Você pode obter animais de estimação em qualquer idade, não importa quem mora em casa, você deve ser capaz de cuidar dele. Os amantes de gatos que não esperam por tantas preocupações, mas mesmo com a abordagem errada dos negócios, conviver com um animal de estimação pode se tornar uma verdadeira catástrofe. Devido à natureza selvagem dos gatos, você precisa se proteger e proteger os móveis das garras afiadas, que podem ser usadas mesmo em uma situação inofensiva. Para efetivamente e rapidamente realizar uma manicure para seu animal de estimação, você precisa conhecer todas as sutilezas deste procedimento.
Idade e propósito
Gatos são animais de estimação que são frequentemente criados em casa, então você precisa conhecer os requisitos básicos para cuidar deles. Como os animais são selvagens e rebeldes por natureza, a presença de garras afiadas pode ser bastante perigosa para outras. Para minimizar os riscos, você precisa ser capaz de cortar as garras de um gato ou gato, se necessário.
Existem as seguintes razões pelas quais este procedimento é obrigatório:
- manter um gato exclusivamente em casa;
- falta de atividade significativa no comportamento do animal;
- assistência em garras de trituração se o animal de estimação não puder fazê-lo sozinho;
- caráter muito violento e desenfreado que ameaça a saúde dos outros.
Se nos primeiros três casos o procedimento de manicura é desejável, então no último é necessário cortar as garras do gato, porque qualquer um pode sofrer, inclusive crianças. O procedimento para encurtar as placas ungueais pode ser realizado em todas as quatro patas, para que o gato não sinta desconforto, compreendendo a diferença nas sensações na frente e atrás e seja completamente inofensivo. Se o animal de estimação não demonstrar agressividade, as garras de aparar e de arquear não poderão ser feitas nas patas traseiras.
Não é recomendado fazer tal procedimento com muita freqüência, pois isso pode afetar negativamente a saúde do gato.. Há também certos limites de idade, quando vale a pena iniciar esses procedimentos, a fim de ensinar seu animal de estimação para eles e não ter problemas com ele no futuro. O período ideal será de dois a três meses, quando as garras já estiverem fortes e puderem ser cortadas, e o animal ainda é pequeno para protestar, mas é bem capaz gradualmente se acostumar com a manicure.
Conduzir tais ações para gatinhos menores é prejudicial, já que suas garras ainda estão macias demais e podem ser feridas para um animal de estimação, cortando-as demais.
Você pode cortar as placas ungueais de um gato ou gatinho apenas no caso se há alguma experiência ou conhecimento de como o processo em si deve ser conduzido. A primeira vez é sempre a mais difícil, tanto para o gato como para o dono, por isso é importante se preparar moralmente e criar todas as condições para que o trabalho seja realizado com sucesso. Para que o gatinho não fique nervoso, é necessário acariciá-lo, conversar com ele, tratá-lo com algo saboroso. O procedimento deixará de ser assustador e desagradável para o animal, quando ele se sentirá seguro e esperará recompensa após o término da manicure.
Uma vez que o procedimento se tornou familiar para o animal de estimação, é necessário determinar a sua frequência, de modo a não iniciar o estado das garras e não exagere com o encurtamento. Para cada gato, o número de sessões pode variar, o que é explicado pelas características individuais de desenvolvimento, nível de atividade e idade. A melhor taxa é cortar as garras uma vez por mês.
Se falamos de gatinhos, então eles estão crescendo ativamente não apenas o corpo, mas também as placas ungueais, em conexão com as quais, e eles terão que ser encurtados duas vezes mais vezes.
Como cortar as garras?
As placas de unhas de gatos e pessoas são significativamente diferentes, por isso, usando tesouras de unhas clássicas ou pinças, com o qual uma pessoa corta as unhas, não está certo. A garra do gato consiste não só de células cornificadas, mas também de uma polpa dentro da qual circula. Se você cortar a garra com muita força, há um risco de que a integridade da polpa seja comprometida e o animal seja ferido. Uma vez que as garras contêm um grande número de microrganismos nocivos, tal ferida pode ser muito grave e durar muito tempo.
Para minimizar o risco de ferimentos no seu animal de estimação, É melhor comprar ferramentas especializadas para isso, com as quais você pode cortar com rapidez e precisão as garras sem danificar a polpa.
Entre os principais dispositivos com os quais você pode trabalhar, existem vários.
