Chinchilas, graças ao seu rostinho encantador, enormes olhos tristes e pele grossa, parecem brinquedos de pelúcia. No entanto, por sua natureza, eles são aristocratas reais, e espremedores excessivos e outros “ternura de bezerros” são estranhos a essa raça. As próprias chinchilas carinhosas e inteligentes chegam ao dono quando precisam de um carinho. Todo o resto do tempo eles relaxam de forma impressionante em uma cadeira confortável ou em um banco de fogão macio.
História da origem
Gatos de chinchila pertencem a uma das raças mais antigas e, portanto, podem ostentar excelente saúde e psique estável. O país de sua aparição é considerado a Inglaterra, embora cientistas de outros países europeus também tenham participado do processo de criação.
A raça foi finalmente formada no final do século XIX, mas o padrão foi adotado apenas em 1980. A primeira menção da raça remonta a 1890, quando o gato persa nasceu um gatinho de cor incomum. O bebê foi chamado Tyre, sua mãe era um gato persa e seu pai - um britânico esfumaçado. Bebê incomum atraiu a atenção dos criadores, e começou os experimentos sobre a criação de gatinhos semelhantes.
Para realização do concebido, iniciou-se o cruzamento de indivíduos ingleses e persas. O resultado foi o aparecimento de uma raça com pêlo longo e brilhante. No início, gatinhos com pêlo escuro apareciam na luz, sua cor parecida com os bretões cinza-azulados. No entanto, os indivíduos com um leve tom de prata pérola foram criados.
No entanto, a partir dos primeiros gatinhos filhos Filhos não recebeu (ou não há dados oficiais). As primeiras chinchilas individuais registradas oficialmente eram filhotes nascidos como resultado de acasalar o gatinho de Betty com um macho esfumaçado. Kotu recebeu o apelido de Silver Lambkin (1889) e começou a considerá-lo o ancestral da raça chinchila.
Dificuldades tocadas e cor dos olhos do animal. Ao misturar chinchilas persas com persas clássicas ou britânicas prateadas, os gatinhos nasceram com olhos amarelos. Mas depois de introduzir o gato malhado de olhos verdes no pedigree, os filhotes receberam olhos verdes brilhantes.
Inicialmente, apenas uma amostra de chinchila com pêlo prateado (azul) foi considerada pedigree. Um pouco mais tarde, uma variedade dourada foi desenvolvida com base em um gato prateado estabilizado. Em 1980, esse tipo de chinchila também era reconhecido como padrão da raça.
Representantes da raça devem seu nome à princesa Vitória (neta da rainha da Grã-Bretanha), que se interessou pela aparência incomum e gentileza dos animais. Com a mão leve, a raça recebeu esse nome. Diversos Fuzzies fiéis viveram em seu palácio.
Hoje, a controvérsia em torno da origem das chinchilas não diminui - alguns consideram esses gatos como uma raça, enquanto outros os chamam de apenas uma espécie de cabelos compridos de persas.
Descrição
Indivíduos da raça chinchila visualmente parecem bastante grandes, mas isso é apenas por causa da maior parte da lã. Em média, o peso para os machos é de 7 kg, para as fêmeas - 5 kg. O animal tem um corpo forte, mas macio. O peito de chinchilas é bastante largo, as costas de indivíduos saudáveis são retas e uniformes.
O corpo é sustentado por pernas poderosas e bastante curtas com almofadas arredondadas. Entre os últimos tufos de pêlo geralmente se destacam.
A cabeça é redonda, é de tamanho médio e tem um queixo bastante pronunciado. O nariz é pequeno, achatado. As orelhas também são pequenas em tamanho, cobertas com pêlo espesso por dentro, e se o indivíduo tiver cabelos compridos, também há escovas.
A cauda é o verdadeiro orgulho das chinchilas. É curto, bastante grosso e coberto com cabelo fofo ao longo de todo o comprimento. Seu comprimento é em média 1-1,5 cm mais longo que o pêlo em todo o corpo. Por causa disso, é necessário que um gato levante o rabo - e parece que ela está se abanando com um verdadeiro ventilador volumétrico.
