Gatos domésticos

Como lavar o gato se tem medo de água e arranhar?

Como lavar o gato se tem medo de água e arranhar?

junte-se à discussão

 
Conteúdo
  1. Causas e sinais de medo da água
  2. Como preparar um animal para o procedimento?
  3. Equipamentos e acessórios necessários
  4. Instruções passo a passo
  5. Erros populares ao banhar gatos
  6. Métodos de lavagem alternativos

Gatos se lavam, lambendo diariamente a pele. Estes são animais limpos que não confiam no autocuidado de estranhos. A língua do animal tem muitas vilosidades duras e inclinadas, o que permite lamber completamente o cabelo.

As glândulas do animal produzem lubrificante natural, que também tem um bom efeito na aparência da pele. Por esta razão, não há necessidade de banhar o gato - apenas em casos raros, o proprietário recorre a procedimentos de água. Ao contrário dos cães, os gatos não gostam deles.

Causas e sinais de medo da água

A maioria dos gatos não tolera água. Por isso, qualquer banho leva ao fato de que ambos estão nervosos: o dono e o gato. Mãos arranhadas, um banho cheio de água, uma situação estressante - é para isso que o banho se transforma. Todo dono acha que ele está errado.

Você precisa entender que o medo da água é colocado em gatos desde o nascimento. O animal está com medo do som da água, uma mudança de cenário, estranho, em sua opinião, o comportamento do proprietário. Os gatos não temem a lavagem em si, mas a imersão na água. Transparência líquida é um dos principais problemas. O gato não vê os limites reais da água, o que faz com que ele entre em pânico.

Outro animal de estimação arranhões e mordidas, devido ao fato de que ele não pode fazer os gestos desejados. Ele é limitado, limitado em ações, o dono não permite que ele saia, o que só aumenta o pânico do animal. Se ao lado dele não houver apoio, no qual ele possa se agarrar a garras, e tudo escorregue sob seus pés, então o gato começa a entrar em pânico.

Se o proprietário também inclui um chuveiro, então para um animal este é um estresse terrível. Gatos percebem o som da água como agressão externa.

Aqueles donos que querem lavar o gato com menos estresse por isso devem fazer evite a alma. A água deve ser coletada antes que o gato esteja planejado para ser levado ao banheiro, e deve ser regado apenas do balde. Mas o cumprimento dessas condições não garante que tudo corra bem.

Como preparar um animal para o procedimento?

Pela primeira vez, o gatinho é geralmente lavado na idade de 3-4 meses. É mais fácil para as crianças serem atraídas para procedimentos de água usando diferentes técnicas de jogo. De tempos em tempos, as costas do gato podem ser umedecidas com água, após as quais podem ser limpas suavemente com um pano macio. Na bacia você precisa pegar um pouco de água, jogar lá um brinquedo favorito de gatinho - ele estará observando o movimento dela com interesse.

Não é necessário começar a estudar para a água imediatamente após o animal ter aparecido na casa - é necessário dar-lhe pelo menos 3 semanas para o resolver. Não comece imediatamente com imersão na água - deixe a criança vê-la, acostume-se com a sensação de um casaco molhado. Mas isso não deve ser abusado - os gatos não podem ser lavados com freqüência, por isso não focar sua atenção sobre isso.

É necessário banhar um animal se:

  • é muito sujo (algo aconteceu com ele fora do comum);
  • tem esteiras e lã feltrada;
  • existem doenças alérgicas e outras doenças, neste caso o banho é a recomendação de um veterinário;
  • antes de qualquer evento, como uma exposição.

Você não pode dar banho em um gato doente, bem como submeter tal estresse a um animal que sobreviveu à operação. Não se banhe e gatos grávidas, e os enfermos.

Você precisa fazer o seguinte truque: mesmo com um gatinho pequeno, de vez em quando você deve incluir água.Se desde cedo ele não terá medo do som da água, então o banho subseqüente não se tornará para ele uma colisão com tal agressão.

Não é necessário alimentar o gato antes do banho - a última refeição deve ocorrer 6 horas antes do procedimento agendado. Se o gato apenas entrou no banheiro, e ele começa a entrar em pânico, então você precisa manter a calma. Vale a pena dar-lhe para se acostumar, ficar confortável, falar com ele carinhosamente.

Equipamentos e acessórios necessários

Na parte inferior da banheira você pode colocar uma pequena almofada de silicone. Anteriormente, substituía a toalha usual, mas não tem a estabilidade que dá silicone. Assim que o gato se sentir sob o revestimento antiderrapante das patas, ele se acalmará.

Além disso, para o banho, o gato precisará de alguns acessórios.

  • Toalhas secas. Eles precisam envolver o gato depois de nadar. É necessário colocar uma toalha larga no chão - isto é, no caso em que, ao saltar para fora do banheiro, o animal de estimação não faz uma poça.
  • Shampoo especial. Você não precisa lavar seu gato com xampu para humanos, pois isso estragará seu pêlo. Isso será especialmente perceptível se tais procedimentos forem realizados sistematicamente. Na loja de animais, você pode comprar o produto certo. Existem vários tipos de shampoos que variam no tipo de pêlos de animais.
  • Duas bacias. É mais conveniente lavar o gato na bacia. Um é necessário para a parte de sabão do tratamento de água, o outro para enxaguar. Se o proprietário lavar no banheiro, a água terá que ser drenada, o que também pode assustar o animal de estimação.
  • Balde ou caneca. Vale lembrar que é necessário enxaguar um gato somente com a ajuda deste aparelho, sem usar o chuveiro.
  • Peróxido de hidrogênio, emplastro adesivo. É necessário manter medicamentos prontos. Se o gato não dominar e começar a coçar, as feridas devem ser tratadas imediatamente.

