Um ou outro animal de estimação está em quase todas as casas. Alguém gosta de ver o peixe em um aquário, alguém gosta de hamsters miniatura e agitados, alguém encanta o cachorro, bem, e alguém mais como gatos graciosos e independentes. Gatos bonitos e inteligentes estão entre os animais mais antigos domesticados pelo homem. Entre as muitas espécies dessas criaturas fofas e fofas, uma raça muito interessante e relativamente jovem de Nibelung se destaca.
E antes de começar um animal de estimação, é aconselhável aprender tudo sobre os gatos desta raça.
História da origem
Os Nibelungos têm uma história de origem muito interessante. Os primeiros indivíduos - os progenitores da raça - foram obtidos como resultado do cruzamento aleatório nos anos 80 do século passado.
No estado americano do Colorado, Denver morava ao lado de duas famílias, uma tinha um gato de cabelos curtos de raça pura chamado Elsa, e a outra tinha um gato azul russo. O gatinho lambeu cinco gatinhos, um dos quais tinha uma bela cor azul-prateada e cabelos compridos. O dono do gatinho gato Cora Cobb deixou-a e deu-lhe um apelido muito sonoro - Siegfried, em homenagem ao herói do poema épico medieval "Canção dos Nibelungos". Depois de algum tempo, o gatinho lambeu mais uma vez, a ninhada acabou por ser um cão muito bonito de cabelos compridos da mesma cor com Siegfried, que mais tarde recebeu um apelido em homenagem à heroína do mesmo poema - Brunnhilde.
Com a mão leve de Cora Cobb, Siegfried e Brunnhilda se tornaram os progenitores da raça, e Cora se tornou o criador e fundador da raça Nibelung. Posteriormente, assegurando os sinais e descrevendo os padrões da raça com a ajuda do geneticista Solveig Wayne, ela apresentou um pedido à associação felinológica TICA para reconhecer a raça. Em 1987, a raça foi reconhecida e, em 1993, ela recebeu o direito de participar de exposições. Depois de algum tempo, a raça nibelunga foi reconhecida por outras grandes associações: WCF, TCA e CFF.
A linhagem russa da raça nibelunga, como a americana, apareceu por acaso, mas, ao contrário da última, os ancestrais da raça azul russa se tornaram progenitores.
Gatil Krasnogorsky "Dia de Inverno", onde eles estavam envolvidos na reprodução, incluindo o azul russo, apareceu um gatinho com um sinal característico incomum - cabelos longos. No início, eles não sabiam qual raça incluir um bebê incomum, embora a diferença fosse apenas no comprimento da pele. Depois de algum tempo, Osoku (como o gato foi chamado) foi apreciado por especialistas americanos da TICA. De acordo com as características externas, o sedge não só se encaixou nos padrões da raça Nibelung, para a qual foi classificado por especialistas, mas também superou significativamente os seus homólogos americanos, pelo qual foi premiado com o maior prêmio.
Acredita-se que a raça Nibelung Cat é uma raça azul russa recriada que participou do primeiro show de gatos em Londres (Crystal Palace, 1871). Esta raça de gatos de pêlo longo no exterior é muito parecida com os modernos representantes da raça Nibelung. E isso não é surpreendente, porque o aparecimento de gatinhos com cabelos longos em azul russo é bem possível, esse gene é responsável pelo gene, é recessivo na raça, mas pode se manifestar, embora isso seja extremamente raro.
Portanto, os indivíduos de cabelos compridos do azul russo são freqüentemente usados para melhorar a raça nibelunga.
Na Rússia, a raça não é muito popular, o número de viveiros envolvidos na criação desta raça não é tão grande como nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e países europeus. No entanto, seu número tem sido lento, mas ainda está crescendo, já que muitos criadores modernos consideram esta raça muito interessante e promissora.
Descrição
O termo "descrição" deve ser entendido como físico e cor dos indivíduos pertencentes à raça.
- Gatos e gatos reproduzem nibelungos harmoniosamente dobrados. Seu corpo ligeiramente alongado desenvolveu músculos, embora um pouco secos. Os indivíduos de tamanho médio, móveis e graciosos, têm um peso corporal diferente, dependendo do sexo. Nos gatos, o peso médio varia entre 3,5 e 4 kg e, para os gatos, o peso situa-se entre 5 e 7 kg.
