Desde os tempos antigos, pedras preciosas e semipreciosas eram altamente valorizadas - na era da ausência de plástico e outros materiais brilhantes e duráveis, esses minerais diluíam o cinza e a monotonia do ser. Uma das pedras mais famosas sempre foi o jade, que ainda goza de certa popularidade.
O que é isso?
A descrição do jade deve começar com o fato de que, em sua forma bruta, essa gema parece relativamente imperceptível - uma pessoa moderna poderia erroneamente tomá-la por um pedaço de vidro verde de uma forma estranha. Ao mesmo tempo, tal mineral é muito mais forte que o vidro (nesse aspecto, supera até o granito), mas é curioso que o processamento da pedra seja relativamente simples. Os produtos resultantes mostram durabilidade impressionante, sem mencionar o fato de que, em uma forma polida, uma peça de jade adquire uma modulação verde muito delicada, intercalada com outras tonalidades - isso a torna preciosa.
Outra prova da confiabilidade dos produtos de jade é que os arqueólogos ainda hoje encontram vários amuletos e figuras, datando de milhares de anos aC.
Por causa de sua confiabilidade, o mineral poderia ter valor prático, por exemplo, no mesmo Egito Antigo, itens domésticos eram feitos às vezes, embora eles, é claro, fossem caros. Além das jóias em si, as migalhas de jade também eram usadas para cobrir roupas. Às vezes, especialmente grandes cristais foram utilizados, mesmo na construção de edifícios.
Quimicamente, a nefrite é um composto complexo cujos átomos incluem cálcio, magnésio, ferro, silício, hidrogênio e oxigênio. A rocha resultante é caracterizada por alta viscosidade ao nível do aço e resistência similar a ela.
A nefrite na opinião pública é frequentemente associada a tons de verde e esta é a cor mais comum, mas a gama de cores do mineral é muito mais ampla. De fato, a pedra pode até ser branca ou preta, embora notas esverdeadas ainda estejam quase sempre presentes.
O que é curioso o mais valioso é considerado uma variedade verde pálido com um brilho característico e transparência significativa. Neste caso, a espessura da pedra não pode transmitir luz até que uma peça grande seja cortada em placas mais finas. Entre outras coisas, o jade também se distingue pela sua alta capacidade de calor, por isso pode ser usado de forma produtiva como uma almofada de aquecimento.
Depósitos
Para que o nefrita se forme (e alguns outros minerais semelhantes a ele), é necessário que o magma incandescente penetre nos sedimentos sedimentares - esse é o método de ocorrência que os geólogos reconheceram como o mais comum. Alternativamente, o mesmo magma deve penetrar nos depósitos de serpentinito.
Os depósitos de jade estão inextricavelmente ligados a depósitos de xisto e mármore. Como regra geral, esse mineral é extraído em placers no fundo de reservatórios com água corrente ou em pedreiras de jade. A mineração industrial de pedras preciosas é possível em qualquer um dos continentes. Na Rússia, a fama ganhou atual Campo Ospinskoe, bem como o já esgotado Ulan-Khodinskoye. Além disso, existem fontes de minerais e minerais valiosos em Tuva, e nos Urais do Norte, e no vizinho Cazaquistão.
Se você considerar outros estados, muitos jade de alta qualidade extraídos na Nova Zelândia - lá as pedras são boas não só do ponto de vista prático, mas também do ponto de vista estético. Grandes depósitos estão localizados e na América do Norte - Nos estados do Alasca, Montana, Califórnia e Washington, assim como no Canadá. Outro grande minerador de jade é China.
Valor para o homem
Em diferentes culturas e em diferentes épocas, o jade poderia ter um significado diferente, mas em muitas regiões era percebido e percebido como um símbolo de poder. Muitas nações associam tons verdes suaves à vida, respectivamente, tal poder é gentil, protege seu povo de danos.
Na China, esta pedra é literalmente um símbolo nacional, ainda é muito comum como material popular para a fabricação de lembranças de presentes. Os chineses acreditam que o jade é capaz de mudar o comportamento humano, porque muitas vezes entregam produtos com símbolos impressos de um bem em particular. Assim, um pêssego aplicado a um produto de jade simboliza longevidade, peixe significa riqueza, um morcego é um desejo de boa sorte, etc.
Em geral, no Oriente, o jade estava associado à harmonia, tranquilidade, libertação da vaidade mundana. Isto não é surpreendente, porque Os psicólogos há muito provam que os tons verdes no design de algo têm um efeito calmante pronunciado. Na Europa, os jade verdes profundos estavam associados a outro: uma cor específica era associada à magia, porque a pedra era reivindicada por adivinhos e por outros mistificadores.
