Cortar as garras de um gato doméstico é um procedimento obrigatório que permite não só manter a saúde do animal de estimação, mas também proteger o interior das garras tenazes do animal. Você pode levar um gato ao veterinário para realizar o procedimento de aparar as garras. E você pode comprar uma tesoura especial e aprender de forma independente a cortar as garras. Além disso, é um procedimento bastante simples.
Por que barbear garras?
O principal objetivo do procedimento é a prevenção do crescimento interno da garra. Assim que a garra começa a crescer em tecidos moles, processos inflamatórios começam no interior do corpo, um abcesso, o gato começa a flacidez.
Além disso, garras muito longas podem causar desconforto em animais ativos, por exemplo, pode causar ferimentos ao saltar de uma altura.
Animais de estimação com garras cortadas não são tão perigosos para papel de parede, móveis estofados e outros itens de interiores. E também para cortar as unhas dos gatos é importante em vários casos.
- Gatos de manutenção de apartamentos. Se há um animal de estimação na casa que tem acesso à rua, então, na verdade, ele mesmo vai lidar com o comprimento de suas garras, porque na natureza os gatos "fazem uma manicure", afiando superfícies duras ou casca de uma árvore. Um gato que vive sempre na casa não tem a oportunidade de subir em árvores e triturar as garras, então ele precisa de podas artificiais.
- Estilo de vida sedentário. Um gato de apartamento, especialmente castrado, costuma ser preguiçoso e ganancioso, é passivo e prefere passar a maior parte do tempo deitado no sofá. Tal animal deve ser realizado regularmente o procedimento para o corte de garras.
- Visite a exposição. Para que o expositor de quatro patas não prejudique os visitantes, ele precisa cortar as garras. O mesmo se aplica a outras atividades na vida de um gato, como o banho.
- A aparência das crianças. Quando crianças pequenas aparecem na casa, elas também devem ser protegidas de garras de gato com garras, por isso é importante cortar regularmente as garras do seu animal de estimação.
Tipos de cortadores de garra
É possível cortar as garras do gato com quatro versões dos cortadores de garras.
- Tesoura especial. Na aparência, são tesouras para unhas comuns, mas suas lâminas têm uma forma redonda côncava e um buraco é formado no centro. A garra do gato é colocada nessa área, as lâminas são comprimidas e cortadas no comprimento desejado.
- Fórceps Lembre o alicate. Para cortar uma garra a um certo comprimento e não ferir um animal, essa ferramenta é equipada com uma parada especial. E também há um fusível que impede a divulgação completa das lâminas. Devido ao mecanismo de proteção, o dispositivo é seguro para crianças.
- Guilhotina. A opção mais popular. Esta ferramenta rápida e rapidamente corta as garras do gato, mas antes disso o proprietário precisa se ajustar. O fato é que ao usar a guilhotina, o comprimento capturado da garra é completamente invisível, então o proprietário deve primeiro se acostumar com este método de trabalho, após o que ele aprenderá a ajustar as garras de seu animal de estimação.
- Moedores Este é um dispositivo elétrico com anexos removíveis que funciona como um arquivo. O dispositivo incluído na rede começa a girar a cabeça, o que corta a garra do gato. Alguns modelos estão equipados com paradas para remover um certo comprimento de garra. Normalmente, este equipamento é usado para trabalhar em salões de beleza profissionais.
Como escolher?
Escolhendo a tesoura de garra de um gato na loja, tente pegar a ferramenta escolhida na sua mão. Tente sentir como será confortável usar um modelo específico. Se o animal de estimação ainda é muito pequeno ou é um gato de raça em miniatura, então é recomendado dar preferência a tesouras ou pinças. Certifique-se de escolher uma ferramenta feita de aço de qualidade, mas tal que as alças tenham revestimento de borracha - é mais conveniente trabalhar com essa tesoura.
Se a escolha recai sobre a guilhotina, então pegue um modelo equipado com um limitador.
Como cortar?
Para realizar corretamente o procedimento para aparar as garras do gato, você deve estudar a estrutura desta parte do corpo. Olhando para a garra na luz, você pode ver que sua cor é diferente. Preste atenção na parte rosa da garra. Estes são vasos sanguíneos, portanto, a poda nessa área é proibida.
No processo de crescimento das garras, os capilares penetram, se o capilar for tocado durante o corte, isso pode causar sangramento.
Naturalmente, o animal sentirá dor e, da próxima vez, será bastante difícil fazê-lo sentar-se em silêncio durante a manipulação.
Para evitar esse problema, recomenda-se barbear apenas a parte curva da unha, para a área onde o vaso é adjacente. É melhor começar o procedimento desde a tenra idade, para que o gatinho esteja habituado à circuncisão. Apesar do fato que o aparamento corretamente executado de um animal é indolor, o gato ainda sente algum desconforto. Afinal, geralmente é necessário segurá-lo firmemente em um cobertor, e isso assusta o animal. Se a poda é feita desde a infância, então o animal de estimação terá tempo de se acostumar com ele, de modo que não entre em pânico com a visão de uma tesoura. O procedimento consiste em vários estágios.
- Prepare a ferramenta. Desinfete, lave as mãos.
- É melhor executar um gato "manicure" com um assistente. Uma pessoa deve manter um animal, o segundo - para realizar o corte. Se não houver parceiro, recomenda-se que o gato seja bem embrulhado em um cobertor, deixando apenas a cabeça e a pata desejada.
- Tendo consertado bem o animal de estimação, você precisa levar o pé e pressionar o dedo no bloco, depois o animal mostrará as garras.
- Se a garra estiver leve, ela será cortada a uma distância de 1-2 mm da zona rosa. A garra pigmentada é cortada de 1 a 2 mm da ponta.
- Se o proprietário ainda tocar em um vaso sanguíneo, recomenda-se molhar o algodão com peróxido de hidrogênio e tratar o dano.
As seguintes diretrizes adicionais para aderir ao procedimento devem ser seguidas:
- Acredita-se que os gatos não podem cortar suas unhas com tesouras comuns, mas isso não é bem verdade - tesouras simples são realmente muito inconvenientes de usar, mas se o dono do animal tem muita experiência na realização do procedimento, ele irá lidar com essa ferramenta;
- Antes de iniciar a operação, dê ao gato uma cheirada de um instrumento desconhecido para que ele entenda que esse objeto não é perigoso;
- a fim de tranquilizar o animal de estimação após tal manipulação desconfortável, recomenda-se recompensá-lo com um "lanche", derrame, louvor pela paciência com uma voz suave;
- A freqüência do procedimento em casa depende do estilo de vida do animal de estimação, da taxa de crescimento das garras de um indivíduo em particular e de outros fatores, mas o intervalo geralmente aceito é uma vez a cada duas semanas.
Veja abaixo uma visão geral dos cortadores de gatos e seus recursos de aplicação.