Gatos domésticos

Gatos da Anatólia: descrição da raça, características do conteúdo

Gatos da Anatólia: descrição da raça, características do conteúdo

junte-se à discussão

 
Conteúdo
  1. História da origem
  2. Descrição
  3. Traços de caráter
  4. Opções de cor
  5. Condições de detenção
  6. O que alimentar?
  7. Saúde

O gato é talvez o animal de estimação mais popular e por boas razões. Afinal, é uma criação surpreendentemente aconchegante e afetuosa. Se você está procurando por uma raça não muito caprichosa e benevolente, preste atenção ao gato da Anatólia. Há muito tempo tem sido procurado em muitos países, incluindo a Rússia. Talvez, sua aparência pareça comum para muitos, especialmente em comparação com as novas raças originais, mas seu caráter, o amor pelas pessoas é incrível. Caso contrário, os anatolianos são chamados de gatos turcos, o que eles devem, é claro, a sua pátria histórica.

História da origem

Gato da Anatólia já foi um gato selvagem e levou uma vida livre no leste de Antalya. O orgulho pela origem desta raça ainda é peculiar aos turcos. Inicialmente, o habitat dos gatos livres era o Lago Van, depois havia uma longa cadeia de evolução e mudança, depois o gato foi domesticado. Como resultado desses processos, a raça turca foi formada. Na Turquia moderna, um monte de gatos selvagens desta raça, eles lutaram contra as pessoas e correram selvagens. No entanto, representantes de raça pura ainda são muito.

O reconhecimento oficial do gato ocorreu em meados dos anos 90 do século XX, apesar do fato de que os gatos turcos têm uma longa história. Nesta exposição, a raça causou uma forte impressão em muitos criadores europeus, após o que o gato da Anatólia iniciou a sua marcha vitoriosa em diferentes países. Shorthair turco entrou na lista de representantes de pedigree em 2000.

Descrição

As características externas desta raça de gato de pêlo curto não são muito notáveis:

  • o tamanho é mediano, o peso é variável - de 3 a 6 kg, dependendo do sexo, os machos são naturalmente maiores;
  • os músculos se desenvolvem, o esqueleto é extremamente forte, pois o tipo de gato é agachado, tipo atarracado;
  • até os gatinhos já têm uma constituição forte, crescem muito rapidamente, se os cuidam com competência e os alimentam;
  • contornos do tipo retas;
  • pélvis menor que a frente do tronco;
  • o pescoço é bastante poderoso, a cauda e as patas de tamanho adequado ao corpo são médias;
  • cabeça triangular, tamanho médio;
  • o focinho tem um queixo pronunciado e maçãs do rosto proeminentes;
  • a área da cabeça e orelhas tem pigmentação original, que é dividida por listras claras;
  • as orelhas são retas, altas, com dentro para baixo, largas na base, as extremidades são arredondadas;
  • os olhos são forma de amêndoa-elipsoidal muito incomum, segam ligeiramente;
  • o cabelo é curto, alongado na cauda, ​​mas não muito comprido, o cabelo é áspero, fino, encaracolado;
  • a lã repele perfeitamente a água, por isso não precisam de muito tempo para secar;
  • o subpêlo não é muito pronunciado;
  • a roupa é permitida ser variada, com uma cauda preta.

Traços de caráter

Primeiro de tudo, os proprietários notam tais qualidades de animais de estimação como alegria, comportamento ativo, são muito curiosos, amam correr e jogar. O personagem é extremamente animado, brincalhão em qualquer idade. Eles adoram conversar com os donos, então eles se tornam amigos muito leais da pessoa e até mesmo membros da família. Água, esses gatos amam que os fazem se destacar de toda a tribo felina, então eles se banham de prazer, especialmente quando eles secam a uma velocidade incrível.

Realmente não importa quantas famílias você tem, o povo da Anatólia vai se enraizar nele, mas você precisa estar preparado para o fato de que eles escolherão um dono para eles mesmos, a quem eles obedecerão. Com essa pessoa, eles gastarão quase todo o seu tempo e claramente darão a ele preferência em todas as situações.

Seu escolhido constantemente contemplará um gato roçando suas pernas, ronronando, resmungando, pulando de joelhos, agitando sua cauda. Gatos da Anatólia podem franzir a testa, se você seguir cuidadosamente seus rostos, você pode perceber isso. Os anatolianos miau de uma maneira especial, os sons se parecem muito com o choro ou o tweet de um pássaro, enquanto sua voz não é dura, mas suave, melodiosa, quieta.

Os gatos de pêlo curto são muito espertos, a inteligência deles é alta. Para ensiná-los a ir à bandeja ou realizar alguns truques, os truques são bem simples. Eles obedecem perfeitamente aos comandos e mostram zelo no treinamento.