Os povos aborígenes neozelandeses Maori usam amplamente produtos de jade em seus rituais religiosos. Representantes desta nação ainda consideram esta pedra como um dos principais símbolos do seu país nativo, e desde 1997 o governo local até transferiu todos os depósitos locais desta pedra para a gestão dos ilhéus nativos.
Propriedades
Desde a antiguidade, este mineral tem sido atribuído a várias propriedades curativas e até mágicas, o que tornou a pedra ainda mais cara. O nome moderno da raça vem da palavra grega "rim", em particular, porque o mineral foi usado ativamente para tratar doenças deste órgão e da bexiga. As propriedades benéficas do jade para o corpo também estão nos efeitos psicológicos positivos - O produto de jade elimina qualquer ansiedade, insônia e pesadelos.
O efeito terapêutico é marcado para o sistema digestivo.
O efeito benéfico real do jade é que ele, ao contrário de muitas outras pedras, nunca é frio - esta raça se mantém perfeitamente aquecida. Antes de ser usado como uma garrafa de água quente, é adicionalmente aquecido, mas retém a temperatura desejada por um longo tempo e permite que a cavidade abdominal se aqueça, o que com muitos sintomas realmente tem um efeito benéfico.
Entre outras coisas, até hoje você pode receber uma massagem, realizada com a ajuda de bolas de jade especiais. Note-se que, do ponto de vista cosmético, a condição da pele está definitivamente melhorando.
Também jade ainda é aplicado em vários rituais mágicos. Segundo a ideia chinesa do universo, esta pedra simboliza a transparência do Céu e a dureza da Terra. Entre outras coisas, é também um símbolo da Eternidade e Sabedoria. Confúcio, sendo um filósofo, não um mágico, deu aos produtos de jade a capacidade de liberar as habilidades mentais do proprietário, bem como ajudar a preservar a prudência e a abordagem humana em todas as situações.
Na tradição européia, o jade é mais uma maneira de se comunicar com outros mundos. Algumas autoridades no mundo da magia e esoterica argumentam que isso a pedra também é uma excelente resistência a qualquer desastre natural.. Se falamos de um indivíduo, então para ele é uma boa guarda contra o mau-olhado, ele também protege efetivamente contra os inimigos e cai em má companhia. A nefrite também supostamente contribui para o estabelecimento de relacionamentos fortes e confiáveis dentro da família.
Variedades
O esquema de cores do jade é muito extenso: ao contrário da crença popular, ele não precisa necessariamente ser verde. A classificação das espécies é geralmente feita de acordo com a cor da pedra, e pode ser de várias tonalidades, e essas “anomalias” de cores também são percebidas diferentemente.
- Versão jade branco parece bastante incomum, do lado do produto dele se assemelhar ao gelo derretendo com seu brilho característico. Ao mesmo tempo, tal mineral (já raro) branco puro não existe em absoluto - na sua estrutura há sombras quase sempre acinzentadas, ligeiramente amarelas e esverdeadas.
Isso pode ser atribuído, e um tom especial, conhecido como "gordura de carneiro" - na aparência, a brilhante pedra polida dessa classe realmente parece assim, e no mundo é um dos tipos mais caros de jade.
- Jade verde é o mais famoso, mas ainda não o torna menos popular. Em particular, tal pedra é necessária para vários propósitos de um caráter mágico - em seu entendimento popular, sua tonalidade está inseparavelmente ligada ao sobrenatural. A maioria das crenças chinesas associadas a amuletos de jade também se relacionam com as variedades verdes de material.
- Pedra preta tem apenas uma tonalidade esverdeada levemente perceptível. Esta espécie também é rara, com algumas propriedades específicas atribuídas a ela extremamente raramente. O principal uso desse material é a indústria de joias.
Deve-se notar que devido a impurezas estranhas, a cor de um cristal de jade pode ser absolutamente - na natureza existem versões vermelhas, azuis ou rosa da pedra. Ao mesmo tempo, as impurezas raramente são uniformes, onde mais frequentemente desempenham o papel de partículas estranhas bem visíveis. Acima de tudo, é claro, o material uniforme é valorizado, especialmente se tiver um tom claro e um alto grau de transparência.
