A Spinel é uma das pedras semipreciosas mais raras e mais caras. A tampa do Monomakh, a coroa de Catarina, a Grande, os atributos do poder dos governantes iranianos estão incrustados com esta pedra. Em beleza, não é inferior a rubis, safiras e esmeraldas. O que é tão apreciado minerais minerais dos poderosos? Que propriedades físicas e mágicas possui e para quem pode se tornar um talismã feliz?
Descrição
Spinel é mencionado pela primeira vez pelo famoso viajante do século 13 Marco Polo. Tendo visitado o Pamir, ele chamou o lugar de minas de rubi de mineração de pedras preciosas. Na pedra antiga era frequentemente confundido com rubi e corindo preciosos. Durante séculos, muitos cristais vermelhos reverenciados como rubis, até no século XIX, os cientistas não realizaram estudos relevantes e não estabeleceram a verdade.
Na Rússia, o espinélio é conhecido pela palavra árabe "lal" pelo nome das minas Kuhi Lal, onde a pedra foi descoberta pela primeira vez. O pó mineral em pó era usado como remédio para várias doenças e para reduzir a sensação de sede. Sua gema de nome atual recebeu da palavra alemã spinell. Os cristais têm uma forma pontiaguda.Portanto, os cientistas sugeriram que a palavra significa "espinho". De acordo com outra versão, a palavra tem raízes gregas: em uma incorporação significa "brilho", na outra - "faísca".
Na forma moderna cristais transparentes coloridos são usados em jóias para fazer jóias: anéis, brincos, miçangas, pulseiras, broches, anéis, tiaras. Natural mineral de jóias de alta qualidade é uma aquisição bastante cara. Joalharia de designer combina frequentemente lal com pérolas e diamantes. A pedra parece brilhar no crepúsculo. Espinélio de alumínio e magnésio é usado em cerâmica, em particular, na produção de materiais refratários, tintas cerâmicas resistentes, vidro.
Na ciência, a pedra é dividida em um grupo independente de minerais com seu próprio conjunto de propriedades físicas únicas. Pela sua natureza química, é um óxido com a fórmula MgAl204. Alguns dos íons de magnésio e alumínio podem ser substituídos por íons de outros metais do mesmo tamanho, enquanto as propriedades do mineral permanecem inalteradas. Uma parte do magnésio é geralmente substituída por íons de ferro, menos freqüentemente - íons de zinco, uma parte de alumínio - ferro ou íons de cromo.
A composição química das manchas determina a cor.
O mineral tem uma paleta de cores ricas. Na natureza, há espinélio incolor, rosa, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul, roxo e preto. Principalmente é uma pedra transparente com um brilho de vidro brilhante., com as seguintes características:
- dureza - de 7,5 a 8 unidades;
- densidade - 3,57-3,72 g / cm³;
- tipo de simetria - cúbico.
Variedades e suas propriedades físico-químicas
As amostras de espinélio diferem significativamente entre si na cor, transparência e composição química. Pode-se dizer que é um gemologista gemologista ideal que estuda gemas. Condicionalmente distinguir os seguintes tipos de minerais.
- Espinélio nobre. Inclui espinélio incolor e variedades transparentes com saturação de cor impecável: rubi, safira, almadina, azul, espinélio verde, rubicellus, fardo de rubi.
- Espinela comum. Possui em sua composição química uma alta proporção de ferro, pois as pedras adquirem uma cor verde escura e preta.
- Espinélio do Chrome. Distingue-se por uma cor preta espessa.Houve uma substituição de alumínio por cromo.
- Ganit Íons de ferro e zinco deslocavam o magnésio.
Separadamente, vamos falar sobre o espinélio nobre. Apenas este tipo de mineral é um valor de jóia e refere-se a pedras semipreciosas. O espinélio de rubi tem o maior custo. O preço de 1 quilate de um cristal natural atinge 1000 dólares. Sua rica cor vermelha é devido à presença de íons de cromo.