Os gatos podem mostrar ao seu mestre que eles são motivo de preocupação. Se a chaleira estiver fervendo ou se você esquecer de desligar a torneira, o gato encontrará uma maneira de denunciá-lo.

Opções de cor

De acordo com os padrões, a cor do gato da Anatólia pode variar, a gama de trajes permitidos é bastante ampla: cinza, branco, vermelho e outros. Ao mesmo tempo, há uma característica importante, sem a qual o gato não receberá um certificado - combinando a cor do corpo e cauda em favor de escurecer o último. As cores mais comuns:

  • cinza;
  • preto;
  • branco;
  • azul;
  • ruiva;
  • tartaruga

A variabilidade das cores, no entanto, não permite cores siamesas, chocolate ou canela. Neste caso, o pigmento pode ir de diferentes maneiras: malhado, tricolor, bicolor. Quanto à cor dos olhos, não há cor que não seja permitida pelos padrões, gatos brancos na maioria das vezes têm um tom de olhos diferente.

Condições de detenção

Gatos, em princípio, são capazes de se manter limpos, esta é uma das criaturas mais limpas do mundo animal. As pessoas da Anatólia são perfeitas, então elas sempre parecem bonitas, limpas e bonitas. Isso não significa que eles não precisem de ajuda com cuidado. Para que a aparência do gato seja sempre espetacular, certos procedimentos são necessários.

  • Escovar Embora a lã seja de tipo curto, ela ainda deve ser escovada semanalmente, especialmente durante o derramamento de lã. Use uma ferramenta especial - uma escova macia com dentes frequentes. Quando um animal lança, é necessário aumentar o número de penteações.
  • Tratamentos de água. Eles banham gatos quando surge a necessidade, não há regras rígidas, mas não mais do que uma vez por mês. Como os gatos turcos adoram água e muitas vezes pedem para nadar, é necessário proceder de suas capacidades, você pode nadar mais vezes se tiver tempo. Há gatos-anatólias que estão constantemente prontos para se sentar no banheiro e pular para aqueles que vão tomar um banho.
  • Limpar os ouvidos. Este procedimento é melhor feito uma vez a cada duas semanas ou mais frequentemente com discos de algodão, pauzinhos e clorexidina. O movimento deve ser limpo, pensativo.
  • Limpeza dos olhos. Cuidados diários com os olhos são procedimentos obrigatórios. Você precisa limpá-lo com um disco de algodão, que é pré-umedecido em água morna, chá, infusão de ervas, caldo, líquido de cuidados com os olhos - para escolher.
  • Garras É necessário cortar as garras uma vez ou duas vezes por mês, este processo não pode ser iniciado, uma vez que as pessoas da Anatólia têm garras muito duras e de rápido crescimento. O procedimento é realizado com garras de tesoura. Além disso, certifique-se de que o gato estava onde afiar as garras. Se isso não for feito, os objetos interiores serão usados: sofá, carpetes, poltronas, pernas de mesa ou cadeira.
  • Dentes Cerca de um dia ou dois depois, é necessário limpar os dentes do animal de estimação com uma pasta especial e escova. Não requer lavagem e é comprado em lojas de animais ou em vetaptekah.

Gatos turcos voluntariamente vão para a bandeja, para a qual eles rapidamente se acostumam, não é necessário selecioná-lo aos gostos do animal de estimação, qualquer banheiro de espaço suficiente irá atendê-los. Quanto aos enchimentos, tudo depende de suas capacidades e desejos.

A única recomendação é comprar um material de enchimento em papel ou base de madeira para pequenos anatólios, para que uma bolinha consumida ao acaso não prejudique o gatinho. O principal é mudar o enchimento regularmente, caso contrário o animal começará a procurar por outros lugares.

Gatos desta raça podem e devem ser caminhados, pois por natureza eles são muito amantes da liberdade. Idealmente, é melhor obter um gato desses para os proprietários de casas particulares para que o animal possa andar regularmente em uma área cercada. Se você mora em um apartamento, você deve cuidar de uma coleira especial.

O que alimentar?

Um dos traços mais agradáveis ​​do caráter do gato da Anatólia é a despretensão na comida, que foi formada quando eles estavam livres para viver e se alimentar. Este gato é um predador por natureza e sabe como obter comida, apesar do fato de que ele se tornou doméstico, essas características são inerradicáveis. Se desejado, os gatos podem ser alimentados com alimentos regulares ou com rações especiais secas e outras. Se você preferir um cardápio natural, então na dieta deve incluir produtos como:

  • carne bovina, peru, vitela cozida;
  • Frango cozido;
  • carne de coelho;
  • queijo, queijo cottage;
  • miudezas de vários tipos;
  • peixe escaldado com água a ferver;
  • ovos cozidos;
  • produtos lácteos fermentados;
  • mingaus;
  • legumes cozidos;
  • ocasionalmente carne crua.

