O mundo dos ronronados de cauda é diverso - todos podem encontrar o gato perfeito para sabor e cor. Ao escolher um animal, os potenciais proprietários analisam características diferentes. Para alguns, o critério mais importante é a cor, para outros - o comprimento do casaco, para o terceiro, a posição das orelhas é importante. Há entre os fãs de gatos e aqueles que mais amam os animais de olhos grandes.
Isso não é surpreendente, porque o visual se torna a arma principal dos gatos quando eles querem encantar uma pessoa. Os olhos de mulheres bonitas são frequentemente comparados com os olhos desses animais, e há também uma técnica de maquiagem separada com o mesmo nome. No entanto, nem todas as raças podem se gabar de olhos verdadeiramente grandes, mas apenas alguns deles. Vamos contar sobre os representantes mais brilhantes deste grupo no nosso próximo artigo.
Descrição
Muitas pessoas não sabem que, de todos os gatos de estimação, os gatos têm os maiores olhos em relação ao tamanho total do corpo. Se você traduzir proporções humanas no gato, então as pessoas teriam olhos com um diâmetro de cerca de 20 centímetros. E isso é levar em conta os dados do gato comum e o que podemos dizer sobre as raças de olhos grandes.
Ao contrário dos cães, os gatos vêem o mundo como multicolorido, e há apenas alguns tons que eles não distinguem, mas isso não os impede em suas vidas diárias. Com pouca iluminação, as possibilidades de sua visão são reveladas com força total e, na escuridão, seu cheiro, visão e bigode os ajudam mais. Eles têm uma pequena clarividência, mas capturam perfeitamente o menor movimento de objetos. O ângulo de visão de um gato é de 200 graus, e em humanos é de apenas 180 graus.
Tal é a natureza desses caçadores inatos - nada escapa aos seus olhos que tudo vêem.
Existem várias raças de olhos grandes de gatos. Suas imagens inundaram a Internet, porque essas criaturas encantadoras parecem ainda mais bonitas do que seus parentes de cauda. Em alguns, devido à estrutura dos olhos, os olhos parecem mais engenhosos e astutos, em outros - submissos e até implorando. Em geral, os seus olhos são mais frequentemente caracterizados por uma forma arredondada, e as pupilas destes gatos parecem simplesmente enormes.
As melhores raças
Nós oferecemos-lhe uma lista dos principais "grandes olhos" entre os gatos. Entre eles você pode conhecer raças populares e pouco conhecidas.
Os persas
Eles receberam o nome do país de onde foram trazidos para a Europa há 400 anos - Pérsia. Enormes olhos grandes tornaram-se uma característica distintiva desta raça, juntamente com seus longos cabelos e como se fosse um rosto achatado. Sua íris tem vários tons: dourado, cobre, verde e azul. Os representantes titulados desta raça, por via de regra, têm os olhos maiores e mais expressivos.
Shorthair exótico
Apesar do modesto casaco de peles, esses gatos são descendentes dos persas. Eles foram retirados nos anos 60 do século passado na América. Além do comprimento da lã, eles praticamente não diferem de seus companheiros.
Um dos representantes mais populares do exótico tornou-se o chinês gato Snoopy. Devido à sua aparência incomum, ele adquiriu um exército de fãs - um grande número de pessoas nas redes sociais se inscreveu para ele, e todos estão esperando por novas fotos de seu animal de estimação. Seu nome até começou a chamar toda a raça.
Ragdoll
Os torcedores do murok de olhos azuis podem seguramente fazer uma escolha nele: os olhos de representantes desta raça não são só grandes, parecem brilhar e brilhar. Casaco de ragdoll colorido pode ter duas opções - arlequim ou bicolor.
Este grande gato atarracado pesa menos de 12 kg, tem uma lã longa, que é desejável para pentear todos os dias. Seu nariz é bem largo e suas bochechas têm um inchaço agradável. Muitos proprietários gostam desta raça de uma voz centrada na pessoa, calma e um temperamento calmo e equilibrado.