A pedra tem a capacidade de fluorescência. Sob luz UV, dá ao olho humano uma cor vermelha.
Em segundo lugar vale a pena variedade de safira. Sua cor é azul, azul. Infrequentemente encontrado no ambiente natural, portanto, tão valorizado.
Rubin Bale devido ao manganês tem uma cor vermelho-rosa com uma tonalidade lilás. Rubitsell - pedra vermelho-alaranjada e amarela. Tem manchas de ferro.
Na superfície de tais espécimes pode-se notar um reflexo de uma estrela de quatro ou seis raios. Este fenômeno é chamado de efeito de asterismo.
Almadinovaya - espinélio cor vermelho-púrpura. Ganospinel tem uma cor azul profundo com um matiz magenta ou cinza-violeta sutil.
Chlorospinel tem uma cor verde brilhante, devido à presença de íons de cloro na composição. A pedra mais rara. Várias cópias únicas encontradas nos Urais, na cidade de Kamenka.
Cristais negros de alta transparência e cor espessa também podem ser atribuídos à variedade nobre.. Na joalheria, valorizou o preto tailandês Hercynite.
Raramente encontrado possuindo minerais efeito alexandrita: capacidade de mudar sua cor dependendo da iluminação. Na maioria das vezes, essa qualidade tem pedras sintéticas.
Apesar das diferenças de cor, se algum espinélio é removido em um pó fino, ele ficará branco.
Depósitos principais
Espinélio de jóias é extraído em placers com cristais individuais variando em tamanho de 10 a 12 quilates. Às vezes o mineral forma drusen. Os depósitos mais ricos de pedras preciosas são na Índia, no Sri Lanka, no Pamir e no Tajiquistão. Das minas dos Pamir, a maior amostra mineral pesando 5 kg foi trazida à luz.
Placas de espinélio vermelhas são desenvolvidas nas profundezas de Mogok, em Mianmar. Os principais mineiros são o Tajiquistão, o Afeganistão e o Brasil. Os cristais azuis são trazidos do Turcomenistão, dos EUA e de Madagascar. O Sri Lanka é considerado o líder mundial no fornecimento de espinélio negro nobre.
Pedra preta não decorativa é extraída na Austrália. Os depósitos de espinélio comum foram encontrados em grandes quantidades na Rússia: nos Urais, nas montanhas Shishim e Nazyam.
Nas minas dos Urais você encontra o mineral da mais bela cor roxa, azul e esmeralda.
Recepção artificial
Hoje é muito difícil encontrar à venda um espinélio natural nobre devido à sua raridade, dificuldades na mineração e no corte. Os cientistas aprenderam a sintetizá-lo. O espinélio cultivado artificialmente é amplamente procurado pelos joalheiros. Imita um mineral natural e outras gemas: alexandrita, topázio, zircão, água-marinha.
De acordo com suas propriedades, um análogo artificial pode diferir significativamente de um sujeito de origem natural, e externamente apenas profissionais experientes podem distingui-los. Embora você possa tentar.
Se a pedra tem uma estrutura turva, coloração desigual e inclusão, então é natural. Os espécimes sintéticos são imaculadamente limpos e uniformes.
Desenvolveu diversas tecnologias para obter artificialmente o mineral. Entre eles: o método de Czochralski, o método hidrotérmico e o método de cristalização usando fluxos.A maneira mais comum e fácil de crescer espinélio permanece Método de Verneuil. Os óxidos de magnésio e alumínio são derretidos em um queimador de hidrogênio-oxigênio de fogo especialmente projetado. Um cristal nasce das gotas resfriadas.
Para dar da cor necessária e uma sombra acrescentam várias misturas. O cobalto dá uma cor azul. O óxido de cromo tornará o mineral vermelho ou rosa. Se você adicionar calor ao derreter, um padrão verde aparecerá. Graças ao flúor, o chumbo produz cristais de mel azul, pistácio, azul pálido e dourado.