As características da raça incluem necessariamente uma descrição dos olhos. Grandes e expressivos, invariavelmente atraem a atenção. Eles têm uma forma incomum - redonda, ligeiramente alongada nos cantos e abaixada. Isso dá à chinchila uma aparência levemente triste e ofendida. Como regra geral, os olhos das chinchilas são de cor verde brilhante, embora existam indivíduos com olhos cinza-azulados.
Os gatos têm cabelos longos e grossos com subpêlo. O efeito surpreendente de casaco cintilante devido à cor do animal. Na base, mais perto do corpo, os cabelos têm um tom mais claro, escurecendo gradualmente em direção às pontas.
Traços de caráter
Gatos de chinchila podem ser chamados de aristocratas nobres. Têm uma natureza suave e dócil, apegam-se ao dono e convivem com as crianças - elas sofrem, mesmo que puxem o rabo. Mas sempre que possível, tente se aposentar do berçário o mais rápido possível. Deixado sozinho consigo mesmo, o animal preferirá brinquedos especiais, em vez de móveis principais.
Como já foi dito Os gatos são orientados para o homem e, portanto, exigem maior atenção para sua pessoa. Seu lugar favorito é no colo do anfitrião. A solidão é contraindicada para os representantes desta raça - eles estão sob estresse, anseiam, eles podem até ficar doentes. Neste caso, as chinchilas são auto-suficientes e não gostam de invadir seu espaço pessoal. Se o gato não quiser ser tocado e acariciado no momento, ela deixará isso claro.
Os convidados da casa são tratados bastante amigável, confiando em mão, dar-se a ser passado a ferro. Eles se dão bem com outros animais de estimação, mas preferem a neutralidade à amizade.
Como gatinhos, os animais podem passar horas jogando, correndo atrás de brinquedos ou arrumando uma embalagem de doces. No entanto, à medida que envelhecem, os gatos brincam cada vez menos, como se demonstrassem que são representantes da raça real. O gato adulto do jogo preferirá a felicidade em algum lugar morno e morno. Ao mesmo tempo, é importante brincar com seu animal de estimação, uma vez que um estilo de vida sedentário é um caminho direto para a obesidade e doenças.
Representantes da raça diferem delicado caráter e engenho. Os gatos são limpos e fáceis de aprender. Os proprietários também notam que as chinchilas são grandes fãs de “conversa”. Eles respondem a carícias com vários ronrones, podem miar ao dono quando estão entediados, ou algo os perturba. O habitual "miau" e "mur" no seu "léxico" tem muitas entonações.
Quantos gatos vivem?
As chinchilas vivem em média de 12 a 15 anos. A expectativa de vida depende principalmente das características genéticas, ausência de doenças e cuidados.
Deve lembrar que esses indivíduos são propensos à corpulência, o que pode encurtar suas vidas. É por isso que é importante monitorar a nutrição do animal de estimação e proporcionar-lhe uma atividade bastante longa.
Sobre doenças típicas para a raça serão discutidas abaixo. É justo notar que, em geral, as chinchilas têm boa saúde.
Espécie
Representantes da raça percorreram um longo caminho de desenvolvimento, antes que os criadores conseguissem levar animais de estimação com peles incomuns e, mais importante, persistentes na progênie. Hoje existem 3 tipos de chinchilas.
Prateado
Cor clássica para esta raça. Ticking em todo o corpo. O casaco tem um subpêlo espesso. Quase todo o comprimento do cabelo é branco e apenas na ponta 1/8 da peça é preto. Isso proporciona um belo tom de prata cintilante. O tiquetaque preto é mais pronunciado nas pontas das patas, nas costas e na cauda, o que faz com que pareça que um véu foi lançado sobre um animal.