A variante manchada, desde que os pontos sejam monocromáticos e espalhados uniformemente, também pode parecer boa. Pedras com manchas situacionais geralmente não são muito valorizadas. - um fragmento estranho estraga a impressão geral do cristal. Ao mesmo tempo, padrões específicos na superfície de um pedaço de jade podem ser batidos com sucesso por joalheiros, que irão enfatizar ainda mais a beleza do plano da mãe natureza.
Aplicação
Nos tempos antigos, vários produtos eram feitos de jade: em regiões onde não havia escassez de tal material, sua força era altamente valorizada, portanto, até mesmo ferramentas eram feitas de minerais. Hoje, a globalização levou a um aumento na demanda por esta pedra, mas suas reservas, naturalmente, não cresceram, porque agora é geralmente feito de jóias ou vários talismãs e amuletos. Ambas as opções de produtos devem ser consideradas com mais detalhes.
No papel de um talismã ou talismã, esta pedra estreou, aparentemente, antes: como vemos na história, tanto na China quanto na Europa propriedades especiais foram atribuídas a ele. Acredita-se que é um talismã muito eficaz contra o fracasso e a infelicidade de qualquer tipo. Tal produto pode ser especialmente eficaz para pessoas solitárias se variedade branca.
Com a aquisição de tal coisa, você pode esperar que, com amor e casamento no futuro, a situação será muito melhor.
As crianças muitas vezes dão um pingente de jade, que representa uma fechadura. Este é um tipo de símbolo da vida, um desejo de saúde e longevidade. Para adultos que querem alcançar a carreira sem danos à vida familiar, o melhor ajuste anel incrustado com jade branco.
Amuletos de jade também são bons porque eles são creditados com a capacidade de aumentar os efeitos positivos de outras jóias com tons esotéricos. Por si só, o mineral supostamente estimula a mente e também provoca a manifestação de coragem.Esta não é a pedra, para a qual o tamanho grande é crucial, pelo contrário, produtos de tamanho modesto ajudam o proprietário a ultrapassar rivais e a subir rapidamente.
Se o verde e outros tons comuns de jade têm um significado esotérico comum, então a variedade vermelho-sangue do mineral é atribuída a propriedades completamente diferentes. Tal pedra, em primeiro lugar, é considerada um talismã não para uma pessoa, mas para uma habitação - ela a protege de desastres naturais.
Uma versão separada do jade é usada como material para vários itens de joias, especialmente para mulheres. Bela cor verde com tons transparentes ou até mesmo de forasteiros “enlameados” intercalados desde os tempos antigos, pessoas como ele, porque mesmo nos tempos antigos esse mineral era usado na produção de jóias. Hoje, inserções de jade estão presentes em anéis e pulseiras, pingentes e contas são feitas deles, e isso nem sempre é o caso da variedade verde. Se falamos de jóias maiores, então você pode encontrar à venda figurinhas de jade, capaz de decorar qualquer interior requintado.
Além das aplicações descritas acima, outro uso de jade é permitido. Já foi mencionado acima que esta pedra retém perfeitamente o calor, pelo menos devido a isso é usado por vários curandeiros tradicionais na forma Análogo de garrafa de água quente ou para massagem terapêutica específica.
Além disso, a força impressionante do mineral, devido à qual ele pode ser usado para fabricar quase todos os itens domésticos, não desapareceu.
Quem é adequado?
Nefrite refere-se àquelas pedras que são teoricamente adequadas para os representantes de qualquer signo do zodíaco, embora especialistas em esotéricos advirtam: Este mineral é capaz de mudar drasticamente a sua vida, porque uma pessoa que escolheu este material para um talismã ou decoração, deve estar pronta para mudanças drásticas na vida cotidiana.
- Se já estamos guiados pelos signos do zodíaco, o melhor, segundo os especialistas, jade é adequado para Libra - Ele acalma e equilibra eles. No entanto, nem tudo é tão simples, porque os representantes deste signo do zodíaco não precisam apenas de um verde, mas uma versão branca de uma pedra.
- Para os produtos jade jade também são muito úteis. - supostamente deveriam ajudar no estabelecimento da vida familiar, já que são responsáveis pelo amor. Outra coisa é que, para o resultado descrito, você precisa de uma pedra vermelha ainda mais rara. O mineral de cor de fogo dará outro efeito - suas iniciativas profissionais serão apreciadas por seus superiores.
- Para lagostas e peixes Os mais recomendados são também tons incomuns de jade - eles dão ao dono da força e energia do talismã novas conquistas.
