Como pegar o sol? Esta questão é bastante fácil de responder. O fato é que há uma pedra que as pessoas associam ao sol e sua energia. Ele é amado e honrado, eles fazem vários ofícios fora dele. Então, uma pessoa está tentando manter os raios da luz ao lado dele. O que é essa pedra maravilhosa? É fácil adivinhar, estamos falando de âmbar.
Tipos de depósitos
Esta pedra geralmente está na forma de inclusões entre as camadas de carvão. Como regra geral, os locais de âmbar são divididos em dois grandes grupos.
- O primeiro é o depósito primário ou indígena. Essa pedra, encontrada em sedimentos de carvão, refere-se especificamente a eles. Também para os depósitos primários incluem áreas como o Norte da Sibéria, Extremo Oriente, Ural. Tudo é explicado simplesmente: lá, onde as florestas de coníferas costumavam crescer, e a resina abundantemente fluía das árvores, e o âmbar apareceu.
- O outro grupo é secundário. Tais depósitos são chamados placers. Eles, por sua vez, são divididos em mar e rio. Estes depósitos estão localizados longe do primário (primário). E tudo porque a pedra foi trazida para depósitos futuros por correntes de água, seja por detritos de terra, ou pelo avanço das geleiras.
Ou seja, o âmbar não nasceu lá, mas “emigrou” para esses lugares por movimentos naturais. Como resultado do acúmulo de material natural trouxe enormes depósitos.
Kaliningrado é considerado o lugar mais famoso da Rússia, onde a pedra solar é extraída. Depósitos de Kaliningrado pertencem a solto. No exemplo das seções secundárias, podemos ver mais uma divisão, agora em descargas. Eles são delta, costeira, marinha, marinha, glacial.
Por que os depósitos de âmbar têm uma densidade muito baixa? Porque a resina não afunda na água. E âmbar é uma resina petrificada. Muitos séculos atrás, a resina era carregada por correntes de água por uma distância bastante longa. Onde a corrente encontrava um obstáculo, a resina se agarrava à areia, misturada a fragmentos de árvores. Tempo e fenômenos naturais criados âmbar.
Como resultado de várias transformações de tais depósitos, muitos apareceram.
Hoje, as pessoas encontram pedaços ensolarados em vários lugares. Eles podem ser encontrados na margem do rio, em vários baixios, em fragmentos de vegetação. Lá eles são levados pelo rio. Além disso, o âmbar pode ser encontrado no sopé das montanhas, foi demolido por uma geleira.
Mesmo seixos podem trazer à superfície inundações ou tempestades. Por exemplo, como na região de Kaliningrado. Na costa dos oceanos e mares, a massa do sol carrega uma tempestade. No século XIX, foi na região de Kaliningrado que uma emissão muito grande de gemas ocorreu uma vez. Moradores coletaram pedras por vários dias.
Os maiores depósitos do mundo
Se você começar a falar sobre grandes campos, então você precisa começar a história com a Rússia. O maior aglomerado de âmbar está localizado na costa báltica da antiga sambia, e agora em Kaliningrado, península. Se para dizer com certeza - esta é a aldeia de Amber (neste lugar está localizado cerca de 90% das reservas mundiais de pedra). Amber tem mais de cinquenta milhões de anos. Isso é o que dizem os especialistas.
Neste momento, com a ajuda de estudos geológicos, os especialistas determinaram que há novas áreas para o desenvolvimento. Suas reservas são cerca de trezentas toneladas.
O campo da região de Kaliningrado, no mar Báltico, está dividido em três secções: Palmnikensky, Plyazhevy e Primorsky. A área de Palmniken está em desenvolvimento desde 1976.Segundo as estimativas dos geólogos, as pedreiras de Palmniki e Primorsky podem abastecer as pessoas com âmbar por mais de duzentos anos.
A produção anual aqui é de cerca de 350 toneladas.
Na região de Rivne, localizada na Ucrânia, também há estoques de âmbar. Eles estão localizados em uma espécie de triângulo de assentamentos Klesovo-Sarny-Dubrovitsy. Nuggets de mineração ucraniana é mais barato devido ao fato de que eles ocorrem em uma profundidade que varia de 3 a 10 metros. 250 g de pedra solar podem ser obtidos a partir de um metro cúbico de formação de terra.
A República Dominicana também é famosa pela extração do âmbar. Aqui a idade da pedra da montanha é de 40 milhões de anos. Na Alemanha há um campo, localizado na Saxônia-Anhalt. A idade do âmbar aqui é de cerca de 22 milhões de anos.
O Centro Báltico para o Âmbar está localizado em Kaliningrado, seguido pela Lituânia. O serviço geológico local está tentando anunciar uma competição internacional aberta para a extração dessa pedra. Você também pode encontrar várias lembranças de âmbar em grandes quantidades na Estónia. Nuggets nesses lugares são extraídos na ilha de Saaremaa, e já fazem deles aparelhos caros.
Os bielorrussos acreditam que os depósitos de âmbar em suas bordas se parecem com fantasmas. Os depósitos de pedras solares são retratados em mapas de geólogos e em revistas científicas, mas nem todos podem vê-los pessoalmente. Pedaços de pepitas são encontrados em sítios paleolíticos. Sua idade é de cerca de treze mil anos.
A exploração bielorrussa identificou sete locais com depósitos de âmbar. As pedras ocorrem nos distritos de Pinsk, Stolin, Luninets, Drogichinsky, em Polesye e na região de Brest. Os mais proeminentes a esse respeito são considerados pântanos. depósitos no maciço de Gatcha perto de Zhabinka. Mais de trezentas toneladas de âmbar são armazenadas ali.
