O mineral translúcido, um tipo de quartzo, é bem conhecido desde os tempos antigos. Hoje, a calcedônia é uma das rochas ornamentais mais procuradas. Para uma variedade de cores e tons, gosta muito de joalheiros. Ele aprecia medicina alternativa e astrologia. Vamos tentar descobrir por que esse mineral é tão popular.
O que é isso?
Graças aos antigos gregos, a humanidade aprendeu muito. Portanto, a descoberta da calcedônia também é seu mérito. Durante uma das viagens para as margens do Mar de Mármara, perto da cidade de Calcedônia (o território da moderna Istambul), foi descoberta uma pepita de paleta de cores extraordinariamente bela. No local da descoberta, eles chamaram uma pedra.
Para os gregos, tornou-se a vontade dos deuses, porque eles foram reconhecidos como os melhores mestres no processamento de pedras preciosas e semipreciosas, mas seus locais de mineração não eram. Foi essa riqueza natural que muitas vezes causou guerras. E então tal presente - depósitos de calcedônia, a partir do qual você pode cortar jóias e figuras mais significativas.
Foi esse mineral que iniciou uma nova forma de joalheria chamada glifo. Até agora, pedras preciosas gregas antigas, camafeus com cabochões retratando animais e pássaros, relevos e baixos-relevos descrevendo a vida das pessoas, e as impressões são conhecidas por todo o mundo.
Mesmo nas revelações de João, o Teólogo, há uma descrição da calcedônia que decorava as paredes da Jerusalém celestial. Mas com a queda do mundo antigo, o glíptico foi esquecido por muito tempo. Somente na era do classicismo, como resultado de escavações arqueológicas, gemas magníficas foram reavivadas.
A calcedônia atraiu novamente a atenção dos senhores e dos poderosos do mundo: segundo relatos de testemunhas oculares, Napoleão e Byron tinham anéis com essa pedra, e A. S. Pushkin tinha dois deles. Mais tarde, muitas pessoas criativas adquiriram tais presentes graças a um amigo, poeta e colecionador de minerais Maximilian Voloshin.
Calcedônia é um tipo de quartzo. É porosa, consiste das fibras mais finas que podem ser vistas sob um microscópio eletrônico. Na natureza, existem cerca de cem variedades de cores e tonalidades completamente diferentes, mas são secundárias, ou seja, o mineral as absorve do ambiente, uniformemente colorido ou intercalado com transições de cores.
Com a penetração do mineral de goetita, a calcedônia se torna amarela, a hematita se torna vermelha. Os óxidos de pirita, manganês ou compostos orgânicos dão uma cor cinza-azulada ou preta. E em cada depósito a cor será diferente.
Precisamente pelo fato de que cada pedra parece especialmente, é amado por joalheiros e artesãos. E os litoterapeutas há muito notaram as incríveis propriedades curativas do mineral, que são de grande importância para a saúde humana.
Depósitos
Calcedônia não é incomum, portanto, é distribuída bastante amplamente. Sendo um tipo de quartzo, o mineral é formado a partir de rochas vulcânicas, cristalizando sob a influência de água e alta pressão ou sob a influência de altas temperaturas (700-1000 graus). Na natureza, diferentes subespécies podem coexistir tão de perto que em uma só pedra pode haver tanto despachante quanto cornalina. Pode haver variações no território de uma mina, mas na maioria das vezes um tipo de calcedônia é extraído no depósito.
A Alemanha é o campo desenvolvido mais antigo. Minerais também são extraídos. no Brasil, Índia, Madagascar, Uruguai, EUA, Itália, Sri Lanka, Polônia, República Tcheca, Austrália, Canadá, Escócia, Ucrânia. Existem depósitos na Rússia na Transcaucásia, Primorsky Krai, em Chukotka e Kolyma, nos Urais e na Crimeia, na Sibéria Oriental e na região de Moscou.
Neste caso, os depósitos são ambos depósitos na profundidade da terra e sedimentos superficiais. Cor e sombra podem mudar após a solidificação de rochas vulcânicas.
Propriedades
É importante para uma pessoa que compra uma pedra saber que qualidades um mineral pode ter um impacto na saúde e no estado psico-emocional. Mas eles dependem das propriedades físico-químicas do mineral. Portanto, vamos dizer algumas palavras sobre isso.
