O diamante é um dos minerais mais caros e misteriosos, que é amplamente utilizado em vários campos industriais. Em joalheria, apenas cristais lapidados são usados, já que é somente nesta forma que você pode ver suas propriedades ópticas únicas e apreciar o incrível jogo de cores. Em busca do lucro sob o disfarce dessa pedra rara, muitas vezes eles vendem material sintético ou mesmo vidro comum.
Para não cair na "isca" dos fraudadores, é necessário saber a diferença entre um diamante falso e um real, e quais manipulações ajudarão a identificar um falso.
Características da pedra
Na natureza, o diamante é bastante raro, o que o torna caro. Esta pedra é formada por altas temperaturas e pressão. É incrivelmente sólido e tem boa condutividade térmica. Cristal não tratada não pode ser chamado de atraente - é sem brilho, a superfície é áspera, com um revestimento cinza e rachaduras. Somente depois de ser cortado por joalheiros, o mineral ficará transparente e brilhará quando exposto ao sol.
Os mais comuns são os diamantes incolores, que parecem brancos ou cinza claro antes de serem processados. Mas também há pedras de rosa pálido, amarelo, marrom e verde. A presa mais rara é a gema negra.
O custo de 1 quilate de diamante bruto é de pelo menos US $ 500. O preço depende em grande parte da qualidade do mineral e do seu valor.
Jóias com diamantes lapidados são muito caras, mas sua beleza e brilho valem cada centavo, por isso não é de surpreender que estejam em grande demanda. Infelizmente, os fraudadores que aprenderam a forjar diamantes usam isso. Para fazer isso, alguém artificialmente produz cristais, alguém distribui minerais mais baratos como uma jóia, e alguém tem um jeito especial de processar vidro.
Distinguir pedra natural de pedra artificial de alta qualidade só pode ser feito por um profissional. No entanto, existem várias maneiras de reconhecer um falso, e as manipulações são tão simples que podem ser facilmente feitas em casa.
Cheque em casa
Em casa, é fácil determinar a autenticidade de um diamante. Para fazer isso, você deve executar as seguintes manipulações.
- Inspecione a pedra à luz do dia - ela deve ficar bonita por todos os lados. As falsificações geralmente são mais atraentes apenas por cima, já que é essa parte que está sempre à vista.
- Um diamante verdadeiro sempre permanece frio, mesmo que seja mantido por um longo tempo na sua mão. Uma cópia artificial pega rapidamente o calor e o segura.
- Respire no mineral - se ele transpira, então você tem uma farsa. O original permanece sempre transparente.
- Se você deixar cair uma pedrinha na água, ela certamente afundará, enquanto uma falsa flutua na superfície por algum tempo. Mas se o alegado diamante também caiu para o fundo, depois de alguns minutos você precisa inspecioná-lo sem removê-lo da água. As bordas da pedra natural ficarão borradas e mal visíveis, e o contorno do produto sintético permanecerá claro.
- Tente usar uma agulha, palito ou pipeta para pingar água no diamante. Se uma gota se formou e ela não se espalhou, mesmo quando ela é perfurada com um objeto fino e afiado, a pedra é real.
- Sob a luz solar direta, o cristal deve brilhar exclusivamente com tons de cinza, mas o falso vai brilhar com todas as cores do arco-íris.
- Se você acender uma pequena lanterna através da pedra, e na parte de trás você verá claramente um raio de luz, significa falso em suas mãos. No natural, ocorre a refração múltipla dos raios de luz, e é por isso que apenas um halo de luz é visível no verso.
- Sob radiação ultravioleta, o diamante brilha ainda mais que na luz do sol, e o falso geralmente brilha com tons amarelo-esverdeados.
- Uma lupa com um aumento de 20 a 30 vezes ajudará a distinguir um diamante de um falso. Se você olhar a pedra natural através dela, poderá ver pequenos defeitos e manchas.
Diamante ao contrário de outras pedras sempre vendido em ouro ou platina alta amostra. No produto de ouro deve ser amostra 585, e na platina - 900.
Além disso, uma pedra real é inserida no quadro para que sua parte inferior esteja aberta.
Testes de terceiros
É possível verificar a autenticidade de um diamante em casa de maneiras mais complexas que envolvem o uso de substâncias de terceiros.
- O óleo. Se qualquer substância oleosa, como o óleo vegetal, for aplicada na superfície do mineral e aplicada em uma superfície vertical lisa, ela grudará. Ao realizar manipulações semelhantes com um espécime artificial, ele simplesmente desliza para baixo.
- Ácido clorídrico. O cristal original tem alta resistência e resistência a substâncias agressivas. Ele mantém sua aparência original e atratividade, mesmo se o ácido clorídrico entra em sua superfície. E a aparência de uma pedra falsa mudará notavelmente - rachaduras e deformações aparecerão.
- Queda de temperatura acentuada. Tente aquecer a gema em um fogo aberto, por exemplo, um isqueiro, e depois abruptamente colocá-lo em água fria. Se for real, nada acontecerá, e uma farsa depois de tais testes será coberta com rachaduras, escurecida ou deformada.
Tipos e diferenças de análogos
Em vez de diamantes naturais, dos quais os diamantes são feitos para embutir jóias, análogos artificiais são frequentemente usados. Pode ser quartzo, zircônia cúbica, zircônio, cristal de rocha, mussanita ou vidro comum. É bastante difícil distinguir falsificações de alta qualidade pelo simples comprador, mas se você conhece as principais características distintivas dos materiais listados, ainda será possível reconhecer a falsificação por conta própria.
- Zircão - diamante artificialmente crescido, que por suas características externas é muito semelhante a uma verdadeira jóia, mas é muito barato. Você pode detectar um falso com uma lupa. Na zircônia, como regra, há impurezas coloridas e a face posterior é sempre dividida. Além disso, usando uma decoração na mão e olhando através dela, você pode ver a pele. O diamante não permite que isso seja feito, o que é explicado pela peculiaridade de sua estrutura interna.
- Fianit é dióxido de zircônio, portanto, tem quase as mesmas características do espécime descrito acima. As principais características distintivas incluem alta condutividade da luz e brilho laranja.
Também no rótulo ornamentos com zircônia cúbica geralmente indicam a abreviatura CZ.
- Mussanita - pedra sintética, mais próxima do original. Ele pode ser reconhecido por um tom cinza-esverdeado e pela presença de canais estreitos e longos dentro do produto, visíveis sob uma lupa. Além disso, comparado a um diamante real, mussanita brilha muito mais brilhante.
- Glass - a jóia analógica mais barata. A maneira mais fácil de distinguir um mineral natural do vidro é tentar ler o texto anexando o produto a um jornal ou revista. A alta densidade do diamante não permitirá isso.
- Strass - não o pior substituto para um diamante, porque de acordo com as características externas são muito semelhantes. Para distinguir um diamante de um cristal de rocha, basta deixar cair água e, se a gota não se espalhar, significa que você tem uma verdadeira jóia.
Para não se incomodar em verificar, e não para adivinhar como distinguir um diamante de quartzo, vidro ou outras pedras, Recomenda-se comprar jóias exclusivamente em joalherias. Só neste caso, você pode pedir ao vendedor um certificado de autenticidade para joias, incrustadas com minerais naturais.
Como determinar a autenticidade de um diamante em casa, você aprenderá com o vídeo abaixo.