Pedras e Minerais

Como distinguir um diamante de zircônia cúbica?

Como distinguir um diamante de zircônia cúbica?

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Descrição diamante
  2. Zircônia cúbica
  3. Diferenças
  4. Formas de verificar

Um diamante é uma bela pedra preciosa que não deixa nenhuma mulher indiferente. Obtém-se de diamante depois do processamento especial, que permite revelar toda a sua beleza. O "duplo" de um diamante é um fianit. É visualmente muito semelhante ao original, mas tem uma origem artificial. Distinguê-los uns dos outros não é tão fácil, eles são realmente semelhantes em muitos aspectos, embora o preço dessas pedras varie muito. Para que o vendedor de jóias não aproveite essa semelhança e não lhe venda uma compra por uma quantia enorme de dinheiro, que não vale a pena, estude as características dessa e de outra pedra.

Diamante
Fianit

Descrição diamante

Os diamantes têm uma classificação de 4C. Inclui quatro características - quilate, cor, claridade e corte. Em inglês, todas essas palavras começam com a letra C. Cada um dos parâmetros tem um significado ao definir uma nota para uma instância específica.

O peso dos diamantes é determinado em quilates e 1 quilate é igual a 0,2 gramas. Os menores de todos são considerados cópias, cujo peso é igual a 0,01 quilates. Eles são por vezes utilizados por joalheiros para criar jóias, só para ver essas pedras em anéis ou brincos, você precisa tentar - seu diâmetro não é mais do que 1 mm.

A escala do quilate - 100 divisões. Pode ser muito difícil para uma pessoa comum distinguir entre pedras com um peso que é igual a um décimo de quilate diferente. Especialistas podem fazer isso, mas eles precisam usar uma técnica especial, incluindo um microscópio. Se você quiser determinar pelo menos um peso aproximado, tente usar a seguinte fórmula aritmética. No entanto, é adequado apenas para pedras, no processamento de que um grande corte foi usado.

Esta fórmula é assim: massa = diâmetro 2xighs0.0061

A cor da pedra é determinada pela escala GIA, com sua ajuda, os especialistas identificam uma sombra que varia de marrom a amarelo. Há também um grupo de diamantes de outras cores chamado fantasia. Há exemplares muito bonitos de tons vermelhos, verdes, rosa, lilás e azuis. Essas cores inesperadas são formadas devido a impurezas: o boro tem obtido o boro, o urânio é verde e assim por diante.

No entanto, a variedade mais cara é a de diamantes lisos e não coloridos. A pureza das pedras pode ser verificada usando luz ultravioleta usando o método de fluorescência.

É importante! O corte de diamante pode ser diferente, dependendo da imaginação do joalheiro, mas uma variação de 57 facetas é reconhecida como a melhor.

Zircônia cúbica

Fianit é um cristal cultivado a partir de dióxido de zircônio. Nos anos 60 do século passado, a fama sobre ele varreu a URSS. Por causa de sua notável semelhança com um diamante, ele começou a ser usado ativamente tanto em jóias quanto na indústria. Vendedores inescrupulosos podem distribuir uma zircônia cúbica não apenas por um diamante, mas também por outras pedras, como a esmeralda. Mas na maioria das vezes essa pedra é produzida na escala de cores inerente a um diamante.

    Recebeu seu nome das primeiras cartas do instituto científico em que foi inventado - este é o Instituto de Física da Academia de Ciências. É mais suave que um diamante por apenas três unidades na escala Meuse (8,5 vs. 10). Zircônia cúbica tem variedades como:

    • genavit;
    • zirconite;
    • Pedra Swarovski.
    Fian
    Jenavit
    Zircão
    Pedra Swarovski

    Diferenças

    Existem muitos parâmetros pelos quais os cristais naturais e artificiais têm diferenças.

    • Peso. O peso da zircônia cúbica é muito maior que o de um diamante. Os especialistas podem determinar o peso da pedra e tirar conclusões sobre sua origem.
    • Brilho. O brilho de um diamante surpreende com a beleza e variedade de destaques de cores. No entanto, a tecnologia de produção de zircônia cúbica não fica parada - hoje os mestres aprenderam a produzir cristais com um brilho muito brilhante e é muito difícil encontrar a diferença com o original. A subespécie moissanita quase nunca é encontrada na natureza, mas é freqüentemente cultivada em laboratórios. Eles brilham muito intensamente, ainda mais que os diamantes, e nem sempre é possível determinar sua origem artificial mesmo com a ajuda de dispositivos. Além disso, o olho humano não consegue lidar com essa tarefa.
    • A forma do corte. As especificidades do corte também podem produzir uma pedra artificial, difere em zircônia cúbica e um diamante: no primeiro, com bordas arredondadas, e no segundo, com bordas afiadas. Este método também é destinado a especialistas, porque a zircônia cúbica pode ser processada em 57 facetas.
    • Irregularidades Os diamantes são geralmente cristais menos perfeitos, ou seja, possuem defeitos menores que não são observados em fianitos.

