Talismã de vitória, esperança, juventude eterna e força - a turmalina era reverenciada no antigo Egito. Diz a lenda que os deuses, voando do coração da Terra para o Sol, circulavam o arco-íris. Eles coletaram todas as suas cores e as colocaram em um mineral, chamando-a de gema do arco-íris.
História
Esta pedra está localizada nas camadas hidrotermais da crosta, onde existe uma circulação natural de nascentes quentes e frias. Acumulado sem oxigênio de alta pressão água em fendas estreitas dezenas de centenas de anos congela, transformando-se em pedras do arco-íris. A turmalina tem origem vulcânica, é encontrada em granito e granito, é encontrada nos depósitos de quartzo com berilo, topázio e volframite.
As primeiras pedras desse tipo foram encontradas no século XII, os mestres bizantinos as poliram e as emolduraram com ouro.
Na Rússia, essas pedras eram chamadas de sibaritas, porque seu depósito foi descoberto nos Urais e Transbaikalia. Eles foram usados para decorar os salários de ícones e utensílios de igreja, e a maior gema russa de 100 gramas adorna a coroa do Império Russo, feita para Catarina I.
Na Índia, esse tipo de mineral é considerado o mais valioso. A pedra tem sido usada para jóias desde tempos imemoriais, mas foi descoberta mais tarde propriedades mágicas e curativas. Até o século 16, a turmalina era chamada de lal, como todas as jóias vermelhas.
A turmalina foi trazida para a Europa por marítimos da Holanda, retornando das colônias indianas na virada dos séculos XVII-XVIII. A primeira descrição da pedra no catálogo de minerais de 1711 foi realizada por um médico Paul Hermann praticando no Ceilão.
Naqueles dias jóias feitas de pedra eram feitas apenas para a realeza e nobres. Diz a lenda que Cleópatra deu a César esta jóia na forma de um cacho de uvas. Ele foi nomeado Ruby Caesar.
Depois os vestígios do mineral perdem-se no tempo, mas no século XVIII cabe ao rei sueco Gustav III, que o apresentou ao autocrata da Rússia Catarina II. É verdade que, naquela época, o mineral era classificado como rubis, e só no último século descobriu-se que Turmalina rosa birmanesa. A jóia é mantida no Russian Diamond Fund.
Alguns historiadores acreditam que o nome da pedra vem da frase senegalesa tura mali, que significa "pedra de cor mista". Alguns acreditam que a palavra "tourmales" se traduz como "preciosa". Outros insistem que o tourmali é interpretado como "atrair cinzas". Supostamente, usando essa propriedade do mineral, os colonizadores holandeses levaram as cinzas do tabaco de seus canos com cristais de turmalina crus.
Descrição e valor da pedra
A pedra de turmalina tem uma carga elétrica constante de 0,06 microampères, Pierre e Marie Curie revelaram isso no século passado. Eles chamaram esta pedra mineral elétrico. A turmalina tem as propriedades de pirotecnologia e piezoelétrica.
Mineral é um transparente (espécimes turvos são raros), uma pedra prismática brilhante com um tamanho de 10 cm ou mais. Às vezes há amostras alongadas com um corte triangular. Paleta de cores - todas as cores do arco-íris.
Alguns espécimes mudam de cor dependendo da iluminação. Muitas vezes, em um mineral, há uma mistura de cores. A cor varia de incolor a preto.Dependendo disso e do grau de transparência, os cristais são jóias, decorativas e técnicas. Demanda técnica na produção de dispositivos eletrônicos em óptica e medicina.
A composição da pedra inclui 26 elementos químicos: ferro, manganês, cromo, lítio e outras substâncias, mas silicato de alumínio e bromo são constantes em sua base. O matiz é determinado pela quantidade de impurezas. Dependendo da cor, o nome da turmalina também muda.
Framboesa - apiriteincolor - acéfalorosa ou vermelho rubelita. Alguns nomes são enganosos. Turmalina verde conhecido como Esmeralda brasileirae as pessoas acreditam que é realmente ele.
