A primeira menção de gatos tailandeses foi há mais de seis séculos. Nos palácios do Sião viviam animais divinamente belos - de olhos azuis, graciosos, de cores vivas. Acreditava-se que os gatos tailandeses não têm medo das mordidas de ratos, porque sua pele tinha poucas terminações nervosas, era forte e elástica. Além disso, os capilares desta raça estão localizados longe da superfície da pele, então a probabilidade de infecção com uma mordida ou lesão é pequena.
O governante do Sião foi rigorosamente monitorado para garantir que os gatos sagrados não saíssem do país. Mas ainda assim, uma vez, o cônsul britânico recebeu um presente de dois gatinhos tailandeses do sexo oposto como um sinal de especial agradecimento e gratidão. Então a raça veio para a Europa e rapidamente se tornou extremamente popular. Quanto à Rússia, os gatos tailandeses ganharam reconhecimento no final do século passado.
Os gatos tailandeses não são idênticos aos siameses, apesar de sua semelhança externa. A principal diferença no físico - os tailandeses são mais densos, compactos e bem unidos que os siameses.
Funcionalidades
As características da cor dos representantes da raça são:
- o contraste de cores em um animal;
- um grande número de cores possíveis;
- tons incomuns;
- a presença de uma "máscara" escura no rosto.
"Thais" pode ser monótono e irregular, listrado e tartaruga. Ao longo da vida, as cores podem mudar - tornam-se mais brilhantes ou, inversamente, ficam pálidas.
Como o gato vai colorir depende da genética. Ao olhar para um gatinho recém-nascido, é difícil dizer qual rabo ele terá, pois a cor aparecerá com o seu crescimento. A raça é conhecida pela floração - isto significa que os gatinhos nascem brancos e, posteriormente, manchas aparecem neles. Gatos adultos podem escurecer completamente.
O corpo de um gato tailandês é sempre mais leve que as pernas, o rosto e a cauda. E a cor depende das condições em que o gato está contido e do que come. Se há muitos subprodutos e frutos do mar na dieta tailandesa, isso acaba escurecendo por alguns tons. O mesmo efeito será alcançado se o gato viver na rua e no frio.
A cor mais cara e valiosa do gato tailandês é aquela com o contraste mais forte entre os tons e os pontos do corpo. As marcações devem ser monótonas, mesmo. Cópias da exposição devem ser apenas isso.
Todos os membros da raça têm olhos azul-celeste, esse recurso aparece desde o momento do nascimento. Outros tons de olhos são inaceitáveis, assim como manchas de outros tons em olhos azuis.
Por natureza, os gatos tailandeses são muito móveis, curiosos, brincalhões, engraçados. Eles são bons em pensar e aprender, amam brincar com o dono, muitas vezes atraem toda a família para o entretenimento.. Eles têm excelente intuição e encontram facilmente a “chave” para o coração de cada membro da família. Eles são os favoritos de todos.
Gatinhos são muito curiosos.. Eles precisam subir literalmente em cada esquina, mas ao mesmo tempo não perder de vista o dono. Eles adoram brincar com pacotes. Crescendo, eles começam a roer os fios, então você precisa tomar cuidado para que não esteja disponível para eles. Isso se deve ao fato de que os dentes coçam e os fios fazem isso de maneira muito conveniente.
Ao iniciar uma casa de animais de estimação - um gatinho tailandês, você precisa verificar a residência por segurança. O Windows não deve ser aberto, os produtos químicos, tablets, agulhas e fios de domínio público não devem ser o mesmo que o vidro de polietileno. A máquina de lavar roupa deve estar bem fechada. Gritando com o gatinho, se ele fez algo proibido, não precisa dele, só vai assustá-lo. Você precisa mostrar calmamente a ele que está infeliz e voltar sua atenção para um brinquedo ou uma baqueta.
Bem ajuda o jato de spray.
Cores primárias
A cor dos gatos tailandeses é caracterizada por um grande número de espécies.
Os tons clássicos são considerados várias opções.
- Ponto de cor - uma cor típica siamesa que todos conhecem. O pêlo do corpo do gato é branco, e o focinho, as patas e a cauda são castanhos escuros ou pretos.
- Para ponto de vedação um corpo cremoso é característico e os pontos dos pontos são marrons. Esta também é uma cor comum.
- Ponto de chocolate - Esta é uma combinação de tons de leite assado no corpo, orelhas, cabeça, patas e cauda são mais escuras para um par de tons. As costas podem estar manchadas ou manchadas de chocolate. Ponto de chocolate cor é interessante porque o escurecimento desses gatos não afeta, eles mantêm o contraste, que é originalmente, para a vida.
- Para cor ponto azul caracterizada por uma lã branca fria com um tom de azul no corpo. Orelhas, base do focinho, patas e cauda são cinza claro ou escuro. A cor do ponto azul é caracterizada por uma faixa de cor azul esfumaçada.
