Atualmente, aproximadamente 256 raças de gatos são oficialmente reconhecidas no mundo. Muitos deles foram retirados recentemente, alguns ainda estão em desenvolvimento. Tudo somado, de acordo com as estatísticas, cerca de 600 milhões de animais de estimação peludos vivem em casas e apartamentos. A maioria deles é um cruzamento.
Origem
Os gatos foram domesticados pelo homem há mais de dez mil anos. Inicialmente, não havia raças, as diferenças de animais eram determinadas pelo clima da região em que viviam.
Mais tarde, com o início da migração dos povos, o desenvolvimento da navegação, os gatos começaram a cair em outras regiões. Como resultado do acasalamento de indivíduos de diferentes territórios, surgiram os primeiros mestiços. Gradualmente, espécies individuais começaram a se formar. Agora mestiços ou meias raças são chamados de gatinhos cujos pais pertencem a duas raças diferentes.
O mestiço de raça de gato carrega as características de aparência e caráter, característica das linhas paternas e maternas. É absolutamente impossível adivinhar o que acontecerá com esse cruzamento.
Os genes podem se desenvolver para que um gato, possuindo os dados externos de uma espécie, de acordo com seu comportamento, seja relacionado a outro.
Descrição
Metis, tendo herdado as características hereditárias de duas ou mais raças, na maioria das vezes escolhe o melhor deles. É necessário para a sobrevivência de uma nova espécie.
Normalmente, esses gatos têm melhor saúde, temperamento dócil e engenhosidade. Eles se adaptam facilmente a diferentes condições de vida, pouco exigentes para a alimentação, respondem ao amor e carinho dos proprietários com carinho e dedicação.
Personagem
Os traços de caráter do gato-mestiço dependem de vários fatores.
- Origem Se o gatinho apareceu como resultado do emparelhamento de espécimes de raça pura, pode-se presumir que ele herdará o temperamento dominante nessas duas raças. É muito mais difícil determinar a disposição do bebê, quando um de seus pais é de origem desconhecida, pode haver situações mais inesperadas.
- Termos de residência Quando um gato cresce em casa, em uma família, com donos amorosos que se preocupam com ele, ele será calmo, amigável e afetuoso. E é completamente outra coisa se um animal tem que conseguir comida para si mesmo, lutar pela sobrevivência nas ruas. Neste caso, a possível manifestação de agressão, desconfiança das pessoas, medo. Ao mesmo tempo, se você abrigar um gato assim, ela será muito grata ao seu dono, ela se tornará uma verdadeira amiga.
- Cuidado apropriado. Qualquer animal de estimação - não importa se é de sangue de elite ou o gato de quintal mais comum - precisa de uma nutrição adequada. Você também precisa cuidar de uma consulta oportuna com um especialista - um veterinário, que dará recomendações úteis sobre vacinas, dieta e ajudará em caso de doença. Naturalmente, quando um gato é saudável e bem alimentado, ele mostrará suas qualidades mais positivas.
Aparência
A aparência do mestiço é completamente dependente das qualidades genéticas dos pais. Há uma tal tendência que na maioria das vezes os gatinhos herdam características não óbvias da raça, mas o comprimento e cor do cabelo, cor dos olhos, tamanho e forma do corpo, cabeça, rosto, patas. E a combinação pode ser a mais imprevisível.
Algumas raças apareceram dessa forma, quando, por acaso, ocorreu uma supervisão do par de representantes de duas espécies e, como resultado, os filhotes têm dados novos, interessantes e incomuns.
Outros trabalhos de seleção serão preservar e consolidar as qualidades desejadas.
Prós e contras
A vantagem inquestionável do mestiço é sua imunidade, mais forte que a dos irmãos de raça pura. Esses gatos são diferentes boa saúde, resistência, se dá bem com outros animais de estimação. Eles também maior inteligência e capacidade de aprendizagem.
A desvantagem é a impossibilidade de prever de qualquer maneira que caráter e peculiaridades das raças se manifestarão no animal no futuro, à medida que amadurecem.
As chamadas desvantagens incluem o fato de que não importa quão proeminente e bonito seja o gato, ele nunca poderá participar de exposições, não receberá prêmios e medalhas. Mas esta pequena desvantagem é totalmente compensada pelo tremendo amor, devoção e amizade que ela dará aos seus donos.
Variedades
Dependendo de quais raças os pais do filhote pertenciam, algumas variedades características podem ser distinguidas.
O exemplo mais importante de metis é uma raça bem conhecida - os britânicos. Eles apareceram como resultado do cruzamento de gatos domésticos de pêlo curto ingleses com gatos persas, especialmente trazidos para o Reino Unido. O resultado foi bom, e foi decidido reconhecer a prole como uma espécie independente. Hoje em dia, um cruzamento entre um gato britânico e outras raças já é chamado de mestiço.
Desde 2003, o emparelhamento dos britânicos com os persas foi proibido, pois quase levou à degeneração.
Como para Maine Coon, então cruzá-los com qualquer outra espécie não é permitido, porque as qualidades intelectuais positivas desta incrível raça estão completamente perdidas.
No entanto, há situações em que grandes gatinhos fofos são vendidos sob o disfarce de guaxinins.
Deve ser lembrado que mesmo que um dos pais de um bebê seja um Maine Coon de raça pura, o gato adulto não herdará nenhum traço de seu caráter, embora a cor e o comprimento do pêlo possam ser semelhantes.
O mais interessante em termos de exterior pode ser chamado as seguintes raças misturadas.