Físico-químico
Tendo a fórmula química SiO2, a calcedônia é um dióxido (dióxido) de silício, pode ter inclusões de ferro e outros óxidos. Com uma pequena quantidade de impurezas, tem uma cor transparente ou translúcida de tons amarelo-branco. As centenas de variedades de calcedônia têm propriedades físicas e químicas semelhantes, que as unem:
- é um mineral bastante sólido (na escala de Mohs é estimado em 6,5-7 pontos);
- de acordo com a densidade, pertence ao grupo do meio (2,58-2,64 g / cm³);
- a transparência é turva ou translúcida;
- em brilho - cera ou opaco;
- quando se divide, mostra-se mais frágil que o quartzo;
- em um intervalo - desigual;
- propriedades dependem em grande parte de impurezas.
Medicinal
A litoterapia (tratamento com pedras) há muito tempo usa a calcedônia no tratamento da saúde mental, bem como órgãos internos, sistema circulatório, olhos, tecido ósseo. Mas as propriedades dependem do tipo de mineral:
- Ágata ajuda com tosse e dor de dente;
- o heliotrópio é responsável pelo trabalho do coração e dos vasos sanguíneos;
- A Sarder tem um efeito cicatrizante: restaura a pele como resultado de uma intervenção mecânica ou cirúrgica, combate as úlceras, é um meio de combater a infertilidade;
- a natureza safirina criou para hypotensive, bem como para aqueles que precisam normalizar o trabalho do coração;
- Cornalina é considerada um agente hemostático, alivia a dor de dente, melhora o estado geral da pele;
- ônix ajuda no fígado e nos rins;
- A crisoprase torna a vida mais fácil para as pessoas sensíveis ao clima (para isso, recomenda-se beber água, que ficava cerca de 5 horas ao sol, e na qual a crisoprase jazia naquela época).
Na antiguidade, a calcedônia era tratada com febre e doenças de pele, na Idade Média tentavam se livrar da disenteria com pó mineral. Hoje, nos países do Oriente, os palitos de dente de calcedônia amarela embranquecem os dentes e fortalecem as gengivas. Mas, na maioria das vezes, os modernos litoterapeutas usam os minerais desse grupo para o tratamento de distúrbios nervosos. Para o tratamento, pedras devem ser usadas sob a forma de jóias, assistir a terapia de pedras (terapia de pedras) em salões de beleza ou clínicas ayurvédicas.
A terapia com pedras é uma massagem com o uso de pedras quentes (e isso pode já ser uma contra-indicação para algumas doenças). Depois de tal massagem, o cliente experimenta o relaxamento, o calor que sai penetra na pele e nutre o corpo com oxigênio, fazendo com que o fluxo sanguíneo se acelere. Isso ajuda a aliviar a dor.
As pedras ayurvédicas purificam os chakras. E os psicoterapeutas recomendam escolher minerais de certas cores para relaxamento ou concentração, usá-los ou considerá-los:
- o vermelho vai dar vitalidade;
- laranja promoverá a criatividade;
- verde - a cor da paciência, tranquilidade, auto-suficiência;
- minerais azuis acalme o sistema nervoso e fortaleça a memória;
- azul tons aliviam a raiva;
- roxo - a cor da magia e magia, mistério e criatividade;
- roxo ajudará a fortalecer a força de vontade;
- castanho - estabilidade de cor e equilíbrio;
- preto simboliza nascimento e morte;
- branco - a cor dos pensamentos puros.
Durante os procedimentos, os litoterapeutas prescrevem usando pedras de certas cores. Ajuda a melhorar um sonho, a outros - iluminará o humor. Mas especialistas dizem que é impossível usar essas jóias o tempo todo: a pedra deve descansar, para que o usuário não tenha medos infundados e não aumente a pressão.
Propriedades mágicas
Astrólogos, especialistas em feng shui e esoterismo dizem com confiança que a calcedônia é uma pedra com grande energia. Equilibra o fluxo da vida, distribuindo-os uniformemente. Esta pedra limpa o espaço da energia negativa e a enche de poder puro.