- Tesouras especializadas para gatos e gatinhos, diferindo em tamanho. Eles geralmente são pequenos em tamanho e feitos de metal durável, já que as garras dos gatos têm uma ferramenta bastante grande e de baixa qualidade que não consegue lidar com isso. Para o conforto do trabalho, os fabricantes fazem tal tesoura com conveniente para as pegas do proprietário e as lâminas muito afiadas, que aceleram o aparamento das garras ao animal de estimação.
- Pinças ou pinças para um gato também são uma ferramenta alternativa para cortar as placas ungueais. A peculiaridade do uso de tal equipamento é que é importante colocá-lo perpendicularmente na garra, caso contrário você pode provocar a delaminação da camada córnea da garra. É importante adquirir uma ferramenta de qualidade que será feita de um metal forte e afiado que pode rapidamente cortar a parte desnecessária e não ferir a garra.
- Guilhotina semelhante ao alicate, mas tem uma estrutura ainda mais reforçada, a fim de garantir um resultado de qualidade com o mínimo de tempo. A lâmina de trabalho, neste caso, é apenas uma, então o corte é feito mais uniforme, o que permite que um movimento corte as garras do animal de estimação.
- Electro Trimmer difere de todas as versões anteriores, pois tem um princípio de ação completamente diferente. Garras neste caso não são cortadas, mas moer com a ajuda de rolos especiais e rodízios com pulverização abrasiva. Para tornar o procedimento seguro, tampas especiais com orifício para a garra são vendidas para esse equipamento. Quando o animal está pronto para o procedimento, o pé deve ser colocado de modo que seja fácil arrancar toda a unha de platina, uma após a outra.
Devido à moagem gradual, você pode proteger seu animal de estimação de lesões e tornar o processo mais confortável.
A escolha de uma ferramenta pode ser ditada pela idade do animal, seu caráter, a experiência do proprietário e os hábitos de usar algo específico.
Os iniciantes podem experimentar todas as opções acima e se debruçar sobre o fato de que você pode conduzir com rapidez e precisão uma manicure para animais de estimação.
Instruções passo a passo
A fim de cortar as garras do gato em casa, você precisa se preparar adequadamente para este procedimento. Se a manicure é executada pelo dono da casa, então em primeiro lugar é necessário comprar todo o equipamento necessário, bem como aprender como usá-lo. Para minimizar os riscos, é importante seguir as precauções de segurança, que são as seguintes:
- tratamento de garras com solução alcoólica para esterilizar o instrumento;
- preparação de animais de estimação e estimulação de garras pressionando a almofada do pé;
- rápido e confiante cortando o excesso de parte da garra.
Preparando-se para o procedimento, você precisa ter produtos de higiene adicionais, tais como: esponjas de algodão, toalha limpa, peróxido de hidrogênio, lixa de unha para afiar as garras. Para raças de pêlo comprido, você também pode preparar uma tesoura para aparar pêlos em excesso, o que pode interferir no trabalho da manicure. Para a conveniência do procedimento, é importante escolher o momento certo em que o gato está calmo e pronto para cooperar, caso contrário, será difícil alcançar o resultado desejado, e o animal pode ficar estressado e se recusar a repetir a manicure.
Para proteger o animal, recomenda-se envolvê-lo em uma toalha ou outro material em que o gato ficará confortável.
Para reduzir o risco de resistência, é melhor dividir as patas do animal de estimação e escondê-lo até que ele alcance a sua vez.
O corte de garras exige que o proprietário siga as seguintes regras:
- proporcionando uma posição confortável e confortável para o gato - não é necessário forçar o animal a manicure à força, o animal deve chegar ao dono quando ele tiver preparado todas as ferramentas necessárias;
- proteção do proprietário durante o trabalho - durante as primeiras sessões é necessário pensar não apenas no conforto e segurança do animal, mas também no seu próprio, já que o animal pode se comportar de forma imprevisível e inconsciente, ferindo o dono. É melhor usar itens com mangas compridas feitas de matéria densa e uma mão livre que segurará o gato - uma luva que servirá como uma barreira protetora em caso de um ataque súbito de um animal de estimação;
- cortar corretamente a garra - O comprimento da peça que será cortada não deve exceder 2-3 mm, caso contrário, há um risco de bater nos vasos sanguíneos e causar sentimentos muito dolorosos no animal;
- seleção do ângulo de corte ideal - se a ferramenta for colocada incorretamente, como resultado do corte da garra, ela pode simplesmente rachar, o que complica o trabalho com ela, causa sensações dolorosas e aumenta o tempo de cura das patas do gato.
