Pedras e Minerais

Crisolita: o que é e quem se adapta?

Crisolita: o que é e quem se adapta?

junte-se à discussão

 
Conteúdo
  1. O que é isso?
  2. Pedra preciosa ou semipreciosa?
  3. Variedades
  4. Como distinguir pedra natural de uma farsa?
  5. Onde está minado?
  6. Propriedades
  7. Quem é adequado?
  8. Cuidado e armazenamento

A crisolita mineral natural, que tem uma cor incomum verde ou amarelo-verde, também é muito popular como base para a criação de vários acessórios, jóias e como elemento de decoração, e até como um talismã contra a adversidade. Nos países de língua inglesa, a pedra é mais freqüentemente chamada de peridoto. O mineral natural no Oriente Médio é altamente valorizado, onde sua cor única é considerada nobre. E a primeira menção de crisólita pode ser encontrada até mesmo em fontes bíblicas, sem mencionar a literatura, onde esta pedra foi encontrada desde a antiguidade até os dias atuais.

O que é isso?

Chrysolite de pedra natural tem uma cor verde-dourada hipnótica, devido a que muitas vezes é confundida com esmeralda. Apesar de algumas semelhanças, esses cristais transparentes ainda são muito diferentes uns dos outros. A cor da pedra depende das condições em que foi formada. Na maioria dos casos, é amarelo esverdeado ou esmeralda, mas pode adquirir uma tonalidade marrom devido à presença de impurezas metálicas - ferro, cromo, níquel.

Crisólito parece muito decorativo devido à sua principal característica - o coeficiente de refração da luz, é bastante elevado. O mineral ornamental, cuja descrição sempre evoca o desejo de vê-lo com meus próprios olhos, quando cortado corretamente, acaba sendo um acréscimo muito eficaz aos produtos de metais preciosos.

Nuggets de crisolita são bastante raros na natureza. Eles são satélites naturais de diamantes e podem se formar em kimberlitos, onde se formam cristais ultrastrongos. Além disso, muitas vezes eles entram no maciço rochoso chamado olivina.

Podemos dizer que essas pedras são relacionadas e semelhantes em estrutura.

A mineração de crisolita, realizada em rochas vulcânicas, sugere a influência de processos ígneos na sua formação. Surpreendentemente, este mineral também pode ser encontrado fora da Terra. Seus traços foram repetidamente encontrados em amostras de rocha lunar e em fragmentos de meteoritos. Mas o tamanho das pepitas, mesmo em termos terrestres, não é muito grande.

Em rocha vulcânica
No meteorito

O maior dos minerais facetados conhecidos pesa 310 quilates. E o tamanho de pedra mais comum é menor que 3 quilates. O primeiro produto historicamente significativo da crisólita pode ser chamado de lente do imperador Nero, através do qual, segundo a lenda, ele examinou a Cidade Eterna queimada por ele até o chão - Roma. Hoje, esta relíquia é armazenada no território do Vaticano.

O custo da crisolita depende da sua lapidação. O mais barato - "pêra", permite que você compre jóias com este mineral por vários milhares de rublos. A opção mais cara - mais de 12 000 rublos por quilate, refere-se às pedras, cortadas na forma de um círculo perfeitamente liso. Também no preço final da pedra afeta sua pureza.

Pedra preciosa ou semipreciosa?

Responder a essa pergunta é mais difícil do que parece. De acordo com a classificação atual, pertence à categoria de pedras preciosas de segunda categoria (ordem III). Para obter tal status, o mineral tem tudo que você precisa - uma dureza bastante alta, brilho, criado por efeitos ópticos.

Mas, ao mesmo tempo, a crisolita é uma pedra ornamental. Ou seja, em grandes quantidades, pode ser utilizado para a fabricação de objetos de decoração de interiores, bem como para combinação com prata como moldura. Cristais de crisolita não são altamente valorizados, mas são populares devido à variedade de efeitos ópticos observados neles.

Devido à inclusão de componentes adicionais - mica, espinela, magnetita, cromita, a transparência do mineral varia muito. Mas é justamente esse fator que permite observar o efeito “olho de gato”, iridescência - radiância sob luz artificial, opalescência e outros fenômenos interessantes e incomuns característicos da crisólita.

Variedades

O conceito de "crisolita" está inextricavelmente ligado à pedra, conhecida como olivina. É ele quem está tão perto quanto possível do análogo precioso. O nome em inglês peridot também é usado com frequência. Mas o que é mais verdadeiro - crisólito e suas variedades de olivina e peridoto, ou ainda é um grupo comum de minerais?