Para os marítimos, esse símbolo da terra era um talismã para um retorno seguro para casa. E copos de calcedônia ajudavam a neutralizar os venenos que vinham com o vinho. Em alguns dias do funeral de um homem, algumas nações dão jóias à sua mulher com uma pedra rosa: ele o ajudará a suportar a perda, a tirar a tristeza do seu coração e a encontrar a paz.
As mulheres da antiguidade usavam o mineral para atrair os homens, chamando-o de "pedra do amor". Acredita-se que esta pedra é capaz de prolongar a juventude e tornar qualquer mulher bonita. E a calcedônia não processada sempre foi considerada um talismã de felicidade familiar e amor mútuo. Estabelecendo seixos em casa, as pessoas afastavam os maus espíritos das moradias, e colocavam amuletos, protegiam a si mesmos e aos membros da família das palavras do mal e do mau-olhado.
Para o provador, o melhor presente sempre foi considerado uma xícara de pedra rosa - proteção contra indigestão durante a degustação de pratos. Mas todos os especialistas em ciências não tradicionais dizem que, para ajudar a calcedônia, você precisa ser uma alma pura, ter pensamentos brilhantes.
Variedades
Em teoria, a calcedônia é chamada de quartzo, que tem tons claros, pálidos de cinza, azul, lilás. Mas, na realidade, existem muitas outras espécies. Alguns deles são muito semelhantes, outros podem ser confundidos com outros minerais, porque as pedras podem ser brancas e ocre, avermelhadas e esmeraldas, azuladas e cor de mel. Aqui está uma lista das variedades de calcedônia mais populares.
Ágata
Ágata - são camadas de fibras finas, com toda uma paleta de cores, diferentes graus de transparência e densidade. Muitas vezes na composição existem outras modificações do dióxido de silício: quartzo, quartzo, moganita, opala. Devido ao padrão de camadas ou específico, a ágata tem vários tipos:
- bastião - das rachaduras e camadas cria a ilusão de um padrão de paisagem urbana ou as ruínas do bastião;
- Brasileiro - com as camadas mais finas em 1,5 micrômetros;
- arborizado (dendrítico) - com um padrão de mata de floresta;
- disco;
- estrela;
- musgo - retratando o musgo do norte em um fundo claro;
- preto usado nas ciências ocultas.
Segundo a lenda, a ágata, de cor azul, azul ou púrpura, é o olho de uma águia branca, prostrada por algum tipo de feiticeiro negro. Além disso, esse mineral tem o nome “Olho do Criador” - tal olho é capaz de distinguir entre boas e más ações realizadas por nós.
"Ágata de fogo" é uma gema de camadas opacas vermelho-laranja com brilhantes manchas de limonita. Essa ágata também é chamada de mexicana, porque é encontrada apenas na parte norte do México e no sudoeste dos Estados Unidos - no estado do Arizona.
Heliotrópio, sílex e jaspe
Estas são todas as variedades de gemas que parecem muito semelhantes à calcedônia. Mas nem todos os especialistas os consideram como tal. De fato, a diferença entre ágata e jaspe não será determinada por todos. Externamente, estes minerais distinguem-se pelo fato de que nas bordas o jaspe é completamente opaco, só ele pode brilhar ligeiramente nos cavacos. Após um exame detalhado ao microscópio, podem ser encontradas ágatas de jasper parcialmente translúcidas. Mas as ágatas são bastante realistas para olhar.
A cor do jaspe pode variar de amarelo pálido a ouro profundo, com um padrão incomum na forma de cachos. Mas há outro tipo - jaspe ou heliotrópio ensangüentado. É saturado vermelho ou verde escuro, com listras sangrentas, pode ter manchas amarelas.A pedra é adequada para homens e é usada em joias masculinas. Na Idade Média, os utensílios da igreja eram freqüentemente feitos dela.
Caholong
Geralmente, esse nome se refere à calcedônia da estrutura porosa de um tom branco-leitoso, lembrando porcelana ou opala leitosa. Uma jóia rara é uma mistura de opala e calcedônia. Como a primeira e segunda sílicas se referem ao quartzo, a interpenetração é facilitada.
