Numerosas raças de gatos são divididas em cabelos compridos e cabelos curtos. Entre os últimos de grande interesse é o gato britânico. A história de sua aparência é perdida nas profundezas dos séculos, e o destino subsequente é muito difícil e muitas vezes trágico.
Origem
Existem duas lendas sobre a origem deste raças.
- De acordo com o primeiro, os ancestrais dos "britânicos" vieram do continente junto com os legionários romanos, durante o período de guerras de conquista, que o Império Romano travou. Foi no início da nova era. Como de costume, os gatos defendiam as reservas alimentares do exército que avançava de ratos e camundongos. Após a colonização das Ilhas Britânicas, os romanos começaram a construir fortalezas lá, que também armazenavam grãos e outros produtos. Algum tempo depois, as legiões deixaram a Grã-Bretanha e os animais permaneceram.
- Segunda versão mais moderno. Segundo ela, os gatos chegaram à Inglaterra dos navios franceses. Os marinheiros levaram-nos consigo para resgatar os suprimentos de comida dos roedores. Claro, durante a estada no porto, os gatos podiam entrar na praia e ficar lá.
Pela primeira vez um gato britânico cinzento torna-se famoso em 1898. Mas a raça recebeu reconhecimento oficial somente após 84 anos. Por muito tempo, os criadores trabalharam em sua melhoria. No início do século XX, para este propósito, gatos ingleses foram cruzados com gatos persas, que eram muito populares na sociedade.
Durante as duas guerras mundiais, o tamanho da população diminuiu significativamente, em algum momento estava mesmo à beira do extermínio completo. Desde meados dos anos 50, foram feitas tentativas para restaurar a raça. Para este fim, gatos azuis e cartesianos russos foram trazidos para a Inglaterra. E somente nos anos 70 a ameaça de extinção foi removida.
O padrão da raça foi aprovado em 1982.
Descrição da raça
De acordo com o padrão britânico, os gatos cinzentos devem cumprir as seguintes Parâmetros.
- Cinza escuro ou cor cinza claro.
- Um corpo forte com pernas musculosas e uma grande cabeça esférica, quase sem pescoço.
- Nos ombros de uma dobra pronunciada de pele, como um colarinho.
- O focinho é redondo, o nariz é reto, pode ser ligeiramente achatado. O gato orelhudo tem pequenas orelhas baixas, olhos bem abertos, sua cor brilhante geralmente corresponde à sombra da pele do animal.
- A cauda não é longa, na base um pouco mais larga, grossa ao longo de todo o comprimento, com uma ponta arredondada.
- O pêlo é curto e grosso, com um subpêlo denso, semelhante à textura macia.
- A massa de gatos pode ser de 2,5 a 5 quilogramas, os gatos um pouco mais - em média de 4,5 a 8 quilogramas.
Personagem
Os "britânicos" são verdadeiros cavalheiros com contenção e dignidade inglesas. Esta raça tem um caráter calmo, equilibrado e amigável, bem como altas habilidades mentais. Nada mal para aprender, os gatos entendem o que os donos querem deles e obedecem aos requisitos. Eles amam seus donos, estão ligados a eles. Tratam as crianças com muita calma, podem deixá-las brincar com elas, não mordem nem arranham.
No entanto, a atenção excessiva a longo prazo não é tolerada, tentando sair lentamente e se esconder em algum lugar isolado.
Eles vão relutantemente em mãos, eles não permitem acariciar-se. Para estranhos sentem desconfiança, tente se afastar deles. Os gatos adoram a limpeza e tentam mantê-lo, "faça o que querem" apenas em um local especialmente designado, não estrague o papel de parede e a mobília. Se eles permanecerem sozinhos por algum tempo, eles não organizam pogroms no apartamento. Claro, o gatinho, como convém a todos os bebês, brinca e corre constantemente, mas o gato adulto (especialmente o gato) começa a ficar preguiçoso com a idade, se movimenta menos, prefere deitar ou sentar mais, dormir muito.
