É difícil encontrar uma pessoa que não teria ouvido falar de nácar. Gema iridescente é muito apreciada pelos joalheiros. Seu jogo cintilante é fascinante, e características de força que não são inferiores às características decorativas permitem que ele ocupe um lugar digno entre as melhores pedras ornamentais.
O que é isso?
A descrição da madrepérola deve começar pelo fato de que, na verdade, não é uma pedra. É uma substância mineral forte com uma natureza orgânica. Uma camada iridescente cobre as partes internas das conchas de alguns moluscos. Este é um tipo de proteção sanitária. Evita a penetração de poluição e bactérias nos delicados habitantes das conchas. É sob essas condições que as pérolas são criadas, conquistando os corações de milhões de mulheres em todo o planeta.
O biopolímero brilhante consiste em cal e aragonita. O elemento de ligação é a conchiolina produzida por moluscos. Depois de endurecer, a substância torna-se muito forte e lembra a quitina. A colocação de escamas microscópicas de aragonita é caótica. Cada um reflete a luz de uma maneira especial. Nesse caso, os fluxos de luz refletidos em faces diferentes se cruzam.
Essa incrível refração dos raios de luz cria um brilho mágico da matéria.
O compósito mineral-orgânico cintilante parece tão impressionante que é difícil acreditar em sua origem. Talvez seja por isso que muitas pessoas chamam de pedra. A gama de cores é extensa. Este cores pastel suaves e escuras cores ricas. Vale a pena me debruçar sobre a origem do nome nácar. Foi formado a partir do Perlmutter alemão. Palavra traduzida significa "mãe de pérolas". Isso é totalmente consistente com a verdade e explica a natureza da gema.
História da origem
O nácar foi descoberto pelo homem há muito tempo. Mariscos com pérolas não são incomuns nos mares equatoriais quentes. Há muito tempo as conchas de madrepérola eram uma espécie de moeda. Bem como uma substância cintilante usada na fabricação de jóias.
Coisas bonitas com elementos iridescentes eram valorizadas no antigo Egito. Por exemplo, o mobiliário decorado com minerais encontrado no túmulo de Tutankhamon. Na China, fãs de elite e outros acessórios das pessoas dominantes terminaram com madrepérola. Na Idade Média, mercadores habilidosos conseguiram vender balanças de pérolas, afirmando que elas caíam das asas dos anjos. Na era vitoriana, a substância era considerada uma pedra de acabamento da moda.
Gem foi usado na fabricação de belos botões, colares, relógios, bolsas, caixas de jóias, bem como na decoração de edifícios.
Com uma distribuição tão ampla do mineral, sua mineração sempre foi difícil. Isso envolvia pessoas com as habilidades de excelentes nadadores, mergulhadores. Eles tinham que estar fisicamente aptos e livres de problemas de saúde. Além disso, o conhecimento de onde os moluscos vivem era obrigatório. Séculos se passaram e a essência do método de extrair conchas preciosas do mar permanece a mesma. As pernas do mergulhador estão equipadas com uma carga. Ele puxa o ganha-pão para o fundo, onde estão as ostras-pérola. Uma pessoa os coloca em um recipiente preparado, desata a carga e retorna à superfície.
No entanto, para obter a concha de pérola - isso é apenas metade da batalha. Depois disso, fica sob o sol. O ultravioleta contribui para a autodestruição do molusco. Então a camada brilhante é cortada e processada. Corte, moldagem, polimento, polimento - todas essas etapas de um passe mineral antes de se transformar em um produto de incrível beleza com a ajuda de um mestre. Às vezes a idéia envolve a expressividade máxima da sombra, então a gema é submetida a processamento adicional com uma solução de cloreto de prata. No entanto, na maioria dos casos, deixe a cor original da madrepérola.
A paleta natural é tão rica e expressiva que não precisa ser ajustada.
Onde está minado?
Por muitos séculos, a fonte da madrepérola foi o Golfo Pérsico. Os mergulhadores procuravam pérolas que não eram muito comuns. Em contraste, a nácar nas portas está sempre lá. Incrível campo descoberto nos EUA, Oklahoma. Não faz muito tempo, as mais antigas conchas de pérolas do mundo foram encontradas lá. Moluscos pré-históricos estão em uma camada de calcário de asfalto. Uma vez ele estava no fundo do mar. As conchas do mar têm mais de trezentos milhões de anos.
Nacre petrificado ataca com seus tons de beleza. O refluxo azul e esverdeado incomum resultou de alguns processos químicos naturais. Há também minerais rosa lá. E também preciosas conchas são extraídas no Mar Vermelho, na costa do Japão. Cluster de brilhos "tesouros" são observados nas ilhas filipinas. Existem em Bornéu e Ceilão.
