Para que um gatinho despretensioso que apareceu em casa se torne um animal de estimação saudável, ativo e bonito, é importante alimentá-lo corretamente desde a infância. Os donos irresponsáveis não se preocupam com isso e alimentam o animal com comida da mesa, sem sequer perceberem que, por exemplo, os gatinhos são melhores para não usar produtos lácteos. Alimentos naturais durante a alimentação são bastante aceitáveis, mas a complexidade causa o cálculo adequado de proteínas, gorduras, carboidratos e outros elementos que são importantes para a saúde de um gatinho. Portanto, é mais fácil comprar rações prontas, nas quais todas as substâncias necessárias já estão equilibradas.
A importância da dieta adequada
Proprietários que não prestam atenção ao que o gatinho come, logo enfrentam sérios problemas. Se os sinais de envenenamento do leite vencido são imediatamente perceptíveis, então o efeito prejudicial de muitos produtos naturais prejudiciais é detectado gradualmente. Infelizmente, os sintomas já estão atrasados.
Se o gatinho tem uma dieta inadequada, os rins, fígado e outros órgãos digestivos estão danificados.
Animais que não regulam uma porção de comida são propensos ao ganho de peso, e daqui começam a urolitíase, diabetes e outros problemas. Doenças dos dentes e cavidade oral, doenças de pele e alergias estão se tornando graves consequências.
É muito importante em tenra idade, quando o estômago do gatinho ainda está ficando mais forte, para estabelecer as bases para uma vida longa e saudável.
Taxas de alimentação dependendo da idade e peso
Até a idade de seis meses, o gatinho ganha 100 gramas de peso por semana. Em seis meses, o crescimento do animal é interrompido e o peso continua a crescer. No entanto, esses indicadores não se aplicam a cada indivíduo, pois há recursos de pedigree. Por exemplo, o peso final e o tamanho de um Maine Coon são estabelecidos apenas em dois anos, e até esta idade o animal de estimação desta raça cresce bastante lentamente.
Depois de estudar as características da idade e do peso do animal de estimação, o proprietário será mais fácil de calcular a porção diária desejada do alimento.
Quanto mais velho um gatinho fica, menos energia seu corpo gasta, o que significa que, à medida que cresce, a quantidade de ração diária deve ser reduzida.. Então, se bebê absolutamente pequeno precisa de 48g por 1 kg de peso por dia, então já a partir de 4 meses esta porção diminui para 32g por dia, e a partir de 7 meses este indicador é igual a 24g.Para calcular com precisão a taxa de alimentação, você pode usar copo de medição usual. É vendido em uma loja de animais.
Tais pratos não só tornam possível alimentar adequadamente o seu animal de estimação, mas também é um recipiente bastante conveniente para o preenchimento de alimentos secos. Do pacote para derramar grânulos secos problemáticos.
Calculando a quantidade de comida dependendo do tipo de comida
Alimentos prontos para gatos de diferentes fabricantes diferem em valor nutricional. Para não se confundir com a dosagem, os fabricantes colocam na embalagem uma tabela de idade e peso, bem como o volume recomendado para um determinado animal.
Seco
Alimentos secos são grânulos, semelhantes em estrutura aos biscoitos habituais. Sua composição contém carne, cereais, produtos vegetais. Todos os componentes são secos por uma tecnologia especial. A conveniência de alimentos secos é que eles podem ser deixados no caso de os proprietários precisarem sair por um longo período, por exemplo, um dia.
Deixando uma porção grande na tigela, o dono não pode se preocupar que o animal permaneça com fome ou que a comida se deteriore.
Menos produtos secos - uma pequena quantidade de umidade, no máximo 10%. A este respeito, é muito importante que um gatinho alimentado com comida seca tenha sempre acesso a água fresca. Ao escolher um alimento seco, tente evitar produtos da classe econômica, escolha produtos premium e super premium. Muitos deles produzem alimentos especiais dependendo da idade e do peso do animal, por exemplo, "Para gatinhos a partir de 3 meses" ou "Para gatos, propensos ao ganho de peso". Em média, a quantidade de alimentos secos é calculada da seguinte forma.
Idade do gatinho (meses) | Dose diária (g) |
1-2 | 30-50 |
2-4 | 40-65 |
4-6 | 55-70 |
6-12 | 60-80 |
Molhado
Alimentos úmidos podem ser encontrados em lojas de animais sob a forma de alimentos enlatados ou sacos. Olha para uma variedade como fatias de carne encharcadas em molho. A composição contém vários tipos de carne, aves e peixe, produtos vegetais e cereais. Neste caso, o feed contém 10% mais umidade do que as opções secas. Além dos ingredientes acima, os alimentos premium e super-premium incluem vitaminas e outros suplementos benéficos. Às vezes oferecido na forma de patas. Gatinhos geralmente preferem comida molhada.
Se a dieta do gatinho consistir em alimentos úmidos e secos, é importante que a proporção de alimentos úmidos não seja superior a 25%.
Certifique-se de levar o feed de um fabricante. Prefira o produto que é vendido em lojas de animais comprovadas. Não leve os produtos que os supermercados de alimentos oferecem. Quanto menor a quantidade diária de ração indicada na embalagem da tabela, melhor e mais nutritiva será a ração. Então, um bom alimento úmido é 5% em peso do animal. Médias:
Idade do gatinho (meses) | Exigência diária (g) |
2-3 | 170-210 |
3-6 | 210-300 |
6-9 | 210-300 |
9-12 | 170-255 |
Frequência de alimentação
Pequenos gatinhos, cuja idade ainda não chegou a 3 meses, recomenda-se a alimentação freqüente, mas em pequenas porções. Então a criança felina pode ser transferida para três refeições por dia. De 5 a 12 meses, o animal deve gradualmente se acostumar com duas refeições. Geralmente, tudo depende do peso e da raça do animal, mas com mais frequência os gatos são maiores que os gatos e, portanto, as representantes femininas da maioria das raças podem ser alimentadas uma vez por dia.
Para que o animal tenha desenvolvido um hábito desde a infância em um determinado momento, recomenda-se ajustá-lo ao seu modo. Por exemplo, se o proprietário se levantar às 8:00 da manhã e regressar a casa às 18:00, então de manhã recomenda-se que alimente o animal imediatamente depois de acordar, e é melhor deslocar a sessão nocturna mais tarde, por exemplo às 20.00. Especialmente desde que ninguém é segurado contra força maior, e se o dono tiver que ficar no trabalho ou no trânsito, o animal de estimação não passará fome, porque ele já estava acostumado a jantar às 8 da noite.
Se em 20 minutos o animal não tiver comido a porção proposta, retire a comida.
Não se recomenda deixar a comida em uma tigela até a próxima alimentação. Se for um produto úmido, deteriorará rapidamente, e os grânulos secos permanentemente em uma tigela podem levar a excessos e ganho de peso do animal de estimação, e isso, como já foi observado, enfrenta graves problemas de saúde.
Veja o vídeo a seguir para orientações nutricionais do gatinho.