Vendo um gatinho na rua, muitos decidem levá-lo para sua casa. No entanto, eles nem sequer pensam no fato de que podem encontrar alguns problemas, mas pode levar um bom tempo para adaptar um animal selvagem. Além disso, educando gatos - a tarefa é bastante difícil e longa.
Por que o gato não vai nas mãos?
Praticamente todos os gatos são, por natureza, auto-suficientes, assim como animais muito amantes da liberdade. E será muito difícil forçá-los a fazer algo contra a vontade deles. E isto diz respeito não só aos gatos vadios, mas também aos gatos com pedigree. Primeiro de tudo, isso é devido à natureza do animal. Assim, o gato britânico para todas as carícias, bem como as tentativas de pegar as mãos, será bastante cético e, às vezes, agressivo. E só fará quando quiser.
Em alguns gatos, isso é devido ao medo. Um animal assustado nunca se sentirá confortável nas mãos de uma pessoa.
Além disso, o menor farfalhar pode fazer com que ele pule imediatamente de suas mãos e até arranhe seu mestre. Portanto, Antes de tomar o gato em seus braços, você deve se certificar de que está de bom humor.
Quase todo gato tem um maravilhoso olfato. E se uma pessoa cheirar a perfume, um creme específico, especiarias perfumadas, álcool ou mesmo citrinos, ela também não se sentará em suas mãos. Se isso acontece com bastante frequência, o animal pode perder toda a confiança em seu dono. Neste caso, o gato irá contorná-lo.
Também é possível que no passado o animal tenha sido espancado ou simplesmente intimidado.
Neste caso, será muito difícil acostumá-lo às suas mãos. Alguns gatos de pedigree simplesmente não toleram alturas, por isso tenha medo de perder o equilíbrio e cair.
Muitos gatos não gostam quando crianças pequenas os tomam em seus braços, porque eles também podem apertar o animal ou apertá-lo.
Como domar um gato selvagem?
Na vida real, será muito difícil ensinar um gato da rua não só para si, mas também para a casa, porque qualquer animal desabrigado ficará irritado e agressivo nos primeiros dias. Você precisa começar a treinar com a alimentação. Além disso, é necessário fazer os primeiros dias na rua ao mesmo tempo. Literalmente em uma semana, o novo animal de estimação vai esperar por seu novo dono no local de alimentação.
Você não pode ensinar um gato de rua a um homem quando ele tem medo dele, porque o animal vai sentir isso imediatamente e não vai funcionar. É necessário tentar não abordar o animal primeiro, mas esperar que o gato se aproxime do próprio dono.
Se ela comeu e permanece no mesmo lugar, você pode tentar "conversar" um pouco com ela. A única coisa a fazer é proteger as mãos.
Além disso, no caso de comportamento agressivo de um gato selvagem, você também deve proteger seu rosto.
A primeira vez que você precisa estar com um novo animal de estimação por alguns minutos. Todos os dias, o tempo gasto deve ser aumentado. Se o animal começar a mostrar interesse ao seu dono, você pode tentar falar com ele. No começo, isso deve ser feito em um sussurro para que o gato não fique assustado e fuja. Quando ela começa a passar mais tempo perto da pessoa, você pode tentar pegá-la. Mas isso também deve ser feito com muito cuidado. Se a primeira vez que não funcionou e o gato fugiu do seu dono, então não vale a pena persegui-la.
Você também pode tentar plantar o animal dentro de casa e esperar um pouco até que ele se acostume com o novo local de residência.
Aproximadamente a adaptação à casa de um gato leva de um a vários dias. Na sala onde o gato está fechado, você deve colocar uma tigela de água e comida. Coloque também uma bandeja para que ela aprenda desde os primeiros dias a ir até ela. Você pode colocar alguns brinquedos especiais, bem como colocar a cama. Além disso, você precisa saber que, sob uma luz muito forte, o animal não se sentirá muito confortável na sala. Portanto a luz deve estar um pouco abafada.
A bandeja deve primeiro ser preenchida com terra, que é usada para plantar flores para que o gato se sinta em seu ambiente natural. Além disso, é necessário remover da sala todos os itens que possam cair.
Os primeiros dias não precisam muito ir ao gato, então ela se sentiu mais livre.
Depois de um período de adaptação, você deve levar o animal da rua ao veterinário para ter certeza de que ele não tem praticamente nenhuma doença. Para fazer isso, o gato deve ser plantado em um transportador especial, usando luvas duráveis, e levado para uma clínica veterinária. Tais medidas devem ser realizadas, porque um animal selvagem pode ser portador de qualquer doença viral.
Quando uma pessoa está satisfeita o animal é absolutamente seguro, você pode gradualmente começar a se envolver em sua escolaridade. É melhor usar brinquedos para isso, que podem ser comprados em lojas especiais ou feitos de meios improvisados.
A princípio, o gato brincará com o brinquedo em si, mas com o tempo ele aceitará uma pessoa na empresa.