Preto ou sherl tem um alto teor de ferro. A bioenergética acredita que ela cria para as pessoas um campo de energia que é impenetrável pela radiação eletromagnética ou danos mentais, como danos. Esses cristais são pepitas de energia, normalizando o trabalho do biocampo do corpo e proporcionando um poderoso efeito curativo. Produtos de turmalina melhorar a saúde trabalhando no nível celular. Dizem que a pedra emite microcorrentes, raios infravermelhos e íons negativos.
Depósitos
Em muitas partes do mundo, a mineração industrial de minerais é realizada, por exemplo, no Sri Lanka, na Índia e no Afeganistão, na Birmânia e em Madagascar. A extração de cristais policromos e vermelhos vai para Moçambique. É extraído em Angola, Austrália, Itália na Ilha de Elba, na China, no leste do Brasil (Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo), nos EUA (Maine e Califórnia), no Canadá (Ontário), África do Sul.
Na Rússia, os depósitos estão sendo desenvolvidos em Transbaikalia e nos Urais, e o número total de depósitos é próximo de 50.
Até hoje, as reservas dos Urais, localizadas nas proximidades das aldeias Lipovka, Murzinka, Shaitanka, Sarapulka e Yuzhakovo, foram esgotadas. As melhores pedras são extraídas em Transbaikalia no depósito de Malkhanskoe. Na Península de Kola, na área de Voronykh tundra, há turmalinas de cores rosa e verde, além de preto. Sherls também são encontrados em Karelia.
Propriedades
Por muito tempo, curandeiros dotaram a turmalina de propriedades curativas e mágicas e a usaram como amuleto ou talismã. Lithotherapists que estudam os efeitos de materiais naturais no corpo recomendam um cristal para um efeito positivo no sistema endócrino e nervoso. A turmalina é útil para as pessoas se concentrarem e dissiparem os medos. Muitos acreditam que isso se beneficia do câncer. É um indicador de radioatividade e envolve uma pessoa com um campo de proteção.
Tem um efeito benéfico no sistema hematopoiético e ajuda nas doenças do fígado. Dá uma sensação de paz e segurança.
Supõe-se que as propriedades mágicas de uma gema são afetadas por sua cor. Os astrólogos argumentam que minerais vermelhos conceda energia erótica e verde Encorajar a criatividade, rejuvenescer e promover a vitalidade.
Cor azul ajuda na insônia. Preto neutraliza todo o negativo. Incolor cristais fornecem equilíbrio mental e físico.
Multicolorido trazer otimismo. Eles são recomendados para serem usados diariamente como decorações. Pode ser pingentes ou anéis no dedo indicador da mão direita ou no dedo médio da esquerda.
Variedades
Os joalheiros apreciam uma paleta diversificada de cores de pedra, graças à qual é usado para criar pingentes, broches, brincos ou anéis. O mineral é ideal para moagem, é bastante fácil de cortar em comparação com outras gemas. Além disso, produtos da turmalina podem receber as formas mais incríveis.
Os minerais transparentes, verdes, azuis, vermelho-carmesim e policromos são os mais valiosos.
Preço por quilate da turmalina elite paraibaque tem uma cor azul-neon, brilhando ao anoitecer, minado no mesmo estado do Brasil, chega a dezenas de milhares de dólares. Há também pedras semipreciosas que são baratas.
Conquistadores que retornaram da América trouxeram pedras verdes para o Velho Mundo em meados do século 16, apelidadas de esmeraldas brasileiras. O próprio Karl Faberge adorava essa bela pedra e costumava ser usado em suas obras. Apenas dois séculos depois, os mineralogistas, depois de estudados, reconheceram que é uma mineral - turmalina independente. Sua cor causa um alto teor de cromo e ferro.
- A pedra mais famosa do grupo de turmalinas é a verdelite. Suas tonalidades podem ser rosadas, verde-amareladas, às vezes se tornando azul. Acredita-se que a pedra atrasa a chegada da velhice, alivia as dores de cabeça, elimina os vasos sanguíneos, elimina a neurose, ajuda o coração. Melhora a condição da pele e do sistema circulatório.
- Uma das variedades de uma pedra valiosa é a policromia, chamada melancia. O mineral é muito parecido com a melancia: uma crosta verde escura cobre a carne vermelha madura, atingindo o núcleo amarelo da pedra. O mineral fortalece o sistema nervoso, ajuda na comunicação.