Mokhovik (ágata de musgo)
Uma impressionante criação da natureza intercalada com dendritos ou inclusões filamentosas de manganês, níquel ou ferro. Celadonite (opala leitosa) também pode se tornar uma impureza em mokhovik. Como resultado, as paisagens vegetais aparecem em calcedônia cinza, cinza-azulada ou branco-leitosa, na qual você pode ver árvores, musgos ou algas. Eles são fáceis de ver, porque a cor pode ser muito diferente: vermelho e vermelho, preto e verde, cinza e marrom, amarelo e branco-amarelado.
Mhorolith (calcedônia crômica)
A pedra é semelhante à crisoprase, mas em sua estrutura pequenas inclusões de cromita preta podem ser encontradas. Na era do mundo antigo, o mtorolit era bem conhecido pelos joalheiros, mas depois ficou esquecido. Foi somente em 1950, como resultado da mineração no Zimbábue, que o mineral recuperou a importância para os joalheiros. O nome moderno está associado ao lugar de desenvolvimento - a cidade de Mtoroshang (Mutorashanga).
Calcedônia Onyx
Esta é uma jóia ornamental listrada. Caracteriza-se por bandas alternadas de calcedônia, quartzo e outras sílicas. Daí as listras brilhantes de branco-rosa, vermelho-marrom, branco-marrom, vermelho-preto. Onyx é um tipo de tipo de camada de ágata. Os joalheiros chamam ônix e calcedônia quase preta, na qual as camadas só podem ser vistas sob um microscópio. O mineral é transparente ou translúcido. É melhor observar a beleza do ônix em cameos e intaglias.
Safirina
Este é o nome comercial para calcedônia azul ou azul claro (em mineralogia, este termo tem um significado diferente). A safirina é um mineral translúcido raro. Ele tende a desaparecer em temperaturas elevadas.
Cornelian (sarder, sardonyx, cornalina)
Mineral em tons vermelhos. Sarder e cornalina são espécimes com predomínio de tons castanhos, castanho-alaranjados, castanho-avermelhados. Sardonyx - calcedônia vermelha listrada. Na cornalina dominante é vermelho, com uma mistura de flores amarelas e marrons. No sol, a densidade das cores está ganhando saturação: tons de marrom instantaneamente se transformam em laranja. Carnelian é considerado a calcedônia mais popular, além disso, barata.
Crisoprase
Esta variedade é valorizada pela sua cor: a mistura de níquel torna o mineral verde pálido ou verde azulado; O cromado dá tons verdes. Pode desbotar ao sol (para devolver a cor, você precisa envolver a pedra em um pano úmido). Os joalheiros, que apreciam muito a crisoprase, dividiram-na em três variedades:
- para maior aplica-se verde esmeralda homogêneo e saturado com transparência em uma espessura de pedra até 5 cm;
- para o primeiro grau - verde-maçã homogênea, translúcida não superior a 2 cm, possivelmente a presença de áreas esbranquiçadas e não translúcidas;
- para o segundo ano refere-se a pedra manchada pálida, é ornamental, pode conter áreas transparentes e opacas de cor verde-azulada ou verde-amarelada.
Engidros (ágata da água)
Estes são minerais translúcidos da calcedônia, quartzo e lutecina. Na cavidade de cada um desses minerais está a água, que tem vários milhões de anos de idade. Engidros é muito apreciado não só por joalheiros, mas também por especialistas em yoga e feng shui. As pedras podem purificar a água e muito mais rapidamente que outros minerais.
Aplicação
Os minerais do grupo da calcedônia não são jóias preciosas, mas são valorizados pelos joalheiros - a calcedônia é feita de belas jóias e artesanatos. Desde que o mineral é bastante durável, é muito adequado para dar produtos de qualquer forma.É por isso que, mesmo durante a época de Catarina, a Grande, havia um grande número de esculturas e colunas de jaspe no Palácio Imperial.
Subespécies diferentes do mineral têm um pronunciado princípio feminino e masculino, de modo que a calcedônia é adequada tanto para as contas das mulheres quanto para as abotoaduras masculinas.
Devido à enorme diversidade de cores, o mineral é usado para criar figuras, copos, mosaicos, vasos, elementos de móveis embutidos. Alguns tipos de calcedônia são adequados para decoração de interiores, revestimento de salas.
