Bengals são uma daquelas raças felinas únicas, que são consideradas altamente exigidas devido à sua aparência distinta e cativante e traços únicos de caráter. A raça apareceu pela primeira vez nos Estados Unidos, onde um gato leopardo asiático selvagem foi cruzado com um gato de pêlo curto regular. Os europeus, pela primeira vez, puderam ver um gato tão selvagem no nordeste da Ásia meridional - em uma área histórica chamada Bengala, da qual se originou o nome dessa raça magnífica.
A principal diferença que a raça moderna tem é o padrão único de leopardo, que ajuda os animais a serem considerados uma cor única. Esse tipo de característica de gatos de Bengala tem de seus ancestrais distantes vivendo em um ambiente selvagem. O cabelo dos representantes desta raça tem um brilho muito bonito e uniforme, o que se torna especialmente perceptível ao sol brilhante.
Recursos de classificação
Os especialistas distinguem hoje 3 cores primárias características desta raça: marrom (quase dourado), prata e mais 3 cores com neve. Em qualquer uma dessas nuances de cores, existem 2 tipos de padrões geralmente reconhecidos: manchas e mármore. Existem tabelas especiais pelas quais se pode facilmente determinar a cor da Bengala e uma descrição das características de sua cor.
Qualquer designação de cor de cabelo de gato tem vários grupos.
- Nome da raça em si - 3 grandes letras inglesas.
- O nome da cor base - 1 ou 2 letras minúsculas, enquanto o segundo s significa cor prateada, o segundo y significa dourado (n é a cor preta da raça, ns é preto, esfumaçado, ny é preto com dourado).
- Parte secundária O índice atual será listado, se necessário, e consistirá em dois números. O primeiro é o tipo do mesmo traço que descreve, por exemplo, a cor do olho mágico ou a presença de manchas brancas no pêlo, e o segundo número descreve o traço em si.
Muitos revelam a cor correta dos Bengals pelo número:
- Com "0" - a presença de cores brancas em lã;
- Com "1" - o tamanho da inclinação no grupo prateado da raça;
- Com "2" - tipo de padrão no gato malhado da raça;
- Com "3" - seleção do tipo de cor de um grupo de pontos;
- Com "5" - a expressão do comprimento da cauda (se houver anomalias da cauda);
- Com "6" - cor dos olhos, é indicado quando as cores podem variar.
Tipos de desenhos
Se, ao criar esta raça, os criadores se esforçam para maximizar a aparência dos gatos ao original (selvagem), então em cores eles ganharam a própria natureza. Primeiro de tudo, é necessário mencionar aqui os animais de estimação, dos quais Bengala recebeu tudo de melhor para sua raça. Gatos abissínios autorizados a adicionar tons quentes de damasco ao fundo de lã de Bengala. Gatos birmaneses deram sua cor única chamada sépia.
Siamese iluminou o corpo, deixando pontos brilhantes com os mais escuros e mais contrastantes. Mau do Egito apresentou sua cor prata e bronze. Gatos americanos com cabelo curto colocado cor de mármore na raça. O resultado foi um gato surpreendentemente brilhante e bonito.
Bengals têm muito mais variedades do que se pode supor. Qualquer traço particular de cor de uma determinada raça tem seu próprio nome e característica específica. Gato de Bengala é representado por muitas cores diferentes, eles podem ser divididos em 3 tipos:
- mármore;
- roseta;
- manchado.
A qualidade distintiva desta raça surpreendente é uma cor especial.
Mármore ele ou brilhante manchado - em todo caso, ele repetirá exatamente o padrão de cabelo de leopardo selvagem.
Lã de Bengala tem um padrão peculiar e brilhante - mancha. Também é frequentemente chamado de "manchado" - de inglês manchado ou "mármore" - de mármore inglês, e deve ser tão nítido quanto possível nas transições.
Os pontos vêm na forma de rosetas conhecidas - este é um grande ponto com uma borda de cores escuras e um meio muito mais claro. Pode ser na forma de um círculo, uma forma oval ou até mesmo pontiaguda, que em círculos informais é chamada de “ostra”, “dardo”, “ponta”, “patas”.
Cor de mármore
As cores de mármore são classificadas um pouco menos que as outras, mas é mais difícil trabalhar com elas. Divórcios de mármore claro estão localizados estritamente no plano horizontal. Nos gatos, o gato malhado marrom é mais comum em toda a sua grande seleção.
Na cor de fundo, cores como amarelo com marrom, bronze com amarelo, dourado avermelhado, castanho avermelhado, marrom escuro e até mesmo chocolate escuro são bem-vindas.
A cor tradicional (brown tabby) é inerente a esta raça desde os primeiros dias da sua existência. Esta é a cor que dá vida selvagem aos gatos leopardo asiáticos. A cor dos olhos muda de verde rico para amarelo brilhante.