Em qualquer caso, cada uma dessas opções é caracterizada por uma cor verde.

A olivina não processada é muito difícil de distinguir de outros minerais deste grupo. Mas desde 1968, os gemologistas aprovam e aplicam a seguinte classificação: somente a pedra transparente com matiz verde ou dourado é chamada de crisolita.

Olivina
Crisólito

Quanto à confusão, também é adicionado pelo fato de que colecionadores e literatura popular frequentemente incluem minerais com uma composição química completamente diferente nesta categoria. A crisólita é também chamada de “esmeralda do Ural”, que na verdade é uma romã verde. Gemologists são contra tal expansão da classificação, mas na história tais incidentes não são de todo raros. Assim, a crisólita saxônica foi denominada topázio, brasileiro - crisoberilo.

O mineral foi originalmente chamado em grego antigo. Canonicamente, a cor da pedra é verde-oliva, sem graça, com salpicos de amarelo, marrom, marrom e dourado. Existem apenas duas variedades mais valiosas de crisolita:

  • a massa extraída à mão das reservas indígenas Apache tem um diâmetro de até 15 mm;
  • com o efeito do asterismo - a estrutura interna estrelada permite criar um jogo incomum de luz com uma superfície completamente lisa.

Como distinguir pedra natural de uma farsa?

Chrysolite natural é bastante popular entre os fraudadores que tentam fingir. Às vezes, é possível reconhecer o engano apenas por meio de análises laboratoriais, especialmente quando se trata de fraude com tipos mais baratos de minerais de origem natural. Você pode evitar possíveis erros solicitando um certificado especial. Além disso, você deve prestar atenção aos seguintes pontos.

  1. Quando aquecendo nas palmas o mineral natural permanece frio. O falso de plástico está rapidamente ganhando calor.
  2. Quando visto ao sol através da pedra, o efeito de dividir a imagem.
  3. Superfície de brilho. Neste crisólito, é saturado, oleoso.
  4. Dimensões e peso. Pedras acima de 3 quilates e que possuem limpeza e transparência decentes raramente são vendidas livremente.
  5. Com um forte empurrão não deve haver vestígios na pedra. Arranhões inevitavelmente aparecerão no plástico.
  6. As pedras do Sri Lanka são, na sua maioria, apenas fragmentos de cacos de água. A falsificação da crisólita neste país é ativada. Mas com uma inspeção visual cuidadosa para identificar um falso pode ser devido a cores irregulares. Um mineral natural não terá esse efeito.

Considerando todos esses pontos, você pode evitar problemas ao comprar chrysolite e produtos com ele.

Onde está minado?

A crisolita é um mineral natural encontrado em muitos países ao redor do mundo. Está sendo extraído com sucesso na Austrália, Tanzânia, África do Sul, Brasil, Paquistão e Mianmar. O Sri Lanka também tem depósitos, mas a proporção de falsificações vinda de lá é muito grande.Durante escavações arqueológicas, o mineral é freqüentemente encontrado em lugares historicamente significativos - Alexandria, Jerusalém, nas cidades da Grécia.

No Egito, é o campo mais popular. É baseado na ilha de Zebergged no Mar Vermelho. Além disso, a pedra é extraída nos Estados Unidos no território do Arizona.

Os depósitos russos de crisólita estão concentrados nas áreas de mineração tradicional de diamantes em Yakutia e no território de Krasnoyarsk. Além disso, a pedra para jóias é extraída na região de Murmansk, no território da cordilheira de Kovdor. A crisolita de Ural mencionada por amadores não é um silicato de ilha, mas refere-se a uma subespécie de granada.

Crisolita na natureza
Crisolita Ural

Propriedades

Todas as propriedades existentes da pedra crisolita são geralmente consideradas em várias direções ao mesmo tempo. Afinal, além de características objetivas relacionadas à densidade, dureza, composição de um mineral natural, também existem critérios para avaliação subjetiva. Por exemplo, propriedades medicinais, conhecidas desde a antiguidade. Atribuído a pedra e características místicas. Eles estão principalmente associados a suas propriedades incomuns, a radiância misteriosa e a capacidade de transformar em luz elétrica brilhante, como um diamante.

Físico-químico

As principais características físico-químicas da crisolita estão associadas à sua composição. A base da pedra é o ferro-silicato de magnésio, respectivamente, os volumes de inclusões metálicas afetam não apenas a transparência, mas também a gama de cores. Inclusões de cobre dão rico verde esmeralda, ferro corresponde a tons de amarelo e marrom, níquel e cromo também são aceitáveis.

