Às vezes você quer estar ao lado de alguém que aquece a alma - um animal de estimação. O gato não só vai aquecê-lo, mas também se tornar seu amigo. Qual raça escolher? Existem muitas variedades de gatos: de esfinge a Maine Coon, isso é uma questão de gosto para todos. Mas se você quer um deslumbrante gato branco com olhos profundos e inteligentes e uma cauda fofa que tem uma disposição calma e pacífica, então o Angora Turco é definitivamente seu animal de estimação.
Origem
Embora esta raça seja conhecida há muito tempo, desde meados do século XV, só se formou no final do século XIX. Oficialmente recebeu reconhecimento há relativamente pouco tempo, em meados da década de 1970. Acredita-se que os ancestrais da raça Angora foram gatos domesticados selvagens e africanos do Oriente Médio. A raça apareceu no território da Turquia moderna.
Naquela época, a capital era chamada de angora, daí o nome desse gato. A raça sofreu algumas mudanças e ganhou popularidade em particular.
Durante todo o tempo, apenas pessoas proeminentes e nobres podiam ser donos desse gato. Apesar de sua popularidade, esta raça pode desaparecer devido à mistura de sangue, mas agora não está em perigo.
Descrição
Os gatos angorá possuem as seguintes características.
- A lã é um comprimento médio macio e fofo. No pescoço, cauda e nas patas traseiras um pouco mais. Tem um pequeno subpêlo.
- A cor clássica é branca pura, mas ultimamente há bege, marrom, cinza e vermelho.
- O gato tem as proporções corretas, pequeno em tamanho, os machos atingem 5 quilos, mas as fêmeas têm quase a metade do tamanho.
- Forma peculiar da cabeça. Pescoço fino, corpo gracioso e patas compridas. A cauda é mais comprida que a dos outros gatos, muito fofa.
- Os olhos têm um corte oriental. Geralmente verde, amarelo ou azul são multicoloridos.
Temperamento
Descreva a natureza da raça Angora em uma palavra não funcionará. Por um lado, o animal de estimação é independente, calmo com uma psique estável, por outro lado, é sociável, brincalhão e inquisitivo. Ele gosta muito de brinquedos, mas de vez em quando pode encontrar um alvo vivo. Adora caminhar ao ar livre.
O gato do angora é muito inteligente. Ela é capaz de dominar alguns truques: trazer um brinquedo ou, pelo contrário, escondê-lo, abrir a porta, brincar de esconde-esconde. Sempre fiel a um dono. Se dá bem com as crianças, cuidado com estranhos, se acostuma há muito tempo. Não tolera grosseria, punição física, choro alto. Se ofendido, capaz de pequenos truques sujos.
Pet Care
Gato adulto
Considere as seguintes recomendações de especialistas.
- Lã O angorá turco requer cuidados especiais: muitas vezes é necessário pentear o casaco de pele para evitar emaranhados, especialmente durante o derramamento. Muitas vezes não é necessário tomar banho, mas para preservar a cor branca, esse procedimento deve ser realizado uma vez por mês usando meios especiais.
- Olhos Por trás dos olhos também requer cuidados: você precisa limpá-los diariamente com um cotonete umedecido com uma ferramenta especial. Se você notar coceira, vermelhidão, azedamento, supuração ou qualquer outro sintoma, consulte seu veterinário imediatamente.
- Dentes. Não há necessidade de cuidados especiais além da cavidade bucal de um gato, basta escovar os dentes uma vez a cada duas semanas para evitar a cárie dentária.
- Orelhas deve ser limpo, pois é contaminado por limpeza com cotonetes ou lenços umedecidos com peróxido de hidrogênio ou com uma preparação especializada.Se você acidentalmente detectar a aparência de um ácaro da orelha, consulte o seu veterinário.
- Garras precisa cortar cerca de uma vez por mês, se necessário - com mais freqüência. Uma garra também é necessária.
- Bandeja precisa pegar individualmente, como lixo.
- Também precisa cuidar sobre um lugar para dormir animal de estimação.
Vaquinha
Cuidar de um gatinho não é fundamentalmente diferente de cuidar de um adulto. Mas ainda há algumas dicas.
- Você não deve banhar seu animal frequentemente, ele pode ficar doente devido à imunidade fraca.
- Especialmente você precisa cuidar da saúde ocular, para garantir que não haja purulenta, inchaço, vermelhidão.
- Ensinar um gatinho desta raça à bandeja é bastante fácil, mas é necessário escolher o lugar certo, a forma da bandeja e o recheio, pois é nessa idade que se formam os hábitos básicos.
- Também é importante garantir que o gatinho não tenha doenças de ouvido.
Dieta
Os gatinhos têm de alimentar-se muitas vezes, no início da alimentação é necessário informar o animal de estimação com vários produtos. A fim de não sobrecarregar o corpo, agir sobre o princípio, um dia - um novo produto. Da mesma forma, você pode descobrir as preferências do animal. É necessário oferecer comida ao mesmo tempo, começar de 6 vezes por dia, com tempo para reduzir a alimentação a 4 vezes.
Um gato adulto deve ser alimentado frequentemente e gradualmente, 3-4 vezes ao dia. Para que ela não ganhe excesso de peso, você deve evitar alimentos gordurosos e de alto teor calórico.
Para que seu animal de estimação tenha o suficiente de todos os elementos, é necessário realizar um curso de tomar vitaminas 2 vezes por ano.
Na dieta pode ser aves de capoeira, carne de porco, carne de vaca, peixe de mar desossado, legumes, vários cereais. É importante excluir completamente: batatas, legumes, fígado, pão, defumado, salgado, picante. Fazer uma dieta balanceada é fácil, mas se você não tiver tempo para isso, pode transferir para uma alimentação pronta, que deve ser classe premium. Lembre-se, até mesmo boa comida pode causar urolitíase.
Algo sobre saúde
A desparasitação, a vacinação necessária e o tratamento de diferentes parasitas devem ser realizados de acordo com o cronograma estabelecido pelo veterinário. Embora o organismo desta raça seja bastante forte e não cause problemas ao proprietário, algumas doenças não foram evitadas por estes gatos. Estes incluem: ataxia, doenças cardiovasculares, possíveis tumores.
Para prevenir doenças basta visitar o veterinário a cada seis meses e realizar as medidas preventivas necessárias. Com bons cuidados, os gatos podem viver até 20 anos. Gatos brancos da raça angorá turca podem ter defeitos congênitos, como surdez e estrabismo. Portanto, ao escolher um gatinho, vale a pena realizar testes simples.
As características da raça são descritas no vídeo abaixo.