A aparência na casa de um animal de estimação adulto pode estar associada a uma variedade de situações - do desejo de fazer o animal do abrigo feliz por receber um presente inesperado. Em qualquer caso, um gato ou um gato exigirá atenção, cuidado e um certo adestramento, porque nem todos os animais de estimação estão prontos para aprender imediatamente as regras de comportamento em uma residência. Como deixar claro para um animal que é necessário lidar com as necessidades naturais em um lugar estritamente definido? É possível determinar este momento de uma vez por todas nas relações com um animal e como acostumar um gato adulto a uma bandeja se ele vivesse na rua antes?
O que você precisa saber?
A primeira e mais importante coisa que uma pessoa que recebeu um animal de estimação adulto enfrenta é a necessidade de satisfazer as necessidades básicas do animal. Um gato ou um gato que está sob estresse precisa de seu próprio lugar para descansar, comer, ficar sem necessidade. Além disso, o processo de treinamento de um animal adulto para a bandeja, mesmo que já estivesse familiarizado com esse assunto de higiene, pode ser adiado devido a várias razões. Por exemplo, um animal de estimação pode não gostar:
- enchimento, bem como a sua presença ou ausência no tabuleiro;
- o cheiro de plástico novo do tanque;
- o local escolhido para o banheiro;
- tamanho ou forma da cuvete preparada.
Apesar de tudo, os gatos são animais muito limpos e tentam lidar com a necessidade fisiológica em um lugar específico. Bem, se um novo animal de estimação se move com sua bandeja, será mais fácil para ele se orientar para um novo lugar. Mas, na maioria das vezes, a escolarização começa do zero, e aqui é melhor ser paciente, porque o gato tem a garantia de ter sua própria opinião sobre a escolha do lugar para o banheiro. Estes animais peludos são predadores e preferem se aliviar de lugares escondidos de olhares indiscretos. As áreas sob o banheiro, atrás dos armários, sob os sofás e camas, bem como quaisquer outros cantos escuros da nova residência estão em risco.
Um gato que vive na rua geralmente tem hábitos sanitários e higiênicos estabelecidos e desprovido do ambiente natural para si mesmo, começa a usar para esses propósitos completamente não os itens que o proprietário planeja oferecer a ele. Além disso, um animal não classificado pode, além disso, deixar marcas odoríferas tentando reivindicar seus direitos sobre o território.
Para tornar mais fácil para um novo animal de estimação se acostumar com a bandeja, você precisa cuidar da disponibilidade de higiene.
Por exemplo, os locais mais bem sucedidos para a sua instalação são o espaço da varanda envidraçada e o banheiro.
Esta restrição não se aplica a banheiros fechados sob a forma de casas - com os devidos cuidados, eles podem estar localizados em qualquer lugar.
Como escolher uma bandeja e enchimento?
Antes de começar a treinar um gato adulto ou um gato na bandeja, você deve comprar todos os materiais necessários para construir um espaço confortável e seguro para o banheiro do animal. Este ponto é especialmente importante nos casos em que o animal de estimação pela primeira vez terá que dominar esta habilidade. É importante que o tabuleiro seja de tamanho e com lados suficientemente altos.
Alocar bandejas fechadas e design aberto. No primeiro caso, o produto é produzido na forma de uma casa completa com porta e um sistema de filtragem de odores, no segundo caso, células abertas usuais de forma retangular, oval ou quadrada são usadas. Parece que a compra de uma bandeja fechada é a melhor solução para qualquer dono de animal de estimação.Mas, na prática, para gatos e gatos que antes viviam nas ruas, tal invasão à sua liberdade é um sério estresse.
Além disso, a limpeza da bandeja com a caixa na parte superior é significativamente prejudicada pelos recursos de seu design. Se o animal tiver problemas de saúde, será necessário realizar a operação de montagem e desmontagem de toda a estrutura várias vezes durante o dia.
A bandeja aberta simples com os lados é considerada uma solução muito mais simples.. A melhor escolha para gatos são designs com lados bastante altos, largos, onde você pode encaixar e até se esconder de olhares indiscretos. Recomenda-se a utilização de animais compactos para instalar bandejas com laterais baixas. A presença da treliça é uma vantagem se o animal concordar em dispensar um preenchimento ou já estiver familiarizado com tal construção do vaso sanitário.
Um gato de rua ou um gato é quase impossível acostumar-se à ausência de enchedor: tendo sujado a bandeja, simplesmente não entrarão nele mais enquanto os excrementos permanecerem no interior.
A ninhada especial para gatos é uma verdadeira salvação para os donos de animais que não praticam o alcance livre de seus animais de estimação.
No início, a areia pode ser oferecida a gatos ao ar livre, permitindo que eles se adaptem rapidamente às novas condições.
Mas é melhor acostumar o animal ao enchimento adquirido, com a preparação de que em qualquer época do ano não haverá problemas sérios. Como material para o preenchimento da bandeja, propõe-se a utilização de grânulos que absorvam odores desagradáveis, umidade e facilitam a limpeza posterior.
Entre as opções mais populares para enchimentos disponíveis no mercado são os seguintes:
- arborizadofeito de serragem extrudida;
- sílica gelconsistindo em grânulos transparentes, semelhantes aos colocados em sapatos para proteger contra a umidade;
- mineralfeito de matérias-primas esmagadas;
- com base em resíduos industriais.
A etapa inicial de treinar o animal para o banheiro é melhor feita usando enchimentos de madeira que tenham uma estrutura habitual para o animal. Mas não se esqueça da limpeza regular de serragem usada. Quando você se acostumar, uma opção mais higiênica será mudar para a sílica gel como preenchimento. É muito mais seguro, higiênico e fácil de limpar.