Finalmente, você precisa pensar sobre sua prontidão. O proprietário deve ter mangas compridas, roupas devem ser usadas com proteção para a garganta (por exemplo, golfe ou gola alta, suéter) - isso o salvará de arranhões. É mais conveniente banhar o gato juntos: uma pessoa segura, a segunda - sabão.

Você também precisa esconder todos os frascos e garrafas de distância - se o gato "rasdushuetsya", ele não vai poupá-los.

Instruções passo a passo

Quando tudo estiver preparado, o dono está moralmente ligado ao banho, você pode prosseguir para o procedimento em si. Gritar, repreender, bater em um animal é inaceitável. O proprietário deve ter um tom suave, calmo, sem movimentos bruscos.

Para lavar corretamente o gato, você precisa seguir algumas recomendações, que são discutidas abaixo.

  • O aperto forte não contradiz o tratamento gentil. É necessário levar o animal com as duas mãos de cima e de baixo, não se esqueça de segurar as patas - para que ele não possa arranhar fisicamente. Então você precisa abaixar lentamente o gato na água.
  • Se o gato começou a gritar, arranhar, escapar, o proprietário não deve entrar em pânico. É necessário continuar a falar com ele com ternura, para acalmá-lo. Se o animal sente que não vai ofendê-lo, então ele ganha vida mais rapidamente.
  • Cuidadosamente molhar o gato do balde, você precisa molhar sua pele. Água e xampu não devem cair em seus ouvidos, olhos e nariz, caso contrário, o banho resultará em inflamação. Não é recomendado molhar o focinho do gatinho.
  • A espuma que se forma após a lavagem deve ser enxaguada gradualmente. Nós não podemos permitir que o gato toque sua língua.
  • Não atrase o procedimento.
  • Você não precisa limpar o gato - é melhor apenas envolvê-lo com uma toalha e levá-lo para uma sala quente. A toalha absorve umidade e aquece. Liberar um gato depois de um banho em uma sala fria é absolutamente impossível - um animal de estimação pode ficar doente.
  • Não há necessidade de tocar o gato depois de tal estresse - é melhor deixá-lo cair em si. Em um lugar quente, seca-se. Houve casos em que o gato após o banho recusou a comida habitual: aparentemente, ele decidiu que todas as vezes antes de uma refeição ele seria banhado.

Alguns donos acreditam que você precisa banhar o gato com frequência, e o procedimento em si é divertido.Eles tiram fotos de um animal de estimação, filmam, conectam crianças que, devido a sua idade, não estão cientes da crueldade de tal comportamento. Isso tudo é inaceitável.

O fato de as crianças serem divertidas, fofas, engraçadas, para um gato é humilhante. Se ele apareceu na casa, então claramente não para isso.

Às vezes é necessário banhar um gato em casa, mas com a consciência de toda a delicadeza deste procedimento.

Erros populares ao banhar gatos

O erro mais comum é levar o animal ao banho, com ele abrir a torneira e mergulhá-lo sob a corrente de água. Isso vai assustar qualquer um, até mesmo o gato mais corajoso. Da mesma forma, com um chuveiro: você não deve ligá-lo, pois os gatos têm medo desse aparelho. Alguns criadores conectam o animal com algodão antes do banho - você não deve fazer isso, pois o animal ficará ainda mais assustado.

    A seguir estão outros erros comuns.

    • Uso de limpadores não animais. Não há necessidade de sabão seu sabão bebê de estimação, gel perfumado ou xampu de marca para o cabelo das mulheres. Há uma pet shop, ferramentas especiais, e não há alternativa. Alguém pensa que, se houver um xampu para cães em casa, nada sairá do gato - mas isso é inaceitável. Surpreendentemente, alguns proprietários lavam seus animais de estimação com detergente para lavar louça. É improvável que eles conduzam as mesmas experiências em si mesmos.
    • Shampoo é derramado diretamente na lã. Isso está errado. Primeiro, você precisa espumar um pouco de xampu em suas mãos e só então aplicá-lo a um casaco já molhado.
    • Uso de sedativos. Quão estranho teria soado, mas as pessoas pensam nisso. O proprietário deve parar pelo menos os efeitos colaterais das drogas.

    Existem alguns proprietários que pretendem pacificar o gato. Eles acreditam que, se a primeira vez que ele chuta e morde, então é imperativo levantar dele um animal de estimação resistente, endurecido em procedimentos de água. Em primeiro lugar, os gatos não se banham desnecessariamente, e em segundo lugar, isso só pode agravar o relacionamento, porque os gatos podem causar um insulto.

    Se o animal de estimação estiver muito arranhado, você precisa usar luvas. Não banhe o animal sozinho - é difícil de fazer.

    Métodos de lavagem alternativos

    Existe outro método menos usado de banhar um gato. Passa por um saco de malha especial. O dispositivo em si é como uma bolsa que cabe no pescoço de um gato. Pode ser comprado na loja de animais.

    A bolsa é feita de poliéster denso, e não permite que o animal "se enfureça": não pode escapar, arranhar, morder. E a rede não interfere na lavagem e lavagem do animal. E o gato está calmo e o dono.

    Em alguns casos, é possível secar o gato com um secador depois do banho, mas somente se o animal não tem medo do barulho do aparelho. Os donos de gatos são quase sempre penteados depois de um banho.

    Não se desespere se a primeira tentativa não funcionou. O gato poderia ter um humor inadequado, ou o próprio dono, talvez, não estivesse completamente pronto para tomar banho.

    Como lavar um gato, claramente mostrado no vídeo abaixo.

    Escreva um comentário
    Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

    Moda

    Beleza

    Relacionamento