Munchkin
Bigodes de pés curtos de olhos grandes conquistaram os corações dos amantes de gatos com seu olhar charmoso e um pouco impotente. A peculiaridade desta raça é que eles às vezes se sentam na garupa e se apoiam na cauda - é mais conveniente para eles considerar algo. Com toda a estatura baixa, eles são bastante brincalhões e ousados, eles adoram escalar as “cidades” dos gatos e se comunicar com os donos. Eles gostam de fazer "stashes" de brinquedos e outros itens favoritos.
O britânico
Um desenho de um gato, encontrado no território da atual Inglaterra, datado de 700 anos, chegou aos nossos dias. Isso sugere que essa raça existe há muito tempo, embora sua história seja confusa. Além disso, há evidências de que Foi o britânico Murka quem ganhou a primeira exposição oficial de gatos da história. Entre eles, há indivíduos com olhos multicoloridos, o que lhes dá ainda mais charme.
Scottish Fold
Essas belezas foram criadas nos anos 60 do século XX. Eles são simplesmente adorados pela expressão fofa do rosto. Olhos redondos como pires parecem ainda mais abertos devido à cabeça arredondada e pequenas orelhas dobradas.
Na rede você pode ver fotos do popular Roka escocês. O número de seus assinantes nas redes sociais é a inveja de muitas estrelas.
Devon Rex
Aristocratas delgados e sofisticados Devon Rex criaram na cidade de Devonshire (Inglaterra). Distinguem-se não só pelo tamanho impressionante dos olhos, mas também pelos crespos. Além disso, eles têm orelhas grandes, que parecem ainda mais impressionantes à custa de uma cabeça estreita em forma de coração. Alguns admiram esses animais graciosos, outros acham sua aparência exótica demais. Para uma aparência tão incomum, Devon Rex é comparado com elfos e alienígenas.
Levkoy ucraniano
Suas orelhas não são apenas empilhadas, como dobras escocesas, mas até mesmo levemente penduradas. O corpo da passarela é esbelto e gracioso, as patas e a cauda são longas, elas também se distinguem por olhos enormes, largamente colocados em um rosto pequeno. Caso contrário, eles se assemelham a esfinges - um corpo longo e gracioso, dobras, osso estreito. No entanto, seu corpo ainda está coberto com um plush down.
A raça recebeu seu nome de uma flor, cujas pétalas são torcidas como as orelhas deste gato. Outra vantagem da raça são imperdoável, excelentes habilidades de treinamento, dedicação ao proprietário e natureza discreta.
Cingapura
Esta raça bastante jovem foi criada por criadores americanos no final do século passado. Cutie Petite Singapore tem uma aparência de boneca, e seu olhar parece ingênuo e muito bonito. Para o corpo dela, esses olhos parecem enormes.
Sua forma é amendoada, com um “forro” marrom, o que dá à raça um efeito de charme especial. Como qualquer raça jovem, Cingapura não é fácil de comprar e nem sempre é vista em exposições.
Como escolher?
Agora nos voltamos para a questão de como escolher um gatinho com olhos grandes. Com certeza, para obter o animal que você quer, é melhor entrar em contato com os criadores oficiais. Parando em uma raça particular, você precisa entrar em contato com o gatil que gera esses gatos. Informações sobre eles podem ser encontradas na Internet, onde você pode se familiarizar com os preços e descobrir com que frequência os gatinhos são colocados à venda.
Também é importante que o fato que em suas páginas oficiais os criadores postem fotos dos seus graduados - por eles será capaz de julgar o que o seu gatinho se torna quando crescer.
Será útil conversar com pessoas afins que já estão segurando gatinhos desta raça. Encontre um clube de interesse e obtenha recomendações de proprietários experientes da raça em que você está interessado. Eles lhe dirão quais canis valem a pena entrar em contato e quais não são.
