Certamente você notou que seu gato não compartilha a paixão do mestre por muitos eletrodomésticos. Misturadores, processadores de alimentos, secadores de cabelo, ventiladores, mas uma linha separada, é claro, é a unidade mais terrível, explosiva e formidável da casa - um aspirador de pó. Por que ele tem tanto medo de animais fofos? E o que pode ser feito para manter o animal calmo e a casa limpa?
Como você sabe se seu gato está com medo?
O animal de estimação deixará claro, por seu comportamento, que está muito agitado. Aqui estão os sinais que falam eloquentemente sobre isso:
- a lã fica em pé;
- pupilas grandemente dilatadas;
- o animal está tentando se esconder em um lugar de difícil acesso;
- o gato sibila ou mia alto;
- tentando arranhar ou morder o dono se ele quiser levar o animal em seus braços.
Causas de relações complexas de gatos e aspiradores de pó
Existem várias razões pelas quais os animais tentam se esconder ao menor sinal de um inimigo formidável.
- Ruído Concordo, se ao seu lado um trem voa ou um avião voa, você vai sentir isso. Mas desde que você sabe que o transporte não é perigoso, você não vai se esconder debaixo do sofá. Para os gatos, o nível de ruído que emana do aspirador excede o nível de calma e conforto, por isso o animal reage negativamente ao equipamento e tenta afastar-se o mais possível do objeto. O aspirador incluído funciona com uma frequência de 80 decibéis, o que provoca uma forte vibração dos tímpanos do animal e, com ele, sensações dolorosas. Muitas vezes os animais de estimação ficam desorientados.
- Vibração. Os gatos podem não apenas ouvir, mas também capturar vibrações. Existem receptores especiais nas pernas que ajudam os animais a consertar as mudanças no espaço e a sentir pequenas flutuações. O aspirador vibra com muita força e intensidade, fazendo com que o animal reaja ao que está acontecendo. Muitas vezes, a decisão certa é ficar o mais longe possível da fonte de vibração.
- Medo de um assunto desconhecido. Certamente você não limpa o apartamento todos os dias. E, muito provavelmente, o aspirador de pó não fica no lugar mais proeminente e honrado de sua casa. Na maioria das vezes, o animal não colide com a máquina, e encontros tão raros e repentinos deixam o gato nervoso.
- Alguns gatos vêem um candidato no aspirador em vez de uma unidade com risco de vida. Você pode ter notado que animais que permanecem na sala com o carro, criaram, colocaram a cauda com um tubo e até mesmo tentaram atacar a fonte de agitação, apesar do fato de que o gato é muito assustador. Animais de estimação percebem o movimento da máquina como uma invasão em seu território e estão prontos para defender seus direitos à terra.
- Em casos raros, o gato está com medo de um aspirador de pó, o próprio proprietário é culpado, que decidiu limpar o chão, não apenas o chão, mas também um animal de estimação fofo. Claro, essas ações não podem agradar o gato. Se você está se divertindo neste momento, o animal sente medo. Não admira que nas próximas reuniões prefira sair da vista de um agregado desagradável com antecedência.
Outro problema que os especialistas apontam mais diz respeito aos proprietários de modelos antigos de aspiradores de pó. Durante a operação, eles não apenas absorvem a poeira do carpete, mas também o elevam. Pequenas partículas irritam a mucosa do animal e interferem com a respiração normal.
Se você perceber que o gato começa a espirrar durante a limpeza, provavelmente a poeira levantada no ar será a falha.
Como você pode resolver o problema e ensinar seu animal ao barulho?
É melhor fazer isso enquanto o seu gatinho ainda não cresceu. Será mais difícil reeducar um animal adulto. A primeira coisa a fazer: mais frequentemente deixar a unidade quebrada em um lugar de destaque para que o animal possa se acostumar com a sua presença.
Alguns especialistas em treinamento recomendam colocar o aspirador mais perto das tigelas de comida e água. Claro não pode ser incluído em nenhum caso. O animal de estimação deve se acostumar com a presença de um estranho. Depois de algum tempo, você pode começar a limpar a sala, sem mover a tigela, e ao mesmo tempo colocar iguarias para atrair o animal de estimação. Logo o gato deve se acostumar, inclusive com o barulho.
Se você não conseguir conciliar os dois campos, não insista em tal amizade. Não force o gato a ficar sozinho com a máquina na sala, em nenhum caso, não trancar o animal com a máquina em funcionamento.
Cuide dos nervos do seu animal de estimação. Perceba que é difícil para ele entender que um carro grande e barulhento não ameaça sua vida.
O que fazer se você não pode fazer amizade com um animal de estimação e um aspirador de pó?
Oferecemos várias opções de soluções e qual escolher - cada uma determina.
Você pode colocar e durante a limpeza para fornecer espaço para animais de estimação para manobra e partida. Alguns enviam os gatos para caminhar até a varanda ou fechar temporariamente a cozinha, ao mesmo tempo abafando o barulho com a ajuda da porta fechada. Se você tem um gatinho em sua casa, é melhor ter uma pessoa com ele naquele momento. Um pequeno animal é fácil de assustar para a vida, e absolutamente não é necessário.
Há outra opção, a qual os animais de estimação são tratados com maior tolerância e até mesmo obter seu próprio benefício. Use um aspirador robô. Produz muito menos ruído e vibrações. É compacto e não assustará o gato com seu tamanho.
Certamente você se depara com um vídeo em que os animais de estimação ficam felizes em andar pela casa, montando esses aspiradores de pó. Esta é uma opção muito conveniente também porque as suas próprias mãos estarão livres para coisas mais importantes do que limpar a casa, e o gato irá diverti-lo com truques engraçados.
Sobre o que os gatos têm medo, veja o próximo vídeo.