- A cabeça do animal de acordo com os padrões da raça tem uma forma pontiaguda (em forma de cunha).. O focinho como um todo, embora pequeno, mas a parte frontal (ao contrário do occipital) é bastante desenvolvida e tem uma forma inclinada. Arco e sobrancelhas da sobrancelha têm contornos de relevo claros.
- Para indivíduos caracterizados por tamanho médio e nariz reto, a transição entre ele e o lobo frontal (stop) não é expressa explicitamente, quase suavizada. Nibelungos têm um queixo bastante forte e desenvolvido. O perfil do Nibelung no perfil tem contornos muito bonitos, a ponta do nariz pigmentada em um tom cinza-prateado está localizada quase em linha com a ponta do queixo. A área de crescimento dos bigodes assemelha-se a uma almofada macia, ligeiramente angular, nos gatos é ligeiramente mais pronunciada do que nos gatos.
- O focinho é decorado com bastante grande, muito espaçado e muito bonito em forma e cor, olhos. Nos filhotes, a íris é de cor amarela, mas a partir dos 4 meses de idade a situação muda e um fino anel verde se forma ao redor da pupila. Com o tempo, o anel captura uma área cada vez maior da íris, e a cor dos olhos adquire a cor verde que é característica de um indivíduo adulto desta raça.
- Gatos Nibelungos têm lindos olhos e ouvidos.. Moderadamente grande, com uma ligeira inclinação para a frente e um ligeiro arredondamento nas pontas, as orelhas são bem separadas. Sua largura na base é proporcional à altura. Em linha reta, as orelhas têm um espaço aberto e facilmente visível dentro da aurícula, o que as torna transparentes.
- Os nibelungos são caracterizados por membros longos, retos e bem musculosos.. As patas são predominantemente arredondadas com dedos bastante tenazes, entre os quais se destacam cachos de pêlos espessos e garras afiadas como uma navalha. A pele na parte de trás das patas é cinza com manchas cor de rosa.
- Indivíduos desta raça têm uma longa cauda larga na base e uma cauda arredondada no final.. Segundo os especialistas, o comprimento da cauda é um pouco mais do que o tamanho médio, em indivíduos com características de raça pronunciada, este valor é comparável à distância do ponto de fuga da escápula para o início do sacro.
- Uma característica distintiva brilhante da raça é o seu extraordinariamente agradável ao toque.. Tal suavidade e sedosidade do casaco de pele são dadas por cabelos finos marginais e um subpêlo fofo muito macio. Mesmo no inverno, quando o subpêlo fica mais espesso, o cabelo ainda não forma caroços.
- Os nibelungos semi longhair são notáveis por sua linda cor cinza-prateada.. É por causa dele que a raça foi chamada Nibelung, porque em alemão nebel significa nevoeiro. O efeito visual do brilho de prata é devido ao tingimento incompleto do cabelo de guarda, nem toda a superfície é pintada de cinza, mas apenas uma parte, as pontas do pigmento não, portanto, a lã tem uma bela tonalidade azul-prateada.
- O comprimento da lã varia de zona para zona.. No pescoço, é um pouco mais comprido do que o principal e se forma em um belo “colar”, mais pronunciado em gatos. Na parte de trás dos quadris, a lã forma uma "calça".Nesta área, não é apenas um pouco mais longo, mas também com um subpêlo mais espesso. O cabelo da cauda também tem um tamanho ligeiramente alongado em comparação com as outras zonas.
Traços de caráter
Nibelungos bonitos têm um caráter excelente, pode-se dizer, de ouro. Eles podem perfeitamente se dar bem com todas as famílias, mas, via de regra, são mais ligados a uma pessoa. Aquele que passa a maior parte do tempo com eles e com mais frequência o resto dos membros da família se alimenta, e será o melhor amigo dos Nibelungos.
Gatos desta raça são sociáveis, mas não intrusivos. Eles, é claro, adoram brincar com o proprietário e outros membros da família, mas nunca imporão sua presença. Eles são mais contempladores do que participantes ativos no processo. Para eles, a presença do dono é o bastante, de modo que os gatos possam sentar-se tranquilamente ao lado da pessoa ou deitar-se ao lado do dono em um sofá macio, confortavelmente enrolado em uma bola.