Você precisa tentar incitá-los, fazê-los correr (você pode até mesmo dirigir um pouco pela casa), já que essa raça tem uma predisposição para estar acima do peso.
Uma característica - em gatos adultos, bochechas inchadas (voadores) se destacam. E a expressão dos rostos deles é que eles parecem sorridentes ("gato de Cheshire").
Há uma versão que o personagem britânico foi o protótipo deste personagem do conto de fadas "Alice no País das Maravilhas".
Manutenção e Cuidado
Os gatos britânicos não exigem atenção constante e comunicação do hospedeiro, eles podem ficar completamente sozinhos por um longo tempo. Portanto, eles são bastante adequados para pessoas ocupadas. No entanto, a nutrição, a saúde e o bem-estar dos animais de estimação devem ser atendidos. Portanto, antes de levar um animal de raça pura para dentro de casa, você deve pensar cuidadosamente e decidir quem cuidará dele e quando.
Também exigirá alguns custos - por boa comida, produtos de higiene, exames preventivos no veterinário, vacinação.
O que você precisa comprar para um gato:
- tigelas para comida e água;
- bandeja profunda e larga com um enchimento, bem como um tapete de borracha sob ele;
- raspador;
- pente especial para lã;
- carregando, ele também pode servir como uma casa onde o gato vai se esconder.
Gatos da raça britânica devem ser penteados regularmente - 1-2 vezes por semana, e de preferência durante a muda diária. Se isso não for feito, toda a casa ficará coberta de lã. Além disso, ao lamber casacos de peles, os animais engolem pêlos e podem gradualmente entupir o estômago, o que leva a doenças. O modo de alimentação é definido duas vezes por dia - de manhã e à noite.
Para manter a saúde e vitalidade do animal de estimação dar uma variedade de alimentos.
- Carne e miudezas deve ser de cerca de 80% da dieta. Dê na forma de carne moída.
- Peixe do mar - apenas cozido e desossado. Não dê mais do que 1-2 vezes por semana.
- Requeijão, laticínios - Espalhe em uma tigela separada.
- Ovos - melhor codorna. Dê ovos crus ou mexidos, uma vez por semana.
- Legumes - cru, cozido, cozido. É necessário ralar, misturar com carne, peixe.
- Você pode adicionar à dieta um pouco de queijo, óleo vegetal.
Para fortalecer os dentes às vezes é útil para dar a carne, cortada em pedaços.
Gatos adultos são inativos, preguiçosos, dormem muito e são propensos à obesidade. Portanto, em nenhum caso, não pode superalimentar-los. Uma taxa diária ideal foi desenvolvida, é 5% do peso corporal. Este volume é dividido em 2 vezes e adere estritamente a tal sistema de energia. Pode ser dado a gatos e produção industrial de alimentos secos. Contém todos os nutrientes necessários para o animal. O volume da porção, a categoria de idade é geralmente indicada na embalagem.
Prevenção de doenças
Na maioria das vezes, a doença em gatos surge de cuidados inadequados ou de uma nutrição inadequada.A vacinação oportuna também desempenha um papel muito importante. As vacinações de gatinhos e adultos são feitas de acordo com as instruções do veterinário. Em nenhum caso eles devem ser negligenciados.
É importante acompanhar de perto o seu animal de estimação, a tempo de prestar atenção a quaisquer mudanças negativas em seu comportamento. Se algo estiver errado, mostre imediatamente um especialista. Deixe até o alarme ser falso. É melhor estar seguro do que começar a doença e depois curar por muito tempo.
Com o cuidado atento e atencioso, os gatos da raça britânica podem viver em casa até aos 16 anos. Eles têm forte imunidade, no momento em que eles são considerados a raça mais saudável e mais forte de todos os gatos registrados.. Além disso, são animais muito bonitos e inteligentes.
Veja um vídeo sobre gatos britânicos cinzentos abaixo.