Por via de regra, comprando um gatinho com olhos grandes, os futuros proprietários guiam-se pelos seguintes critérios:
- aparência;
- estado de saúde;
- pedigree;
- comportamento;
- idade
Como você pode ver, esses parâmetros não diferem daqueles que geralmente guiam na compra de gatinhos de outras raças. Preste atenção à condição dos olhos e ouvidos do bebê - eles estão limpos o suficiente? Seu casaco deve parecer bem preparado, caso contrário, é provável que o criador não esteja cuidando cuidadosamente do animal ou do gato insalubre. Cada gatinho deve ter um passaporte veterinário, que mostra todas as vacinas feitas, bem como as operações, se houver.
Os gatinhos que satisfazem todos os critérios de raça têm um pedigree. Ele lista os pais. Este documento permitirá que o seu gato participe em exposições, pois apenas ele confirma oficialmente a sua pertença a uma ou outra raça. Além disso, usando o pedigree, você pode continuar o gênero de status de suas ronronas, obtendo os mesmos gatinhos com pedigree.
O comportamento do gato deve ser ativo, enquanto deve ser bom para as pessoas, não assobiar e não se esconder delas. Gatinhos muito passivos também não são recomendados. A opção ideal é um garoto equilibrado e amigável, pronto para brincar e demonstrar carinho ao proprietário. Os gatinhos mais pequenos da ninhada parecem-se com os mais bonitos, mas são frequentemente menos resilientes, menos adaptáveis a novas condições ou crescem fechados.
No entanto, muitas vezes, ao escolher um futuro amigo de quatro patas, os donos têm “amor à primeira vista” às vezes com o gatinho mais vitorioso de toda a família felina, e eles o levam. E isso é muito bom, porque o principal é encontrar o seu gato, que você vai crescer em amor e carinho.
Para que os bebês se adaptassem bem à nova família e suportassem a separação de sua mãe mais facilmente, os criadores experientes usualmente os fixam não antes de 12 a 14 semanas. É aos 3 meses que eles recebem a primeira vacina, da qual depende a saúde futura do gato. Um novo proprietário pode esquecer de fazer isso, o que colocaria em risco a vida de um pequeno animal.
A comunicação com a mãe e os irmãos nos primeiros 3 meses não é apenas um valor psicológico importante. Juntamente com parentes, ele aprende a contatar outros gatos, e também recebe as habilidades necessárias na vida cotidiana: higiene, ingestão de alimentos e outros. Crianças que foram desmamadas precocemente das mães correm o risco de se tornarem sujas ou selvagens.
Alguns criadores permitem que o futuro proprietário chegue ao berçário antes que a seleção final seja feita. Isso permite que você escolha o indivíduo mais adequado ou estabeleça contato com o bebê já selecionado. Pergunte ao criador se os gatinhos são impedidos de parasitas e pulgas. Deixe-o falar sobre que tipo de comida o bebê está acostumado, quais marcas de comida e enchimento são usadas.
Às vezes, os criadores dão lembretes com dicas sobre quando as vacinas devem ser tomadas e medidas preventivas devem ser tomadas.
Recursos de cuidados
Para evitar doenças oculares, que algumas raças de olhos grandes são mais suscetíveis, é necessário um cuidado especial.
O fluido lacrimal para hidratar os olhos é produzido a partir deles de forma mais intensa, portanto, na área adjacente pode formar uma crosta no revestimento. Use loções especiais para higiene dos olhos, mas não com mais frequência do que o recomendado nas instruções para os meios.
Persas e outros cabelos compridos "big-eyed" precisam pentear. Eles são arranhados semanalmente, para que os tapetes não apareçam na pelagem dos animais de estimação. Selos de pêlo curto são penteados com menos freqüência, uma vez em algumas semanas.
Como os gatos de olhos grandes geralmente são encontrados apenas entre indivíduos de raça pura, eles precisam de uma dieta balanceada projetada especificamente para eles. Também é possível desenvolver uma dieta natural, mas deve ser acordado com o veterinário.
Seja qual for Murka de olhos grandes que você escolher, ela sempre irá deliciá-lo com sua aparência encantadora. Não se esqueça de cuidar regularmente dela e alimentá-la com todas as vitaminas e minerais necessários, e ela se tornará um verdadeiro orgulho para todos os membros de sua família.
Para saber como cuidar dos olhos dos gatinhos escoceses, veja o vídeo abaixo.