A crisolita é um mineral bastante frágil: sua dureza atinge apenas 7 pontos na escala de Mohs. A densidade da pedra é de 3,3 g / cm3, o que facilita o polimento e o corte. O peridoto cuidadosamente processado adquire um brilho de vidro peculiar. A estrutura natural da pedra a torna vulnerável a ácidos, se dissolve facilmente neles e pode ser danificada pelo contato com meios agressivos.

Os crisolitos puros clássicos decidiram expor um diamante, um degrau ou um esmeralda, mostrando todas as suas propriedades características. Cristais e pedras semelhantes a estrelas com o efeito de "olho de gato" são submetidos ao processamento de "cabochão".

A propriedade de birrefringência torna possível obter uma imagem dividida ao olhar através da espessura do mineral.

Cortar
"Cabochão"

Medicinal

Não há evidência científica oficial de que a crisolita tenha alguma capacidade de cura. Mas durante séculos seu uso foi considerado benéfico para mulheres que têm problemas com o parto e com a saúde do sistema reprodutivo como um todo. Lithotherapists do passado atribuiu à pedra a capacidade de aliviar dores e cãibras no abdômen, para aliviar toxemia.

Os curandeiros modernos encontram muito mais uso extensivo para o mineral. Supõe-se que a crisolita possa:

  • efeitos benéficos sobre os órgãos da visão;
  • capaz de aliviar a dor, eliminar o desconforto nos músculos e nas articulações;
  • regular o trabalho do trato gastrointestinal, garantindo a normalização dos processos que ocorrem nele;
  • afetar positivamente a saúde do sistema cardiovascular;
  • purificar o sangue humano de toxinas;
  • melhorar hormônios, melhorar a ação do sistema endócrino;
  • fortalecer a imunidade, proteger contra infecções virais;
  • remova espasmos, regule o sistema nervoso;
  • estabelecer bem-estar psicológico, eliminar medos, livrar-se da insônia;
  • acelerar a cura da gagueira, tique nervoso;
  • auxiliar na regeneração de órgãos e tecidos após a cirurgia;
  • facilitar atividades genéricas;
  • atirar enxaquecas.

Como regra geral, os litoterapeutas aconselham usar o mineral mais próximo do corpo, escolhendo uma pedra de acordo com seu potencial energético.Também é importante prestar atenção ao fato de que tendo pó de pedra esmagada ou limpeza feita com base nele, pomadas podem ser perigosas para a saúde.

É necessário aplicar tais métodos do tratamento com o grande cuidado.

Mágico

A crisolita é um dos minerais tradicionalmente atribuídos a propriedades mágicas. Para uma pedra se manifestar, deve ser usada e usada adequadamente. Antes que as mudanças importantes aconteçam, você pode fazer tal talismã, predeterminando seu valor para uma pessoa. Energeticamente, o peridoto é considerado um mineral carregado positivamente, por muito tempo o clero o usou em seus rituais. Hoje a crisolita é muitas vezes considerada um talismã pessoal, capaz de proteger, proteger, dar bom humor e calma.

Para as mulheres, a crisólita há muito é considerada uma arma poderosa na luta pelo interesse do sexo oposto. Mineral, emoldurado por metal - na forma de um anel, broche, camafeu ou brincos, aumenta o desejo sexual, a atratividade de seu dono.

A olivina e a crisólita são tradicionalmente classificadas como pedras úteis para os pensadores, bem como para as pessoas associadas à jurisprudência ou à lei.

Com isso, adquiriram um dom oratório e autoconfiança, afastaram as dúvidas. Acredita-se que a pedra ajude seu dono a evitar decisões errôneas ou julgamentos.

No ambiente comercial, o peridoto tornou-se especialmente popular na Idade Média. Foi então que ele foi considerado um talismã, patrono de comerciantes. Acreditava-se que o uso constante da pedra aumentaria os lucros, salvo de transações conscientemente não lucrativas ou falhas, impedindo a perda ou o roubo de mercadorias.

A influência mágica da pedra hoje é vista em muitas áreas e atividades.