- Tsilaizit é caracterizado por uma paleta de tons amarelo-marrom. Padrões roxos raros que são considerados mágicos. A pedra é caracterizada por um alto teor de magnésio e potássio, que dão uma cor amarela. É raramente encontrado na natureza, portanto, não é tão popular entre os joalheiros, embora os melhores exemplos sejam classificados como pedras preciosas. O preço deles é bastante alto.
- Aterramento marrom mineral (dravit) contribui para a emancipação. Dá confiança à pessoa, fortalece os laços familiares. O objetivo principal - a luta contra doenças do trato gastrointestinal. Restaura as funções do pâncreas, baço, fígado e vesícula biliar. Nos estágios iniciais, combate o câncer.
- Uma variação desse mineral é a rubelita de cor rosa ou a turmalina birmanesa. É caracterizada por reflexos de granada e tons vermelhos escuros. É trazido da Birmânia, onde é extraído. Mineral melhora o tom, limpa os vasos sanguíneos. Ajuda a parar doenças crônicas, aumenta o nível de imunidade.
- Um tipo de rubelite de cor carmesim, em alta demanda, é extraído na Rússia (Sibéria, os Urais) e é chamado Siberita.
- Colorir minerais policrômicos (elbaitov) É um verdadeiro arco-íris no qual as cores se substituem, criando um padrão sofisticado. Eles são usados por joalheiros para fazer jóias que criam a ilusão de um arco-íris. As pedras têm várias variedades, uma das quais ("a cabeça de um turco") tem uma borda clara e um núcleo vermelho. O outro ("cabeça do mouro") tem um centro marrom ou preto escuro, emoldurado em uma cor mais clara. Essas turmalinas ajudam a conhecer a si mesmo.
- Pedra de cor branca (ahroit) algo como um diamante, mas não tem um brilho brilhante. Sem cor ou com uma névoa verde pálida quase invisível. O depósito está disponível apenas na Ilha de Elba, portanto, a pedra é considerada uma energia preciosa, de elite, carregando Yin. Um efeito positivo no sistema imunológico e no sistema endócrino. Argumenta-se que achroit atrai boa sorte e protege de negativo, ajuda a liberar potencial criativo, ativa a atividade cerebral.
- Uma das espécies semipreciosas é indigolita, tendo uma tonalidade azul rara, transformando-se em um roxo, que lembra as intermináveis águas do oceano. Indigolita é muitas vezes confundida com uma pedra preciosa, por isso é chamada de safira Ural, brasileira e siberiana. Os cristais têm um sombreamento paralelo e uma luz de refracção claramente definidos, criando brilho. O mineral carrega energia positiva, protege contra o estresse e a neurose, normaliza a produção dos hormônios tireoidianos e das glândulas supra-renais. Pessoas emocionais recomendam tons azuis saturados e depressivos - verdes.
- O mais próximo em matiz e padrão para esmeralda é uma variedade de cromturmalina. A única diferença é que a turmalina brilha menos que a própria esmeralda.
- Uma das variedades mais interessantes e incomuns da turmalina é a camaleonita. Tal pedra parece um pouco imperceptível, mas quando entra na sombra, muda de cor para castanho-avermelhada. Preste atenção na diferença de tonalidades do mineral dia e noite, e você entenderá porque ele está usando um nome tão "falante".
Uso de
Desde os tempos antigos acreditava-se que esta pedra tem um efeito curativo nos seres humanos. É eficaz como um mineral inteiro e sob a forma de poeira. A moedura de cristais não viola as suas propriedades eletromagnéticas, ao contrário, força a liberar a energia mais ativamente.
De seu pó criado fibra de turmalina usada na indústria têxtil e medicina.
Travesseiros desta fibra aliviam a insônia, pensos teciduais ajudam na osteocondrose e as calças masculinas tratam a prostatite. Permanente vestindo tal roupa interior acelera o metabolismo, rejuvenesce e cura, e os produtos não perdem suas propriedades até o desgaste total.
As correntes elétricas de mícron emitidas pela gema, íons negativos e raios infravermelhos melhoram a saúde humana, estimulam a circulação sanguínea, expandem os capilares, ativar o metabolismo no nível celular.