Nibelungos são amigáveis com as pessoas mas muito cuidado ao lidar com estranhos. Ao se encontrar com estranhos, eles não expressam agressão aberta, mas ainda preferem se esconder em um local seguro e aguardar a visita do estranho.
A saída do abrigo só é possível depois de algum tempo e depois nem sempre.
Estes são animais muito calmos. Em uma família com filhos pequenos, é improvável que se sintam à vontade: os Nibelungos não toleram sons altos e não gostam de ser tocados contra seus desejos. Para a natureza fleumática dos Nibelungos, um casal idoso ou uma família em que as crianças têm idade suficiente para não perturbar o espaço pessoal de um animal de estimação peludo são mais adequadas.
Embora gatos e gatos da raça nibelung não gostem de atenção indevida a sua pessoa, a solidão é bastante dolorosa. A longa ausência de uma pessoa pode afetar negativamente o comportamento do animal. Ele lutará por atrair a atenção de várias maneiras disponíveis: recusa a comer, ignorar os apelos do anfitrião e, em alguns casos, o aparecimento de uma “surpresa” no lugar errado.
Mas não repreenda, e ainda mais fisicamente punir um animal de estimação para tal comportamento, você só precisa encontrar um bom companheiro para o seu animal de estimação durante a sua ausência.
Gatos desta raça se dão bem com outros animais, é claro, a menos que um novo amigo seja um pássaro, um peixe ou um hamsterAfinal, os instintos de caça desse homem fofo e bonito estão muito bem desenvolvidos e é provável que tal amizade possa terminar muito mal para eles. Se as vítimas potenciais dos gatos morarem na casa, é melhor comunicar com elas o Nibelung para minimizar ou isolá-las completamente umas das outras. Amigos do Nibelung podem ser seus parentes, gatos e, curiosamente, cães.
Eles se darão bem se o outro animal não demonstrar agressividade.
Embora os Nibelungos sejam um tanto fleumáticos, eles às vezes ainda se divertem brincando, especialmente se o animal estiver em uma idade suficientemente jovem. Armários altos, gabinetes e mezaninos para eles não são de todo alturas inacessíveis, mas, ao contrário, lugares muito interessantes para observar os processos ao redor. Com a idade, a atividade deles, é claro, diminui, como a maioria dos gatos de outras raças, mas a curiosidade e algumas brincadeiras ainda estão presentes em uma idade bastante madura.
Representantes da raça são espertos e têm uma delicadeza inata, não afiam suas garras em qualquer lugar ou andam no lugar errado no banheiro, se tiverem atenção suficiente, ou a bandeja é limpa a tempo, porque são muito limpas e chamarão a atenção para o problema em todos os sentidos. Raramente, eles fazem isso com a ajuda de uma voz, é o mais quieto deles em comparação com outros membros da família dos felinos, mas muito melodiosos. Para atrair a atenção, animais de estimação peludos podem usar outros métodos disponíveis para eles.
Eles são inteligentes e bem conscientes de que andar nos calcanhares do proprietário, um toque delicado do pé, saltar de joelhos ou um olhar mais atento agem com muito mais eficiência do que o usual "miau".
Tempo de vida
Pelos padrões humanos, gatos de todas as raças dificilmente podem ser atribuídos a fígados longos, porque a expectativa de vida média dos animais de estimação é de 12 a 15 anos. Este valor varia dependendo da raça, condições de vida e alimentação.
Nibelungos são longevos em comparação com outras raças, sua expectativa de vida é 15-18 anos, e representantes individuais podem viver mais. Há um caso conhecido quando um gato viveu até 36 anos, e isso é muito pelos padrões do gato.
Condições de detenção
Cuidado Nibelungos é bastante simples e bastante oneroso para os proprietários.
Para que um animal de estimação peludo se sinta bem, levará um pouco de tempo e um mínimo de esforço.
- A principal preocupação do hospedeiro nibelung é cuidar do pêlo do animal. Embora o subpêlo dos representantes desta raça seja muito grosso, e o pêlo de guarda de comprimento médio, o seu “casaco de pele” não é propenso à formação de emaranhados, por isso não necessita de meios especiais e métodos de cuidados especiais. Manter o pêlo em bom estado o suficiente para pentear o animal pelo menos 1 vez em 7 dias. Durante os períodos de muda, o procedimento de pentear pode ser realizado com um pouco mais de frequência, 2-3 vezes por semana.