  1. Apaixonado A crisolita promete a aquisição de verdadeiros sentimentos, ajuda a ganhar a atenção e o amor do objeto desejado.
  2. Na amizade promete se livrar do engano e da traição. O Peridot pode ser usado para fazer jóias emparelhadas que manterão amigos juntos por muitos anos.
  3. Em auto-aperfeiçoamento Este mineral ajuda a conseguir muito. A crisolita é capaz de salvar seu dono da inveja e do tormento, ganha fobias, ajuda a encontrar paz de espírito. Recomenda-se usar a pedra constantemente no período de depressão, desânimo e choque nervoso.
  4. Na resolução de litígios. Como a crisolita é considerada uma pedra da justiça, ela pode ajudar a resolver o litígio mais longo. Mineral irá restaurar a saúde mental por um longo tempo, aliviar de quaisquer agravos e dúvidas sobre a justiça da justiça.
  5. Em aspirações de carreira. A energia da crisólita é tal que contribui para a manifestação do melhor que já está no homem. Se o escopo da atividade for escolhido corretamente, somente sua própria vontade será capaz de impedir o dono da pedra de sair da escada da carreira.

    Praticando rituais mágicos, as pessoas recomendam peridot como um meio de impor a vontade de outra pessoa. Mineral ajuda a se livrar de delírios de amor, equívocos sobre as ações de amigos e parentes, esclarece os pensamentos.

    Acredita-se que contribui para o despertar do dom extra-sensorial.

    Quem é adequado?

    Antes de obter um enfeite de pedra natural, você deve saber para quem este mineral é adequado. É perigoso usar feitiços e talismãs opostos. De fato, neste caso, o confronto pode facilmente privar o dono da decoração das forças, imergindo-o em desânimo e apatia. Deve também levar em conta as recomendações astrológicas. Em particular, a crisolita é perfeita como um talismã para representantes dos seguintes signos do zodíaco.

    1. Sagitário. Seu temperamento ardente exige domar e o mineral lidará perfeitamente com essa tarefa. Reduzindo a raiva, ela ajudará a melhorar a posição geral de vida de seu dono, ajudá-lo a conquistar o amor dos entes queridos, alcançar a promoção.
    2. Escalas. O representante do elemento ar frequentemente "sobe nas nuvens" e não leva os laços matrimoniais muito a sério. Mudanças na vida ajudarão a trazer um talismã que aumenta a responsabilidade e elimina dúvidas sobre a lealdade das decisões tomadas.
    3. Peixe. Os representantes do elemento água, sempre em dúvida, simplesmente precisam de um amuleto com o qual possam ganhar autoconfiança. Livrando seu dono da emotividade excessiva e melancólica, a pedra dará paz e paz na alma a uma pessoa que se distingue pela desconfiança excessiva.

      Apesar do fato de que a joalheria crisolita não é adequada para todos, as pessoas próximas ao mundo da astrologia e da magia asseguram: definitivamente vale a pena comprar, se houver um avanço, um grande negócio financeiro, uma mudança de emprego. Neste caso, após a conclusão do evento especificado, o produto com uma pedra irá simplesmente para o local de armazenamento - você não terá que usá-lo o tempo todo.

      Cuidado e armazenamento

      A jóia da crisólita é bastante popular e difundida. Mas o cuidado impróprio para eles é em detrimento do mineral precioso. Para cumprir todas as regras, lembre-se das seguintes precauções.

      1. Devido ao aumento da fragilidade da pedra, jóias - brincos, pingente, broche, anel, devem ser protegidos contra danos mecânicos. Sua limpeza por estruturas abrasivas rígidas é excluída. É necessário proteger o mineral de quedas, greves.
      2. A remoção da contaminação da superfície da pedra deve ser feita usando espuma de sabão e pano macio. A lavagem é feita com água comum.
      3. O processo de secagem de uma jóia crisolítica após o processamento e a remoção da contaminação exige que a pedra seja exposta à exposição aos raios solares. A secagem com um secador de cabelo não é adequada, pois o aquecimento pode afetar adversamente a condição da pedra. Para se livrar da umidade, use um pano macio e sem fiapos.
      4. Se a jóia é um colar, colar, tiara, anel, brincos, não se usa o tempo todo, é necessário cuidar das regras do seu armazenamento. Quando colocado junto com outros produtos, uma capa de veludo individual é sempre usada. Mas é melhor pré-encomendar um caso separado.

      Isso impedirá a formação de rachaduras microscópicas dentro da pedra.

        Se todas as regras forem observadas, os produtos de crisólito manterão sua expressiva cor e brilho impecável por um longo tempo, mesmo depois de décadas permanecendo uma magnífica peça de arte de joalheria.

        Para mais informações sobre a crisólita, veja o vídeo a seguir.

        Escreva um comentário
        Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

        Moda

        Beleza

        Relacionamento