Íons negativos aumentam a vitalidade das células, aliviar a fadiga, acalmar os nervos, fortalecer o sistema imunológico e melhorar o ar na sala. É esta propriedade da pedra que foi usada para criar candelabros médicos especiais. Como você sabe, o surgimento de íons positivos contribui para os cabos de alta voltagem, a radiação do telefone celular e muitas outras invenções modernas da humanidade. Os íons negativos gerados pela turmalina são necessários para compensar os danos causados por partículas positivas. O mineral pode criar proteção contra a radiação eletromagnética e neutralizar a suscetibilidade em zonas geopatogênicas.
Na medicina, mais frequentemente usado cristais amarelos com seu campo magnético constante. Com a ajuda deles, eles lutam contra patologias no corpo sem o uso de drogas. Joelheiras e cotoveleiras, meias, palmilhas, cintos de radiculite, tapa-olhos, lenços e luvas são feitos de suas fibras.
Embora alguns médicos e fisioterapeutas sejam céticos em relação a esses produtos, a popularidade dos produtos está crescendo. O uso de produtos não tem efeitos colaterais e contra-indicações., mas vale a pena ser cuidadoso com mães grávidas e lactantes, pessoas com pressão alta e propensa a sangramento, bem como pacientes com câncer. Ao usar um marcapasso, depois de um derrame, febre e alergias consulta com um médico é necessário.
O efeito terapêutico aparecerá apenas com o uso regular de produtos. Com um procedimento único, ele só alivia a dor.
As propriedades curativas desta gema são mencionadas no Ayurveda e na medicina chinesa. Ele tem sido usado desde a antiguidade como um adsorvente para envenenamento. Ele ajudou a remover metais do corpo. Foi estudando as propriedades da turmalina que a eletricidade estática foi descoberta.
Grandes cristais são usados em engenharia de rádio, criando instrumentos de alta precisão. Mineral é usado para cobrir itens domésticos. Reivindicar que pedras são indicadores de radioatividade, ter elementos que tenham um impacto diferente em uma pessoa em particular.
A intensidade e direção do impacto deste mineral curativo sobre os seres humanos depende da sua cor, que é determinada pelo conteúdo de vários elementos químicos:
- fortalecer o sistema imunológico, inibir o envelhecimento, melhorar a circulação sanguínea, tratar patologias cardíacas, hepáticas e renais com pedras verdes;
- elimine o desequilíbrio hormonal, mantenha a imunidade - azul;
- a paraiba ajudará a restaurar a função reprodutiva do sexo mais forte;
- doenças pulmonares e várias dermatites tratam cristais rosa e vermelho-rosa;
- tranquilizar - amarelo;
- Se você colocar um casaco na área afetada, o estado do paciente irá melhorar imediatamente.
Quem é adequado?
Como já foi mencionado várias vezes acima, as propriedades curativas e mágicas da turmalina determinam sua cor. O efeito mais forte no corpo é considerado uma pedra. preto cor, que remove emoções negativas, encontra órgãos e sistemas vulneráveis, trata-os, protegendo o hospedeiro. Green pacifica paixões e o vermelho age como um ativador dos sentidos.
Pedras monocromáticas são consideradas símbolos de harmonia na vida. De acordo com esotérico, gem pode proteger o proprietário de todas as manifestações do mal, forças do mal, maus pensamentos e ações.
A turmalina irá desenvolver a criatividade, inspirar e ajudar a encontrar o caminho certo ao longo da vida.
Minerais são freqüentemente usados para ritos, eles decoraram as roupas dos sacerdotes e símbolos da igreja.
Eles dizem que a pedra distingue facilmente a heresia da verdade, e é por isso que essa decoração é usada nas igrejas.
Além disso, tendo uma energia forte, a turmalina protege do "mau-olhado" qualquer um que a use. Na Índia e China pedra atribuída à capacidade de desenvolver dedicação, determinação, fé em si mesmo. Se você usa constantemente joias da turmalina, haverá uma combinação de todos os centros de energia, e as energias do Yin e do Yang se equilibrarão. A sensação de exaustão interna e tensão nervosa desaparecerá.
O que mais é turmalina forte?
- Restaurar o biofield humano, para reviver o amor desbotado, para alcançar a harmonia na família sob o poder de seixos avermelhados e rosados.
- Acumular e incorporar idéias extraordinárias ajuda a usar a gema de tons verdes.
