Pedras e Minerais

Tudo sobre a pedra de crisoprase

Tudo sobre a pedra de crisoprase

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Um pouco de história
  2. Característica
  3. Depósitos
  4. Propriedades curativas e mágicas
  5. Quem é adequado?
  6. Como distinguir de falsificações?
  7. Como se importar?
  8. Belos exemplos

A crisoprase é uma pedra semipreciosa. Nos tempos antigos, as pessoas lhe davam propriedades mágicas e curativas. Hoje não perdeu sua popularidade e é amplamente utilizado como material ornamental.

Um pouco de história

Crisoprase - uma rara e, talvez, a mais valiosa calcedônia. A menção de uma pedra translúcida da cor do primeiro "chrysoprazus" verde é encontrada pela primeira vez por Plínio em seu tratado histórico, publicado em 77 dC er O nome da pedra semipreciosa vem das palavras gregas "chrysos" (ouro) e "prazon" (alho-poró). Em seu atual som, o termo entrou em uso científico a partir de 1775, por iniciativa do cientista alemão IG Leman, que compilou a descrição do mineral.

Um parente próximo da crisoprase é a ágata, pertencente às variedades de calcedônia bandada. Nele camadas multi-coloridas paralelas divergem em um círculo, como ondas na água. A crisoprase difere da ágata na ausência de estratificação pronunciada. É mais homogênea, é precisamente a cor uniforme, brilho e pureza que é valorizada nela, e na ágata é um desenho de fantasia.

Chrysopras
ágata

Para jóias, o mineral era usado por artesãos gregos, romanos e egípcios antigos. A pedra serviu como excelente matéria-prima para jóias, amuletos, pedras preciosas com retratos de pessoas famosas e desenhos de cenas mitológicas. Os antigos curandeiros aplicaram o mineral em pontos doloridos para curar a gota e várias doenças de pele. No caso de transtornos mentais, a pedra foi aplicada aos templos. Os antigos acreditavam que, se você parar permanentemente o seu olhar sobre a crisoprase, pode evitar colapsos nervosos, doenças cardíacas.

Estabelecido na antiguidade e a ideia de que o mineral ajuda a limpar o corpo, eliminando toxinas, estimulando o fígado e fortalecendo o sistema imunológico. É por isso que, mesmo hoje em dia, a água infundida com este mineral é bebida para curar o corpo e se livrar de doenças infecciosas. Na época dos cavaleiros e dos trovadores, a pedra era tão valorizada que, em alguns países europeus, "luxo" e "crisoprase" eram usados ​​como sinônimos.. Mineral verde foi decorado com tudo: detalhes de habitação, roupas e munições militares e conjuntos. Até hoje, inúmeras peças de chrysoprase habilmente executadas e instruídas de broches e pingentes a lornets e snuffboxes sobreviveram.

Este milagre "cebola" é perfeitamente combinado com pedras preciosas, formando uma gama de cores única. A pedra é verdadeiramente universal. Em alemão Potsdam, o palácio medieval de San Souci é decorado com um mosaico maravilhoso de crisoprase. Muitas igrejas alemãs também são ricas em produtos desse mineral.

Não inferior às cidades da Alemanha e Praga, onde as paredes e tetos das capelas e catedrais são decorados com muitos mosaicos do século XIV. É a partir deste momento que a crisoprase começa a ser amplamente utilizada em muitos campos da arte. Composições de mosaicos elegantes são encontradas nas capelas de Santa Catarina em Karlštejn. O famoso mosaico Karlštejn parece um tapete mágico. No Castelo de Praga, a Capela de São Venceslau também tem excelentes revestimentos de mosaicos raros.

A história da pedra está repleta de fatos interessantes, lendas e crenças. Na antiguidade, a crisoprase era considerada um talismã dos guerreiros vitoriosos.A pedra foi honrada por Alexandre, o Grande e levou o talismã com ele, acreditando que era uma poderosa fonte de energia, dotação e resistência e coragem que poderia prever o futuro. Os artistas gregos invariavelmente representavam o macedônio em um cinto com uma fivela decorada com crisoprase. Os habitantes da antiga Roma acreditavam que os proprietários de tal talismã eram protegidos por Vênus, concedendo juventude infinita e atuando como guia para a morada celestial dos deuses.

