Animais de estimação domésticos não são apenas amigos verdadeiros e interlocutores silenciosos, mas também esforços significativos que aguardam todos os proprietários, sem exceção. Muitas vezes, os gatos começam a miar e mostram sinais de forte ansiedade - há várias razões para explicar esse comportamento do animal.
Vamos nos debruçar sobre cada um deles e dizer-lhe como lidar com o problema.
Problemas comuns
Existem algumas nuances que explicam esse estranho comportamento de um animal. Em qualquer caso, todo criador deve entender claramente que os gatos simplesmente não miam - este é um tipo de língua de gato, e fazendo seus sons guturais, o animal tenta atrair a atenção humana. Se isso mudar sua aparência ou comportamento, faz sentido olhar mais de perto seu animal de estimação.
Relacionado com a saúde
O desenvolvimento de doenças virais, infecciosas e fúngicas traz um desconforto significativo aos animais, o gato notifica todos os processos desagradáveis que ocorrem no corpo, em primeiro lugar com um alto miau.
As patologias mais comuns de fluffies são:
- infecção por helmintos - neste caso, o animal não só faz sons altos, a doença é muitas vezes acompanhada de vômitos, fezes chateadas, tremores no corpo e uma tentativa de "coçar" o ânus em um sofá ou carpete;
- problemas gastrointestinais - quando o gato mia antes ou durante a visita à bandeja, é mais provável que o processo de esvaziar seja difícil, e isso indica diretamente os processos patológicos no corpo;
- infestação de carrapatos - neste caso, o gato não está apenas gritando, ele ainda está mexendo no apartamento e penteando suas orelhas e focinho para sangrar;
- doenças virais - em primeiro lugar aparecem na aura rouca do animal, enquanto o animal de estimação muitas vezes fica imóvel, recusando não só a comer, mas até mover-se.
Psicológico
Muitas vezes a razão para o miado alto é o animal de estimação estragado habitual. Proprietários que, desde a infância, acostumaram seu gato a um excesso de carinho e atenção, depois de um tempo começam a pagar por seus erros - a gata está acostumada a conseguir tudo o que quer, na primeira chamada, e se por algum motivo ela não vê uma reação tão familiar Isso é ela indignada. Ela está tentando conseguir o que precisa, acompanhando suas demandas com gritos altos.
Em tal situação, há apenas uma saída - gradualmente retreinar seu gato, mostrando-lhe que a indulgência em todos os caprichos não é mais bem-vinda.
Tosca é uma razão psicológica não menos comum para miar.
Especialmente muitas vezes acontece em pequenos gatinhos separados da mãe - o bebê está triste pela primeira vez em um novo local de residência, muitas vezes chorando, muito alto e muito claramente. Neste momento, ele precisa do apoio de uma pessoa, sua atenção, carinho e jogos de distração.
Ansiedade - se o animal começar a mexer, passar de sala em sala e ao mesmo tempo fazer sons altos, então, muito provavelmente, o animal de estimação antecipa a aproximação de algum evento desagradável: desastre natural ou infelicidade.
Além disso, há gatos meteossensíveis que respondem às mudanças climáticas com sons altos.
Muitas vezes, os gatos com seus “miados” respondem ao mau comportamento do seu mestre.Infelizmente, nem todos os criadores tratam seus mascotes com cuidado e atenção - enquanto o gatinho é pequeno, provoca deleite e afeição, e quando se torna grande e mostra caráter, começa a causar irritação e receber tapas e até chutes. Neste caso, um grito alto se torna para o gato uma maneira de se proteger - ele tenta “assustar” seu mestre e afastá-lo de seu espaço individual.
Neste caso, é muito importante mudar a atitude em relação ao seu amigo de quatro patas.
Outras classificações
Por idade
Os gritos de gato são geralmente devido às características da idade. Por exemplo, pequenos gatinhos, como crianças, adoram reclamar das várias dificuldades e obstáculos que encontram no caminho - protuberâncias fofas e fofas mostram sua ansiedade precisamente por miar. No entanto, às vezes as razões não são necessárias: a criança pode emitir um grito de guerra apenas para atrair a atenção de seus mestres - este é um fenômeno completamente normal. Os donos de um gatinho só devem ser cautelosos se o bebê chorar constantemente - então é necessário, o mais rápido possível, identificar a causa da ansiedade e eliminá-la.
Na maioria das vezes, as razões para o alto clamor de gatinhos são as seguintes.
- Mudança de situação - quando o gatinho está em uma nova família ou em uma casa nova, é sempre estressante para ele. Nesta situação, o dono deve cercar o bebê com carinho, e sua ansiedade passará rapidamente.
- Sentimento de fome - pequenos gatinhos precisam de nutrição mais freqüente do que os gatos adultos. Dependendo do retorno, ele deve comer de 4 a 7 vezes por dia, portanto, é importante que a manjedoura esteja constantemente cheia e que haja livre acesso à água.
- Situação difícil - gatinhos muitas vezes inquisitivos em suas tentativas de explorar o ambiente estão em uma situação difícil, por exemplo, eles entram em um lugar alto, do qual eles não podem descer. Neste caso, um miado alto, eles chamam seus mestres de ajuda.
Problemas não ocorrem apenas em bebês, mas também em gatos mais velhos. Infelizmente, a idade não poupa ninguém - não apenas pessoas, mas também animais.
Animais de estimação de idade geralmente começam uma ampla variedade de problemas de saúde, alguns órgãos não funcionam tão ativamente como costumavam - um animal de estimação fala sobre esse desconforto e informa seus donos.