Para o procedimento de pentear, como regra, são usados 3 tipos de pincéis, mas você pode fazer sem um. É melhor começar a pentear com um pente com dentes escassos de metal com pontas arredondadas e terminar com uma escova de massagem. Uma luva de camurça suave ajudará a dar brilho ao pêlo e a reunir os pêlos restantes.
- Como regra geral, os Nibelungos rapidamente se acostumam com esse procedimento, e com o tempo ela começa a gostar deles, e ficarão felizes em substituir não apenas os lados e o pescoço, mas também o estômago. Para que a lã não fosse apenas lisa, mas também sua cor permanecesse a mesma, Nibelungos não devem ser exibidos em espaços abertos, pois os raios do sol afetam negativamente a cor do pêlo.
Ela queima muito rapidamente, e em vez de um tom azul, a lã adquire uma tonalidade avermelhada completamente pouco atraente.
- Nibelungos dificilmente podem ser chamados de grandes amantes dos procedimentos da água, eles não gostam de chapinhar na água. Estritamente falando, eles não precisam disso, porque a pele dos gatos domésticos é coberta com uma camada que os protege de várias doenças, e a água a destrói, e os animais se tornam mais vulneráveis aos efeitos do meio ambiente.
Se o animal não comparecer à exposição, estiver constantemente no apartamento e não ficar sujo em nada, então é melhor não lavá-lo.
- Se, no entanto, tal necessidade surgiu, então como detergente, é melhor usar um xampu especial para gatos sem corantes. Sua composição afeta com mais cuidado a estrutura do cabelo de guarda, e a ausência de corantes salvará a cor de tons desnecessários.
- O procedimento em si é bastante simples e não requer habilidades especiais. Primeiro você precisa molhar o pêlo, evitando a área da orelha, e então, movendo-se ao longo do crescimento do pêlo da guarda, massagear suavemente o corpo e os membros do animal de estimação com movimentos suaves de massagem. Lave o shampoo com bastante água para lavar completamente o produto da lã. Você pode, naturalmente, secar o nibelung com um secador de cabelo frio (ar quente estraga a estrutura da lã), mas é melhor usar uma toalha que é do tamanho certo.
- Olhos e orelhas nibelungos requerem cuidado. A descarga periódica dos olhos deve ser removida com uma esponja de algodão umedecida em água fervida. O exame das orelhas é preferencialmente realizado pelo menos 1 vez por semana. Você não deve escovar os ouvidos para remover o enxofre, apenas depósitos marrons e sintomas associados devem causar suspeita: agitação constante da cabeça e pentear da aurícula.
Neste caso, é melhor entrar em contato com a clínica veterinária.
- A cavidade oral do animal também precisa de inspeção constante. A fim de notar a inflamação do tecido da gengiva ou a deposição de tártaro no esmalte a tempo, é necessário inspecionar a cavidade oral do animal de estimação pelo menos uma vez por semana. Com tais problemas, é melhor entrar em contato com um veterinário especializado em odontologia. Como medida preventiva, você mesmo pode limpar seus dentes com uma pasta de dentes especial e um pincel devidamente selecionado. A frequência do procedimento é influenciada não só pelas normas geralmente aceitas, mas também pela condição do esmalte dentário de um animal de estimação em particular, como regra, a limpeza deve ser realizada não mais do que 1-2 vezes por mês.
- Atenção deve ser dada às garras do gato. Ensinar um animal de estimação a afiar garras no lugar certo pode ser feito com uma garra e um pouco de esforço por parte do proprietário. Como regra geral, os gatos, acostumados com a garra, não precisam cortar as garras, eles os moem perfeitamente sem a ajuda de humanos. Mas às vezes ainda é necessário interferir no host nesse processo.
- Para aparar as garras, é melhor ir a uma clínica veterinária, é claro, mas você também pode tratá-las sozinho com a ajuda de garras. Uma ferramenta tratada com um desinfetante deve ser colocada perpendicularmente à superfície da garra e, descendo alguns milímetros a partir da borda que separa o tecido com os vasos da própria garra, apara a ponta. A organização correta da garra ajuda a evitar a estratificação do tecido duro da garra, e o recuo da borda é necessário para evitar o sangramento.
