta consigo mesma e com os outros.
Mas estes não são os únicos sinais que devem carregar a azurita como decoração. Você pode experimentar o mineral Virgens, Sagitário, Touro e Peixes. Estes são os sinais que precisam se conter regularmente para tomar decisões erradas e erradas e direcioná-los para o verdadeiro caminho. Peixes impacientes ficarão mais calmos, eles conseguirão o que desejam há muito tempo - fé em si mesmos e confiança. O autocontrole é garantido para Strelets. A azurita não pode ser usada por Gêmeos, embora, como agente terapêutico, o mineral traga muitos benefícios.
Como distinguir de falsificações?
A azurita é muitas vezes falsificada, mas existem vários métodos que ajudarão você a descobrir se uma pedra é realmente real.
- É necessário colocar o mineral em água limpa e mantê-lo lá por algumas horas. Se não for artificialmente colorido, a água permanecerá cristalina.
- Quando exposta ao ácido clorídrico, a azurite começa a chiar.
Que pedras combina?
Quando a azurita é combinada em jóias com outros minerais, vale a pena considerar sua energia. Coexiste bem com a hematita. Juntas, essas duas pedras ajudam a pessoa a melhorar sua memória, revelando seu potencial intelectual. Tal decoração é uma boa ideia para cientistas e estudantes.
Se você quiser manter a clareza de pensamento, então você deve encontrar um talismã em que azurita será combinada com turmalina, topázio azul ou lápis-lazúli. Tal combinação faz seu portador moralmente mais estável, ele pode se tornar inflexível, o que nem sempre é ruim, ele consegue olhar para situações diferentes mais objetivamente.
Se você combina azurita com topázio citrino ou amarelo, o amuleto começa a afetar positivamente a esfera sensual da vida. No casal há muito tempo sentimentos apaixonados permanecem, compreensão e amor reinam.
Aplicação
Se uma pedra permanecer por muito tempo sem contato com uma pessoa, suas propriedades serão enfraquecidas. Este mineral pertence àqueles para os quais o contato tátil constante é necessário. O melhor lugar para amuletos é um pulso ou pescoço, mas você também pode carregá-lo em seu bolso, por exemplo, para fazer rosário de pedra. Na Renascença, muitos murais e pinturas nas igrejas são feitos com tinta, com base no pó do mineral descrito. Hoje esse material é usado para criar lembranças atraentes, pois é fácil de processar.
Se falamos da esfera industrial, aqui a azurita é um componente menor do minério de cobre, que sempre fica em algum lugar próximo. A pedra é usada como um componente para criar sulfato de cobre, às vezes o cobre é fundido a partir dele.
Mas isso não é tudo - o mineral encontrou seu uso em pirotecnia, onde fornece fogos de artifício com uma cor verde brilhante.
Cuidado
Depois de usar recomenda-se limpar a pedra, mas não com líquidos, porque a pedra tem uma tendência a desmoronar. Os métodos de purificação de cristal e pedra são preferidos.
Deve ser entendido que a azurita retém suas propriedades únicas somente quando uma pessoa cumpre os requisitos para seu armazenamento e cuida adequadamente dela. Especialistas aconselham:
- manter jóias e coisas do mineral, onde não há mudanças bruscas de temperatura;
- é necessário excluir a exposição prolongada do sol ao mineral;
- com contato prolongado com um ambiente úmido, a azurita adquire uma coloração verde;
- mesmo um pequeno efeito mecânico afeta adversamente a atratividade e leva à destruição da pedra;
- limpe a decoração com um pano macio e água com sabão e depois seque;
- o mineral não é imerso em água quente, pois seu brilho é perdido devido a isso.
Sobre os recursos do azurite, veja o seguinte vídeo.