- Limpar a mente do negativo e para alcançar a paz espiritual ajudará as pedras, sem cor.
- Estabelecer contato com forças superiores use cristais azuis. Eles podem ajudar na meditação.
Deve ser lembrado que a turmalina precisa de "nutrição" de vez em quando. Para fazer isso, é mantido sob a luz do sol.
Com desgaste constante, elimine energia desnecessária e energia negra, lavando o produto com água corrente.
Diferentes tipos de cristais afetam os signos zodiacais de diferentes maneiras, mas a pedra é mais adequada para Peixes, Libra, Gêmeos. As gemas são boas para Câncer, Capricórnio, Virgem. As pessoas nascidas em setembro-outubro estão nas nuvens. Sua turmalina retorna à realidade. Escorpião categoricamente contra-indicado esta pedra.
Mas não há consenso sobre a compatibilidade do zodíaco com o mineral. Alguns acreditam que para Áries e Leão Ele também se encaixa, especialmente tons de rosa e verde. Mineral irá remover o temperamento rápido em uma pessoa, obstinação e calma. Aquário e Sagitário A gama azul da turmalina aliviará as emoções sufocantes. Bem, o preto acalma os nervos, alivia a irritabilidade Escorpião. Para pessoas com menos de 35 anos de idade, os cristais transparentes e brilhantes com alexandrita e rubi são ideais.
Também é necessário combinar a cor da gema com o caráter e a profissão do proprietário. Vermelho dá inspiração criativa às pessoas, estabiliza o relacionamento dos amantes. Uma boa aquisição seria um par de anéis com esta pedra vermelha.
Verde e azul acalme a psique e permita que você encontre o equilíbrio interior. Mineral é mostrado para aqueles que estão decepcionados com o seu amado cor de melanciaem que tons vermelhos e verdes são combinados. Sherl desenvolve o dom da previsão e é considerado uma pedra de bruxa.
Curiosamente, até mesmo aqueles a quem a turmalina é mostrada para usar deve dar ao corpo um "descanso" da pedra, fazendo uma pausa para não se machucar.
Como distinguir uma pedra natural de uma falsa?
- Pedra natural é colorida de forma desiguale falso é sempre perfeito. A imitação é feita de vidro, pintada na cor desejada, ou mesmo de plástico.
- O original não pode ser comparado com o vidro em dureza e força, é muito mais forte.
- Desde que a pedra tem as propriedades de piezoelétrico, É capaz de atrair pequenos pedaços de papel ou cabelo.
- Na natureza, pedras grandes raramente são encontradas. Se eles oferecem jóias com um grande cristal, então isso é uma imitação.
- A raça original é muito limpa e transparente sem quaisquer inclusões.
- Pedras artificiais diferem de natural absolutamente nenhum defeito.
- Colorir pedra natural com iluminação artificial é mal expressa, e a cor das peças falsas com destaques. As pedras naturais refratam e decompõem a luz transmitida em dois feixes.
A tecnologia de obter turmalina sintética por bombardeamento dosado de átomos de boleto de silício. O tarugo sob pressão e alta temperatura é carregado com átomos de boro, sódio, potássio e alumínio. Essa tecnologia é cara e as pedras resultantes também, portanto, essa produção não tem sentido prático.
Cuidado
Cuidar de produtos com turmalina é fácil. Isso requer água, sabão e uma esponja macia, mas você não deve experimentar vapor, partículas abrasivas e aquecimento. A pedra não tolera purificação escova ou ultra-som.
Recuperando as tarefas domésticas, as joias devem ser removidas, porque elas não toleram quedas de temperatura e os efeitos dos detergentes.
Com o tempo, a pedra é magicamente esgotada, por isso é necessário alimentá-la com a luz do sol. Um par de vezes por semana é necessário coloque o mineral sob água correntee tente transferir sua energia para ele com suas próprias mãos. Você pode usar o luar.
As gemas rosa, azul, verde e vermelha não devem ser colocadas ao sol. Embora eles sejam carregados de energia, eles também desaparecem. Minerais escuros (indigolita e sherl) cobram muito bem ao sol.
Ao guardar as pedras, envolva-as com um pano macio para que não arranhem outros cristais mais macios.
Mais informações sobre as propriedades da turmalina dirão o seguinte vídeo.