O gato tem patas escuras, sempre contrastantes. O espelho do nariz, os olhos e as membranas mucosas têm um traço preto suave, como se fossem pintados com um lápis cosmético.
Esta espécie tem uma subespécie de ponto de chinchila.Este último tem um tom mais claro de pêlo e subpêlo, por causa do qual o pêlo do animal parece branco como a neve. Do olhar de prata, ela conseguiu um incrível brilho de pérola.
Prata sombreada
O cabelo exterior já está 1/3 de preto, o que faz com que este aspecto fique mais escuro que o prateado. Dado que o subpêlo do animal é branco como a neve, e o tiquetaque preto nas patas e cauda é reforçado, parece que o animal de estimação tem listras borradas. Ao mesmo tempo, áreas mais escuras fluem suavemente para áreas mais claras. Como tal, as listras não têm variedade sombreada. Entre os dedos eles têm um casaco escuro.
Ouro
Esta espécie apareceu relativamente recentemente. Os gatos têm um tom de pêssego-mel de um casaco de pele, e nas laterais e na ponta da cauda, o tique-taque preto prevalece, então parece que o gato está coberto por uma leve neblina. Às vezes, o subpêlo pode ser de cor pêssego brilhante, e o tique na ponta do pêlo pode ser azul. Isso também é considerado um padrão de raça. O principal é que a cor geral do gato deve ser uniforme - sem manchas e listras.
Hoje, a raça não está totalmente formada, então há novas variedades - mármore, chocolate (marrom). As diferenças são baseadas na diferença de tonalidade das pontas do pêlo de um gato. Eles podem ser mais prateados (azul), pêssego, creme.
A maioria dos gatinhos nos primeiros 2-3 meses tem uma pronunciada cor tabby (listras), mas à medida que envelhecem, a sombra torna-se mais e mais suave, tornando-se mesmo.
Os defeitos incluem a presença de manchas brancas no peito (os chamados "medalhões"). Para a variedade, o ponto de cor também é a cor branca dos dedos. Tal gato é apenas de olhos azuis, um desvio deste padrão é considerado um casamento.
Dependendo da associação de uma raça em particular, os gatos da chinchila podem ser de vários tipos.
- Chinchila britânica. Na Rússia, esses gatos são conhecidos simplesmente como "britânicos", também o gato é conhecido como o inglês. O representante clássico da chinchila.
- Chinchila de pêlo curto escocês. Esses gatos também são chamados de pelúcia - por serem muito espessos, agradáveis ao toque e pelos curtos. Os gatos escoceses podem ser retos e lop-eared.
- Chinchila persa. Outro representante clássico de sua raça. O proprietário do pêlo mais longo e fofo de todas as chinchilas.
Condições de detenção
Pele de gato longa e macia requer cuidados diários. Você precisa pentear pelo menos uma vez por dia, é permitido fazer isso a cada 2 dias. Caso contrário, não evite tapetes. Primeiro, o animal é penteado sobre o crescimento de lã, então - contra.
No rosto e bochechas, o cabelo é penteado para o rosto, ou seja, contra o crescimento do cabelo. Não se preocupe se o animal se comportar sem descanso durante essas manipulações. As chinchilas adoram ser penteadas. Mesmo contra lã.
Como a maioria dos felinos, as chinchilas são pequenos nadadores. Além disso, de freqüente banho eles podem virar pele amarela. Para evitar isso, o uso de um shampoo especial de clareamento. É necessário banhar um gato não mais muitas vezes do que uma vez durante meio ano, por isso, é necessário estar pronto para o comportamento inadequado do animal. É importante garantir que a água e a espuma do shampoo não penetrem nos olhos e ouvidos de um gato.
Depois de procedimentos de água, deve envolver-se em uma toalha quente e deixar-se secar ligeiramente neste formulário. Você pode secar o secador de cabelo do seu animal de estimação, definindo o modo de ar quente. Pentear a lã molhada é indesejável.