Propriedades curativas e valor mágico
Spinel tem propriedades curativas. Sua composição química contém elementos traços úteis para o corpo humano. O famoso químico suíço Paracelsus apontou o mineral esmagado até o estado de um pó como remédio para curar-se de doenças severas. Propriedades desinfetantes, hemostáticas e regeneradoras a pedra era conhecida e habilmente usada por curadores e curadores na Rússia.
Nos tratados medicinais medievais está escrito: "Lal é útil para bochechas rosadas, estômago saudável, melhorando a visão." Hoje em dia, curandeiros praticando medicina alternativa e litotherapists também usam espinelas para curar o corpo.
Especialmente cura são pedras vermelhas e azuis.
O espinafre vermelho ajudará o corpo a resistir a infecções virais e bacterianas durante as epidemias. Ela tem o poder de aumentar a sexualidade feminina e masculina e a atratividade nos olhos do sexo oposto. Melhora a circulação sanguínea no corpo.
Aumentando o erotismo e paixão emocionante, não é recomendado para adolescentes, devido às características emocionais deste período de idade.
Mineral azul será de maior benefício em doenças do trato gastrointestinal, bem como na reabilitação após a cirurgia. Espinélio rosa usado para distúrbios do sono: insônia, pesadelos.
Green - pedra do coração. Corrige o seu trabalho, estabiliza a pressão, ajuda a restaurar a visão. Espinélio Preto irá fornecer primeiros socorros para lesões, escoriações, feridas, aliviar a dor e parar o sangramento.
Desde a antiguidade, as pessoas notaram as propriedades mágicas de uma pedra e sua capacidade de exercer uma influência positiva sobre uma pessoa. Acredita-se que a Spinel traga seu dono sucesso em todos os assuntos e empreendimentos. Cria em torno dele uma atmosfera favorável que contribui para o alcance de metas e a realização de desejos. Mesmo que uma pessoa seja ultrapassada por uma faixa preta na vida, a gema dará fé para o futuro, encherá de energia e ajudará a superar as dificuldades.
Na vida, tudo é solucionável se você estiver protegido por lal.
Espinélio vermelho é um talismã, mais adequado para homens. Nos países orientais, foi recomendado como remédio para a impotência masculina. Apesar de mulheres bonitas, ela é capaz de ajudar em casos de amor, para encontrar um estreito e construir relacionamentos fortes. Não admira que o nome dela seja o precursor da felicidade. Stone adora pessoas de negócios ativas e ativas que tomam decisões importantes e responsáveis em relação a si mesmas e a outras pessoas.
Tradicionalmente, é um amuleto para quem está sempre na estrada, cujo trabalho está associado a constantes viagens e viagens de negócios.
Spinel vai evitar problemas na estrada, atrasos e situações desagradáveis. O possuidor de uma gema pode inesperadamente descobrir o dom da clarividência. e previsão do futuro, por exemplo, através de sonhos proféticos.
Magos e feiticeiros são atraídos por uma variedade de minerais negros. Eles o usam para propósitos mágicos durante os rituais. O mineral ajuda os devotos das ciências ocultas a fugir da agitação, sintonizar-se com o eterno, a realizar projetos de grande escala. De acordo com aqueles que conhecem as manipulações, a pedra deve ser segurada com os dedos e em nenhum caso deve ser colocada na palma da mão. As propriedades da pedra negra são tais que podem perturbar o equilíbrio de energias no corpo humano.
Spinel - uma pedra com seu próprio caráter. Ele não gosta de enganadores, mentirosos, pessoas biliosas, invejosas e desonestas. Ele generosamente compartilha sua energia apenas com almas sinceras com boas e boas intenções. A melhor "roupa" para a gema é uma moldura de ouro. Em combinação com este metal, a pedra funcionará com força total. Um anel que tem o poder de um amuleto é usado na mão esquerda em um anel ou dedo indicador.