Mármore clássico é simplesmente único na aparência, e é quase impossível repetir um padrão similar. Representa um grande número de pontos diferentes, às vezes até os parâmetros mais estranhos. Tal gato só pode aparecer depois de cruzar seus pais com manchas semelhantes e padrões característicos em seu corpo. Os padrões de cores de mármore sempre têm uma cor uniforme, são bastante claros e brilhantes. No corpo de um desses gatos não há divórcio ou áreas de lã lavadas pela metade.
Manchado
A base deste tipo de cores de lã em gatos de Bengala são pontos de tamanhos diferentes, perto do círculo. Essas manchas lembram mais o padrão no corpo de um leopardo selvagem - um gato antigo, do qual se originou o Bengals. Listras horizontais na cor também são comuns, mas apenas nos ombros do gato.
O esquema de cores pode variar de muito claro a marrom claro, e até mesmo a preto carvão. Este tipo de coloração hoje pode ser considerado um dos mais populares.
Roseta
As rosetas rosetas parecem anéis esticados e semicolares, elas podem ser remotamente parecidas com uma pegada pequena, um dardo ou mesmo um cacho de uvas. Grandes manchas redondas com cores também são chamadas de rosetas.
A preferência aqui será dada àqueles padrões que são obtidos dos mesmos pontos, que são localizados o mais uniformemente possível, e separadamente um do outro.
É extremamente importante que eles não se fundam em listras de tigre, pois isso é considerado um menos da raça. Grandes tipos de pontos de venda também não precisam entrar um no outro.
O padrão para a raça de Bengals de hoje é o seguinte padrão original no rosto:
- ao lado - listras muito escuras, mas brilhantes;
- na testa - imagem semelhante a "M";
- no pescoço - elegante "colar".
Pequenas manchas, listras ou um padrão que se assemelhe a asas de borboleta são visíveis nos ombros. Desenhar nas pernas pode ser manchado ou até mesmo listrado.
A ponta da cauda será apenas preta, ao longo de todo o seu comprimento pode haver tomadas em ouro ou anéis brilhantes. No estômago, mama, queixo, bem como nas almofadas e no interior das patas, os anéis são sempre mais claros do que o fundo principal, pode haver manchas no estômago.
Cores comuns
Do enorme número de espécies de cores, a natureza apresentou esses pequenos predadores selvagens com apenas um gato malhado preto manchado, e é ideal para camuflagem de alta qualidade em um ambiente selvagem. A lã pode ter cores desde areia fofa e cinza até a castanha mais escura, depende do habitat dos gatos.No entanto, o processo de hibridização fez suas próprias mudanças para os Bengals, e variedades muito interessantes apareceram nos padrões.
O padrão TICA aloca 5 cores diferentes. Todos eles, de acordo com a genética, são negros, mas devido ao aumento do grau de rupismo, as cores dos gatos costumam parecer leopardo marrom-amarelado. Porque essas cores são chamadas:
- gato malhado de mármore manchado marrom;
- gato malhado de mármore manchado de prata;
- selo sépia malhada malhada de mármore;
- selo marta manchada de mármore malhado;
- selar manchado lynx-ponto de mármore.
Em todas as cores acima, os especialistas permitiram 2 dos tipos de padrão descritos acima. Além disso, vários padrões levam em consideração as cores azuis. Neste caso, pode haver combinações de todas as 4 cores listadas e 2 padrões com lã de prata.
Às vezes os criadores obtêm gatos completamente pretos (melanistas), gatinhos cor de chocolate e até gatos lilás com uma coloração cor de tortie.
Mas essas cores ainda não são consideradas corretas, porque esses gatos não são usados para reprodução.
O gato malhado marrom é considerado o tipo original da raça moderna de Bengals. Um gato selvagem da Malásia tinha uma cor semelhante ao mesmo tempo e foi cruzada com um gato preto Abyssinian. As partículas e divórcios (e monofônicos também) de seus descendentes são completamente negros, com uma transição para um tom de chocolate escuro, e marrom-tijolo, e até mesmo com um tom amarelado amarelado.
Outlets são muito bem cotados nesta raça nobre. Eles são de duas cores ou consistem em 3 cores, com 3 tons ainda preferíveis. Esta é uma raça com pernas cor de tigre, que é muito popular entre os proprietários em potencial.
Cor da neve
Esta é a cor mais original da raça. A coloração clarificada de lã pode ser considerada característica aqui, e às vezes a cor do título pode ser baseada em uma cor cinza esbranquiçada ou pálida. A cor da neve é rica em cores.
No topo do fundo de luz pálida do padrão, você pode ver diferentes tons: de marrom escuro a laranja brilhante, com diferentes formas do próprio padrão sendo permitidas. Também pode haver listras perceptíveis ou até mesmo manchas. A cor dos olhos de tal gato é azul brilhante, mas a ponta da cauda será marrom, mas às vezes outras opções podem ser encontradas.