Para começar, você pode simplesmente colocar as mãos ao lado do gato para que ela esteja convencida de sua segurança. Então você tem que tentar acariciá-la. Se ela não permitir isso, você não deve se apressar, é melhor esperar um pouco. Com o tempo, o animal não só acariciará, mas também levará em seus braços. O fato de que ela está satisfeita, vai mostrar seu olhar relaxado e orelhas levantadas.
Domesticação gatinho
Mas você pode ensinar um gatinho muito mais rápido. Torne isso real em apenas alguns dias. No entanto, se ele é muito tímido, o processo de domesticação será um pouco longo. Mas ainda é possível fazê-lo, e não apenas com a ajuda de afeto e bondade, como também com a ajuda de comida deliciosa. Para a escolaridade, você pode usar brinquedos diferentes e corda comum.
Quando as pessoas primeiro trazem um gatinho para dentro da casa, então, antes de mais nada, é necessário excluir qualquer contato com outras pessoas, assim como com outros animais de estimação. Para fazer isso, você pode colocar o animal ou em uma sala separada, ou em uma pequena gaiola. No segundo caso, a gaiola deve ser colocada no canto mais remoto e silencioso da sala. Além disso, deve ser coberto em cima de qualquer pano. Também precisa colocar duas taças. Um deles deve estar com água e o segundo - com comida.
Também na gaiola deve ser colocada e a bandeja para que o animal desde o primeiro dia possa entrar nela. Depois disso, o gatinho deve ficar sozinho por um tempo. Isso é necessário para adaptá-lo mais rapidamente.
Depois de algumas horas, você precisa ir até a gaiola e tentar conversar com um pequeno animal de estimação. Além disso, pode ser dado algo saboroso, como carne ou peixe cozido. O gatinho deve comer com as mãos do dono. Então ele rapidamente se acostuma e percebe que ele recebe comida de um amigo, e não de um inimigo.
Se o pequeno animal ainda fracassar durante a alimentação e não quiser comer, é necessário deixá-lo sozinho por um tempo. Depois que ele se acalmar, você pode tentar abrir um pouco a gaiola e dar uma mãozinha. Isso deve ser feito com muito cuidado, sem movimentos bruscos, para que o gatinho não tenha medo. Ainda pode chiar, mas não preste atenção, porque é uma simples reação defensiva.
Quando você tenta arranhar uma pessoa, você precisa escovar o gatinho para que ele entenda quem está no comando, na primeira vez.
Quando o dono acaricia o gatinho e ele se acalma, ele pode receber um pequeno pedaço de delicadeza. É possível alimentar um animal inteiro somente depois de 10 a 12 horas, quando estiver com fome suficiente. Neste caso, o bebê sairá de seu abrigo e poderá até mesmo tirar comida das mãos de seu novo dono. Significa apenas que a pessoa fez tudo certo.
Mesmo quando o gatinho começou a comer de suas mãos e se acostumou um pouco, não se deve falar muito alto em sua presença, porque ele pode ficar com medo e fugir, o que significa que ele precisará fazer tudo de novo. Para que um gatinho seja suave na comunicação com uma pessoa, ele precisa gastar muito tempo: você precisa brincar mais com ele, acariciá-lo e levá-lo em seus braços. Quando ele estiver totalmente domesticado, você pode apresentá-lo aos pequenos membros da família, se houver.
Domando um animal adulto
É igualmente importante ensinar um animal adulto, comprado de criadores, e não encontrado na rua, porque a sua aparência na casa é excitante não só para novos proprietários, mas também para o próprio gato. O novo dono só pode fazê-lo rapidamente se o animal receber muito carinho e atenção. No entanto, existem raças de gatos que não gostam de se sentar nas mãos de seus donos, para que eles não o façam.
Quanto menor a idade do animal adquirido, mais rápido ele será capaz de se adaptar às novas condições.
Literalmente em um mês, o gato ou gato se tornará um animal de estimação e não fugirá de uma nova casa.
É muito importante transportar o gato do lugar antigo para o novo corretamente. É melhor usar a transportadora, porque se você a segurar em seus braços, ela pode ficar assustada com algum tipo de som vindo da rua ou com o som de um motor em movimento e até mesmo fugir. Além disso, é necessário colocar um objeto da vida passada do animal no transportador para que ele se sinta mais confortável ali. Além disso, não use transporte público para o transporte do animal adquirido, é melhor chamar um táxi.
Uma vez na casa nova, o gato entrará imediatamente em um canto ou começará a explorar novos territórios. Tanto nesse quanto no outro caso, tal comportamento é considerado normal.
A principal coisa para o proprietário é ajudar o animal a se acostumar com o novo local e com o proprietário o mais rápido possível.