Durante o pentear e a inspeção diária do corpo do gato, preste atenção ao pêlo entre as pontas dos dedos. Também pode ser penteado e, se necessário, aparado. Caso contrário, a lã nesses lugares se unirá, esfregando as almofadas delicadas.
Uma alternativa à água e à lavagem pode ser o uso de um xampu seco. Não requer lavagem com água, mas simplesmente penteia a lã. A pré-capa deve ser penteada e depois esfregar grânulos secos na pele.Depois de um tempo, a pele é penteada novamente. Aplique xampu seco deve ser a cada 14-17 dias. A partir disso, a pele do animal fica fofa, brilhante, remove o excesso de gordura e a poluição.
Se os pés ou o rosto do animal estiverem sujos, você não precisa lavá-lo, basta limpar os pontos de contaminação com água.
Não há necessidade de cuidados especiais para os ouvidos, basta limpá-los com um cotonete uma vez por semana ou menos, pois fica suja. Somente a parte visível da orelha é limpa. Tentar penetrar profundamente, especialmente com um cotonete, é perigoso para o animal.
Mas para os olhos dos gatos, bem como para a lã, requer cuidados constantes. O fato é que os indivíduos desta raça são propensos a um aumento de lacrimejamento, portanto, os olhos devem ser limpos todos os dias com um pano macio e úmido ou um algodão úmido.
Mesmo um gatinho deve ser ensinado a garra de chinchila, e ao mesmo tempo uma vez por semana para cortar garras com ferramentas especiais. É necessário cortar apenas um terço da garra, mas se você cortar uma grande parte dela, os vasos sanguíneos que passam nesta parte da garra serão danificados.
Quanto a passeios, eles são agradáveis para o animal, mas não são necessários. Se você mora em uma casa particular, você pode deixar o gato sair para um passeio no jardim. Naturalmente, certificando-se de que ali ele não estava em perigo, bem como usando um colar antiparasitário sobre ele. Na cidade do animal de estimação é melhor andar em um chicote de fios.
É importante manter a bandeja limpa, alterando seu conteúdo regularmente. O preenchedor é permitido usar qualquer um que seja conveniente para você. Se você seguir estas regras simples, então não haverá cheiro desagradável na casa, e o animal não fará bagunça fora do vaso sanitário.
O que alimentar?
Esta raça de gatos, como qualquer outro, você pode se alimentar de um dos dois regimes alimentares:
- alimento natural;
- zookormami.
Ao mesmo tempo é impossível misturar tipos diferentes de comida, ao fim da vida se possível adira à dieta escolhida.
Se falamos de comida caseira / natural, a dieta deve incluir uma série de produtos obrigatórios.
- Carne - Coelho, peru, frango e, por vezes, outros tipos de carne. Deve ser bem picado e cru. Você pode pré-congelar a carne (por 10-12 horas), e depois escalde os pedaços com água fervente. Isso permitirá que eles desinfetem.
- Peixe - É o suficiente para incluir peixes do mar (e só ela) na dieta de um animal de estimação fofo 1-2 vezes por semana. Peixe pode ser dado apenas cozido.
- Produtos lácteos também não dê mais do que 1-2 vezes por semana. É melhor se vai ser queijo cottage baixo teor de gordura, creme azedo, ryazhenka.
Periodicamente, você pode adicionar à dieta de cenoura chinchila ou repolho picado na forma fervida. No entanto, um gato em particular não pode tolerar legumes. Se o animal tem falta de peso, vale a pena uma ou duas vezes por semana para dar mingau de farelo ou trigo sarraceno, cozido em água.
Se for decidido alimentar o gato com comida, é melhor confiar sua escolha a um veterinário. Ele recomendará marcas e espécies específicas, dadas as características de idade, peso e saúde do animal.
Eles alimentam adultos desta raça 2-3 vezes ao dia, gatinhos - 5-6 vezes ao dia. Por causa da estrutura incomum da mandíbula, as chinchilas não são capazes de roer grandes pedaços de comida, então a comida deve ser moída.