Eles fazem excelentes bancadas e pias, abajures para lâmpadas. Com este material você pode fazer uma moldura muito bonita para um espelho ou uma foto. Argamassas para moer ingredientes são muito populares entre os farmacêuticos.
Quem é adequado?
Se do ponto de vista da medicina e da magia, acendemos a questão, então, do lado da astrologia, nada foi dito ainda. Propomos entender quais sinais do zodíaco são recomendados para usar calcedônia ou mantê-lo à vista.
Segundo os astrólogos, não há sinais de que esse mineral seja contra-indicado. Só para alguns será apenas um ornamento, mas para outros será um verdadeiro amigo e ajudante.
Gêmeos, Câncer e Sagitário caíram no grupo de “favoritos” da calcedônia.
- Gêmeos Este mineral trará foco e equilíbrio, ajudará você a definir as metas corretas e alcançá-las.
- Câncer Ele irá ajudá-lo a encontrar o seu escolhido, criar uma família forte e amigável, protegê-lo de erros na vida familiar relacionados a relacionamentos interpessoais.
- Em Sagitário A compatibilidade energética ideal com a calcedônia, que dá confiança nas próprias ações, protege-se da autoflagelação, ajuda a alcançar objetivos.
Este sinal é recomendado para obter uma cornalina vermelha, embora o resto da calcedônia ajude, inclusive no amor.
Todos os outros sinais também podem usar minerais com segurança.
- Áries O heliotrópio é adequado, o que afasta as emoções negativas e ajuda a manifestar as melhores qualidades. Além disso, Áries e Peixes são adequados para a natureza dos produtos feitos de jaspe.
- Capricórnio É melhor adquirir pedras escuras que sejam benéficas para elas. E minerais multicoloridos melhorarão a situação financeira.
- Lions São necessárias gemas vermelhas - elas revelarão o potencial oculto, temperamento pacífico ao resolver problemas. Calcedônia de ouro promovida por Leo no serviço.
- VirgemNascidos no início do Outono, os minerais verdes e amarelos são adequados para contribuir para a saúde emocional e física. Decorações rosas e brancas também são recomendadas para Virgem e Libra.
- Mais Libra e Touro minerais azuis farão, eles vão forçar seus donos a pensar de forma sensata e não cortar do ombro.
- Aquário melhor para obter a crisoprase - ela servirá como um talismã do perigo. Mas, em geral, qualquer calcedônia se adequará a Aquário.
- Escorpião recomendo escolher minerais pretos.
Mas a calcedônia não é apenas o santo padroeiro da maioria dos signos do zodíaco, mas também "prefere" alguns nomes. Sem divisão em variedades, esta gema apadrinha os seguintes nomes masculinos e femininos.
- Valeria. Para salvar seu ninho familiar e desenvolver o verdadeiro amor, uma senhora com esse nome deve usar um feitiço de gema. Então a harmonia virá a sua vida.
- Inga. O mineral ajudará a superar possíveis dificuldades, proteger contra emoções negativas, tornar-se uma fonte de energia e promover o crescimento espiritual.
- Irina. Uma menina que quer construir uma vida pessoal, esta pedra é uma obrigação. Sim, e viver com ele será mais feliz.
- Ksenia. Com a aquisição de uma bela pedra, seja uma decoração ou um trabalho estranho, a saudade deixará gradualmente a mulher, a meta certa surgirá e a vida florescerá com novas cores.
- Oksana. Mineral ajudará a lidar com pensamentos tristes e melhorar o humor.
- Sergey. Abotoaduras, anéis, pedrinhas no bolso ou artesanato na mesa ajudam a acalmar, a não fazer coisas estúpidas, a sucumbir às emoções.Calcedônia para este nome é um símbolo de paciência, coragem e sabedoria.
Também esta pedra é adequada para Raisa, Karina, Lyubov, Georgy, Bogdan, Alexander.
Como distinguir uma pedra natural de uma falsa?
A maioria das variedades de calcedônia não é uma decoração cara, e não faz sentido forjá-las. Mas também não quero comprar vidro ou plástico em vez de pedra natural. Se você não tem certeza do seu próprio conhecimento, peça um certificado de uma organização comercial.
Deve indicar que a pedra pertence à calcedônia.
Na aparência, a calcedônia pode ser distinguida pelos seguintes critérios.
