É possível alimentar um gato com alimentos secos e úmidos ao mesmo tempo?
Não importa que raça você tenha um gato, o mais popular "lar comum" ou algum mais raro. Ao escolher a comida, qualquer proprietário tem uma escolha: o que alimentar o seu animal de estimação? Existem alguns pontos a ter em mente:
- características da raça do seu animal de estimação, o que é bom para a sua saúde e o que não é;
- que idade e sexo do seu gatinho ou gato já adulto, porque no futuro ele provavelmente trará posteridade ou, ao contrário, esterilizará o seu gato;
- qual é a rotina diária da sua família, com que freqüência você está ou está ausente de casa e qual dos agregados familiares será responsável pelo animal;
- quanto dinheiro você está disposto a dar para sua dieta.
Além disso, ao escolher uma dieta de um animal, é necessário consultar um veterinário, ou pelo menos com seus antigos donos. E lembre-se sempre que um gato, como qualquer predador, precisa de carne todos os dias, também está ligado ao fato de que o organismo animal não pode dividir o alimento em ácidos graxos e aminoácidos.
A comida mista é possível?
Hoje, o mercado oferece uma grande variedade de ração seca e úmida para gatos. Eles podem ser classe econômica e premium, e incluem aqueles ou outros suplementos vitamínicos e minerais. Deve-se ter em mente que quanto menor o preço do alimento acabado, menor a sua qualidade.
Alguns proprietários preferem alimentar seus animais de estimação com produtos naturais.
Especialmente para os seus gatos, eles compram resíduos de peixe ou carne no mercado. Há também aqueles que tentam diversificar a dieta de seu animal de estimação, tanto quanto possível, misturando diferentes tipos de alimentos.
É necessário esclarecer a definição de alimentos secos, úmidos e naturais.
- Alimento seco. A composição da ração seca inclui carne e resíduos vegetais, se for ração barata. Caro pode ser feito de carne e vegetais inteiros e conter suplementos vitamínicos e minerais. A principal característica da forragem seca é que, no processo de produção, os alimentos são secos e depois regados com gordura para dar brilho e aroma.
Em sua composição não mais que dez por cento da água, assim eles retêm todo seu gosto e propriedades por muito tempo. O alimento seco tem duas vantagens: primeiro, durante o uso, o gato “escova os dentes”, limpa e fortalece o esmalte dos dentes. A segunda vantagem é que é conveniente usá-los, de manhã você pode derramar uma quantidade suficiente na tigela e adicionar mais à noite.
Mas! Ao usar alimentos secos, o animal deve sempre ter uma segunda tigela com água limpa e fresca.
- Alimento molhado - Este é um conjunto equilibrado de carne, legumes e miúdos, temperado com molho ou geleia, mas também pode ser encontrado na forma de pastas. Este conjunto de produtos é pasteurizado e embalado em sacos de plástico ou enrolado em produtos enlatados. Esse tipo de feed é mais semelhante a produtos naturais e você pode armazená-lo depois de abrir por um ou dois dias, não mais. Sua outra desvantagem é que eles podem ser prejudiciais à saúde dos animais de estimação. Quando restos de comida permanecem entre os dentes, eles podem começar a apodrecer, além disso, os gatos se acostumam com esse tipo de alimento com mais frequência e rapidez.
- Sob a comida natural não entendo apenas comida da mesa dos proprietários, mas acima de tudo uma dieta equilibrada. Ao elaborar o menu diário correto, você precisa levar em conta que a dieta do gato consiste em 70% de proteína, 20% de gordura e 10% de carboidrato. Você não pode dar gatos carnes gordurosas, peixes do rio cru, doces e especiarias.Também é muito importante o uso de vegetais, vários tipos de cereais e laticínios. Com relação ao leite, ao contrário da opinião geral, o leite não deve ser dado a gatos, a melhor kefir ou iogurte. E, claro, na segunda taça do animal deve sempre ser água limpa.
Ao escolher qualquer opção de alimentação animal, é melhor dar comida em pequenas porções para que o gato não coma demais. E vice-versa - certifique-se de que a comida não fica na tigela. Resíduos de alimentos podem azedar e se tornar um terreno fértil para muitas bactérias e organismos prejudiciais.
Você pode combinar para seu animal de estimação alimentos secos e molhados do mesmo fabricante - isso é aceitável. Ao adicionar alimentos naturais, você deve ter cuidado e primeiro consultar os especialistas. Afinal, o corpo do gato, como qualquer outro animal, reage de maneira diferente e digere o que come. O sistema digestivo se acostuma a reciclar certos alimentos de uma determinada maneira, e quando um animal come algo incomum, pode ocorrer um mau funcionamento no corpo.