    No entanto, esta regra é relativa, porque os diamantes muito caros têm lados quase perfeitos.

    Fianit
    Diamante

    Formas de verificar

    Nós damos uma variedade de métodos que permitem distinguir entre pedras de origem natural e cristais, homem crescido no laboratório.

    • Apuramento. Através de um diamante é impossível ver uma única letra em um jornal ou revista. Mas através do fianit para ler o texto é bastante simples - não obscureceu os contornos da fonte.
    • O uso de gordura. Para isso, um teste simples é suficiente e você precisará apenas de uma gota de óleo vegetal. Umedeça um seixo nele e, em seguida, prenda-o ao vidro. O fianit não vai ficar com ele e cair rapidamente, mas o diamante permanecerá no lugar. Outro método envolve o uso de gordura animal. É necessário soltar a pedra e observar o comportamento da gota. Se ela permanecer inalterada, haverá um diamante à sua frente e, se começar a se espalhar e se acumular em outras gotas, será uma zircônia cúbica.
    • Teste de respiração Este maravilhoso método pode ser usado até mesmo na loja. Neste caso, a pedra pode estar na decoração. No caso de um cristal artificial, você verá sinais de embaçamento, mas um diamante genuíno desse tipo não mudará.
    • Lupa. A ótica pode ajudá-lo a ver as sutis características distintivas de duas pedras. Dê uma olhada em seu espécime através de uma lupa com um aumento de 20 vezes e procure o fantasma de seus rostos, raios divididos. Isso só pode acontecer com um cristal artificial. Além disso, um diamante não é completamente transparente. Claro, às vezes na natureza existem pedras de "água pura", mas elas custarão uma fortuna.
    • Aquecendo Se você segurar a fianita em suas mãos, absorverá o calor do corpo humano. Mas o diamante não muda sua temperatura. É verdade que, antes de embarcar em tal experimento, é necessário que as mãos estejam bem aquecidas.
    • Dureza. Esse método é um pouco arriscado, mas se você tiver certeza de que tem um diamante, pode testá-lo. Para fazer isso, segure uma pedra em qualquer superfície. No caso da pedra natural, ela será arranhada. Outra opção para distinguir entre um diamante e uma zircônia cúbica com base em sua dureza é usar uma jóia com uma pedra. Com o tempo, arranhões aparecerão na zircônia, enquanto que com diamantes essas mudanças não devem ocorrer. A única exceção serão casos de manipulação de jóias muito descuidada, por exemplo, você jogou com toda sua força no chão.
    • Certificado Ter um certificado de autenticidade é um sinal claro de que você tem uma pedra real. Boas joalherias geralmente estão prontas para documentar a origem natural da pedra. É claro que, em nossos dias, você não pode ter 100% de certeza sobre a autenticidade de um certificado, mas se este for um salão de beleza com um nome que valoriza sua reputação, provavelmente este documento será genuíno.
    • Testador de Diamante. Hoje existem dispositivos especiais que são capazes de determinar o tipo de pedra. Cada cópia tem sua própria condutividade térmica e qualidades reflexivas. Um testador de diamantes permite identificar quantas pedras genuínas existem em cada linha dessas instâncias, além de identificar um diamante verdadeiro. O preço de um aparelho semelhante fabricado nos Estados Unidos começa em 7.000 rublos. Não é uma quantia tão grande em comparação com aquela que pode ser perdida se você comprar uma farsa. O dispositivo chinês custará 10 vezes mais barato. Para obter informações sobre a pedra o suficiente para trazê-la para a pedra.

    Existem modelos que, quando em contato com o material, mostram uma certa luz. Então, Gem Oro Ultra Tester pisca verde, se é um diamante, azul - se é moissanite e vermelho - em metal.

    Se um joalheiro experiente se propõe a fazer uma imitação magistral de um diamante, então é provável que ele seja capaz de usá-lo como um diamante natural. Então, os métodos domésticos podem não funcionar, basta entrar em contato com um especialista. O especialista tem os instrumentos de precisão mais altos, ele determinará precisamente a origem desta pedra.

    Mais adiante no vídeo você pode ver as diferenças entre a zircônia cúbica e o diamante.

    Escreva um comentário
    Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

    Moda

    Beleza

    Relacionamento