- Ao manter gatos raça nibelung, a fim de evitar a obesidade deve cuidar de cargas físicas animais de estimação. Como um “simulador”, um complexo adquirido ou construído com plataformas conectadas em diferentes níveis será adequado. Uma boa carga para um animal de estimação pode ser assegurada com a ajuda de vários brinquedos: bolas, ratos e outros objetos que fazem animais de estimação ativamente mover e pular.
Alimentação
Uma boa nutrição é uma garantia de boa saúde e vida longa do nibelungo. Gatos desta raça, assim como toda a família felina, são animais carnívoros, portanto em sua dieta a proporção de proteína animal deve ser pelo menos 80-90% da composição total. É possível fornecer a quantidade necessária de proteína de duas maneiras: alimentação com produtos naturais (principalmente carne) ou alimentação com ração industrial.
O modo natural de alimentação é o mais difícil para os donos e mais arriscado para os Nibelungos, pois é bastante difícil calcular corretamente a dose necessária de vitaminas e microelementos, assim como equilibrar corretamente a alimentação em proteínas, carboidratos e gorduras. Mesmo que você dê regularmente ao gato complexos vitamínicos adicionais, você não pode ter 100% de certeza de que essa alimentação é suficiente para o corpo do animal de estimação.
Com a forma natural de alimentação, é necessário selecionar os próprios produtos corretamente, já que nem todos os tipos de carne (como a principal fonte de proteína) e nem todos os produtos que são uma fonte de carboidratos e gorduras são adequados para o Nibelung.
Você não deve dar representantes desta carne gordurosa da raça, pois contribui para a obesidade. Produtos com teor excessivo de elementos como cobre, iodo, ferro (frutos do mar, subprodutos, trigo mourisco, batata, aveia, soja), bem como produtos com teor excessivo de pigmentos (beterraba, espinafre, cenoura, verduras) devem ser evitados, porque Todos eles afetam a cor da pelagem.
A fonte de proteína para os nibelungos pode ser: frango, vitela, peixe do mar (sem osso), coelho, ovos e leite (até uma certa idade). Como carboidrato, você pode dar um pouco de arroz.
Para o proprietário, a alimentação com ração industrial é muito mais fácil em termos de organização e mais favorável para o animal. A principal coisa - para escolher o alimento certo.Das quatro categorias atualmente conhecidas para os Nibelungos, 3 tipos são adequados: premium, super-premium e holístico.
Ao escolher vale a pena prestar atenção à porcentagem de proteína animal: quanto maior ela for, melhor para o animal. A composição também importa, não deve ser produtos que afetam a cor. Tipos úmidos de alimento são preferíveis aos secos, mas você não deve abandonar completamente este último, pois os grânulos duros são profiláticos contra a formação de tártaro no esmalte.
Os alimentos secos são mais concentrados, são necessários para saturação inferior a um tipo húmido, mas contêm sal, o que significa que uma taça com água limpa (não fervida) deve estar sempre ao lado do alimento. Se o gato não quiser comer um tipo de alimento seco (nibelungos são exigentes em comida), você pode alimentá-lo com água e, como profilaxia contra o tártaro, oferecer um pet na forma de um “osso” especial (carne seca).
O número de mamadas depende da idade do nibelungo. Os gatinhos têm um volume muito pequeno no estômago, por isso são frequentemente alimentados (até 5-6 vezes por dia) e em pequenas porções. Eles estão acostumados a alimentar-se gradualmente, e, via de regra, começam a se alimentar com uma espécie molhada. O alimento seco é primeiro embebido e dado em pequenas porções, a sua quantidade nos primeiros dias da alimentação não deve exceder 15% do volume total de alimentos.
Animais adultos decidiram alimentar 1-2 vezes ao dia.
Criação de animais
Para fazer a criação desta raça, você deve primeiro comprar um gatinho. Isso não é tão fácil de fazer, já que os Nibelungos não são uma raça muito comum para a Rússia. Apenas um viveiro em nosso país está criando esta raça, Ele está localizado em St. Petersburg e é chamado de "Northern Star". Na Europa, você pode comprar um gatinho desta raça no berçário Bosse Marniere Fort, localizado na França, bem como no berçário alemão Nimbati.
