Animais de diferentes raças felinas podem ser polidatos, o que significa uma anomalia como a de seis dedos. É claramente visível externamente - devido à presença de um dedo extra, as patas dos gatos são mais largas e mais ágeis. E isso não os impede, mas ajuda a levar um estilo de vida completo, proporcionando muitos benefícios.
Pontos fortes e fracos
Polydact, em relação a pessoas e animais, significa "muitos dedos". Esta é uma característica que é transmitida no nível genético. Nos humanos, esse defeito hereditário ocorre, mas geralmente é um dedo extra e, na maioria das vezes, um dedinho. Nos gatos polidactil há uma forma pré-axial de patologia - polegar extra, embora na verdade pode haver dois. Existem tais dedos ao lado, mas podem estar localizados no mesmo nível dos outros principais.
Neste último caso, a característica anatômica é chamada pós-axial No entanto, ambas as opções são consideradas normais.
Os dedos extras são encontrados nos membros anteriores, mas às vezes eles também são observados nas costas. Extremamente raramente, esse defeito é notado apenas nas patas posteriores do animal.
Certas vantagens de ter outra parte do corpo são:
- excelente senso de equilíbrio;
- maior aderência e capacidade de se agarrar melhor, ao contrário dos gatos de cinco dedos;
- aumento da natação e habilidades de movimento na neve;
- passo fácil em que é impossível ouvir a aproximação do animal.
A fantástica tenacidade dos gatos de seis dedos impressiona a imaginação: com suas pernas largas, eles podem facilmente abrir armários e portas, habilmente girando a maçaneta. Tal animal é um verdadeiro achado para um treinador profissional, especialmente porque a maioria dos indivíduos é caracterizada por boa perspicácia e é fácil de aprender. Sem mencionar o fato de que todas essas qualidades tornam os animais excelentes caçadores.
Mas, juntamente com essas vantagens, também existem desvantagens. A anatomia muitas vezes excelente implica:
- doenças articulares;
- garras encravadas no tecido das patas;
- deformidade do membro.
A presença de falanges extras é uma causa de predisposição à lesão, e dedos unidos com o crescimento de garras podem causar dor. Além disso, a anomalia é muitas vezes acompanhada por lesões infecciosas da base da unha, dysbacteriosis da placa córnea, a irregularidade do seu crescimento. Neste caso, o animal precisa de atenção médica. Às vezes, a melhor opção para resolver o problema é a remoção cirúrgica.
Felizmente, algumas patologias podem ser curadas, mas a consequência mais desagradável da polidactilia é o nascimento de bebês fracos e inviáveis com problemas de saúde, especialmente em gatos com um polegar de três falanges.
Gatinhos doentes têm uma deformidade congênita dos antebraços, portanto, para excluir a aparência da próxima geração com defeitos óbvios de desenvolvimento, os animais precisam ser esterilizados.
Origem natural
Em diferentes épocas, os animais polidactilicos foram tratados diferentemente: como cúmplices das testemunhas ou como um talismã que traz sorte. Hoje, o fenômeno de seis patas foi estudado, e os animais com pedigree nascidos com um ou vários dedos adicionais são registrados em sistemas especiais de filologia, pelo menos na América.
Na natureza, existem muitos buracos mais comum em Maine Coons - indivíduos grandes, cujo habitat natural os obrigou a adaptar-se às duras condições de vida: mover-se rápida e facilmente no gelo e numa espessa camada de neve para capturar a presa.
De acordo com os estudos da genética desta raça, descobriu-se que os seis felinos representantes do felino são o resultado da evolução natural dos gatos americanos.
A maior população de indivíduos com essa mutação é marcada na cidade de Boston. Esses animais foram mantidos em navios para se livrar de roedores e, assim, tornaram-se populares em diferentes partes do mundo. Segundo as estatísticas, os polidatos são mais encontrados nas cidades portuárias.
Até algum tempo, a polidactilia era considerada um casamento, portanto, mesmo os animais com pedigree não participavam de programas de reprodução e shows. Mas agora com o Maine Coon, esse recurso é o padrão e gatos de seis dedos participam de campeonatos organizados para os representantes de pernas largas da raça.
Recursos de seleção
A criação de indivíduos com seis dedos difere em especial da especificidade, que é devido à imprevisibilidade da genética dos gatos. E ainda conseguiu descobrir como exibir os descendentes de Maine Coon com polidactilia:
- para obter filhotes com anomalia na pata, apenas um dos pais com polidactilia é necessário, e então o sucesso do acasalamento será de 56%;
- dois pais com dedos múltiplos aumentam as chances de ter um polidato em mais 20%;
- Se pelo menos um dos pais tiver um homozigoto - cromossomos homólogos que não produzem divisão nas próximas gerações, então todos os descendentes podem ter uma assim chamada anomalia.
A propósito, o número de indivíduos de esquadra de felinos com vários dedos não está limitado ao Maine Coon. No momento, os especialistas estão envolvidos na seleção desses animais, e há até mesmo uma raça artificialmente criada - pixie bob.
Comprando um gatinho polidátilo, o dono não deve se preocupar em precisar de cuidados especiais. Os animais diferem em suas necessidades, que são idênticas às necessidades de gatos comuns de cinco dedos. Por outro lado, as qualidades preferenciais da polícia certamente interessarão ao hospedeiro, além disso, esses animais têm uma mente ativa, boa memória e são fáceis de treinar.
Características dos animais de estimação Hemingway
Ernest Hemingway, um famoso escritor e jornalista militar, não contornou seu amor por animais incomuns de seis dedos. Tudo começou com um animal de estimação chamado F. Kiss, que guardou carinhosamente o primogênito de Ham na ausência dos donos. Mais tarde, na ilha de Key West, ao lado da Flórida, o escritor recebeu um gatinho branco de um capitão familiar com seis dedos em suas patas.
Naquela época, os marinheiros acreditavam que um gato de seis dedos traz boa sorte, protege o navio de tempestades e também destrói ratos.
Snow, como o gato foi nomeado por Ham e sua esposa, tornou-se o ancestral de todos os gatos com dedos múltiplos, e agora 50 de seus descendentes ainda vivem na residência do escritor que se tornou a casa-museu.
No paraíso felino de Hemingway, animais de vários tamanhos e cores foram coletados em uma pequena ilha, e cada um deles tinha seu próprio caráter, mas todos foram cuidados e premiados com nomes brilhantes em homenagem a cantores, atores e políticos mundialmente famosos. Graças a Snezhka, metade da descendência deles nasceu com seis dedos, e agora há animais na casa que têm dois, e até três dedos extras. Este é um fato confiável, então não há necessidade de duvidar que uma variedade de raças de gatos está sujeita a mutações raras.
Em geral, a polidactilia não é bem-vinda nem pelos veterinários nem pelos criadores.Mas os animais de estimação com muitos dedos tornaram-se tão populares e procurados que ainda são criados para venda. Muitos especialistas falam diretamente sobre a atitude desumana em relação à mutação de gatos, uma vez que as complicações no contexto de defeitos congênitos muitas vezes levam ao sofrimento dos animais, mas essa é apenas uma opinião entre muitos outros julgamentos.
Para gatos de seis dedos de Hemingway, veja abaixo.