- Capricórnio - o único signo do zodíaco que é recomendado para jade verde clássico, o mais comum na natureza. Tal pedra produz um efeito calmante sobre os representantes do signo do zodíaco - eles se tornam menos agressivos e impulsivos, devido aos quais a probabilidade de atingir as metas estabelecidas é significativamente aumentada.
- Apesar do fato de que o jade é considerado uma pedra universal, o menos de tudo é apropriado para tais signos do zodíaco como Touro e Sagitário.
Como distinguir uma pedra natural de uma falsa?
O mundo moderno se distingue por uma característica especial - há muitas falsificações que apenas imitam o original. Por um lado, isso é bom, porque as pessoas não ricas agora também podem usar jóias de aparência decente, por outro lado, os fraudadores podem enganar uma pessoa inexperiente vendendo-lhe produtos baratos ao preço de um caro. Além do jade de cristal natural, há pelo menos duas opções para o seu falso.
O primeiro em composição química é tudo o mesmo jade, só feito de pó de jade pressionando - com todas as outras correspondências, esse método de produção, é claro, não dá a força e a durabilidade esperadas.
O segundo é o plástico, que só se parece com o original.
Já que o jade natural não é tão barato quando se compra Você pode verificar sua autenticidade de várias maneiras.
- Pedra natural não é menos dura que aço e nenhuma agulha pode arranhá-lo. Um bloco prensado, para não mencionar o plástico, sempre sucumbirá a esse efeito. Às vezes, um verdadeiro jade, arranhado com uma agulha, mas é fácil tirar conclusões sobre sua qualidade.
- Na hora do primeiro toque jade provavelmente vai parecer legal, a menos que seja armazenado em uma sala quente. Tente aquecê-lo na palma da sua mão e, em seguida, reserve. Verifique em poucos minutos como a temperatura do mineral mudou: se for real, depois de 5 minutos ainda estará quente.
- Se você comprar contas de jade, É possível verificar o grau de naturalidade das matérias-primas com a ajuda do som. Aqui, é claro, a experiência não dói, mas no geral diz-se que quando duas contas de jade reais colidem, o som resultante deve ser melódico.
- Caso seu item de jade seja fino o suficientePara passar a luz, olhe para ele mais de perto. Nos raios brilhantes deste mineral na espessura devem ser visíveis visivelmente entrelaçadas "fibras".
Os vendedores conscientes não podem esconder o fato de que seu produto é artificial. Ao mesmo tempo, as propriedades do plástico são conhecidas por todas as pessoas modernas, mas as opiniões divergem sobre jóias extrudidas feitas de migalhas e poeira. Por um lado, ainda é o mesmo mineral, porque suas propriedades mágicas e curativas devem ser mantidas mesmo apesar da perda parcial de força.
Por outro lado, é necessário entender que uma pedra comprimida dificilmente permanecerá holística, portanto, em massa para um efeito de fixação. Adicione vários ingredientes estranhos como cola ou plástico, devido a que muitas propriedades, mesmo puramente físicas, são perdidas.
Como se importar?
Os produtos de jade são famosos por sua durabilidade e durabilidade, mas se o proprietário quiser manter a coisa em sua forma original bonita, deve haver cuidado mínimo para ela. Dificuldades com isso geralmente não surgem, já que o material resistente a impacto é difícil de deformar (exceto pelo fato de você ter um produto com detalhes muito pequenos), e arranhá-lo com algo pontiagudo é bastante difícil.
No entanto, o produto precioso não é recomendado para ser armazenado em qualquer lugar, para tais fins, uma caixa rígida especial, estofada a partir do interior com um tecido de toque suave, é mais adequada. Como um local de armazenamento alternativo, você pode usar um saco de tecido especial feito de material denso, como feltro.
Em princípio, as joalherias costumam usar esse tipo de embalagem, e se você comprou o produto, o pacote com certeza também era um recipiente para ele.
Como a maioria das pedras O jade não absorve a poluição, mas às vezes sua superfície precisa ser limpa do pó e da sujeira aderente para restaurar o brilho e a transparência originais. É melhor não experimentar com detergentes cáusticos, mas uma solução de sabão comum para essas necessidades vai se encaixar perfeitamente, mas mesmo no final do procedimento é necessário enxaguá-lo completamente sob água corrente limpa.
Se a contaminação não é tão grave, o produto não pode ser lavado, limitando-se a simplesmente limpar sua superfície com um pano úmido feito de material macio. Para dar um brilho especial, você pode esfregar cuidadosamente o produto com o mesmo pano, como se estivesse polindo-o.
Mais sobre jade e suas propriedades dirão o seguinte vídeo.