Primeiro de tudo, você precisa limitar um pouco o movimento do gato ao redor da sala. Certifique-se de colocar uma tigela com comida e água, bem como uma bandeja com um enchimento, que foi usado no local de residência anterior. Depois disso, o gato deve ser liberado da transportadora e seguir suas ações. Se ela não quiser sair, então você pode atraí-la com comida deliciosa.
O dono, em qualquer caso, deve se comportar com calma, pois o animal sempre sente o humor do homem.
Certifique-se de gastar tanto tempo com o seu animal de estimação quanto possível, sem nunca ficar irritado ou gritando com ele.
Não é necessário, no primeiro dia, apresentar o gato a todos os membros da família, porque pode até causar estresse a ele. É melhor fazê-lo no dia seguinte, quando o gato fica um pouco usado. A reunião deve ocorrer em um ambiente muito calmo para que o gato não fique assustado.
Não a tome imediatamente nos braços, se ela mesma não desejar. Se muitas vezes há convidados em casa, então você não deve imediatamente informar o gato com eles. Isso deve ser feito gradualmente para que o animal não tenha medo. No entanto, existem raças que não têm medo de estranhos. Neste caso, o período de adaptação é muito mais rápido e fácil.
Após 7 a 12 dias, você deve apresentar o gato a outros animais de estimação, se houver, na casa. Durante este período, o novo animal de estimação será capaz de se acostumar com seus cheiros e não será tão agressivo.
Quando um animal entra em uma casa nova, deve receber a comida com a qual estava acostumado na casa anterior. Você também precisa perguntar sobre o tamanho das porções e o momento em que o gato come.E somente depois de alguns dias, você pode transferi-lo para o feed que será usado no futuro. Isso deve ser feito gradualmente.
Recomendações úteis
Se uma pessoa decidiu pegar um gato de rua, então você não deve usar um saco ou um cobertor para isso, assim como quaisquer outros objetos parecidos com eles.
Um gatinho pequeno pode ser atraído do abrigo com a ajuda de comida deliciosa ou o invólucro habitual de doces amarrado a uma corda. Quando o animal deixa o seu abrigo, ele deve ser tomado pela dobra no pescoço e pressioná-lo suavemente no peito.
Se esse método não for adequado, você pode usar um contêiner para transportar animais. Também é necessário colocar comida ou um brinquedo interessante para o gatinho. Quando ele entrar, você deve imediatamente fechar a porta.
Para se proteger um pouco de possíveis mordidas de animais, você pode usar um apanhador especial para isso. É vendido em qualquer farmácia veterinária. Além disso, você pode apenas alugá-lo.
É necessário definir uma armadilha em um lugar onde o animal aparece com mais freqüência. Dentro também precisa colocar uma refeição deliciosa. Feche depois que o gato entrar no gatinho.
Para pegar um animal de rua, você também pode usar um invólucro especial. Use-o melhor no escuro. É necessário aproximar-se do gato em silêncio e despercebido, é melhor fazê-lo por trás. Cubra o gato deve ser muito rápido e afiado, porque a segunda vez para a comida, pode não vir. Antes de pegar um animal selvagem, você precisa praticar em gatos domésticos.
Existem duas maneiras de tirar o animal da rede de aterragem:
- usando a primeira opção, você precisa mover o animal capturado para um local mais seguro e transplantá-lo para o transportador preparado;
- a segunda opção é mais perigosa: o animal é transplantado para a transportadora no local.
Em qualquer caso, o animal vai sentir estresse e imediatamente entrar em um canto. Isso está na mão da pessoa, pois ele pode fechar a porta de transporte sem nenhum obstáculo especial.
É melhor usar um material razoavelmente forte. O gato deve ser colocado dentro com a cauda para a frente, para que ele resista menos.
É melhor mostrar o indivíduo ao veterinário imediatamente após a captura, a fim de não prejudicar os animais de estimação. É necessário tirar um gato de transportar com cuidado, observando todas as medidas de precaução.
Se um gato selvagem morde uma pessoa, você deve consultar imediatamente um médico. Se necessário, você precisa fazer injeções especiais, para não prejudicar sua saúde. Além disso, você não deve olhar ao pegar um animal diretamente nos olhos, porque eles percebem isso como uma ameaça para si mesmos.
Não há necessidade de levar o gato com as mãos para se proteger de mordidas e arranhões.
Não seja muito zeloso com comida e superalimente o gato. As porções devem ser aumentadas gradualmente. Na educação de novos animais de estimação, deve-se mostrar definitivamente não só a resistência, mas também a afeição. E o mais importante ao capturar animais de rua é ter certeza de que eles não têm um mestre.
Resumindo, podemos dizer que qualquer gato, seja ele apanhado na rua ou adquirido de criadores, pode ser ensinado e feito em casa por um certo período de tempo. E tudo isso é feito não apenas pela educação, mas também pelo treinamento. A coisa mais importante é mostrar muito calor e paciência para seus animais de estimação recém-criados.
Sobre como reabilitar um gato selvagem, veja abaixo.