- O plástico é um material quente e leve, a gema é mais pesada.
- No vidro há bolhas de ar e inclusões sem manchas - isso não é característico das gemas naturais.
- Na simetria da gema natural é impossível. Tudo pode estar muito próximo da simetria, mas apenas uma pedra artificial seria ideal.
- Como a calcedônia tem uma estrutura porosa, quase sempre há manchas. Se você tem uma pedra perfeitamente clara e transparente, então isso não é calcedônia natural.
- A paleta de cores da gema é muito larga, mas ainda assim as pedras artificiais são pintadas mais intensamente. No entanto, esse recurso deve ser verificado em conjunto com outros.
- Uma versão mais complicada da falsificação é a coloração de calcedônia simples com nitrato de ferro para similaridade com a cornalina mais rara e cara. Somente no decote você pode ver que a pedra está manchada de forma atípica - não mais do que 2 milímetros da espessura do cabochão.
- Ao comprar contas e pulseiras, você deve prestar atenção ao tamanho e forma das pedras preciosas: as naturais são valorizadas por sua naturalidade, portanto não serão perfeitamente uniformes.
- Antes de comprar artesanato e jóias seria bom conhecer seus pares visitando a exposição ou vendo catálogos.
Os compradores respeitam as pedras naturais pela sua originalidade, durabilidade e estética. Se você comprar um item caro e duvidar de sua origem, é melhor entrar em contato com um especialista para aconselhamento.
Como usar uma jóia e cuidar dela?
Cada um de nós tem coisas valiosas, não apenas investimentos materiais. É por isso que tentamos economizar o máximo possível e, talvez, deixar para nossos descendentes. Para maior segurança da pedra, os especialistas recomendam que você siga algumas regras.
- Armazene calcedônia e seus produtos separadamente, embrulhados em um pano macio ou colocados em um estojo para excluir danos mecânicos de outras pedras.
- Durante o esforço físico, retire anéis, pulseiras e outras jóias para não arranhar.
- Proteger da radiação ultravioleta e altas temperaturas, a partir deste mineral desvanece-se. Para devolver a cor, recomenda-se manter o produto em um pano úmido no escuro.
- Mantenha longe da exposição a produtos químicos, incluindo produtos de limpeza.
- Limpe os minerais com um pano macio em uma solução de sabão quente e enxágüe com água corrente.
- Elimine a limpeza com vapor e ultra-som.
- Não permita mudanças bruscas de temperatura.
Para a questão de como e com o que vestir, conseguimos encontrar as seguintes respostas.
- Os amuletos de calcedônia devem ser usados para que ninguém possa vê-los, idealmente, a pedra deve tocar a pele.
- Os joalheiros combinam este mineral com o topázio esmeralda e dourado. E eles não recomendam encomendar jóias, onde opala, cristal, pedra da lua, coral, berilo, água-marinha coexistirão com calcedônia. As combinações intraespecíficas são bastante aceitáveis.
- Mas os astrólogos acreditam que as pedras devem ser selecionadas de acordo com o princípio da compatibilidade dos elementos: a calcedônia é a pedra da Terra. Este elemento é simplesmente criado para a água, incompatível com o ar e se antagoniza com o fogo. Mas a nossa gema é um mineral muito auto-suficiente, portanto é melhor usá-la separadamente de outras pedras.
- Use sua intuição, decida como você se sente ao lado da calcedônia, se você está confortável, se ela se adapta ao seu personagem, cor dos seus olhos, pele, cabelos ou roupas.
- Durante o uso de jóias há um intercâmbio de energia, é importante que a pedra não só a retire, mas também a compartilhe. Como funciona é fácil sentir: depois de um dia difícil, remova a decoração e ouça a si mesmo - se ficou muito mais fácil para você, significa que só você compartilhou energia.
Ao comprar calcedônia, nos tornamos donos não apenas de uma bela pedra, mas também de história, de poder mágico especial. Antigos mestres e joalheiros modernos nos presentearam com uma incrível oportunidade de encontrar a nossa calcedônia, que nos tornará lindos, nos ajudará a melhorar nossa saúde e nos protegerá de um olhar indelicado.
Para obter informações sobre onde a calcedônia é usada, suas propriedades e localização, veja o vídeo a seguir.