Quando um gato passa por uma linha de cinco ou seis anos, é melhor mostrá-lo regularmente a um veterinário para que, em caso de doença, tome medidas imediatas para aliviar a condição do animal.
Além disso, os gatos mais velhos muitas vezes se sentem muito tristes, sentem-se sozinhos e tentam se livrar desse sentimento em todos os sentidos. Eles não vão mais jogar nessa idade, mas é improvável que se recusem a ficar nas mãos de seu mestre. Não os negue neste simples sinal de atenção - se você não der ao gato a porção necessária de amor e carinho durante o dia, ele certamente exigirá o seu próprio durante a noite.
Por gênero
Um choro alto é acompanhado pela aproximação do estro em um gato adulto sexualmente maduro, e em gatos, o desejo sexual causa gritos uterinos. O desejo físico, que não encontrou satisfação, traz não apenas desconforto físico psicológico, mas também forte para o animal - animais de estimação tentam atrair a atenção do sexo oposto gritando, sinalizando sobre sua prontidão para o acasalamento.
Tomando o gatinho, deve-se ter em mente que se o animal não estiver em samovygul, então esses shows serão realizados regularmente, e os donos terão que aceitar isso ou esterilizar / castrar seu animalzinho fofo.
Como encontrar a causa?
Se o gato começou a miar em voz alta e por um longo tempo, então primeiro de tudo você deve dar uma olhada mais de perto e prestar atenção às mudanças de atendente em seu comportamento.
- Se o gato se recusar a comer, embora a tigela esteja cheia de comida - muito provavelmente, o animal está com fome, mas o alimento proposto não combina com ela.
- Se o gato mia no fundo de uma longa recusa do banheiro - o animal de estimação se depara com indigestão.
- Quando o choro de um gato é acompanhado por uma mudança no comportamento, por exemplo, ele se torna lento ou coça frequentemente, e também se os olhos mucosos do gato ficarem inflamados e o pêlo escurecer - o animal fica doente. As causas da doença só podem descobrir o veterinário.
- Mas se o seu animal de estimação começa a se esconder atrás de móveis, encolhido contra as paredes, ele sente medo - na maioria das vezes isso acontece quando um gato se encontra em um novo local de residência ou quando é confrontado com um tratamento cruel das pessoas.
- Se o gato é pressionado contra as baterias e está procurando lugares quentes - o animal está congelado. Se um amigo peludo começa a literalmente "rabo" ir atrás de seu mestre - muito provavelmente, seu amigo sugere que ele quer brincar com você ou obter sua porção de amor e carinho.
- Durante a caça sexual, os gatos começam a marcar os cantos da casa, e os gatos ficam na “pose pronta” e levantam a cauda.
- Os gatos são animais limpos, e eles nunca vão andar em uma bandeja suja, por isso, se um animal mia perto do banheiro, mude o enchimento o mais rapidamente possível.
- Gatos mais velhos geralmente sofrem de doença de Alzheimer. Neste caso, o animal frequentemente colide com as paredes, pára de responder ao nome, pode ficar em um lugar por um longo tempo com um olhar vazio, às vezes fazendo barulhos altos.
O que fazer
Métodos de lidar com um gato miau dependem diretamente das causas que o causam. Tenha em mente que os felinos são principalmente animais noturnos. Durante o dia, eles gostam de dormir e, à noite, começam a correr, farfalhar em pacotes, andar e flertar com o dono; se ele não retribuir, eles começam a gritar e atacar inimigos invisíveis.
Para desmamar o gato para gritar à noite, tente não deixar seu animal dormir à noite, incomodá-lo, oferecer jogos e, pouco antes, alimentar e aquecer a cama - nesse caso, seu animal de estimação provavelmente ficará cansado e dormirá a noite toda, deixando-o dormir para os proprietários.
Se o gato apresentar todos os sinais da doença, somente o médico poderá prescrever o tratamento, que realizará todos os exames necessários e selecionará os medicamentos necessários.
Se as razões para o choro do gato são psicológicas, e o animal tem um sentimento de ansiedade e medo, então ele precisa de atenção maior dos donos.
Carinho, calor e uma atitude amigável ajudará a lidar com as circunstâncias alteradas, se desejar, você pode beber um curso de sedação.
Quando o gato estiver congelado, tente aumentar a temperatura do ar na sala e, se isso não for possível, providencie uma casa quente para seu animal de estimação.
Para lidar com a caça sexual será muito mais difícil.
Se você se opuser a medidas tão radicais quanto a esterilização e a castração, peça ao veterinário para prescrever medicamentos que bloqueiem a caça, por exemplo, "Barreira sexual" ou "Gestrenol". Tenha em mente que todos eles contêm hormônios e têm muitas contra-indicações, então muitos proprietários simplesmente "sobrevivem" a esses dias conturbados.
Quando um gato grita, é estritamente proibido:
- sucumbir às suas provocações - jogar ou alimentar-se apenas para manter o animal silencioso;
- xingar ou esbofetear a vagina - lembre-se de que esses animais são muito vingativos e que o "retorno" não tardará a esperar;
- derramar água sobre o animal;
- assoar o nariz de um gato.
Para acalmar seu animal de estimação requer um sistema nervoso forte e excelente velocidade do obturador. Tente manter suas emoções sob controle, e mesmo nos momentos mais tensos, não desista e não grite com o gato, muito menos recorra à violência. Somente afeição, compreensão e amor o ajudarão a lidar com o problema e a alcançar o resultado desejado.
As razões pelas quais um gato pode miar estão listadas no vídeo abaixo.