Um pequeno número de viveiros de Nibelungos reprodutores e, como conseqüência, a baixa prevalência dessas belezas fofas gera um preço bastante alto para eles. Na Rússia, o custo de um gatinho nibelung custará ao futuro proprietário pelo menos 55.000-60000 rublos. E isso é sem levar em conta o custo da viagem obrigatória, a fim de se familiarizar com o animal de estimação. Durante a reserva e a viagem terá que pagar cerca de 22000-24000 rublos. Nos berçários europeus, o custo dos Nibelungos é ainda maior, para um gatinho você precisa pagar pelo menos US $ 1.000.
Uma maneira um pouco menos dispendiosa de comprar um gatinho é considerada um contrato pessoal com os donos dos nibelungos. Você pode encontrá-los na exposição, que geralmente é frequentada por vários criadores desta raça.
Existem várias regras básicas que ajudam a abordar competentemente a escolha de uma raça de gatinho Nibelung. Primeiro de tudo É necessário verificar as informações sobre o viveiro ou criador. Eles devem ter todos os documentos necessários para ambos os pais e o bebê.
Antes de comprar, você deve se certificar de que pouco fofo está se sentindo bem. O futuro animal de estimação deve ser brincalhão e moderadamente ativo.
Ao observar o gato ou gato que você gosta, vale a pena prestar atenção às relações dele com outros bebês, pois será impossível consertar um animal de estimação excessivamente agressivo no futuro. Mas um gatinho que está muito mole deve levantar suspeitas, já que a baixa atividade pode ser causada por doenças de animais.
Antes de comprar, não é supérfluo verificar os ouvidos, olhos, nariz, cavidade bucal e a área ao redor do ânus, devem estar limpos, sem secreções patológicas. Em um gatinho saudável, a pele é macia, não desgrenhada e sem carecas, e a barriga é proporcional ao corpo em tamanho e moderadamente elástica.
De acordo com os padrões da raça, a presença de listras, que muitas vezes estão caoticamente localizadas em todo o corpo, ou uma cor levemente mais clara (cinza claro) são normas bastante aceitáveis.
À medida que o indivíduo envelhece, esses sinais desaparecerão e, quando os animais atingirem os 2 anos de idade, desaparecerão completamente.
Os criadores de gatinhos dão, por via de regra, quando os bebês atingem três meses da idade. Um desmame precoce de um gatinho pode afetar negativamente sua saúde. Criadores experientes não só ensinam gatinhos a ir ao banheiro para essa idade, mas também lhes dão todas as vacinas necessárias. A confirmação dos procedimentos realizados deve ser passaporte veterinário, que mostra não apenas os tipos de manipulação, mas também o tempo.
A criação é praticada quando o gato atinge 1-1,5 anos, embora os animais se tornem maduros aos 7-9 meses. Criadores experientes preferem não tricotar gatos muito cedo, já que o corpo do animal não é forte o suficiente para tal teste, e o aparecimento de descendentes fracos e doentios afeta negativamente a “reputação” de um gato desse tipo.
Os gatos estão prontos para acasalar o tempo todo e os gatos apenas durante o estro, que dura cerca de 7 dias. Na estação quente, o cio do cio ocorre mais frequentemente do que no inverno. E isso não é surpreendente, porque o momento mais favorável para o nascimento está chegando: a duração da luz do dia aumenta, a temperatura do ar aumenta.
Saúde
Os nibelungos pertencem a um grupo de raças que se distinguem das demais pela excelente saúde e pela ausência de doenças hereditárias graves. Mas, como todos os animais, eles ainda ficam doentes e podem se infectar com doenças tão graves como a calicivirose, peritonite viral, hemobartonelose, panleucopenia, parvovirose, rinotraqueíte, micoplasmose, giardíase e outras doenças infecciosas, virais e parasitárias perigosas.
Existem vacinas para a maioria das doenças, elas precisam ser feitas anualmente, já que a imunidade é desenvolvida apenas por um ano. A primeira vacinação deve ser realizada o mais tardar 8-12 semanas, antes do qual o animal é obrigado a desparasitação (livrar de parasitas).
Não se esqueça do tratamento antisex, pois as pulgas são portadoras de certas doenças. Sobre a forma do medicamento e seu uso é consultar um veterinário.
Vacinação, desparasitação e outras medidas preventivas realizadas a tempo são a chave para uma vida saudável e, mais importante, longa do seu amado animal de estimação.
Sobre os recursos da raça, veja o próximo vídeo.