Espécie
Existem várias variedades de nácar. Eles diferem em tons que dependem do tipo de moluscos que eles produzem.
- Haliotis Os moluscos desta espécie habitam o Oceano Pacífico. Tais minerais possuem tons violeta, azul esverdeado, vermelho, dourado e até preto. Os exemplares mais valiosos são pintados em tons de rosa e azul.
- Manilla A nácar de tais moluscos é exclusivamente branca pérola. A mineração é realizada na Índia.
- Cassis Este mineral é destacado em uma cor azul única. Pode ser encontrado na costa da Índia e do Brasil.
Separadamente é necessário alocar o nácar das conchas do molusco, que tem o nome "abalone". Fiery vermelhos e luxuosos tons marrons são surpreendentes.
Propriedades
Físico
Mãe de pérola é um material bastante suave. É perfeitamente tratável, mas requer um tratamento cuidadoso. O índice de dureza de Mohs é 4,5, enquanto o mineral é altamente durável. Isso permite que ele seja usado na produção de vários itens decorativos. Eles resultam não só bonito, mas também durável.
Medicinal
Nos tempos antigos, madrepérola foi atribuída a poderosas qualidades curativas. Muitas vezes foi usado por mulheres grávidas. Eles estavam confiantes de que isso contribui para o parto fácil. Acreditava-se também que o brilho cintilante aumenta a chance do nascimento de uma menina. Na Idade Média, as pessoas ricas muitas vezes adquiriam xícaras de pérolas. A pedra deveria enriquecer o líquido com poder de cura. Bebendo de tal vaso, a pessoa parecia receber excelente saúde, se livrava de doenças, prolongava sua vida.
Antigos médicos tentaram tratar todos os tipos de doenças com um pó de arco-íris. No século 17, a "essência de pérola" ganhou popularidade particular. Uma mistura de pérola e pó de pérola foi usada para desmaios, envenenamento, coração e outras doenças. Hoje, a litoterapia também não exclui a influência positiva do mineral na condição humana.
Acredita-se que sua energia ajuda a se recuperar de doenças, melhora o tom e o humor.
Se uma mulher tem um problema com sua audição, ela é oferecida brincos de pérola. Se a garganta está dolorida, há uma doença nos pulmões ou no coração, um colar ou pingente com uma bela jóia pode ser um ótimo complemento para o tratamento tradicional. Pulseiras de pedra são recomendadas por litoterapeutas para aqueles que estão preocupados com a condição das articulações. Às vezes, o pó de pérola é usado em cosmetologia. Acredita-se que o creme ajuda a se livrar de manchas da idade e até mesmo o tom da pele.
Mágico
Os astrólogos também atribuem grande importância à gema. Suas propriedades mágicas estão associadas à origem orgânica. Na antiguidade no Oriente, amuletos de madrepérola representando deuses e vários símbolos significativos foram projetados para proteger a casa das forças do mal. Os marinheiros mantinham uma concha com eles na esperança de que isso lhes desse um bom caminho em boas condições climáticas. Hoje, as gemas de energia atribuem a capacidade de manter a paz e a harmonia na família. Isto é explicado pelo fato de que as conchas em que a madrepérola está localizada simbolizam o nascimento de algo novo. É de certa forma um ninho familiar.
Se o casamento começou a ter problemas, você deve decorar a casa com um amuleto de pérola. Gradualmente, as brigas vão diminuir, as relações vão melhorar. Se a família é feliz, o objeto iridescente vai salvá-lo do mau-olhado, dos amantes e das fofocas indelicadas. E também alguns notam que a gema melhora a situação financeira, contribui para a estabilidade. Se uma pessoa ainda não adquiriu sua própria família, a gema lhe dará confiança em si mesmo e ajudará a descobrir qualidades positivas. É importante notar também que os acessórios de madrepérola são uma das poucas jóias que as crianças podem usar.
A pureza da essência “viva” do mineral é perfeitamente combinada com a inocência da aura de uma criança.
Uso de
Hoje em museus você pode ver muitos itens luxuosos decorados com madrepérola. Estas são jóias, armas, caixas, coisas da igreja e utensílios domésticos. Muitos deles podem, com razão, ser chamados de obras de arte. Itens perolados são encontrados em lojas modernas. Por exemplo, os gourmets podem agradar a si mesmos com colheres com um revestimento especial. Estes talheres projetados para degustação de caviar. Acredita-se que em contato com a delicadeza do metal perde seu verdadeiro bom gosto. A camada madrepérola elimina essa possibilidade.