Enchimento de cargas minerais é uma boa solução para os proprietários que não podem estar em casa por um longo tempo. Na fase de habituação, eles podem ser misturados com areia - esta opção é adequada para gatos e gatos que anteriormente viviam na rua. Mas mesmo a mais alta qualidade e composição cara não garante que o animal seja fácil de se acostumar com as novas regras para ele.. Além disso, a limpeza da bandeja, seja qual for o material selecionado para preenchimento, terá que ser realizada regularmente.
Escolhendo um lugar
Como determinar o melhor lugar para a maca do gato na casa? Primeiro de tudo, você deve prestar atenção ao comportamento do animal. Se ele quiser transformar um armário escuro ou espaço de varanda em uma sala de banheiro, será suficiente apenas fornecer acesso sem obstáculos ao local de instalação da bandeja, e um compromisso será encontrado. Mas nem tudo é tão simples. Constantemente abrir a porta para o banheiro ou banheiro pode criar desconforto para as pessoas que vivem na casa.
É melhor fornecer um orifício de gato especial no desenho da folha da porta.
Um corredor é uma má escolha para instalar uma bandeja. É muito barulhento e animado, o animal não será capaz de relaxar, sentir-se bastante livre. Além disso, o animal pode simplesmente preferir as sapatilhas ou os sapatos à liteira normal.
Outra opção ruim é a cozinha. Aqui, o descarte de necessidades felinas naturais violará as regras de saneamento e higiene. Além disso, os animais geralmente preferem compartilhar lugares para comer e usar o banheiro. Sim, e assistir enquanto comer um animal de estimação que quer se livrar do excesso de "lastro" ainda é um prazer.
Nas salas de estar na Rússia, o banheiro para o gato não é encontrado com freqüência. Mas na Europa e nos Estados Unidos mais frequentemente utilizaram bandejas do tipo fechado, casas originais com um topo removível, que facilitam muito o cuidado higiênico. Com seleção adequada do enchimento e limpeza cuidadosa do banheiro para o animal de estimação, nenhum cheiro estrangeiro ameaçará a vida conjunta confortável da pessoa e do gato.
Maneiras
Mesmo um animal familiarizado com as regras de higiene em um novo local de residência pode ficar confuso e começar a usar qualquer ângulo adequado no apartamento como um banheiro. É muito difícil se acostumar rapidamente a andar em uma bandeja de gatos ou gatos que costumavam usar o ar livre. Ensinar-lhes novas habilidades será bem difícil. Mas é ainda mais difícil conseguir que um gato de rua observe hábitos higiênicos, se antes ele simplesmente não estava familiarizado com eles. No entanto, esses problemas têm uma solução.
- Abordagem de compromisso. Se o lugar for escolhido corretamente, mas com alguma precisão, existem alguns problemas, por vezes vale a pena um compromisso para ir ao próprio proprietário. Em geral, os gatos não se importam em usar o espaço do toalete no banheiro ou no toalete. Mas o animal pode lidar com suas necessidades em uma direção completamente oposta da bandeja. E aqui é melhor simplesmente mover o banheiro do gato e dar ao seu animal de estimação a oportunidade de se adaptar rapidamente às novas condições para ele.
- Acesso difícil. Se a familiaridade com a bandeja ocorreu, mas o gato ou gato persistentemente escolhe completamente diferente, não é lugares muito adequados para o banheiro, é necessário obstruir o acesso do animal a cantos escuros e partes isoladas do chão. Sem escolha, até os animais mais caprichosos são normalmente enviados para a bandeja. Mas você não deve relaxar. Depois de ter escolhido um lugar conveniente para si mesmo, na menor oportunidade, o gato voltará a usá-lo como banheiro.
- Controle total. Na ausência de habilidades higiênicas totalmente formadas, ensinar um gato a ir para a bandeja terá que ser literalmente como um gatinho. Isto é, levar o animal ao lugar de necessidade natural ao menor sinal de ansiedade, depois de um longo sono ou após cerca de meia hora de comer. Será útil raspar o pé do animal de estimação no enchimento - a ação habitual irá acalmá-lo.
Em caso de uso bem sucedido do banheiro, o gato deve ser elogiado e recompensado.
Para etiquetas deixadas no lugar errado, é necessária uma limpeza completa, bem como o uso de sprays que assustam o animal.
Problemas possíveis
Pode ser difícil acostumar um animal a uma bandeja que, desde tenra idade, vivia na rua e não faz ideia da observância básica das regras higiênicas básicas. No entanto, os incidentes acontecem quando se muda de residência e com gatos domésticos. Entre os motivos mais frequentes para se recusar completamente a visitar a bandeja selecionada pelo host, pode-se observar o seguinte.
- A necessidade de compartilhar um banheiro com vários animais. Muitos gatos simplesmente não estão prontos para usar a mesma cubeta que seus parentes, preferindo uma latrina individual. O problema é resolvido simplesmente comprando uma bandeja adicional.
- Tendo problemas de saúde. Se um gato regularmente deixa as marcas no lugar errado, você pode precisar consultar um veterinário sobre a presença de sua doença, distúrbio crônico de fezes, incontinência urinária.
- Má qualidade ou grânulos de preenchimento muito grandes. Aqui o problema é resolvido apenas por experiência.
- Seleção incorreta do local, projeto de bandeja inconveniente ou muito apertado. Também vale a pena oferecer ao novo membro da família várias opções para a construção do banheiro, experimentando as dimensões e o local de instalação.
Eliminando todas as causas de desconforto, você pode facilmente encontrar um compromisso, mesmo com um gato que cresceu na rua, e resolver o problema com seu banheiro de uma vez por todas.
Outras dicas que ajudarão a ensinar o gato à bandeja podem ser encontradas no vídeo abaixo.