- Ponto de creme - Estes são animais de uma cor leiteira ou bege com manchas creme ou rosa. A área do focinho, orelhas, patas e cauda são pintadas com mais intensidade.
- Ponto vermelho - Esta é uma cor rosa e manchas, pontos - avermelhada. O ponto no tom vermelho é muito menos comum, e é por isso que é difícil fazer uma descrição do caráter e dos hábitos de um gato com essa cor.
- Ponto tortie - como o nome indica, esse tipo de cor é tartaruga. As cores básicas são creme e rosa. Tortie é um dos mais raros tipos tricolor de cor principalmente porque não há repetições de cores, cada uma delas é individual e única. Além disso, ao longo da vida da cor do animal muda.
Somente representantes femininas da raça são pintadas em tortie.
- Ponto lilás - uma das cores raras, caracteriza-se por semitons de transições suaves e suaves. As cores são muito delicadas, bege-pastel, e os gatos com essa cor são muito bonitos.
- Para cor ponto de geada caracterizada por tons quentes de magnólia. Lugares marcados pintados de cinza-rosa. Gatos de ponto de geada são mais brilhantes que todas as outras cores.
- Tabby (ponto tabby) - listras coloridas. Os americanos chamam essa coloração de ponto de lince. As tiras são bem definidas. Na testa, marca claramente visível na forma da letra M, na base do bigode - pontos, e os olhos e nariz circundados em preto ou marrom escuro. Os tons são diferentes - do creme claro ao marrom escuro.
Quanto mais escuros os pontos, mais escura a pele ficará nas patas e no nariz. As cores mais comuns - forças e pontos de cor.
Descrição do ponto de tabby das cores
Colorir ponto tabby tem várias variedades. Eles são todos listrados, eles apenas diferem na cor das bandas:
- tem um ponto de tabby de poder cor preta;
- Blue Tabby Point tem um cinza-azulado;
- barras de chocolate ao leite são características para o ponto tabby chocolate;
- ponto laranja tabby, respectivamente, laranja.
A cor das patas dianteiras é “anéis quebrados”, e eles também decoraram os quadris. Pernas traseiras - monofônicas escuras. Orelhas com uma “impressão digital” - um ponto brilhante do lado de fora. A cauda também é pintada com anéis quebrados. O nariz é rosa com um traçado da cor da cor principal. Paw pads estão marcando cores.
Quanto mais forte e brilhante o contraste dos pontos e da cor primária, maior o sucesso que aguarda os gatos no show.
Opções raras
Os amantes de raça muito ativamente continuam a desenvolvê-lo. Como resultado do cruzamento, aparecem mais e mais cores exóticas. Gatos da raça carregam o gene recessivo, portanto, outra raça em relação a ele é sempre o portador do gene dominante. A genética "tailandesa" só se manifesta quando o gato e o gato pertencem a esta raça.
A remoção do Neva Masquerade Point aconteceu após o cruzamento de animais tailandeses com um gato siberiano.Desde que houve uma mistura de raças, a lã mudou a um nível qualitativo - a aparência do subpêlo, bem como o alongamento do cabelo ao meio.
Considere algumas cores mais raras, além daquelas listadas na seção acima.
- Ponto de canela - com marcas de tonalidade de canela. Nesta cor o contraste de tons quentes e frios parece muito impressionante.
- Ponto caramelo - um tom suave e quente de caramelo, cinzento acastanhado. Tiras não são consideradas defeitos, mas indesejáveis.
- Ponto fulvo - esses tailandeses têm marcas rosa-pastel e seu corpo é lilás-claro. Esta coloração lembra aquarela japonesa.
- Ponto cinza-marrom - muito contrastante. Em uma base branca como a neve, há marcas claras com uma cor marrom-cinza base e um tom rosado ou roxo.
Os defeitos da raça são considerados lã escura no abdômen, ausência de qualquer ponto, ausência de olhos azuis, manchas brancas, além de várias manchas no corpo. Além disso, mesmo que os olhos estejam azuis com manchas de cores diferentes, ainda é considerado um defeito. Os mais valiosos são animais com tons avermelhados e vermelhos de um ponto e gatos tartaruga, independentemente da sua gama de cores.
Cores não reconhecidas
Até o momento, os felinólogos estão trabalhando no campo de outras cores, provavelmente, novas cores de gatos tailandeses estão esperando por nós lá.
Criadores ingleses e holandeses estão trabalhando para trazer as cores ponto ericot e ponto de prata. Mas hoje, essas cores não foram reconhecidas, já que sua aparência ocorre espontaneamente, por uma razão desconhecida.
Há uma opinião de que não é necessário reconhecer essas cores, pois elas têm uma forte semelhança com cores já reconhecidas, e apenas o especialista em criadores pode distinguir a diferença entre elas.
Veja o próximo vídeo para cuidados com gatos tailandeses.