Muitas vezes o mineral é usado para finalizar instrumentos musicais. Estes são pianos destinados a performances, saxofones, violinos. Decoração de interiores desta forma hoje não perdeu sua relevância. Tecnologia especial permite que você crie um mosaico de extraordinária beleza com uma base de cerâmica, mármore, vidro e assim por diante. Designers usam decoração de madrepérola para decorar salões cerimoniais, teatros, restaurantes chiques.
Jóias de gema já foi o auge do luxo. Mas hoje é usado para criar obras originais. Especialmente boas combinações de nácar com prata e várias pedras naturais. Harmoniosamente com um arco-íris olhar mineral pérolas e coral. É efetivamente complementado por turquesa, malaquita, ágata.
Alguns mestres ousadamente combinam tesouros do fundo do mar com esmeraldas, diamantes e safiras.
Quem é adequado?
Os astrólogos acreditam que a pedra iridescente é universal. Não há restrições sobre o uso de jóias com ele. Aloque apenas representantes do signo de Gêmeos. Acredita-se que a natureza dual de tais personalidades não permitirá que o mineral exiba propriedades curativas e mágicas.
Especialmente a proximidade da gema é recomendada para Aquário e Peixes. Pessoas nascidas sob o primeiro sinal, ele vai ajudar em sua carreira. Representantes da segunda marca poderão angariar seu apoio em situações controversas. Tanto o brilho quanto o brilho da pérola darão boa sorte, inspiração e relacionamentos harmoniosos. Ele os apoiará em situações difíceis, promoverá otimismo e vigor.
Como distinguir de falsificações?
Imitação nácar não é incomum. Normalmente, o plástico é usado para isso. A tonalidade desejada e brilho é dado ao polímero através da aplicação de tinta usando uma tecnologia especial. Definir um falso é fácil. Deve ser apenas segurar levemente a ponta afiada da agulha no objeto suspeito. Se for uma superfície natural, ela permanecerá intacta. Se a imitação estiver à sua frente, haverá um arranhão nela.
Às vezes, o vidro é usado para criar o efeito pérola. Neste caso, o verso é coberto com verniz de madrepérola. Normalmente, em um exame mais detalhado, o truque é óbvio. E você também pode definir um falso por toque.
Ao contrário de um mineral ondulado, a superfície do vidro é idealmente uniforme.
Em 2012, ocorreu um evento incrível. Foi anunciado oficialmente a criação de madrepérola artificial da classe mais alta. Graças à nanotecnologia, os cientistas do Reino Unido recriaram a imitação perfeita. É quase impossível distinguir do original. O segredo reside no fato de que não apenas a aparência, mas também a estrutura do mineral é recriada. Devido a isso, as modulações radiantes são obtidas o mais natural possível.
Dois anos depois, outro avanço científico ocorreu. Havia um vidro "pérola", impossível de quebrar. A força de um novo material é 200 vezes maior que a de um equivalente convencional. Isto foi conseguido devido à criação de laser das menores escalas ondulantes que compõem o novo material. A estrutura, semelhante à estrutura natural da gema iridescente, fornece não apenas força, mas também leveza. Esta descoberta levou os especialistas a novas ideias.
Talvez no futuro, tais compósitos sejam capazes de reduzir o peso das aeronaves, além de servir de base para melhorar muitas das estruturas que são importantes para as pessoas.
Regras de cuidados
Produtos de cuidado de pérola não diferem do cuidado de pérola. O acesso ao mineral sob luz solar direta deve ser excluído. Por causa do ultravioleta, entra em colapso. E também não deve ter nácar perto de fontes de calor. Ele não gosta de secura. Atmosfera com baixa umidade pode levar ao fato de que a aparência da pedra será estragada por rachaduras formadas sobre ela.
O ponto importante é o cuidado pessoal do portador da decoração. O suor humano contém ácidos. Em contato com eles, o mineral fica amarelo e sem brilho. Cosméticos sob a forma de cremes e desodorantes também podem prejudicá-lo. Evite pulverizar perfume.
Limpar o tesouro do mar em casa é fácil. O principal é conhecer as regras básicas. É estritamente proibido o uso de compostos abrasivos e contendo álcool. Não use detergentes com corantes ou outros materiais estranhos.
À venda existem redes especiais. Eles são feitos de microfibra macia e são projetados para limpar produtos de pérolas. Substituir tal dispositivo pode ser um pedaço de camurça, enquanto você pode usar apenas água potável (cloro pode afetar negativamente a pedra). Se o item estiver contaminado, dilua o amido na água em pequenas quantidades.
É permitido usar uma solução fraca de sabão para bebês.
É importante! Se você seguir todas as instruções para o cuidado da gema, mas sua aparência se deteriorar, talvez haja outro motivo. Uma moldura mal escolhida (feita de níquel ou cobre) pode estragar o mineral.
Para madrepérola, veja o vídeo abaixo.