Antes de participar de exposições, por 10 a 14 dias, recomenda-se alimentar o animal com ração para gatinhos. Este último é enriquecido com proteínas e minerais, por causa do qual o pêlo do animal será particularmente brilhante e sedoso. Alguns produtos podem causar uma mudança de tonalidade e deterioração da pele do animal, incluindo:
- gemas de ovo;
- leite;
- frutas e legumes coloridos;
- manteiga
É importante controlar a composição vitamínica e mineral dos alimentos de chinchila. Então, com um excesso de vitamina A no corpo há um escurecimento do pêlo do animal. Deficiências de vitaminas também afetam negativamente a saúde e a aparência do indivíduo.
Quando comer comida caseira, não se esqueça de incluir suplementos vitamínicos e minerais na dieta de fluffies. Se o animal come comida, então não há necessidade, porque o zoocore é enriquecido com todo o necessário.No inverno e na primavera, é útil dar ao gato uma grama especial. É melhor cultivá-lo e periodicamente "andar" o gato no parapeito da janela. Deixe o animal em si mordiscar a quantidade necessária de ervas daninhas.
Se for decidido alimentar o animal com alimentos prontos, deve-se dar preferência aos produtos secos premium ou superpremium. Hoje nas lojas você pode encontrar comida projetada especificamente para gatos de raças persas e britânicas. Para chinchilas são adequadas. O cálculo da dose diária de alimentos produzidos de acordo com a fórmula - 70 kg de alimento é necessário por 1 kg de peso de gato.
Os animais não devem receber alimentos gordurosos, salsichas e salsichas, peixe do rio, peixe do mar cru, alimentos enlatados, alimentos defumados, doces. É importante que haja sempre água limpa e fresca na tigela do animal de estimação.
Criação de animais
A criação de chinchilas não é uma tarefa fácil, mesmo para criadores experientes. Este processo é um tipo de alquimia, a principal dificuldade é obter uma cor característica estável.
Se você não planeja participar de exposições, um par para a chinchila pode ser selecionado entre os persas ou os britânicos, que têm uma cor dourada ou prateada.
Se as performances são planejadas, então apenas uma chinchila de raça pura com um pedigree ideal e cumprindo plenamente o padrão pode se tornar um parceiro do animal. Nesse caso, é melhor escolher um par entrando em contato com criadores experientes.
Tricô pode começar após o início do primeiro estro, geralmente um animal com a idade de 1,5 anos. Em relação à frequência de acasalamento, as visões são divididas. Alguém acredita que o acasalamento pode ser feito a cada estro. No entanto, criadores experientes lembram que o cio pode começar em 4-5 dias após o nascimento. Se um gato estiver por perto neste ponto, pode ser perigoso para os gatinhos recém-nascidos. O período ótimo entre os acasalamentos, de acordo com esses criadores, é de 4 meses.
Antes de viscoso, você deve visitar o veterinário, verifique se não há doenças ocultas, e também proglytogonit animal.
A evidência de um acasalamento bem-sucedido é um estado calmo e relaxado do gato. Ela começa a dormir mais, em gatos jovens (até 3 anos) os mamilos incham e ficam rosados. Um mês após o acasalamento, o gato é de barriga redonda. A gravidez dura 9 semanas.
Após este tempo, os gatinhos nascem. Se eles tiverem um pedigree, depois de 1,5 meses você deverá entrar em contato com um clube especializado. Lá as crianças serão examinadas e receberão passaportes. Isso permitirá a venda de gatinhos de pedigree e a participação deles em futuras exposições. Dê ou venda gatinhos melhor não antes de três meses. Até lá, o “filho” deve estar perto da mãe - Esta é uma das garantias da imunidade do adulto e forte psique do indivíduo no futuro.
Se você não planeja “amamentar” a prole, você deve cuidar da castração e esterilização do animal. Há uma opinião errônea de que a castração é para gatos e a esterilização é para gatos. Isso está incorreto.
