Quem mantém gatos constantemente, vive em sua presença desde a infância, sabe tudo sobre os hábitos desses animais e pode contar muito sobre eles tão bem quanto um especialista. Aqueles que recentemente decidiram conectar suas vidas com gatos acham que os animais são difíceis de controlar, difíceis de serem concordados e, em geral, é difícil entender se o dono é um gato ou uma pessoa.
De repente, você entende que o gato não dorme em seu berço, mas na alimentação do dono não sai como planejado. O próprio animal ensinou o dono a dar a comida que quiser com seus caprichos. Tendo observado um animal de estimação, você chega à conclusão de que é necessário viver com ele em respeito mútuo, não seguir as regras dele, mas também não impor o próprio, olhar estreitamente, estudar e entender um ao outro. A fim de viver juntos com mais sucesso, vamos nos voltar para a psicologia dos gatos, dizer-lhe o que as diferentes formas de comportamento de um animal de estimação podem significar.
O que significa a cauda?
Há uma expressão "segurar a cauda com uma pistola", isto é - levantada. Então eles dizem quando montam um positivo. A situação, espiada em gatos - se eles andam ao redor do apartamento com uma cauda levantada, então todo mundo está feliz. Neste momento é fácil comunicar-se com eles, eles tomam carinho, se quiserem, podem brincar com o dono.
Um rabo contorcendo deve alertar o dono, pois reflete a manifestação de descontentamento, diz que o gato está nervoso. Se neste momento se apegar ao animal com suas carícias, você poderá enfrentar a agressão.
Se os músculos do gato se contraírem na base da cauda, fazendo com que ele se contorça, fica nervoso e constantemente lambe, muito provavelmente, tem uma tensão nervosa.
Você precisa, discretamente, dar-lhe mais atenção, e quando uma situação é negligenciada, procure um veterinário que prescreva sedativos.
Se um gato se agacha e pressiona o rabo, escondendo-o entre as patas, isso significa que ele está com muito medo. Essa postura pode ser observada quando os animais descobrem entre si e o gato dominante introduz o oponente em estado de estupor.
Há razões mais sérias para forçar o seu rabinho - elas pertencem a doenças. Se um gato em uma posição propensa pressiona a cauda, treme e não pode levantar-se, provavelmente tem a diabete, acompanhada por cãibras. O animal precisa urgentemente levar ao veterinário.
Uma cauda franzida, um comportamento nervoso e a incapacidade de se sentar podem indicar uma lesão na área do quadril ou na coluna. Neste caso, o veterinário também é necessário.
Por que um gato flexiona as costas?
Um dorso curvado com o pêlo levantado, o pescoço saliente e a cauda fofa indica um forte medo do animal. Neste ponto, não pode ser tocado, em um estado estressante, o gato pode atacar, liberando garras ou mordidas. É melhor se afastar e acalmá-la com uma voz terna. Tente entender a fonte do medo e elimine-a. O gato pode ficar assustado com uma coisa estranha, vista em um lugar inesperado, ou com o dono, vestido com um longo manto incomum. Quando ela perceber que este é o mestre, ela irá gradualmente se acalmar.
Pequenos gatinhos às vezes, brincando, dobram as costas, agitam o pelo e ao mesmo tempo pulam para o lado.
Orelhas - um indicador de comportamento
Duas pequenas orelhas podem dizer sobre o humor de um gato, é preciso apenas observá-los. Reto e aberto fale sobre a completa paz e desapego do que está acontecendo. Se em tal momento se voltar para um animal de estimação com um caráter fleumático, ele mostrará total indiferença, ele nem mesmo voltará a cabeça para o dono, mas um ouvido se transformará - a curiosidade natural o fará.
Se as orelhas do gato estiverem bem apertadas na cabeça, as pupilas estão dilatadas e ela própria encolheu como uma mola - o animal está numa pose de extrema irritação e raiva. É melhor se afastar e esperar até ela se acalmar.
Os ouvidos voltaram para trás, dão a emoção de um animal de estimação - ele quer e está pronto para brincar, recuperar o atraso, se esconder. Em suma, para caçar.
Hábitos de gato
Muitas vezes você pode notar como um gato esfrega suavemente nos pés ou em vários objetos, momento em que deixa um cheiro. Com seus feromônios, nota pessoa, móveis, roupas. Especialmente coisas novas ou roupas, que vieram da rua, como tem cheiro de outra pessoa. O animal deve torná-los "seus próprios". O gato também esfrega suavemente os pés como um sinal de seus sentimentos.
Outro gato hábitos - rolando de costas barriga para cima. Isso acontece por várias razões: expõe seu estômago apenas àquele em quem ele confia incondicionalmente, enquanto ronrona e se deixa passar. Na parte de trás do gato pode cair no caso de proteção.
Nesses momentos, ela se comporta ameaçadoramente, expondo as patas dianteiras com as garras abertas.
Olhar fixo de animais
Um olhar persistente fala de um pedido. Por exemplo, um gato senta por um longo tempo e olha para um prato vazio, o que significa que ele pede para comer, se ele se senta e olha para a porta da varanda - pede a ela para abri-lo. Além do pedido, um olhar longo pode significar muito, você deve dar uma olhada mais de perto:
- o gato pega a ameaça ou está insatisfeito com alguma coisa;
- pede para jogar;
- parece tão de excesso de sentimentos.
O que a visão, você pode entender o comportamento posterior do animal.
Variedade de bipes
O gato é capaz de miar, roncar, bufando, mudando o tom da voz de baixo para alto. Você pode facilitar muito a comunicação com o animal, se você entender seus pedidos de voz e avisos.
- Gato sibilando assustado, ela está tentando se defender ou assustar o inimigo.
- Os animais bufam por várias razões - eles se preocupam; algo entrou no nariz; corrimento nasal começa; uma raiz dentária inflamada pode causar dor no nariz. Se o animal bufa freqüentemente, é melhor consultar um veterinário para não perder a doença.
- Purring trai amor e bom humor animais de estimação. Mas se o ronronar quase se transforma em um rugido, isso significa que o gato está reclamando. Existem outras razões para o ronronar de gatos. Cientistas britânicos descobriram que o som ronronando nas freqüências de 20 e 140 Hz ajuda o animal a se recuperar, promove a cura dos ossos, alivia o inchaço, a falta de ar, reduz a dor.
- O gato geralmente encontra os donos com miados abruptos após uma ausência. Ela esperou, ela estava feliz por retornar, então, com toda a sua aparência, ela comunicou seus sentimentos. Neste ponto, você precisa acariciar o animal, caso contrário ele ficará ofendido.
- Um gato agitado pode emitir um miado, por exemplo, se o dono sair de casa. O animal fica muito tempo em frente à porta fechada e mia com um uivo. Quando o dono volta para casa, o gato muitas vezes caminha sobre seus calcanhares e mia novamente, mas com uma entonação diferente - alegre, intercalada com uma triste, como se contasse como ela era solitária.
Apesar da auto-suficiência enfatizada, os gatos amam e precisam muito de nós. Se você olhar atentamente para o comportamento do animal e aprender a entendê-lo, você pode se tornar o melhor amigo do gato, e também não perder os problemas com sua saúde.
Sobre a psicologia dos gatos é descrito no próximo vídeo.