Como misturar alimentos?
A mistura de diferentes tipos de alimentos é necessária para aqueles animais que têm imunidade fraca ou que não ganham peso. Tal dieta é especialmente adequada para gatinhos com menos de seis meses. Com a ajuda de alimentos secos, você pode fortalecer as mandíbulas e dentes, e alimentos úmidos serão uma fonte de nutrientes e saturar o animal.
Para combinar corretamente o feed, você precisa alterná-los duas ou três vezes durante o dia. O número de refeições depende da idade e de cada animal de estimação. Os adultos são alimentados duas vezes ao dia, gatinhos e animais doentes três ou quatro vezes por dia. Você pode escolher uma das duas opções de alimentação e cumpri-la constantemente.
- A primeira opção. Alternando alimentos secos e úmidos duas ou três vezes por dia, dependendo do gato. Por exemplo, um gato adulto pode receber alimentos úmidos pela manhã e secar à noite. Se você tem um gatinho, então de manhã e à noite dê comida molhada, seque durante o dia e a noite. Em ambos os casos, certifique-se de colocar uma tigela com água limpa próxima a ela.
- A segunda opção. Um dia - um tipo de feed, a regra chamada de um dia. Por exemplo, ontem você deu a sua comida seca, hoje você pode oferecer a ele apenas comida úmida, e amanhã você pode ferver ou cozinhar produtos lácteos, depois secar a comida novamente, e assim por diante, em um círculo, sem perturbar a ordem.
Se o animal recusar este ou aquele tipo de comida, mostre paciência e um pouco de perseverança. Por exemplo, se você deu comida molhada pela manhã, e à noite ela se recusa a secar, tente oferecer comida seca novamente na manhã seguinte.
Se dentro de dois dias você não conseguir "convencer" o gato, então é melhor procurar orientação de veterinários e, por enquanto, interromper o experimento.
Mesmo quando você mistura diferentes alimentos do mesmo produtor e a mesma qualidade, isso deve ser feito gradualmente, observando como o animal se sente. Se você perceber que ele se tornou lã pálida, comportamento lento, olhos sem brilho e quaisquer outros sinais, é melhor parar de combinar a comida. Esses sinais são evidências de que o corpo do animal não pôde se adaptar à inovação e é melhor voltar à dieta anterior.
Prós e contras de combiná-los
Se você ainda pretende diversificar a dieta do seu animal de estimação desta maneira, então você precisa considerar alguns pontos:
- controlar o equilíbrio de proteínas, gorduras e carboidratos;
- manter o peso e volume de cada porção;
- manter o intervalo de tempo entre cada refeição para que o animal não coma em excesso e não esteja com fome;
- conforme observado acima, use alimentação de um fabricante e não abaixo da classe premium;
- não dar dois tipos de comida ao mesmo tempo, mesmo que seja uma sala úmida e comida natural.
- tempo para limpar a tigela do animal, não deixando resíduos de produtos anteriores.
Na dieta combinada, não há nada de ruim se você fizer isso com cautela e monitorar constantemente o estado de saúde do animal. Você pode destacar as vantagens mais óbvias nessa dieta.
- O corpo do animal aprende e se acostuma a reciclar uma variedade de alimentos. Se houver algum momento imprevisto (por exemplo, sua comida habitual acabou e você e seu animal de estimação estão visitando os pais da aldeia), seu animal não passará fome;
- Tem um efeito positivo na saúde do animal e previne o aparecimento de várias doenças, por exemplo, urolitíase ou doenças do trato gastrointestinal;
- Com o cumprimento deste regime, você pode controlar a quantidade de água no corpo do animal, bem como a quantidade de proteína, gordura e vitaminas.
Mas você pode selecionar várias desvantagens e tentar evitá-las.
- Se é errado calcular a dieta diária ou o número de refeições, não controlar as porções, o animal pode ter excessos.
- Gatos de comida molhada preferem mais. Se a dieta não for seguida, há uma alta probabilidade de que ela não coma alimentos secos, mas vá apenas para a comida úmida.
- O animal pode ser alérgico a um dos componentes e será difícil determinar o que é. Quanto mais variada a comida, maior o risco de alergia a um dos ingredientes nutricionais.
Alguns especialistas acreditam que você pode alimentar o gato ao mesmo tempo alimentos secos e úmidos.
Se você decidir transferir seu animal de estimação para uma combinação de alimentação, então você precisará fazê-lo gradualmente e passo a passo.
Mas há outra opinião de que é impossível combinar comida úmida e seca, porque leva a problemas de digestão animal.
Veja se o gato pode alimentar alimentos secos e úmidos ao mesmo tempo no próximo vídeo.