Novos depósitos abrem na Letônia. O âmbar é encontrado tanto na costa como no fundo do mar. Depósitos aluviais muitas vezes abrem na parte inferior devido ao fato de que a água se move camadas enormes de areia. Como resultado dessa perturbação, a pedra solar se rompe.
Amantes da sorte encontram pepitas do tamanho de um punho humano em profundidade.
Onde é extraído na Rússia?
Em geral, é mais fácil nomear os lugares onde o âmbar não é extraído. O início da pesca ocorre na região de Kaliningrado, e depois se espalha por todo o país. E se as principais reservas estão localizadas em Kaliningrado, então foram descobertos depósitos no norte da Sibéria e no Extremo Oriente que ajudaram essas áreas a entrar na província euro-asiática de âmbar do mundo. Como resultado, até mesmo uma marca apareceu em Altai. Foi inventado pelos moradores locais para óleo de girassol de alta qualidade. É chamado de "Yantar de Altai".
Além disso, o âmbar é encontrado na Rússia nos Urais, Primorsky Krai e Yakutia. Nuggets grandes não são encontrados aqui, então a escavação industrial da pedra do sol nesses lugares é impraticável.
Métodos de mineração
O processo de mineração de pedra solar é muito diversificado. Por exemplo, o desenvolvimento pode ser realizado usando o método hidráulico por parafuso. Este é o caminho mais seguro para o ambiente e o estado da pedra. Os trabalhos são realizados da seguinte forma: com a ajuda de equipamentos hidráulicos, os poços são feitos no solo. Seu diâmetro é de 80 cm.
Nuggets sobem à superfície junto com o solo sob pressão hidráulica. Então eles são limpos, lavados da areia e da terra. Essa é a maneira mais moderna.
E há outro caminho que prevê a organização de carreiras especiais. No início, as rochas vazias são puxadas para fora, depois as camadas de argila azul ficam nuas. Tem âmbar.
No entanto, esse método não é seguro, pois pode ocorrer um colapso, portanto, é melhor usar o primeiro método.
Anteriormente, tudo era diferente. Nos tempos antigos, o âmbar era colhido manualmente na costa, que fica ao longo do Mar Báltico, e era colocado em recipientes especiais. Este método permitiu extrair cerca de sessenta mil toneladas de pedra solar.O tempo passou e nossos ancestrais perceberam que tirar uma pedra da água é muito mais fácil se usarmos redes. Amber entrou neles junto com algas.
Alguns buscadores até "araram" as zonas costeiras, de modo que uma pedra leve saiu do solo marinho e flutuou até a superfície. Para entrar na natureza, a pedra solar é fácil. Está localizado a uma profundidade bastante rasa. Mas para a organização da produção oficial requer grandes custos, então há escavadores "pretos".
O saque ilegal é usar a mangueira de um enorme aspirador de pó. De pé até os joelhos na água, as pessoas levantam e abaixam um cano de alumínio preso a uma bomba de gasolina em um poço de água suja. Então, eles lavam o solo (argila azul), que tem mais de 50 milhões de anos. Com este líquido, o âmbar sobe para a superfície.
Capturar âmbar nesses poços é uma tarefa bastante difícil. No entanto, todos os custos e mão de obra compensam juros. Uma pedra grande no mercado "negro" é mais cara que um pedaço de ouro do mesmo peso. Encontrar tal cópia é um grande sucesso. Portanto, as pessoas estão cavando buracos, não pensando em sua saúde e danos ambientais.
As autoridades da Federação Russa endureceram a punição por essa atividade em 2017. Até à data, a multa por extracção ilegal de âmbar é fixada entre 200 e 500 mil rublos. Anteriormente, ele foi apenas 3-5 mil rublos. Funcionários pagarão cerca de 800 mil rublos por violação, e a multa para pessoas jurídicas será calculada em milhões (10-60 milhões de rublos, dependendo da escala de atividades ilegais). Hoje, a venda de âmbar extraído ilegalmente, seu transporte e armazenamento para fins de marketing é estritamente proibida.
O método acima é ilegal.
Mas também há pessoas que combinam a extração de âmbar com paixão. A busca pela pedra do sol no processo de mergulho não viola a legislação vigente. Como os mergulhadores procuram o âmbar no fundo do mar? Eles usam as propriedades físicas das pedras. Fluorescência é o brilho das pedras em diferentes cores sob a influência de uma lâmpada ultravioleta. Os dispositivos modernos aumentam significativamente a eficiência da pesquisa, mas é necessário lembrar as seguintes nuances:
- o erro será excluído se você levar a pedra ao vidro da própria lâmpada;
- a lanterna brilhará mais forte se o espaço for limitado;
- o grau de fluorescência do âmbar sob a água depende do indicador da faixa de comprimento de onda (deve ser de 360-400 nm);
- as pepitas são fáceis de encontrar se você usa uma lâmpada com um comprimento de onda de 365 a 400 nm;
- ao trabalhar com esse equipamento, recomenda-se o uso de óculos especiais ou vidro de policarbonato;
- A maior potência da lanterna fornecerá um ótimo efeito de brilho.
A busca por âmbar não é apenas um passatempo geológico interessante, mas também um bom salário.. Os escavadores "pretos" ganham em média de 100 a 200 mil rublos. por mês. Os mergulhadores depositam a esperança da boa sorte, mas seu caminho é mais como um hobby, embora não seja sem significado material.
Você pode aprender sobre como o âmbar é minerado e encontrado assistindo ao vídeo abaixo.