O mineral de cebola foi usado como um talismã por pessoas ricas, apoiando negócios lucrativos e ajudando a evitar danos materiais. Na Prússia, Frederico II usava um talismã de anel único com crisoprase e, preferindo o mineral a rubis e diamantes, coletou uma coleção significativa de pedras em Sans Souci.

Um anel de ouro com uma pedra incomum foi usado por Catarina II. Elizabeth Taylor colocou um maravilhoso parisor com chrysoprase ("Daisy"), acreditando que ela lhe traz sorte.

Em Moscou, nos corredores da Câmara de Arsenal, estão guardadas muitas inserções de crisóprase habilmente feitas, usadas em anéis, pingentes e brincos. O mineral em colares e pulseiras parece incrivelmente bonito. O corte do mineral é generalizado na forma de cabochões. Atitude para chrysoprase em diferentes nações é diferente.

  • Por muito tempo no Oriente, acredita-se que, se o dono da crisoprase é um mentiroso, a pedra acabará se tornando opaca e perderá suas valiosas qualidades. E para uma pessoa gentil a mesma pedra restaura suas propriedades estéticas, físicas e mágicas.
  • Para a máxima realização das habilidades mágicas da gema na Europa, recomenda-se usá-lo deliberadamente para que o talismã esteja sempre nos olhos.
  • Na Índia, acredita-se que em uma pessoa má, um mineral pode transformar energia ruim em energia positiva.

Característica

O mineral é uma forma de dióxido de silício contendo água criptocristalina, incluindo algum níquel. É esse composto que determina sua coloração. A pedra pode conter impurezas de opala e inclusões individuais de talco e serpentina. Os brotos frágeis de dendritos formados por óxidos de manganês são freqüentemente contidos. Características da pedra:

  • dureza 6,5-7;
  • peso específico médio - 2,6 g / cm3;
  • parâmetros refrativos - 1.530–1.543.

Como agregado geológico, o mineral consiste nos menores grãos de origem cristalina, com tamanho entre 0,5 e 50 µm, distinguidos apenas por um microscópio. Ao contrário de outros tipos menos transparentes de quartzo, o mineral é valorizado não apenas pelos padrões padronizados, mas também pela cor. A crisoprase é rica em todas as cores e tons de verde.

A coloração predominante do mineral é verde, limão, maçã, azul.

Entre os calcedões de muitas faces, a pedra da cebola é justamente considerada a mais impressionante. Os espécimes de alta qualidade são como que cobertos com transições suaves e suaves de um tom azulado e verde para tons esmeralda ricos. Stone faz admirá-lo. Existem 3 variedades de crisópsias.

  • Maior. Estrutura verde homogênea saturada. Tem uma cor intensa e brilhante. É considerado a matéria prima da mais alta qualidade para joalheiros. Peças de pedra aparecem claramente até uma profundidade de 5 cm O mineral pode incluir partículas de argila e hidróxidos de ferro em um estado disperso.
  • O primeiro. Estrutura verde e uniforme da Apple. Translúcido apenas até 2 cm Pode incluir manchas opacas esbranquiçadas. Nenhuma foto.
  • Segundo. Tons pálidos com manchas. A pedra é ornamental. Principalmente cor verde-azulada ou verde-amarelada com estrutura heterogênea. As cores do mineral podem ser manchas esbranquiçadas, além de alternar lugares transparentes e opacos. Os óxidos de manganês do mineral às vezes formam dendritos.

A crisoprase é fácil de processar e cortar, o que determina sua popularidade entre os joalheiros.

O material se presta bem à retificação e ao polimento, mas é difícil trazer o mineral para a superfície do espelho. A faixa de preço para produtos com esse mineral é grande, o que determina sua acessibilidade a diferentes setores da sociedade. Amplamente utilizado para fazer cabochons e inserções.

Depósitos

Depósitos de crisoprase são um achado raro. Origina-se no curso da silicificação de rochas com formações hidrotermais associadas. Contido em magma e rochas sedimentares, por vezes de origem aluvial. Formado frequentemente na forma de veias de rocha.

Minerais de qualidade são minerados no Cazaquistão, na Romênia, perto de Pristina, na Tanzânia, Brasil (Estado de Goiás). O depósito mais antigo, desenvolvido desde 1740, está na Silésia polonesa. Agora está esgotado, mas outros depósitos são descobertos e continuam a trabalhar nas proximidades. O maior deles - Shklyary.