O mineral tem vários governantes de uma vez, estes são o Sol, Vênus e Júpiter, cujas energias são muito diferentes umas das outras. Portanto, devido ao temperamento caprichoso e mutável, o uso de espinélio não é recomendado o tempo todo.
Quem é adequado?
Spinel - o talismã perfeito para pessoas nascidas sob a constelação Leão. Ele vai encher seus favoritos com energia, melhorar a nobreza inata e melhorar o caráter "real". Lal também favorece outros representantes do elemento fogo: Strelets e Áries.
Aquário e Capricórnio pedra ajudará a ganhar resistência física, adicionar confiança em suas habilidades e bom humor. Touro, Libra e Peixes vai lhe dar a oportunidade de encontrar uma família feliz, construir uma carreira de sucesso, ajudar a superar as dificuldades e evitar curvas agudas.
Black Spinel diminui o perfeccionismo e a desconfiança em Dev.
Para quem uma pedra não é adequada, é Câncer. Lal os introduzirá em um estado de serenidade, o que adicionará tontura e descuido. Pode levar à perda de controle sobre situações da vida e destruir previamente alcançado. Escorpiões Tenha cuidado ao usar a gema como um talismã e jóias. Spinel irá torná-los "cegos" na vida. Eles vão parar de ver mentiras, enganos e lisonjas.
Mineral favorece as pessoas com os nomes de Sophia, Rose, Robert.
Como se importar?
Decorações com espinélio requerem cuidados delicados. Para manter uma aparência atraente e brilhante várias regras simples devem ser seguidas.
- Para evitar danos e arranhões a jóia é cuidadosamente embrulhada em tecido de veludo. O mineral é armazenado separadamente de outras pedras.
- Lava em água morna e sabão, sem o uso de produtos químicos domésticos agressivos.
- A limpeza ultra-sônica e a vapor não são bem-vindas.
Exemplos de produtos bonitos
O espinélio vermelho brilhante, com 398,72 quilates, adorna a principal vestimenta dinástica dos Romanovs. Grande coroa imperial do Império Russo. Foi feito por joalheiros da corte por ocasião da coroação de Catarina, a Grande, em 1762. Daquela época até 1917, ela foi coroada com o reino de todos os monarcas russos. A relíquia é mantida no Fundo Diamante e não está sujeita a exportação fora do Kremlin.
O tesouro do Império Britânico mantém outro magnífico exemplar do mineral com sua incrível história de 600 anos. No oriental "Hiraj-i-Alam" ("Homenagem à Paz"), e no Ocidente "Rubin Timur" A Rainha Vitória recebeu dos líderes da Companhia das Índias Orientais em 1851.
Peso Mineral - 352 quilates. A pedra é fixada em um colar junto com outras gemas. Embora a definição de "cadeia torácica" é mais adequada para esta jóia real. É surpreendente que por muitos séculos foi possível preservar o corte original indiano.
As pedras têm cartas escritas em persa, que informaram ao mundo sobre sua história e seus donos. Os donos das joias incluem governantes influentes do Oriente: os xás, padishahs, bem como o famoso conquistador Timur-i-Leng (“O manco coxo”), conhecido como Tamerlão. Seu nome deu o nome da pedra.
O dono de outra enorme pedra de cor rubi era o príncipe Charles de Gales, apelidado pela cor de sua armadura, o Príncipe Negro. Ele recebeu esta pedra em troca de ajuda militar das mãos do monarca castelhano Pedro I.
A pedra foi herdada pelo rei inglês Henry V, que nunca se separou dele.Diz a lenda que em uma das batalhas o inimigo cortou o capacete na cabeça do rei, mas, tropeçando em uma espada "rubi", não conseguiu matar o comandante supremo. Então o talismã salvou a vida de seu monarca.
Agora o "Príncipe Negro" brilha na Coroa do Império Britânico. Regalias exibidas no complexo de Waterloo.
Sobre características de uma pedra olhe além disso.