O gato birmanês é uma das raças mais elegantes do mundo. Esses animais são bastante populares nos EUA e na Europa, mas essa espécie é pouco conhecida em nosso país. Birmanês extraordinariamente gracioso, tem um casaco macio e aveludado.
Origem
A menção da raça birmanesa de gatos existe nos antigos manuscritos da Tailândia e da Birmânia, datando do século XII. A descrição dos animais é encontrada em um antigo poema exibido no Museu de Bangkok, nas ilustrações de um antigo livro descoberto no Sião, templos antigos também têm suas imagens nas paredes. A raça recebeu seu nome do estado de Burma, onde apareceu. Lá, os gatos foram homenageados como um animal sagrado e comparados aos deuses. Cada padre tinha um gato na casa e, dependendo de sua atitude em relação a ela, eles julgavam a proximidade do padre com as divindades.
Os habitantes da antiga Birmânia acreditavam que os ronronos atraíam a sorte e a riqueza, acompanhados de almas após a morte. Somente pessoas famosas podiam levar criaturas aveludadas - os gatos eram muito caros. Vários indivíduos sempre viveram no palácio dos governantes do estado e cuidaram deles, bem como dos herdeiros da dinastia. No século XIX Joseph Thomson trouxe um gato da Birmânia para a América e cruzou com um representante da raça siamesa.
Por muitos anos, ele selecionou gatinhos com o mais escuro tom de lã, e apenas oito anos depois, o gato birmanês de cor incomum de chocolate foi oficialmente registrado, adquiriu seu nome e popularidade.
Já em meados do século XX, criadores da Europa contribuíram para o melhoramento da raça: a lã tornou-se avermelhada e o corpo ficou mais esguio. Mas nesta questão, os americanos e europeus não chegaram a um padrão único, então hoje existem dois tipos de raça:
- tipo americanoque é representado por animais com um corpo denso, ligeiramente atarracado de forma arredondada;
- Tipo europeu difere ligeiramente alongada, corpo magro constituição, estes gatos têm um focinho ligeiramente pontudo.
O que parece?
Gato birmanês de cor chocolate parece excepcionalmente elegante e se assemelha a uma pantera graciosa.
- O tamanho do animal é mediano, os músculos são bem desenvolvidos, os gatos distinguem-se pela sua boa condição física e não são obesos. Ao mesmo tempo, eles pesam muito mais do que parece. O peso do gato é de cerca de 3-5 kg, um gato - até 9 kg.
- Forma da cabeça ligeiramente arredondada, com maçãs do rosto bem desenvolvidas, testa inclinada.
- Orelhas de tamanho médio, curvas para frente, altas.
- Os olhos dos birmaneses são de cor âmbar bonita e expressiva.
- O nariz é pequeno, limpo, localizado na mesma linha com um queixo forte.
- O pescoço é curto, móvel, o corpo é redondo, as costas são uniformes.
- As patas correspondem harmoniosamente ao tamanho do corpo, são relativamente finas.
- A cauda é reta, não muito longa.
- Lã macia, textura acetinada. Villi curto, denso, adjacente ao corpo. Chocolate cor de pele, parece seda e tem a particularidade de mudar a tonalidade, dependendo da temperatura. Quando está quente, fica mais claro e, no frio, torna-se um tom saturado.
A cor do chocolate dos birmaneses difere da de outras raças - em gatos birmaneses é mais leve. Nem todas as partes do corpo são do mesmo tom: pernas, cauda, costas e focinho ligeiramente mais escuros do que o abdômen. A transição é suave, não há estrias, manchas ou estrias na pele. No focinho está uma máscara e orelhas mais escuras, característica dos representantes desta raça.A cor de chocolate do pêlo tem uma cor clara de caramelo.
Traços de caráter
Aparência séria e estrita do birmanês não é absolutamente consistente com o gosto dela. Estes gatos são provavelmente os representantes mais ativos e brincalhões do gato, e estes permanecem na idade adulta. Brown beleza não fica parado, ela é loucamente apaixonada por jogos ao ar livre e saltos. Se o gato parou e ficou em silêncio, isso significa que ela está procurando por algo a mais.
Eles são muito inquisitivos e destemidos, não têm medo de outras pessoas ou animais, mas são cuidadosos e evitam perigos.
Os birmaneses têm uma necessidade vital de comunicação e atenção, são muito apegados ao proprietário e sofrem de solidão. Belezas asiáticas gostam de ser acariciado e conversou com eles. Chamando a atenção para si mesmos, eles ronronam ruidosamente, cutucam seus rostos na palma de suas mãos ou fulvo.
Comprando um birmanês, você precisa estar pronto para dar quase toda a sua atenção a ela, porque ela sempre consegue o que quer, graças à sua perseverança e teimosia. Os gatos tomam muitas decisões e a opinião do proprietário não é levada em consideração aqui. Apesar de tais características, os animais são muito amigáveis e completamente não agressivos.
O gato nunca soltará as garras, mesmo em retaliação à dor, por isso os birmaneses são ideais para famílias com crianças. Você não pode ter medo de que o gato arranhe ou morda a criança, mas aqui vale a pena se preocupar com a segurança do animal. Portanto, certifique-se de ensinar as crianças a serem amigáveis e não ofender o gato, e então, em seu rosto, elas terão um amigo leal, sempre pronto para uma diversão barulhenta e divertida. Gatos castanhos diferem em especial devoção ao proprietário, eles estão prontos para acompanhá-lo em todos os lugares, como cães.
Entre os membros da família, o gato vai escolher um animal de estimação com quem ele irá comunicar mais do que tudo.
Devido à sua característica natureza boa, tais animais se dão bem com outros animais de estimação. Ao comprar um birmanês, você precisa levar em conta que você tem que dar toda a sua atenção e cuidado. Por esta graciosa "deusa" vai agradecer com amor e lealdade.
No próximo vídeo, veja a descrição e o conteúdo de gatos birmaneses cor de chocolate.