O gato asiático bonito e famoso hoje é bastante popular e amado. É ótimo para morar em famílias com crianças. Esses animais de estimação podem se tornar não apenas favoritos das crianças, mas também amigos fiéis de cada membro da família.
História de
Representantes da raça asiática de gatos têm raízes no Reino Unido, onde em 1980 no processo de atravessar a chinchila persa e o gato birmanês, esta espécie foi criada.
A raça de gatos asiáticos inclui as seguintes subespécies:
- Cor suave asiática;
- Fumegante asiático;
- Gato malhado asiático;
- tiffany;
- burmila.
Para os animais desta raça são gatos de pêlo longo e pêlo curto. Representantes do primeiro tipo tinham uma lã preta brilhante, mas no processo de seleção foram obtidos uma variedade de sua cor.
A criação da raça asiática de gatos de cor uniforme trouxe a nada o cruzamento deles / delas com a chinchila persa.
Criadores da Nova Zelândia tentaram lidar com uma tarefa semelhante, eles derivaram uma variedade de Mandalay.
A moderna raça asiática Shorthair e Mandalay são consideradas espécies idênticas. Representantes desta subespécie têm uma constituição de gatos birmaneses, no entanto, diferem na cor da lã.
Recursos de Espécies
Os indivíduos do traje asiático têm uma constituição forte, desenvolveram o sistema muscular e um esqueleto forte. O peso médio dos animais varia de 5 a 8 kg. Externamente, o animal parece muito impressionante graças ao luxuoso peito arredondado, costas musculosas e barriga lisa. A forma da cabeça dos asiáticos se assemelha a uma cunha cega com contornos suavemente contornados e um perfil claro. As orelhas dos gatos são grandes, altas e levemente direcionadas para a frente. Olhos largos em forma de amêndoa geralmente são amarelos ou de cor âmbar. Içada longa e esbelta, com músculos pronunciados. O cabelo curto pode ser uma variedade de tons: chocolate, fumo, roxo, creme, noz, azul.
Gatos asiáticos são muito inquisitivos, simpáticos e fofos. Eles valorizam o cuidado e, em troca, pagam dedicação ao seu mestre. Por natureza, os asiáticos são tranquilos e calmos, mas, se necessário, podem defender-se. Eles facilmente se dão bem com outros animais de estimação, especialmente desde tenra idade.
Se o dono não está em casa regularmente e muitas vezes deixa o animal sozinho, o gato está muito triste e mostra sinais de ansiedade.
Portanto, se o proprietário é difícil de dedicar o máximo de tempo e atenção ao seu animal de estimação, recomenda-se ter dois indivíduos desta espécie ou preferir um animal de outra raça.
Todas as subespécies de gatos asiáticos são quase completamente a descrição geral da raça, no entanto, alguns representantes têm suas próprias características únicas.
Shorthair de gato esfumaçado asiático, com um relevo de corpo desenvolvido. Sua pelagem é espessa e apertada ao corpo, geralmente de uma cor uniforme com um subpêlo um pouco leve. Além da principal cor de fumaça, pode haver gatos e gatos desta variedade com tons de lã azul, vermelho, tartaruga e creme. A sombra dos olhos inclinados também depende da cor do pêlo: são verdes e amarelos.
Os representantes mais proeminentes da raça asiática são os animais do subgrupo tabby. Os gatos de raça pura desta espécie têm uma constituição maciça, mandíbulas e queixos fortes, nariz largo, grandes orelhas eretas, arredondadas nas extremidades. O cabelo curto não tem subpêlo e existem quatro tipos de coloração:
- irregular - coloração escura de forma irregular com elementos espalhados pelo corpo, com exceção do abdômen;
- tigre (cavala) - predominância de faixas verticais escuras, semelhantes à pele de um tigre;
- mármore - manchas negras entrelaçadas e listras nas laterais e nas costas do animal;
- assinalado (agouti) - tingimento monocromático de toda a lã, com exceção das patas, cauda e focinho, sobre as quais há listras escuras.
O gato de prata birmanês é outro representante da raça asiática. Suas características distintivas são várias cores de lã: esfumaçado, azul, chocolate, lilás, tartaruga ou Bombaim. Gato e gato prateados dão descendentes fortes, com alta resistência a doenças. Gatinhos jovens são muito brincalhões e móveis, e na idade adulta são gentis e calmos.
Um experimento bem sucedido em que a raça de gato Chinchilla foi cruzada com um gato birmanês, acabou por abrir para o mundo uma nova raça de animais asiáticos - Tiffany.
Os gatinhos realmente gostaram dos criadores com seu cabelo brilhante semi-longo com uma cor marrom-preto incomum. A cor principal, uniformemente distribuída pelo corpo, é combinada com um leve contraste de tons mais escuros. As opções de coloração podem variar: sável, marrom, azul, chocolate, platina, roxo, vermelho, creme.
A forma da cabeça nesta espécie é mais arredondada, o queixo é forte e arredondado, as mandíbulas são largas, com a mordida direita. A forma dos olhos em Tiffany é especial: eles são grandes e brilhantes, a linha superior do olho é de forma oriental e é inclinada para o nariz, e a inferior é arredondada. Nos gatos de raça pura dominavam os olhos de tons amarelos. Pela natureza de Tiffany, moderadamente calmo e dócil, eles adoram passar tempo com seu mestre, brincando com crianças. Eles são muito curiosos e fáceis de educar. Em condições favoráveis e confortáveis, um gato asiático pode viver até 20 anos.
Manutenção e Cuidado
Para garantir condições favoráveis para a existência do animal de estimação não requer nenhum conhecimento especial no campo da felinologia. Basta pagar aos asiáticos a atenção necessária e monitorar sua saúde. O cuidado de um gato asiático deve incluir as seguintes atividades:
- pentear regularmente de lã, especialmente em raças de pêlo comprido;
- lavar a lã com um agente especial - não mais que 1 vez por mês);
- escovação da orelha - uma vez por semana;
- diariamente esfregando os olhos com um pano úmido ou cotonete;
- aparamento mensal de garras;
- vacinação de rotina para prevenção de doenças e exames de rotina no veterinário.
Um gato asiático precisa de uma dieta balanceada que contenha ingredientes naturais. A base da dieta deve ser dominada por carne magra (frango, peru, carne bovina), peixe cozido. Além de pratos de carne, legumes e cereais são bem adequados. Por conveniência, você pode comprar alimentos premium prontos, o que é ideal para a nutrição diária do animal. Uma bandeja com um enchimento, brinquedos, um teatro e um raspador são outros acessórios necessários para o animal de estimação.
Comentários
Gatos asiáticos causam muitas emoções positivas de seus donos. Isto é devido à disposição agradável, sagacidade e despretensão do animal de estimação. Entre os inconvenientes, vale a pena notar apenas o alto custo dos gatinhos do gato asiático. Uma vez que a criação desta raça não é popular na Rússia, todos que querem ter um animal de estimação terão que gastar uma quantidade considerável e comprar um gatinho de uma creche especial.
No entanto, gatos asiáticos são dignos de atenção. Eles não apenas parecem sofisticados e atraentes, mas também têm um caráter maravilhoso. Para a devida atenção e cuidado, os gatos terão prazer em responder ao seu amado dono com carinho, jovialidade e devoção.
Veja o vídeo abaixo para um gato malhado asiático.