Dourado
Normalmente, tem tons que variam de amarelo pálido a ouro rico, o padrão em si pode ser preto ou chocolate. O padrão de uma cor tão incomum é um traço negro cativante que enfatiza os olhos do gato, delineia o nariz e a boca.
O gato terá patas e a ponta da cauda de cor preta, mas as manchas em outros locais do corpo podem estar próximas do tom chocolate. Os olhos serão verdes ou até mesmo amarelos brilhantes, mas com tonalidades diferentes.
Gato malhado de prata
O gato desta cor tem a tonalidade principal branco-prateado do fundo, com um tom acinzentado discreto. Com base em tal fundo prateado é destacado com uma cor preta brilhante com contraste, na maioria das vezes é claramente delineado, tanto quanto possível. As formas das manchas diferem, listras longas ou pequenas manchas são aceitáveis.
Nas costas, o gato pode ter um leve escurecimento do pêlo, mas pode não ser. Na natureza, há um leopardo da neve com uma cor semelhante.
Ruiva
O fundo básico da cor vermelha será quente - de amarelo brilhante a ricos tons dourados. Desenhos no torso do gato serão de cor preta ou escura do chocolate. A cor dos olhos do animal são os tons nobres de amarelo ou verde brilhante, quase esmeralda. As patas de gato e a ponta da cauda serão da cor preta usual. A principal característica é a pele negra ao redor dos olhos, nariz e boca.
As cores mais raras
Às vezes, mas há gatos de Bengala que têm uma cor completamente incomum.
Melancólico
Isso geralmente é chamado de gato de Bengala preto, porque é considerado o dono de padrões negros colocados no mesmo fundo preto. Este desenho se assemelha à coloração de uma pantera negra (uma versão especial de cor do leopardo selvagem).
O padrão e título de tais Bengals tem uma cor preta. No sol, o padrão é claramente visível e, portanto, pode ser entendido que é a raça Bengali, e não alguma outra.
O gato de Bengala Negra é uma espécie extremamente rara desta raça. As associações de criadores na maioria das vezes não aprovam esse tipo de cor, por isso não é considerado popular.
Cor de carvão
A base da cor da lã de Bengala, neste caso, são cores frescas e brilhantes de cor cinza. Eles delinearam de forma mais clara e clara a figura principal. Quase não há pontos ou faixas borradas, o padrão é claro e bem visível no fundo desbotado da cor principal. Ao redor dos olhos deste gato há uma borda brilhante. As manchas são espalhadas no tronco dos gatos de forma bastante uniforme, a cor é semelhante à cor tradicional manchada, mas destaca-se com uma coloração mais clara e mais escura do padrão.
Azul
Esta é uma cor muito rara Bengala. Lã de bebês com uma cor semelhante é como prata, mas tem um tom agradável de azul.
Trata-se de um gatinho de cor fumê, com uma cor de lã azul, com manchas cinza quase imperceptíveis que às vezes aparecem nele.
Na maioria das vezes eles estão na forma de um círculo, pode haver listras em certas partes do corpo.
Na barriga e na área do peito de um gatinho, muitas vezes você pode ver um refluxo de pêssego. A cor azul é hoje considerada a última coloração bengali daqueles que apareceram oficialmente, e que podem estar no gato.
Nevado
A coloração da neve, que é reconhecida como a mais brilhante e, ao mesmo tempo, também é muito eficaz e original, é dividida nos seguintes tipos.
- Sépia É considerado o mais escuro de todos os tipos de cores de neve de Bengala. O fundo é um ouro chamativo, muito perto de uma laranja brilhante. As cores do casco e manchas não são muito visíveis As almofadas das patas e a ponta da cauda terão uma sombra marrom cativante. Os olhos têm um tom amarelo dourado ou brilhante.
- Minx. O fundo principal tem uma cor creme ou dourada. Padrões no torso do gato são laranja escuro e castanho claro, bastante contrastantes com a cor principal. A ponta da cauda é marrom. Cor dos olhos - azul brilhante, penetrante.
- Lince. A cor principal tem tons impressionantes de marfim, e às vezes é creme. Os padrões no corpo geralmente são de mármore, mas pode haver soquetes e até pontos. Patas, focinho, cauda e orelhas serão significativamente mais escuros do que o fundo principal. Os olhos são azuis.
Os gatinhos de todas as cores listadas ao nascer têm uma cor branca ou clara, à medida que crescem (não antes do ano em que o animal vira), o desenho começa a mudar - torna-se mais distinto. Plena cor "amadurece" por cerca de 1,5 anos, quando o gato se torna um adulto.
Leia mais sobre o gato de Bengala no vídeo abaixo.