Castração é uma operação para remover as gônadas. Em gatos - testículos, em gatos - ovários. Por esterilização entende-se um procedimento mais suave. Os machos são amarrados com dutos de espermídio, para fêmeas - trompas de falópio. Quando esteriliza um animal, o desejo sexual não desaparece, mas não pode ter filhos.
O tempo ideal para estas manipulações é de 6 a 12 meses. A influência dos hormônios sexuais neste período da vida ainda não foi expressa, mas eles estão suficientemente formados para serem removidos.
Após a operação, é proibido alimentar o animal nas primeiras 6-12 horas (para evitar vômito que é perigoso durante este período), apenas água pode ser dada. Depois de voltar da clínica veterinária, o gato deve ser colocado em um lugar quente em uma superfície plana. Você não pode colocar o animal em uma eminência, já que após a anestesia há desorientação. Pet pode cair e ser ferido. Como regra geral, os gatos são restaurados no dia seguinte à operação, os gatos usam um cobertor por vários dias para proteger os pontos.
Saúde
A saúde animal consiste em dois fatores - hereditariedade e peculiaridades do cuidado. Por natureza, as chinchilas têm uma imunidade bastante forte, mas a raça ainda tem doenças características.
Doença renal policística
Nessa patologia, o parênquima renal é substituído por cistos. Aqueles colocam pressão sobre o corpo, o que reduz a funcionalidade dos rins, há nefrites e nefrose. Determinar a doença no estágio inicial é quase impossível. A policistose é diagnosticada quando os cistos se tornam grandes, causam dor e o abdome do gato aumenta de tamanho.
Se os cistos são bem palpados, infelizmente, não é mais possível salvar o gato - os rins realmente param de funcionar e, em vez de tecidos renais, são cistos. Nesta fase da vida do animal, eles dormem ou mantêm uma certa dieta e dão o remédio para aliviar o sofrimento.
O tratamento nos estágios iniciais geralmente envolve intervenção cirúrgica - um cisto é cortado dentro dos limites dos tecidos saudáveis.
Cardiopatia Hipertrofiada
Com esta patologia da parede ventricular do músculo cardíaco, engrossar. Isso provoca insuficiência cardíaca, tromboembolismo e até parada cardíaca súbita do animal. Diagnosticar a doença só é possível com a ajuda de ultra-som. Sinal para a necessidade de que pode ser falta de ar e fadiga animal de estimação.
O tratamento envolve a introdução de beta-bloqueadores, inibidores da ECA, "Diltiazem". O tratamento anterior é iniciado, mais chances de salvar o animal.
Atrofia Retinal
A doença é a morte de receptores sensíveis à luz localizados na superfície da retina. Os sinais perturbadores da doença são a cegueira nocturna (diminuição da acuidade visual ao anoitecer e à noite), pupilas altamente dilatadas, aumento do brilho ocular. Na forma branda, o animal começa a enxergar mal no escuro, embora pesado - ameaça o indivíduo com cegueira completa. Tratamento eficaz no momento não existe.
Em geral, os olhos - o ponto fraco desta raça devido ao aumento do lacrimejamento. É importante a cada dia para limpar os olhos do animal com lenços umedecidos (use especial, sem álcool e fragrâncias) ou um algodão úmido.
É importante seguir o cronograma de vacinação. Representantes desta raça são vacinados contra as seguintes doenças:
- raiva;
- rinotraqueíte;
- a cinomose do gato;
- Calcivirose.
Após a primeira injeção, a revacinação ocorre em 2,5 a 3 meses. Então as vacinas colocam uma vez por ano. Por via de regra, o próprio veterinário seleciona a droga apropriada. Na maioria dos casos, o uso de "Nobivak", "Trikat" e "Kvadrikat" como os compostos mais favoravelmente tolerados pelo corpo do animal.
É importante lembrar que a injeção começa a funcionar apenas 10 dias após a vacinação.
Sobre a chinchila britânica, veja o seguinte vídeo.