- Napoleão, Himalaia, Tiffany - foram obtidos com base em gatos persas, a sua marca é a lã longa e fofa das cores mais variadas.
- Neva Masquerade. Produzido pelos esforços dos criadores russos. Gato muito bonito, meio siberiano e espécimes siameses. A qualidade da pele foi tirada dos siberianos e as cores dos siameses.
- Nibelung Uma mistura de puro sangue russo com raças de pêlo longo. A cor da lã macia é azul-acinzentada.
Além desses, existem muitas outras espécies.
Acontece que os mestiços são radicalmente diferentes na natureza de seus pais. Assim, os gatos tailandeses são distinguidos por um nível mais alto de inteligência, calma, sociabilidade.
No entanto, quando os tailandeses são cruzados com indivíduos não-pardos, os filhotes se tornam desequilibrados, mal-intencionados, capazes de morder e arranhar. Portanto, a aquisição de tais animais é melhor recusar.
Dicas para escolher um gatinho
Gatos Metis são vendidos em todos os lugares e são baratos. No entanto, para evitar decepções no futuro, você deve considerar seriamente comprar um gatinho e levar em conta algumas recomendações.
- Não deixe de olhar para a mãe. Pergunte ao proprietário que raça de gatos estava acasalando.
- Aprenda o máximo possível sobre as características de ambos os pais, seu temperamento, comportamento e estado de saúde.
- Em uma base obrigatória, os gatinhos devem ser examinados por um veterinário, bem como as vacinas necessárias são feitas.
- Preste atenção na aparência das crianças.Em gatos saudáveis, peles são limpas, lisas e brilhantes, os olhos parecem divertidos, são brincalhões, curiosos e de bom contato.
- Você não deve pegar os indivíduos tímidos ou, inversamente, com muita raiva. É possível que eles tenham um caráter complexo e imprevisível.
Dieta
A alimentação de gatos de raças mistas é mais fácil do que as de pedigree. No entanto, existem regras gerais para esses e outros que devem ser seguidos.
- Os gatos são predadores, carnívoros, portanto, carne e miúdos devem estar presentes em sua dieta.
- O segundo componente é legumes em forma de cozido, eles são misturados com o alimento principal.
- Você pode adicionar mingau no caldo de carne.
- Bebidas lácteas fermentadas, como kefir, ryazhenka servirão como sobremesa. Iogurte não pode ser dado - contém açúcar e vários enchimentos.
- Para melhorar o trabalho do estômago é útil greens frescos, além de ser uma fonte adicional de vitaminas e minerais. Você pode semear grama especial para gatos em um recipiente raso, então o animal de estimação não vai tentar em plantas de interior.
- Não importa o quanto você quer tratar seu animal de estimação com alguma delicadeza, você não deve fazer isso. Deve ser lembrado que muito do que uma pessoa come é prejudicial aos gatos.
Para evitar problemas de saúde, não forneça os seguintes produtos:
- doces;
- salgado;
- defumado
- em conserva;
- comida com muitas especiarias e temperos.
Se a escolha for feita em favor de alimentos prontos, eles são selecionados tendo em conta a idade e condição geral do animal. É melhor não procurar barato, uma vez que a classe econômica pesada na ração contém um grande número de intensificadores de sabor e outros aditivos alimentares que, com o consumo prolongado, podem provocar o desenvolvimento de urolitíase.
Com qualquer dieta, você precisa garantir que o gato tenha acesso livre a água limpa.
Recursos de cuidados
Cuidar de mestiço não é difícil. O mais importante é fazer check-ups preventivos em um especialista - um veterinário, para realizar todas as suas recomendações, bem como para ser vacinado.
- Se o animal de estimação pertence à variedade de pêlos longos, é necessário pentear periodicamente.
- Muitos gatos não gostam de procedimentos de água e muitas vezes não precisam de banho.
- Para evitar danos à mobília e ao papel de parede, você precisa equipar um raspador especial. Além disso, para o entretenimento de seu animal de estimação, você pode fazer ou comprar-lhe alguns brinquedos.
- Tigelas sob a ração e a água são periodicamente lavadas, o enchimento na bandeja muda à medida que fica sujo.
Doenças, sua prevenção e tratamento
Em geral, os gatos de raças mistas têm boa saúde e boa imunidade. Se não houve lesões, anomalias congênitas ou quaisquer anormalidades genéticas, esses animais não causam problemas para seus donos.
Na maioria das vezes, as doenças podem ocorrer devido a uma dieta inadequada. Em primeiro lugar, os seguintes pontos devem ser alertados:
- indigestão - diarréia, vômito;
- letargia, perda de apetite, completa rejeição de comida e água;
- comportamento inadequado que não é típico de uma dada catapatia ou, ao contrário, excitação excessiva;
- aparência desleixada - descarga dos olhos, nariz, baba, desleixado, lã feltrada.
Em qualquer um desses casos, você deve procurar imediatamente a ajuda de um veterinário. E quanto mais cedo melhor.
Mas a doença é mais fácil de prevenir do que curar. Portanto, as medidas preventivas desempenham um papel enorme - uma dieta equilibrada, vacinação oportuna e manutenção da limpeza.
Graças ao carinho, bom atendimento, o gato mestiço vai dar amor e carinho aos seus proprietários por um longo tempo. E não importa a raça dos pais, essa criatura inteligente e fiel pode se tornar uma verdadeira amiga e membro da família.
Você aprenderá como os filhotes do gato de Bengala e do gato Abissínio aparecem no vídeo abaixo.