O trato gastrintestinal felino digere perfeitamente produtos naturais, enquanto os gatos se acostumam com facilidade a diferentes tipos de ração. A carne não pode ferver, congelar e, em seguida, despeje água fervente. É muito importante regar o animal a tempo, a água fresca deve estar disponível o tempo todo, ela precisa ser trocada todos os dias, não permitindo que ela fique estagnada. É melhor organizar a alimentação de tal maneira - gatinhos 5 refeições por dia, gatos adultos duas refeições por dia.

As porções devem estar cheias, grandes. Às vezes vale a pena conduzir cursos de vitamina, inclusive na dieta suplementos apropriados.

O apetite, como regra, é muito bom em gatos saudáveis, mas eles não são propensos à obesidade - eles se movem muito e são muito ativos por natureza. A superalimentação não os ameaça, pois eles acabam de comer depois da saturação. Se for importante para você navegar por números, então uma média de 30 gramas de alimento deve cair em 1 kg de peso de animal. A comida de proteína deve ser 4 \ 5 da dieta total. Ao mesmo tempo, os carboidratos e as gorduras são necessários para os gatos. Tanto o animal quanto os donos ficam mais confortáveis ​​se o gato estiver acostumado a um determinado período de alimentação. Dê-lhe comida ao mesmo tempo, o que não é comido, você precisa remover imediatamente.

O que deve ser excluído da dieta completamente:

  • doces, por exemplo, doces ou biscoitos, pãezinhos, chocolates;
  • alimentos salgados, bem como temperados com sabor;
  • carnes gordurosas como carne de porco;
  • comida frita.

Deve ser lembrado que, para o cultivo de gatos e adultos, uma dieta balanceada é muito importante. Se você não é indiferente à saúde e desenvolvimento do animal de estimação, você deve cuidar de uma nutrição adequada. Se não for o momento, é melhor optar por um alimento especial, molhado ou seco. Então você vai salvar o gato de problemas com o trato digestivo, rins, do trato urinário.

Saúde

Graças aos genes ancestrais, os gatos anatólios são muito fortes e têm excelente saúde, sua imunidade lida com parasitas, vírus e infecções. Esses problemas acontecem com eles com pouca freqüência. E doenças graves, especialmente, raramente afetam os membros desta raça. Se você realizar cuidados competentes, o gato pode viver com você por mais de 15 anos.

Se a criação não estiver incluída nos seus planos, é melhor usar o unseel ou esterilizar. Esterilizado após o animal ter 8 meses de idade e, preferencialmente, até um ano. A idade máxima para este procedimento é de 2 anos, após este marco podem surgir problemas de saúde. A castração é realizada no período de 10 meses a 2 anos. É importante realizar essas manipulações antes que o gato amadureça, e seus hábitos serão formados. Além disso, quanto mais jovem o gato, mais rápido ele se levantará. A cirurgia precoce também não é recomendada, caso contrário, causará atraso no desenvolvimento.

Depois que a operação é feita, você precisa fornecer seu animal de estimação com os devidos cuidados para evitar possíveis complicações. Confie no seu amiguinho apenas para um médico comprovado e, após a cirurgia, siga estas regras:

  • o gato precisa de descanso, salve o animal do barulho;
  • existe o perigo de o animal lamber as costuras demasiadamente ativamente e elas se dispersarem, portanto, forneça-lhe um cobertor especial;
  • a comida só pode ser administrada após 12 horas;
  • verifique a condição das costuras diariamente, trate-as com clorexidina ou peróxido;
  • fique perto, não nos deixe mover muito ativamente;
  • Você pode dar analgésicos, se o veterinário deu o sinal verde e indicou a dosagem.

Urgentemente consultar um médico se o gato está inconsciente por um longo tempo, não come por mais de três dias, a costura é amaciada, purulenta.

          Para a compra de um gato da Anatólia, você precisa entrar em contato apenas com criadores verificados, em viveiros. Anatólios são criados na Grécia, Alemanha, Holanda, Ucrânia, Bielorrússia, Rússia. Não existem creches em nosso país, mas existem alguns criadores especializados nesta raça.

          Mais informações sobre as habilidades intelectuais dos gatos turcos podem ser encontradas no vídeo abaixo.

          Escreva um comentário
          Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

          Moda

          Beleza

          Relacionamento