O continente australiano é rico em minerais. O maior depósito de crisópsias foi descoberto em 1963 na parte leste de Queensland. O depósito é único em que as veias da crisoprase são de até 10 cm de espessura e muitas vezes atingem dezenas de metros de comprimento. Reservas significativas estão abertas nas regiões ocidentais da Austrália. Um maravilhoso mineral de cor esmeralda é extraído em Sierra Nevada (Califórnia).

Um mineral da cor mais rara foi encontrado no Zimbábue: cebola, capim, verde-maçã, que é causada por pequenos pedaços de componentes contendo cromo. Chamei-o no local de reservas matorolit. Reservas significativas de jóias minerais são raras. Destes, existem clusters na Polônia, nos Estados Unidos, na Federação Russa nos Urais, em algumas regiões do Cazaquistão e da Austrália.

Propriedades curativas e mágicas

De acordo com seu talismã e propriedades curativas, a cebola mineral ocupa os principais lugares entre outros minerais e tem importância espiritual e psicológica significativa para os seres humanos.

  • Chrysopraz é um talismã para líderes, contribui para o desenvolvimento de talentos, dedicação, fortalece as qualidades volitivas e ajuda a superar a incerteza.
  • Sufoca a ansiedade obsessiva.
  • Ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico, ativa o cérebro, reduz a pressão arterial, pode aliviar o estresse e eliminar a fadiga crônica e ajuda a normalizar o sono.
  • Aumenta a estabilidade física e psicológica.
  • Previne a ocorrência de deterioração, resiste à depressão, ao baço e à preguiça. É um mineral de ousadia criativa positiva e produtiva.
  • Aumenta a energia do corpo e normaliza o sistema cardiovascular.
  • Equilibra o sistema hormonal, contribui para o trabalho efetivo dos órgãos reprodutivos.
  • Atua como um talismã do mau olhado, medos e pesadelos.
  • Promove proteção contra contratempos e inveja sombria.
  • Como um curador elimina estados lamentáveis, cura das consequências do amor não correspondido.
  • Promove o surgimento e preservação do amor e da amizade.
  • Se o dono da pedra tiver grandes somas de dinheiro, a crisoprase protege-a da perda imprevista de dinheiro.

A crisoprase tem um efeito benéfico na deficiência visual. Nos casos de doenças oculares, recomenda-se levar o mineral consigo e aplicar o ritual diário de sua contemplação. Resiste à insônia.

Antes de dormir é útil deixar uma pedra perto da cama para ganhar um sono forte e saudável.

Mineral é usado para reduzir a dor na garganta e orelhas. É útil para aliviar os ataques de asma. Com flutuações bruscas no clima, tempestades magnéticas e mudanças na pressão atmosférica, a gema ajuda o corpo a superar as condições causadas por desastres naturais.

Quem é adequado?

Chrysoprase é um talismã para pessoas com uma mente inventiva inquisitiva, para pessoas criativas, incansavelmente lutando pelo crescimento e desenvolvimento, prontas para melhorar a si mesmas e ao mundo ao seu redor. Mineral adequado para atletas, viajantes, para representantes das profissões associadas ao risco. É para as pessoas que levam um estilo de vida ativo, a pedra traz sucesso em todos os bons empreendimentos. É desejável tê-lo e pessoas trabalhando com dinheiro, especialmente com grandes somas.

A pedra é igualmente adequada para mulheres e homens. Especialmente é para enfrentar as senhoras ruivas de olhos verdes que preferem o estilo clássico com o domínio das cores preto, branco, amarelo, bege e marrom. Mineral dá às mulheres sabedoria, homens - força e tolerância. Sua versatilidade é devido à cor heterogênea e rica das pepitas.

Chrysoprase permite uma ampla combinação com outros minerais e produtos de prata e ouro. Jóias com ele podem ser usadas com romã. A pedra parece ótima no anel no dedo. O mineral também é amplamente usado como um inserto arredondado (cabochão) em uma ampla variedade de jóias. No Oriente, os rosários de crisoprase são populares.

O mineral tem compatibilidade universal e funciona com todos os signos do zodíaco. Especialmente adequado para os nascidos sob as constelações de Câncer e Capricórnio. Os astrólogos afirmam que a crisoprase está fortemente associada ao elemento ar de Aquário. As vibrações mágicas da pedra capturam quase todos os signos do zodíaco. Não há contra-indicações para o seu uso, mas é necessário considerar qual deles o mineral é mais adequado.