Se o animal estiver claramente protestando contra a manicure e for incapaz de lidar sozinho, então inicialmente você precisa levar uma das famílias para ajudá-lo, a fim de reter ou cortar diretamente a garra. Assim que uma fera se acalmar e se acostumar com o processo, você pode conviver com um dos donos de gatos. O procedimento para a manicure para gatos será o seguinte:
- preparar mentalmente o animal de estimação para o procedimento futuro, calma e carinho;
- prepare uma das pernas, pressione suavemente a almofada para mostrar as garras; É importante não pressionar com força, para que o gato não fique assustado e fuja;
- as garras dos gatos são transparentes, assim você pode ver a borda que precisa ser removida, e a polpa, que tem uma tonalidade rosa, não deve ser escolhida muito de perto;
- a garra é tomada perpendicularmente e a borda da garra é cortada na mesma posição; Para tornar as bordas mais suaves e seguras, elas são cuidadosamente arquivadas.
É importante! Dependendo de quais pernas serão submetidas a manicure, vale lembrar que existem cinco garras na frente e quatro garras nas costas. Se você não realizar o procedimento a tempo, a garra velha pode causar desconforto ao gato, o que, sem dúvida, afetará seu comportamento.
Recomendações úteis
A fim de cortar suas garras de forma independente para o seu animal de estimação peludo, é importante conhecer não apenas as peculiaridades do processo, mas também os possíveis riscos e problemas durante a sua implementação. Se o gato for agressivo, a remoção das áreas pontiagudas da garra torna-se uma necessidade, e será realizada por um veterinário ou por alguém da família. Devido à natureza do personagem para cortar as garras será muito difícil. Se o gato resiste e quebra, não funciona normalmente, você precisa saber o que fazer em tal situação, a saber:
- não force e tente repetir o procedimento um pouco depois, esperando por um estado mais relaxado do animal;
- use fralda, que ajudará significativamente a proteger-se das garras de um animal obstinado;
- comunique-se com seu animal de estimação e acalme-o durante todo o processo de limpeza das garras.
Trabalhar com animais de estimação agressivos não é fácil. É melhor não atrasar o costume do gato para uma manicure, já que na idade adulta será extremamente difícil se acostumar com tais manipulações, cada sessão será um verdadeiro desafio tanto para o gato quanto para o proprietário.
Para animais de estimação calmos, os procedimentos de panos e calmantes não são necessários, eles se comportarão com calma sem causar nenhum desconforto.
Para que o procedimento de corte de cabelo seja rápido e de alta qualidade, você deve se familiarizar com as seguintes dicas:
- a seleção de ferramentas deve ser feita de forma responsável - é melhor não comprar produtos baratos demais, pois eles rapidamente se tornam opacos, e isso pode causar a divisão da garra ou sua divisão;
- É melhor fazer uma manicure à tarde com luz natural, para que seja mais fácil notar a borda cortada da garra e minimizar o risco de lesão;
- depois de cortar a garra, ela deve ser lixada corretamente, para a qual uma lixa de unha dura ou lixa pode ser adequada; se você não fizer este procedimento, o gato pode prender as garras no carpete, estofamento do sofá ou outros tecidos, o que resultará em ferimentos no animal, vincos ou garras;
- A princípio, será difícil para o gato sentar em suas mãos por muito tempo até que o dono restaure as pernas, portanto é recomendável começar com um membro por dia, aumentando gradualmente a taxa diária de garras, aparando todas as unhas de platina por vez sem desconforto pet;
- Como as garras aparadas não são uma necessidade vital para um gato, não é necessário planejar outros procedimentos higiênicos no mesmo dia para não incomodar seu animal de estimação; para cada atividade, é melhor escolher um dia separado e depois de concluir o trabalho, agradeça ao animal por sua cooperação, que aumentará seus sentimentos positivos após tais procedimentos.
Manter animais de estimação parece simples e conveniente, mas na verdade significa tomar conta de si mesmo e seguir regras e recomendações estritas sobre muitos itens relacionados a comida, higiene, caminhadas e assim por diante, então antes de começar um animal de estimação, você deve pesar todas as vantagens e deficiências, e depois parar em alguma decisão.
Você pode descobrir como é fácil cortar as garras de um gato assistindo ao vídeo abaixo.