  • Crisoprase - um poderoso amuleto para Áries.
  • Taurus lento, possuindo um mineral, eles se tornam mais ativos, mais móveis e mais propositais.
  • Gêmeos ficará muito mais calmo. Um mineral perceptível afeta aqueles propensos a ansiedade agitada e constante.
  • Câncer É melhor usar uma pedra como amuleto. Ele escurece de antemão se este signo está em apuros, desgraça.
  • Lions propriedades maravilhosas da pedra parecem fracas.
  • Virgem eles se tornam mais sábios, analisam mais profundamente as situações tensas, começam a pensar mais racionalmente.
  • Em libra o mineral é neutro.
  • Escorpiões pedra faz você mais sortudo e feliz.
  • Strelets deve usar uma pedra, em prata.
  • Capricornianos humor vai subir, eles vão superar as manifestações depressivas. O mineral ajudará naturezas ciumentos e apáticas.
  • Aquário associado com crisoprase de perto. Representantes deste signo poderão alcançar seus objetivos, para satisfazer seus desejos mais íntimos. Especialmente se Aquário é honesto e misericordioso.
  • Peixe Alimente-se da energia da pedra, ganhando nova vitalidade.

A crisoprase deve funcionar constantemente, você não deve ficar com ela o tempo todo na caixa, porque ela perde um visual maravilhoso, enfraquecendo suas qualidades mágicas.

Como distinguir de falsificações?

As falsificações comuns hoje são produtos sintéticos feitos na China (ketsite). Muitas vezes, como um mineral artificial barato, pintado na cor desejada com sais de níquel, é vendido como crisópraso. Além disso, o mineral natural é fácil de confundir com outra pedra: esmeralda, olho de gato, jade ou jadeíta. Para evitar decepções e erros na compra de crisoprase, é importante possuir algum conhecimento.

  • Uma verdadeira crisoprase, ou melhor, um produto feito a partir dela, não vale menos de 2 a 3 mil rublos (se comprarmos um produto sem metais: contas, pulseiras de cabochões sólidos).
  • O volume médio de gema natural é de 2 cm3. Os produtos maiores oferecidos para venda são provavelmente falsos.
  • Em um mineral de origem natural, as microbolhas podem ser consideradas (usando uma lupa), inclusões primárias, que são traços de crescimento natural. Synthetics não tem tais inclusões.
  • Usando uma lupa, em um falso, você pode ver vestígios de corantes.
  • A cetite sintética, por via de regra, tem uma cor mais saturada e uniforme.

A crisoprase artificialmente colorida é chamada de ônix verde. Pode ser verde-limão ou azul. No Zimbábue, a calcedônia verde é extraída, cuja cor é devido às impurezas de cromo.. É chamado ágata verde ou mtorolitom.. Crisoprase azul separada isolada, que contém inclusões de crisocola. Recentemente, a pedra tem um grande número de imitações feitas de calcedônia mais barata. O tingimento de imitação é realizado usando sais de cromo ou níquel.

Apenas um especialista pode distinguir a imitação da crisoprase natural usando métodos especiais de análise óptica e instrumentos (filtro de Chelsea, espectroscópio).

Como se importar?

No cuidado de jóias com crisópraso despretensioso, embora a atitude cuidadosa e o amor não sejam supérfluos. Para preservar a pedra no estado desejado, é necessário limpá-la com uma solução de sabão e limpe-a com um pano macio. A exposição direta à luz do sol é prejudicial ao mineral. No sol brilhante, a cor do mineral pode desaparecer.

Para restaurar o estado antigo da pedra é envolvido em um pano úmido.

É importante protegê-lo contra produtos químicos, objetos sólidos e superaquecimento. Para dar mais brilho e saturação à crisoproteína, recomenda-se congelá-la ocasionalmente em uma tigela com água.. O processo de descongelamento deve ocorrer naturalmente, sem forçar o processo.

Belos exemplos

De chrysoprase criou muitos belos produtos.

  • A peça feita pelos talentosos joalheiros da Van Cleef & Arpels Daisy para Elizabeth Taylor é impressionante em sua beleza. A atriz acredita piamente que uma parurer lhe traz boa sorte (foto 1).
  • Anel masculino. Um anel similar foi usado por A. da Macedônia (foto 2).
  • Colar Daphne banhado a ouro com crisoprase (foto 3).
  • Talismã para jovens empresários (foto 4).
  • Colar com crisoprase de cor rica (foto 5).

Na propriedade da pedra de crisoprase, veja o seguinte vídeo.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento